domingo, 21 de maio de 2017

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE NAMPULA, SENHOR MAHAMUDO AMURANE

Feed de Notícias


Senhor Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula,
Como não puderia me calar, e na qualidade de cidadão preocupado com a forma como o senhor tem procedido nos últimos tempos, na forma de se relacionar com os trabalhadores do Município de Nampula, e sobre tudo com aqueles que estão ai por terem alguma ligação de militância com o MDM, o partido que suportou a sua candidatura.
Senhor Amurane, me recordo em 2013, quando tivemos uma conversa ai em Nampula, durante a formação que faziamos para os Porta-vozes de campanha e delegados de candidatura, onde me abordaste questões relacionadas com a pressão que estavas a sofrer por parte da Frelimo, através da sua irmã, outrora ministra na presidência, para recuares com a intensão de se candidatares por MDM. Me recordo que você disse que nunca trairia a confiança que o MDM depositou em ti, e que, se assim preferiste é porque já não vias nenhum encanto na Frelimo e que pretendias abraçar um novo projecto político (MDM).
Na altura elogiei essa tua atitude, e disse que, um homem de verdade deveria ter os dois no lugar e que não poderia se deixar manipular ou usar por questões materiais, pois, grandes homens não nasceram para se servir, mas sim para servir aos outros e cumprir com a nobre missão de fazer feliz aos sofrem.
Recordo-me também, que depois da sua vitória em Nampula, tivemos um juntar de fecilitação em Maputo, oferecido pelo Presidente do Partido, onde estiveram presentes o próprio Presidente, O Membro da Comissão Política Nacional residente em Maputo, Vice Presente da Mesa do Conselho Nacional, A Chefe do Departamento de Relações Externas, Eu e outros quadros da cidade de Maputo. Foi um momento de júbilo e satisfação, pois o MDM acabava de conquistar mais uma autarquia, para sua gestão. Na altura te aconselhamos a trabalhar para o bem-estar dos municipes de nampula e para o melhoramento das condições de saneamento e das vias da Cidade de Nampula, seguindo o exemplo que vinhamos fazendo nas autarquias onde estavamos a governar “ Fazer uma Boa Governação”. 
Volvidos dois anos, concretamente em 2015, vou em missão partidária à Nampula e Guruè, onde antes de me reunir com o senhor, tive o cuidado de me reunir com a Delegação da Cidade de Nampula, onde infelizmente só ouvia lamentações sobre o senhor, devido ao mau tratamento que davas aos membro do MDM no Município de Nampula e também pelo facto de nunca teres ido a delegação da Cidade de Nampula para prestar informações sobre a sua governação e para melhor articulares com a nossa Bancada na Assembleia Municipal. Nesse encontro, os membros reclamavam que o senhor colocou em cargos de direcção e chefia, funcionários do município que eram membros da Frelimo, e que, inclusive os assinantes das contas eram pessoas provinientes da Frelimo. 
Na altura achei um pouco absurdo, e depois pensei que talvez fosse a intenção de tentar seguir o nosso lema e fazer a nomeação na base do merito e profissionalismo. 
Depois de cumprir a minha missão, sem sequer nos receber, tendo ido e voltado de Guruè e depois pegar o voo de regresso à Maputo, percebi que estavamos se lidando com uma pessoa muito arrongante e sem escrupulos, que não valoriza o partido que lhe elegeu e as pessoas que lhe ajudaram a conseguir chegar onde chegou. Percebi que estava diante de uma pessoa sem valores humanos, muito populista e com muito não me toques.
De lá para cá, só recebia informações de que o senhor havia começado uma operação “zero aos membros do MDM” recrutados para trabalhar no Munícipio de Nampula, tendo despedido de uma só vez mais de 300 trabalhadores sem piedade e nem pena das suas familias. Depois seguiu a sua campanha e retirou de forma humilhante quase todos aqueles membros do MDM que ocupavam cargos de chefia, e hoje indirectamente a cidade de Nampula voltou a ser governada pela Frelimo, graças ao pacto de diabo que o senhor fez com os camaradas.
O Senhor que tanto fala de integridade mostrou que de integridade não tem nada, alias, como não serviu o primeiro plano de recuares quando sofreste pressão da Frelimo através da sua irmã, estruturaram um segundo plano “Operação Zero a Membros do MDM na Governação da Cidade de Nampula”. Agora Eu pergunto. Que raio de pessoa ês tu senhor Amurane? Ês uma pessoal falsa, que traiu a confiança dos municipes de Nampula que elegeram alternância, pois acreditavam que estavam a eleger alguem que tiraria todos os corruptos da Frelimo fora do poder no Município de Nampula e colocaria pessoas que sabem governar e servir aos municípes, pois, o povo de Nampula estava a espera de uma verdadeira alternância.
Hoje o senhor vem aqui falar de boca cheia de que não tem nada a ver com o MDM porque os municipes de Nampula confiaram no Presidente Amurane, dizes que ês contra a corrupção, mas as suas atitudes e práticas demonstram que foste corrompido pela Frelimo para sabotar as nossas conquistas e retomar a cidade de Nampula nas mãos dos corruptos e traidores da patria. Agora diga-me, quanto te deram para fazeres essa toda vergonha que estás a fazer e o que ganhas com isso?
Quem é o senhor para falar de estar a governar os municípes de Nampula que te elegeram? Se todos aqueles que te fizeram eleger o senhor dispreza-os totalmente e nem sequer soube reconhecer o esforço que fizeram dia e noite para te colocar ai onde estás. 
Que raio de pessoa é o senhor que não tem compaixão e amor ao proximo, não sabe reconhecer e agradecer a aqueles que tudo fizeram para que o senhor chegasse onde chegou? Lembra-se que toda esta gente que o senhor está a humilhar e que lhes está a retirar o pão da boca tem famílias que viviam desse pão que o sehor está a lhes retirar. Lembre-se que um grande homem é aquele que ajuda ao seu semelhante a ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia, e não aquele que humilha o seu semelhante por lhe dar oportunidade de prosperar na vida.
Senhor Amurane, Eu no seu lugar pedia demissão e colocava o meu cargo a disposição, porque o senhor já não tem moral nem legitimidade para continuar em frente dos destinos do Municipio de Nampula, pois o senhor foi eleito, suportado pela candidatura do MDM. Faça o favor de sair e colocar o seu cargo a disposição se te resta um pingo de vergonha na cara.
Mostrar mais reações
33 comentários
Comentários
Celio Mabjaia Ilugiaram tanto o Devis Simango, mesmo comportamento do ilustre Amurrane, agora são cartas e criticas. 
Deviam continuar a elogiar e apoiar no lugar de pedir para deixar o cargo a desposição.
Quem com espada mata, com espada morrerá
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz Você pensa que governar é humilhar?
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Fez mesmo o edil da Beira Devis, humilhou quadros da Renamo.
O que vem nesta carta nao é caso novo ilustre, pergunta o que aconteceu na Beira. 
Vou te dar, 2 exemplos só; na altura DEVIS exonorou Manuel Zeca Bissopo no cargo de vereador, e Fernando Mbararano, que Deus o tenha, mesmo cargo.
Bissopo era Delegado Politico da cidade da Beira e Mbararano provincial.
Não fui humilhaçao? Ha muita coisa que nao cabe aqui.
Mostrar mais reações
Agostinho Augusto Muito arrogante esse Amurane.
Mostrar mais reações
Salomão Mambo Parece me que o seu lado pode vir um bom comentário Eusébio A. P. Gwembe
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Sim de facto o Amurane voltou a sua propria casa. É só ver aquelas obras de gente grauda da frelimo a serem erguidas debaixo do viaduto. Contra tudo e todos, ele autorizou a construçao e de uma forma arrogante,mandou passear qualquer um que queira contestar aquelas obras. E o mais curioso,ouvimos o proprio governador locar a dizer que tinham boas relaçoes com o municipio. Ñ é de estranhar essa atitude?
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Celio Mabjaia apenas nao sei de que lada estas no lado da Renamo Dhakama ou ao lado da verdade e do povo em nenhum momento o Daviz ensultou seu lider em nenhum momento ele correu com membros do seu partido
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Navalha, falas com conhecimento de causa?
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia O que é que Devis fez com Manuel Bissopo e falecido Deputado Fernando Mbararano, na altura vereadores no CMCB, e tantos outros quadros.
Mostrar mais reações
Eusébio A. P. Gwembe Ha pouco tempo falavam que aquilo era democracia interna e maturidade do partido. O que foi que houve? Nao vale a pena ver a Frelimo em tudo mesmo nas proprias incapacidades. Expulsem Amurane para terem tempo de promover o novo. Admiro haber pessoas que sonhem com a reconciliaçao de dois galos na mesma capoeira. Nem quero imaginar quando o relampago se ouvir de Quelimane?
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz Caro Eusébio, estou a falar de comportamento selvagem de um ser humano que ainda se encontra na pré história da humanidade
Mostrar mais reações
Eduardo Domingos Deviz fez mesma coisa e ainda faz.
Mostrar mais reações
Eduardo Domingos Acho correcta a atitude de Amurane. Devis deve provar seu veneno. Eusebio Eusébio A. P. Gwembe o pequeno kabila ja nao tem autoridade sobre o edil da cidade do coco.
Mostrar mais reações
Eusébio A. P. Gwembe A memoria e curta. Pode ser que alguns que comentam eram pueris em 2008, Eduardo. Nao ha paz na capoeira e nem sequer posossuem uma pessoa elegivel capaz de ombrear Amurane. A menos que importem Edwin
Mostrar mais reações
Eduardo Domingos Edwin nao. Ninguem sabe de que partido é esse mano, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe.
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Temos a informar que a tua opiniao sr gwembe foi ignorada com sucesso por falta de conteudo. Obrigado.
Mostrar mais reações
Eusébio A. P. Gwembe Pacifico, assistindo aos golpes amuranicos contra o galo. Eu que pensava que pintainho era filho do galo me enganei.
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Ocorreu um erro na sua ultima opiniao,tente mais tarde.
Mostrar mais reações
Luis Vasco Vasco Kkkkk Kkkkk concordo hamurane anda muito confuso até dúvida do país que lhe viu nascer
Mostrar mais reações
Juvêncio Flores Esse partido vai perdendo os seus membros ...
Bons filhos sempre voltam a casa...
Esses tribalistas não têm plano e nem sabem resolver seus problemas internos
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz Sabe o que significa membro? Conhece o valor da bondade e simplicidade? O membro de causa e não aproveita boléia
Mostrar mais reações
Juvêncio Flores Então pk colocavam ele n puder sem ser membro
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz MDM sempre abriu as suas portas a sociedade Civil e fez alianças políticas
Mostrar mais reações
Juvêncio Flores Forçam lhe a renúncia como aconteceu em 2011 em Quelimane. ..
Só kero deixar 1 conselho se o próximo candidato não for Amurene podem esquecer NPL. ..
Lembre se desse meu conselho em 2018 dpx das eleições
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz Ele deve ter vergonha na cara e sair
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz Nossos valores não têm preço e se isso implica perder vamos, mas sempre com dignidade
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Sr Job ñ perca seu tempo com essa flor que de flor nada tem.
Mostrar mais reações
Buene Boaventura Paulo Os apoiantes de perdiz e de Massaroca/batuque jamais vão estar ao lado do MDM neste assunto de Nampula, pelo contrário vão tentar atiçar o fogo para que em outros pontos do País, os membros do MDM sigam este triste exemplo vindo de Amurane. Ora, se há que tirar limpo esta história é uma questão de deixar o "cão ladrar até se cansar", pois vida continua além de Amurane e seus donos. Quem disse que Nampula é da Frelimo, Renamo e MDM? O povo de Nampula, na hora certa vai julgar e bem. Deixem Amurane expulsar os membros de MDM que terá um certificado de traidor aonde ele for se meter e nessa altura ninguém quererá ser dono do "cão tinhoso". As exequias fúnebres já terminaram e nova pessoa deve surgir para o lugar de defunto. Abraços
Mostrar mais reações
Adelio Nicolau Fernandes N tenho nada haver, pork o pais esta cheio de traidores do povo, bem, mas o que acho ilegal é construção de baixo do viaduto. É o cumulo da idiotice e corrupção.
Mostrar mais reações
Adelio Nicolau Fernandes N tenho nada haver, pork o pais esta cheio de traidores do povo, bem, mas o que acho ilegal é construção de baixo do viaduto. É o cumulo da idiotice e corrupção. As maquinas que vao fazer manuntenção, irão passar aonde senhor Amurane
Mostrar mais reações
Joaquim Geremias Geremias #amurane#, perdeu totalmente a cabeça.
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Sr Buene eu me curvo perante o sr pelas sabias palavras suas.
Mostrar mais reações
Buene Boaventura Paulo Obrigado caro Domingos Elias Magenge, pelo que me toca
Mostrar mais reações
Jemusse Abel Muita coisa ainda vamos ouvir..
Mostrar mais reações
Jah Warrowarro Juvêncio Flores amurane são membros? Amurane foi encontrado ao no anonimato e foi lhe dado uma oportunidade. Aque na terra niguem é insubstituível quem é amurane para não ser sustituido
Mostrar mais reações
Juvêncio Flores Delegado então o Amurane nunca foi vosso membro???
Ele é da sociedade civil? ??
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Do anonimato se tornou membro
Mostrar mais reações
Jah Warrowarro Isso nunca foi membro, foi mobilizado a concorrer pelo MDM, ainda não tinha sido membro. Para aposterior ser membro.
Mostrar mais reações
Juvêncio Flores Seja lá como for 
Não o chame de isso 
Só da próxima espero k saiba eleger vossos candidatos e valorizem mesmo dpx de derrotados
Mostrar mais reações
Jah Warrowarro Faltou uma vírgula, ao dizer isso, estava a concordar com o navalha e simultaneamente respondendo a sua questão, Não estou chamando dele por "Isso" a virgula fez difetença
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Eusébio A. P. Gwembe Santo Amurane a ser enxovalhado pelos seus. Polıtıca anima
Mostrar mais reações
Agostinho Augusto Ha 2 anos apareceu um empresario k acusou o seu santo d k lhe havia solicitado 2 bis de terreno alegando k a mola serviria pra pagar salario n municipio. Nao sei que santo eh esse.
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Celio Mabjaia desafio-o a provar o contrario quem correu com Daviz naquela reuniao de Quelimane?
Nao foi a Renamo Dhakama?
Agora quem expulsou o Amurane fale-nos
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Navalha eu sou membro da RENAMO antes de existir seu partido, falo com conhecimento da causa,.
A Renamo tomou a sua posição, esta que vos custa tomar, no inicio falavam de uma coesão interna agora é humilhação.
Nesta carta aberta, falam de mandar embora os membros da mdm que estão na direção e outros vereadores, amigo Devis tambem fez na beira, dei exemplo de nomes aqui, todo aquele que era contra posição dele mandava embora, nao zanguem Amurrane aprendeu com ele tambem.
Agora chupam. Boa noite
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Quem sao os que foram corrido pelo Daviz na Beira traga nomes nao os vi e diga as causas
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Reveja os meus comentarios o dono do post viu muito bem
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha E vai formulando porque correram com Daviz Simango e o Sande Carmona Carmona e tambem no Raul Domingos se voces sao um partido que se acha serio.

Porque Arnaldo Chalaua nao mais concoreu em lugares cimeiros autrora porta-voz do partido e te lembra qual sorte a Angelina Enoque teve para entrar esta que era chefe da Bancada.

Sabe que a Ivone Soares e sobrinha do Renamo Dhakama?
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Caso; de Eng Manuel Zeca Bissopa, actual secretario geral da Renamo e membro da comissão permanete da AR, na altura era vereador CMCB e Delegado Politico da cidade da Beira.

Falecido Deputado Fernando Mbararano, na altura vereador no mesmo municipio e Delegado Politico Provincial de Sofala.

Ha muitos casos meu caro, meu amigo Arnaldo Tivane também a muitos nomes que posso mencionar aqui meu irmão, mas assunto passado, so para te dizer que este olho é irmão deste.
Estão a cultivar o que plantaram
Mostrar mais reações

Celio Mabjaia Agora é vossa vez, a pedra esta no sapato amigo, acho que pouco entendes do que falas, diga coisas com dados emoção politica não irá ajudar.
Bem haja Amurrane
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Assim quando menospresas nao respondes a pergunta
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Pediste que mencionaste os nomes estou a espera da sua reação estão ai os nomes diga.
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Veja no meu comentario, afinal nao lês
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Li estes nao foram expulsos mas sim despromovidos oque e normal, e ja nao faziam parte do mesmo partido oque e diferente de Nampula
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Então o que Amurrane esta a fazer em Nampula esta despromover membros do mdm, é normal, porque o barulho.
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Ele pelo que sabemos esta num mandato em que foi confiado pelo MDM e mais ele ainda e membro do MDM ainda nao foi disvinculado e ate e membro da CPN
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Entao,ñ fuja com a seringa no traseiro ó mabjaia:a questao dos chalauas,antiga chefe da bancada,a sobrinha do rei da selva da gorongosa...cadé a resposta? Tamos esperando...
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia O Devis tambem era membro da Renamo a quando dessas atrocidades, chupam, quem com espada mata, com mesma espada morrerá
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Quando isso aconteceu ele ja era presidente independente nao membro da Renamo Dhakama nao venha ludibriar a opiniao publica
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Mentira, era presidente independente aonde, queres dizer que com essa indepedencia dele indicou esses quadros para vereadores? Pergunta o ilustre Carmona que foi vereador nesta altura, se nao sabe cala.
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Kkkkkkkkkkk ficou nervoso
Mostrar mais reações
Sande Carmona Carmona Quero concordar que o meu amíssissimo Celio Mabjaia, não queira mexer com as sensibilidade e trazer aqui discunções, de amadores políticos, para não trazer desprovisoes de argumentos mahala, melhor preservar a amizade para o bem comum e dos nossos demais amigos na arena Polícia e no fb.
Mostrar mais reações
Celio Mabjaia Trouxe aqui a minha opinião ilustre Carmona, e trouxe algo vivido, exemplo na qual esta acontecer em Nampula
Mostrar mais reações
Navalha Agnaldo Navalha Assim saiu do exemplo supostamente vivido na Beira a refugio de Nampula coerencia ilustre
Mostrar mais reações
Avoz-que Nao-se Cala Se o sr. Amurane e tudo isso que o senhor acabou de frizar nós concluímos que na MDM há uma desorganização total. Devez Simango também tem esses direitos na sua gestão.

Eu já andei e já convivi com funcionários dos municipe que a MDM tutela, pois há uma recolocação total porque DAVIZ anda a imppssar familiares dele.
Mostrar mais reações

Navalha Agnaldo Navalha Quem sao esses familiares e que municipios voce se refere em Nampula em Quelimane em Gurue e na Beira traga nomes e nao suposicoes
Mostrar mais reações
Jah Warrowarro Em que município se referes? Se assim fosse Sr Avoz-que Nao-se Cala o Daviz Simango não seria o melhor autarca de África austral
Mostrar mais reações
Zamir Luis Boavida Jah, não perca tempo esforçar a sua mente para tentar esclarecer um tolo feito Amurane!
Mostrar mais reações
Zamir Luis Boavida Navalha, esse sujeito só pode ser o paulado não perca o seu tempo com ele, so pra ver que nem mentir disse que circulou em todos os Município pertecentes ao partido MDM, quer dizer que ele circulou Beira, Quelimane, Gurue e Nampula querendo saber sobre a situação administrativa do MDM, cara você só pode ser um tolo!
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge E bota tolo nisso
Mostrar mais reações
Casos Alarmantes Sinto pena desse homem de um bom acolhimento passou a ser considerado com um grande personalidade e que pela sua tolice será considerado como se fosse um lixo.
Mostrar mais reações
Juliao Gasolina Mapoda Mapoda Sem duvida mnta arogante defacto
Mostrar mais reações
Fenias Mutimucuio Deixem o Amurrane fazer o k lhe diz respeito, ele quer o Governo d inclusão o k tanto vocês queriam k sua excia presidente Nyusi fizesse e não formar o Governo d Simango...
Mostrar mais reações
Job Mutombene Mutomoz Não há nada de inclusão. Há traição
Mostrar mais reações
Fenias Mutimucuio Olha no Municipio de Nampula estão dirigentes d de todos os partidos politicos isso é inclusão e n exclusão, o Amurrane nao olha pela cor partidaria mas sim pelas competencias e qualidades d alguém independentemente d sua filiação política.
Mostrar mais reações
Domingos Elias Magenge Comentario ignorado com sucesso
Mostrar mais reações
Fenias Mutimucuio Seu ponto de Vista.
Mostrar mais reações
Eugenio Bacar Matupila Da Qui Para Enfrente É Tentar Esquecermos O A Murane E Continuar No MDM Mais Sólido E Coeso.
Mostrar mais reações
Eugenio Bacar Matupila Da Qui Para Enfrente É Tentar Esquecermos O A Murane E Continuar No MDM Mais Sólido E Coeso.
Mostrar mais reações
Judite Inoque Envelope Nao terminei a leitura
Mostrar mais reações
Femilagre Cauia O tempo dara todas possiveis respostas que tanto se questiona. Seria bom se havesse equipas de futebol partidarias, obvio que teriamos craques para fortalecer os Mambas.
Mostrar mais reações
Zamir Luis Boavida Sinto muita pena das pensoas que defendem tanto o Amurane, sem pelo menos 1% convivencia ou aproximidade o terem com ele!
Mostrar mais reações
1
1 h

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu quero saber se o presidente Amurane tem conhecimento q os familiares das cinco vitimas do acidente do dia 30 de Abril não receberam nem salário,nem pensão dos seus entiqueridos ate então. Obrigado