domingo, 14 de maio de 2017

A CORAGEM DE MAHAMUDO AMURANE

Centelha por Viriato Caetano Dias(viriatocaetanodias@gmail.com )

Quem não condena o ladrão, das duas, uma: ou é ladrão ou roubará em ocasião oportuna. Extraído de uma conversa com amigo Hamilton.
Amurane está a tomar decisões certas em fazer desmamar parasitas do MDM que se haviam sido instalados no Concelho Municipal da Cidade de Nampula (CMCN). É uma atitude excepcional, porém, certa de quem está descomprometido com as recompensas partidárias. Falha por ser tardia, a decisão! Os municípios não são propriedades dos partidos políticos. A ausência de uma cultura de Estado leva a que seja muito difícil fazer compreender aos políticos este simples preceito constitucional. Os municípios pertencem ao Estado e, desde logo, ao povo moçambicano. Infelizmente, quando um partido ganha eleições, mormente d oposição, há festança. São assassinadas galinhas, borregos, mbuzis (cabrito), até há sessões de orgia, etc., para comemorar o início da delapidação e escangalhamento dos cofres do Estado. São viagens para aqui, viagens para ali; compras de viaturas de luxo; admissões de familiares, de colegas de trincheira, de comadres e compadres, enfim, de vizinhos, etc., para mostrarem a ditadura (imposição) do cargo. São os tempos da abundância que saciam a qualquer choro, queixa, estômago, etc.
Quando chega ao poleiro, a oposição apresenta uma característica sui generis: mamar da vaquinha leiteira. Ela perde a oportunidade de fazer a diferença, pela positiva, optando pelo espirito da recompensa. Ouvem-se: “agora é a nossa vez”! Não se preocupam em alimentar a vaca, haja leite ou não, a palavra de ordem é “estes gajos mamaram, agora é também a nossa vez.” Sugam-na, às vezes contraindo dívidas, para alimentar parasitas.
Algum desses senhores que Amurane desmamentara de cargos de direcção ou que terá afastado do CMCN constituíam encargos para a edilidade. São contas que não contam para o MDM que havia garantido, na edilidade, alguns lugares para acomodar e amamentar os seus homens da linha da frente do combate partidário. Mas Amurane compreenderá que “fazer contas” não chega; é preciso saber “ler” os sinais do presente para identificar os caminhos que nos conduzirão ao futuro, palavras da reitora Ana Maria Costa Freitas. Os sinais do tempo, não visíveis para todos os seres humanos, anunciam uma tremenda derrota para o MDM nas próximas eleições autárquica, caso não tome medidas estruturais urgentes, porquanto o partido gravita-se em torno de duas principais figuras, nomeadamente o presidente Daviz Simango e o chefe da bancada na Assembleia da República, Lutero Simango.   
Voltemos, então, aos funcionários dispensados. Afinal o que é que eles faziam de tão extraordinário no município para hoje choramingar o regresso? Eu cá tenho uma resposta. Com nas visitas que efectuei a Nampula, constatei que eles eram funcionários acomodados pelo MDM e sem nada de espampanante. Portanto, não vi algo que me admirasse como vejo, por exemplo, no município de Boane. O suor dos funcionários do CMB é de sangue. Está instalado, em Boane, uma administração virada para o povo.
Em Nampula constatei que as facturas da negligência e o fardo da incompetência de alguns funcionários eram endossadas ao município que tinha de suportar, sem anestesia, as dores da má governação. Diga-se em bom d verdade que Amurane deixara andar, durante muito tempo, algumas asneiras. Não que ele não visse, porque estava a cumprir os ditames da disciplina partidária. Afinal porque é que andamos a criticar certos comportamentos dos edis da Frelimo se quando a oposição chega ao poder faz exactamente a mesma coisa e com retroactivos!
Amurane pode quere aproveitar-se desta situação no CMCN para lançar uma campanha como candidato independente no próximo pleito autárquico, o que não é de todo errado em política. A política é mesmo isso: saber jogar os tempos e lançar as cartas (os triunfos) na altura certa. 
Uns tantos profetas da desgraça vociferam: “aquele Amurane há-de ver. Ele sofre de amnesia, pois esqueceu-se de que fomos nós que o colocamos no poleiro no CMCN.” Pouca importa. Como diz o treinador do Benfica, “quem caminha e fala para os lados, nunca chega ao seu destino.” Trabalhe em silêncio e faça obras, senhor Amurane. Mas quero dizer mais: no Santuário de Fátima, leio uma frase que sempre me inspira e protege – NÃO TENHAIS MEDO. Pois bem: estamos sempre certos quando nos guiamos pelo silêncio do nosso pensamento. O silêncio é tranquilizador e importante anestésico para aliviar a dor. Mais vale estar sozinho, dialogando com a sua consciência, do que mal acompanhado. Foi o que ouvi certo dia do então primeiro-ministro português, Eng.º José Sócrates: “Nós nunca nos sentimos sozinhos quando acreditamos nas coisas. Só nos sentimos sozinhos quando não estamos de acordo com a nossa consciência. Quando já não nos reconhecemos naquilo que estamos a fazer, aí sim podemos dizer que estamos sozinhos.” Zicomo e um abraço nhúngue a todos os benfiquistas (eu sou do Chingale de Tete).
WAMPHULA FAX – 15.05.2017
A diabolização do Amurane e o futuro do MDM
Amurane correu com os vereadores provenientes do Movimento Democratico de Moçambique (MDM) partido de que é membro da Comissão Politica e, por causa disso, é constantemente atacado pelos seus ex-pares que o acusam de ser traidor, espião e, até certo ponto, ingrato.
Já que perguntar na ofende: quem está a governar o município de Nampula, o MDM ou Amurane? Que futuro para o MDM?
Mostrar mais reações
Comentários
Raúl Salomão Jamisse
Raúl Salomão Jamisse Hehehe Nampula é governado pelo Amurane despido daquele "caril" de crista.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 18 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Caril de crista que suportou sua candidatura e o tirou do anonimato!
Mostrar mais reações
 · Responder · 51 min
André Agostinho Manila
André Agostinho Manila Futuro incerto!
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Amurane governa. Futuro incerto para mdm. Se as bases do mdm for capaz de escolher seus candidatos para AR o pequeno kabila sairá muito enfraquecido
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe O pequeno Kabila deve ter enviado seus olhos, la ao Norte, para perturbaçao interna.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O que o pequeno kabila fez em 2014 no norte da lhe poucas chances para se recompor.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Neste caso, podemos dizer que o MDM governa 3 municipios? Ismael C. Gocaldas, que nos diz
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O devis ja está com pouco espaço de manobra. Devis é presidente do mdm, candidato a edil da beira em 2018 e candidato a PR em 2019, isto retira tudo que fala de boca para fora sobre a sua santa mae frelimo.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Esse e' outro problema do MDM, Devis deve dedicar -se inteiramente a vida do partido. Esses problemas surgem em parte por falta de lideranca. 
A insubordinacao de Manuel de Araujo e Amurane em parte deve se ao facto de verem Davis como homologo nao como lider do Partido a que prestam contas.
Mostrar mais reações
 · Responder · 44 min
Manuel Maleve
Manuel Maleve Parece que Nampula é unica cidade que nao tem represetante municipal.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
John Wetela
John Wetela Mau comportamento dos colegas dele
Mostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe O preço do tribalismo é muito elevado. Davis Simango esta sendo vitima do seu proprio veneno. Minimizou os acontecimentos de 2014, na costa de Nampula, quando os locais se revoltaram contra a importaçao de candidatos de lista a deputado. Os macua recusaram ndaunizaçao mas ele insiste na tecla, Eduardo Domingos. Esperemos que a nova lista por Nampula seja de nativos, caso contrario passara para a Historia
Mostrar mais reações
 · Responder · 
10
 · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Pequeno kabila mandou coligar com a maldita na AP para impedir a poderosa renamo presidir a Assembleia provincial.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 17 h
Manuel Maleve
Manuel Maleve aye? essa nao sabia
Mostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Fica sabendo
Mostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O problema é os dois irmaos e os tios sao grandes tribalistas. Fazem se de ricos a custa de saco que é sustentado pelos beirenses. Querem impor ao Amurane de qualquer jeito.
Mostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Eduardo Domingos, nao acredito com a tese segundo a qual os problemas do MDM tem a ver com tribalismo, pode nao ser verdade. Ora vejamos: 
quase todos partidos em Africa tem base etnico tribal. Amurane daqui a alguns meses pode formar seu partido e avancar com candidatura em 2018 e depois em 2019
a escala nacional em nome d "salvacao do povo macua".
O problema quanto a mim tem a ver com o seguinte:
O perfil de membros do MDM logo a fundacao;
sao na sua maioria individuos frustrados que nem sequer leram apenas um paragrafo dos estatutos do partido, apenas interessados pelo poder, e as bases pouco fizeram para reverter essa situacao. A ambicao pelo poder causou frustacao dos que esperavam algo em troca e nao conseguiram.
Portanto, nada justifica atitude do edil de Nampula se nao sua veia traidora. Problemas sao para ser resolvidos. Como politico, devia ter encontrado outro caminho para solucao das diferencas internas no partido.
Mostrar mais reações
 · Responder · 54 min · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe A Frelimo não vai respirar de sossego enquanto não reaver aquele corredor da felicidade. Os direitos históricos tem que se sobrepor aos direitos políticos, Eduardo. Se querem ficar com Amurane, fiquem, o MDM jogara um papel que nos favorecera, sem segunda volta
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Tudo depende da renamo, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 17 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Também depende de como a Frelimo ira escolher o seu candidato, Eduardo Domingos. Tudo esta em aberto e se for preciso desorganizar a estrategia da maldita, nao duvide nem subestime o que somos capazes. Assim que o vosso for conhecido, iniciaremos a fazer uso das nossas pedras.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Tréguas no MDM, é o nosso conselho, pois pelo contrário à oposição fica fraca para lutar unida contra o pagamento da dívida privada da Frelimo pelo povo!

O que interessa o povo é ouvir que a oposição unida aprecia a figura de Amurane para representá-los como Candidato Único para a Presidência do Município de Nampula nos futuros pleitos eleitorais!
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 17 h · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Candidato unico com suporte de quen? Mas ele ja dispensou a assessoria do MDM, acha que este partido deve ficar de braços cruzados em nome da santa e sagrada unidade?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 17 h
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Acredito que o Dr Amurane pode rever muito bem à sua posição, pois mesmo como Independente, a libertação do povo do pagamento das dívidas secretas da Frelimo, supera o seu orgulho e protagonismo político! 

Vamos fazer política virando a atenção para alcançar os interesses Superiores da Nação!
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 15 h · Editado

Marcoslimno Lino
Marcoslimno Lino Traidor paga por traiçao
Mostrar mais reações
 · Responder · 17 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo em termos de bancada MDM,quanto ao presidente é Amurane.mas atenção E.Guembe mesmo que tenha que haver outro partido a governar,esse partido será Renamo e não Frelimo,portanto,essa sua espetativa de ver frelimo a governar a cidade de Nampula é uma utopia.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 16 h · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Em politica, os perdedores de ontem podem ser os vencedores de amanha. Nada esta perdido para a Frelimo. Dependera de como tiver a capacidade de discernir os candidatos.
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo É,mas depois de aruinar a cidade ainda esperas uma vitória nessa urbe?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 16 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Jossias Gimo estamos trabalhando dia e noite para a materializaçao da almejada vitoria. Houve vezes em que a Renamo tinha a maioria dos municipios de Nampula. Recuperamo-los
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo arancando-os não é?lembro-me que a polícia,STAE e os MMV fizeram belo trabalho a favor da frelimo.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 16 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Renamo!? Kkkkkkk
Mostrar mais reações
 · Responder · 15 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Jossias Gimo, foi a Frelimo que estragou a Cidade ou foram os munícipes?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 11 h
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Eusébio A. P. Gwembe tens medo do Simango? Eu sei k tens! Esse nome vem desde séculos, eh ameaça pra regime. Espere 2019 terás um.presidente com esse apelido.
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Agostinho Augusto sonhar nao paga imposto. Ouvi dizer Carvalho falando que o Mr 6% sera novamente candidato. Tinha razao Amurane em falar de monarquia porque este desejo de se perpetuar mesmo com derrotas revela/esconde o desejo monarquico. Nao sera PR, podes escrever
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Qdo se fala de Simango muitos se assustam. A FIRlimo desde 2003 n saboreia o mel da Beira.
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Agostinho Augusto
Agostinho Augusto Muita cena vai acontecer.
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo Sidóneo pedro, quem tu achas que estragou a cidade?
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Agostinho Augusto em democracia é normal, Jardim ficou mais de 35 anos na Madeira. Nos somos democraticos. O que Simango pode sonhar, se a Renamo quiser, é Beira. Mas a Ponta Vermelha, nem vossa excelencia acredita. Ele faz parte das flores democraticas para dar aquela sensaçao de que houve eleiçoes. E comer um X, claro
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Eusébio A. P. Gwembe até rezas a frelimo como seu Deus, pense no amanhã, o mundo é dinâmico e nunca é estático.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 10 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe E dinamico mas nao para levar o Mr 6% a presidencia, Raimundo Pitagoras Lauma. E sonhar demais. :) Nos temos um adversario e este adversario nao é MDM muito menos Simango. Pergunte Eduardo Domingos. Ele deve conhecer quem nos preocupa
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Qual é esse adversário?
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe RaimundoEduardo Domingos conhece bem. E nos é que estamos tentando manter o MDM em pe, caso contrario sera agredido sem do nem piedade. Alias, o MDM tem uma missao a desempenhar que é travar-nos o vento do verdadeiro adversario. Serve de tampao
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Para vcs coligarem frenamo contra o MDM e seu presidente Daviz Simango é sinal de preocupação e tão prever um ciclone nos próximos pleitos eleitorais
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Sabem mto bem k o MDM ñ se arranca poder e ñ tem nada de negociatas para receber Xuxa.
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Se MdM se tivesse Aparecido a uma década, a frelimo ja teria desaparecida na oposição
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Jossias Gimo, quem estragou a Cidade foram as pessoas que nela vivem. E quem vive na Cidade de Nampula, são os seus munícipes.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 10 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Voce nao sabe que os fundadores do MDM ja tinham o seu partido fundado em 1991 chamado PCN, Raimundo? Come on. Ate porque foi fundado la na decada de 70
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Eusébio A. P. Gwembe tem razão, ainda ñ conhece fundadores do MDM, é por isso vais apanhar surpresa pq ñ conheces seu adversário, mas é bom caminhar assim, cao k ladra ñ morde.
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Raimundo, foi fundada pela poderosa Frelimo para enfraquecer a maldita R. Nao tenha duvidas. Por isso, nada de elevar ambiçoes. Tem que oscilar entre 6% a 14%. :)
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Kkkkkkkkkk Aguardemos, Deus dará, a ñ ser k continua ñ acreditar em Deus como é de origem comunista.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 10 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo sidóneo pedro,bela desculpa típico de quem escassea argumento.essa é a máxima do dia,kkkk
Mostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Ser - Huo
Ser - Huo Amurane Nampula ja disse que quem governa os municipios é o edil eleito e seu elenco e nao o MDM. ou seja, o partido está na Assembleia, se for o caso. E eu sei que devia ser isso, um partido apresenta um candidato, e este, se eleito forma o governo, que pode conter dirigentes vindos de outros partidos, organizacoes ou independentes, e governa sob a filosofia do partido, e da etica do Estado.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 16 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Espero assistir a um espectaculo gratis. O MDM nao quer engolir essa de que o edil é quem governa, Ser - Huo. Ainda conta com 4, nas suas contas.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 16 h
Marcoslimno Lino
Marcoslimno Lino Concordo
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Um certo dia, do ano da graça de dois mil e quatorze, Simango deu uma entrevista ao Savana. https://www.facebook.com/eusebioandre.pedro/posts/858708427503163?match=ZXVzw6liaW8gYSBwIGd3ZW1iZSxh
Há um plano para destruir o MDM! Aie? E você não tinha dois planos, um para destruir a Renamo e outro para destruir a Frelimo? Come on, man.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 16 h
Daude Amade
Daude Amade Não gosto de discutir política mas o que estou a prever é o Amurane concorrer como independente;pelo que tenho estado a reparar ele está a preparar os eleitores para isso...
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 16 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe İndependente sem nenhum movimento de apoio quem ira-lhe fiscalizar os votos? Nao penso que possa sair bem a contar com o que se deu no passado. Se pretende concorrer como tal, ja era
Mostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 16 h
Ser - Huo
Ser - Huo Muitos atentos já se aperceberam disso. E parece que anda a ter algumas lições, por isso agora vai ensaiando discursos sobre oligarquia e dinastia. E se nossa política nao fosse essa moçambicana, de boca e barriga com fome de sopa, ele ganhava... e folgadamente.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 16 h
Avestino Augusto Fundai
Avestino Augusto Fundai Concordo Prof.
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Daude Amade
Daude Amade Não sei, caro Eusébio A. P. Gwembe; não acredito que não tenha alguém por trás...
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 16 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eu também nao acredito que um cego diga "vou te bater" sem que tenha pisado numa pedra. O tempo é mestre. Havemos de ver com que linhas se cozem os discursos contra a oligarquia e contra a monarquia. Deve estar a ler algum livrinho de Ciencia Politica, Ser - Huo. Consulte bem, que autores kakakakak
Mostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 16 h
Jossias Ramos
Jossias Ramos Leu esse tal livro e, antes de terminar sequer um capítulo, já está a disparar OLIGARQUIAS VS DINASTIAS. Kkk!...
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 15 h
Avestino Augusto Fundai
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Quando SSimango disse que o MDM estava rodeados de ambiciosos, eu ja suspeitava que tinha alguém na mira. Enganei-me por pensar no homem de Quelimane, mas acertei na minha suspeita: 

Daviz Simango: “não me demito… MDM está ladeado de ambiciosos e invejosos”

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique, Daviz Simango, candidato perdedor das eleições de 15 de Outubro com 6,3 % dos votos, nega demitir-se pelo fracasso no escrutínio. 

Em entrevista ao semanário Savana, edição desta sexta-feira, Daviz Simango aponta como principal culpado dos resultados das eleições de 15 de Outubro, a fraude, ou seja, tudo se fez para olhar para o MDM como algo a abater.

Daviz Simango acusa alguns dos seus quadros do MDM de serem ambiciosos ao tentarem colocar a possibilidade dele deixar o partido. “Essas observações são de pessoas ambiciosas que estão dentro e fora do partido. São pessoas que de política não entendem nada. São pessoas que estão a procura de protagonismo. Procuram destruir o partido. São pessoas sem caracter. Há pessoas que aparecem publicamente como boémios, respeitosas e com níveis altos de caracter mas, quando for investiga-las descobrirá que não têm nada a ver com o que aparentam”, frisou Simango, citado pelo Savana.

Simango nega igualmente a realização de um congresso, mesmo sendo, extraordinário, porque, segundo defende, os congressos são realizados de cinco em cinco anos. “os nossos congressos são realizados de cinco em cinco anos. Pelo, todos aqueles que têm ambição de concorrer, acham que podem levar o MDM ao bom barco, podem preparar-se para concorrer à liderança do partido no próximo congresso”, avisou.

Estas declarações ao Savana surgem dias depois de um grupo de membros seniores daquele partido ter dito à FOLHA DE MAPUTO que Daviz Simango estava a recusar uma reunião de reflexão, pós-eleitoral. O mesmo grupo apontou Manuel de Araújo, ser a figura que pode dirigir sabiamente o partido dada a centralização exacerbada de Daviz Simango, em que “no MDM ele é tudo”.http://www.folhademaputo.co.mz/001.aspx...
FOLHADEMAPUTO.CO.MZ
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 16 h

Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Hoje tdo ja tomou forma
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Pequeno kabila em dilema.
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Marcoslimno Lino
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Felizardo Mucussete
Felizardo Mucussete Eusébio A. P. Gwembe, quem está governar município de Nampula é o Amurane que ganhou as eleições pelo MDM, ele não candidatou-se como independente. Aliás, o Amurane já veio repetidas vezes ao público acusar o seu partido do jeito que ele achou melhor e feliz ou infelizmente ainda não renunciou de como já não é membro daquele partido. Esse tipo de atitude, eu comparo a um homem que quando quer divorciar-se com a sua esposa, convida aos vizinhos publicamente e fala de todos defeitos da sua esposa e no entanto ainda continua morando com ela. Eu trataria isso de burrice.
Mas é preciso saber que a hipótese de Amurane recandidatar-se independente ou mesmo num outro partido que não seja MDM possa ganhar é um descartável, da mesma maneira, o MDM ir as eleições sem Amurane também pode ser mas dificultoso ou melhor, não vai passar. Dai que, uma chance que a RENAMO terá visto que a RENAMO sempre teve voto emocional, a FRELIMO com voto de fanatismo em Nampula já não tem chance. O voto de confiança que tem sido do MDM o Amurane já estragou.
Esta observação baseio-me no conhecimento do povo macua, povo macua é emocionado e agitador e não é sério nas horas necessárias abandona a batalha e deixa-te sozinho. A título de exemplo, é o próprio Amurane.

Para mim, não falaria mal do Daviz Simango e mto menos bem, porque eu sei que ser líder duma grande organização não é tão simples como imaginamos e ele é um ser humano, pois tem seus erros.
Na FRELIMO também tem havido conflitos internos que nalgum momento se assassinam mas nunca ninguém apareceu ao público a revelar os reais motivos. Aquela atitude do Amurane realmente só pode ser comportamento real do macua (baixaria).

E ainda por cima quer criar um partido de macuas porque esta cansado de depender de partidos que vem do centro e sul. 
A pergunta que não cala é: 
Isso não é tribalismo???
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 16 h

Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Acaba por insultar todos os macua quando afirma que "Aquela atitude do Amurane realmente só pode ser comportamento real do macua (baixaria).". Os macua, com os quais convivo ha 16 anos, podem ser tudo, menos homens com um comportamento de "baixaria". Fundar o partido com base macua nao é erro, o importante é como as outras tribos serao reflectidas. O tribalismo de Simango é tentar ndaunizar tudo o que é espaço do MDM. Uma tactica que era usada no imperio do Benin e Songhay a que chamavam "olho do rei" é o que Simango faz e promove.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 16 h
Felizardo Mucussete
Felizardo Mucussete Sim é insulto. Pois todo aquele que fala a verdade não é bem vindo na sociedade!
Mostrar mais reações
 · Responder · 16 h
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy O país não está a atravessar esta grave crise económica e financeira por causa do MDM! MDM não é agenda de prioridade para a vida política dos moçambicanos, mas sim a Frelimo e o seu Governo! Se prestarmos atenção corremos o risco de substituir à crise do POVO pela crise interna do MDM
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 15 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo É,mas E.Guembe anda por ai a falar do Amurane para distrair a opinião pública dos reais problemas do país,com tanta coisa grave que os camaradas estão metidos.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe O MDM e seus representantes espirituais nao querem que se fale num tema que virou tabu. As dividas? Qual e o estado que viveria sem elas?
Mostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo E.Guembe,se fosses um editor de um jornal estarias a acumular prejuizos enormes.note que o assunto Amurane compara-se a uma fofoca,pois não existem subsídeos para alimentar nada do que se diz se não a repetição do que ja ouvi a 6,7,8 anos atras.
Não estou contra a crítica ao Davis e ao MDM,mas sim,a ressureição de assuntos que não contribuam para dispertar o espírito da cidadania.
sou cidadão residente na Beira onde Daviz e o deu partido governam de quizer saber o que não está bem eu direi sem reservas
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 13 h · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Jossias Gimo felizmente tenho passado por Beira, sempre que posso. E pode ser que eu conheça melhor Beira do que pode imaginar. Com a vantagem de que também conheço Nampula. Uma vez, de um buraco em Maquinino (ia o ano de 2014) escrevi uma cronica que deve andar aqui no meu mural. Quanto as fofocas, podemos vasculhar a carta-denuncia que os membros do galo fizeram contra Amurane.
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo Óptimo,conheces melhor a Beira e viu um buraco no maquinino que te fez escrever uma crónica,pode-se supor que as coisas não estão tão mal,dai que encontras porto seguro no Amurane e a sua base de sustentação são cartas!para ja,o que dizem as tais cartas?será que pode-se ter como prova de tudo quanto se propala a respeito do MDM através das referidas carcas?quem do MDM ja assumiu a autoria das tais cartas?quantas cartas/documento que ja foram postadas nessa plataforma que falam dos camaradas,será que foram suficientes para provar factos?
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Mucussete Ussene Ussene
Mucussete Ussene Ussene O q falta a Eusebio A. P. Gwembe e' ser conferido uma procuraçao para ser um eventual advogado do dr Mahamudp Amurane. So q felizmente, este pode nao estar interessado com os serviços nos quais está sendo persoadido para aderi-los. Noutrossim, este camarada pode ter estado a complementar a missao por Amurane iniciada, quem sabe! Como disse o camarada Yacub Sibindy, Gwembe tem a missao de distrair a atençao do povo, numa clara intençao de fazer esquecer a este, aquilo q e' o vetdadeiro mal,e o seu respectivo promotor( a frelimo ). Se o sr Gwembe ainda nao sabe, fique a saber q ambas as partes já teem uma posiçao definida sobre o caso, se v.excia continua a postar nas redes sociais,sem duvidas q algo de novo pretende trazer no mesmo,ou mesmo foi orientado para tal ! Peço q mude d assunto,porq voce nao faz mais nada,senao um retroscesso ao desenvolvimento politico mental da sociedade, em particular aos nampulenses. Nao te fica bem, Gwembe!
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 12 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Mucussete Ussene Ussene e Jossias Gimo, Compreendo a vossa irada posição quando se pretende falar em Amurane e suas costas ao Simango. Não é fácil, e até julgam eu estar em defesa de Amurane. Coitado de mim, Eduardo Domingos. Veja so, onde me enquadraram. Ora, de quem é a culpa desse estado de coisas, de tal modo prejudicial e delituoso que tem impedido sistematicamente a vivificadora reacção que nos há-de trazer um MDM que saiba ultrapassar os seus problemas internamente? Do próprio MDM, que se contenta duma oposição azeda e enfadonha, sem uma promessa, uma afirmação, um sopro de vida que electrize o pais e lhe faça dizer: temos uma oposição alternativa. O MDM é qualquer coisa prometedora? Nada! A única afirmação que a causa do galo de vez em quando faz é falar de eleições e insultar a Frelimo quando tem ocasião de falar mal dos seus lideres e nada mais. Ora, tudo o que vejo no MDM confirma a minha suspeita sobre a oposiçao no seu todo. Formulo-a dessa maneira: Se a não existência da oposição depende da causa da existência da Frelimo, deixemos a oposição em paz e ocupemo-nos sobretudo da renovação da causa da Frelimo. Espero que tenham compreendido.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Mucussete Ussene Ussene
Mucussete Ussene Ussene A tua intencao e' digna, caro Gwembe. Mas aconselho nao perder o tempo em tentar prossegui- la porq nao terá efeitos por ti desejados,felizmente.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Mucussete, o tempo é mestre. Depois das eleiçoes de 2014, alguns MDMistas me bloquearam espero que nao aconteça o mesmo, em Outubro de 2018.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Mucussete Ussene Ussene
Mucussete Ussene Ussene Pois nao, dada a incapacidade do seu grupo q muito cedo demonstrou, caro Eusebio.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Viveríamos unidos sem desespero da alienação da nossa soberania! Será que este pais ainda é nosso?
Mostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Jossias Gimo
Jossias Gimo E.Guembe,exemplo do parcialidade,fanatísmo e extremismo político. 2018 é o ano que vem, o tempo passa rápido,o povo vai decidir nas urna quem merece governar em cada autarquia,esperemos para ver.
Mostrar mais reações
 · Responder · 10 h · Editado
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Se Amurane não precisa do MDM porquê concorreu por aquele partido?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 15 h
Jossias Ramos
Jossias Ramos Quando concorreu nao tinha asas. Agora ja sairam-lhe asas e acha que pode.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14 h
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda É o mesmo que insultar a sua mãe.
Mostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Zeca Magul
Zeca Magul Alguns moçambicanos gostam de passar sua ideia como se fosse de todo um povo. Por isso algum momento fazem se Deus capazes determinar o futuro. Ha alguns anos afirmaram k nenhum candidato podia ganhar sem apoio de um partido. Mas na verdade queria dizer sem a RENAMO ou FRELIMO.

Contudo, o resultado mostrou k os beireses tem escolha propria apesar de por muito tempo serem chamados de bastiao da RENAMO.

Apesar da lição dada pelos beireses ainda há irmãos nossos k substimam a vontade e inteligencia dos moçambicanos. Espalham intrigas, fofocas, tribalismo, pánico, ameanças, perseguiçoes, mortes como estatégias de dividir para poder governar...
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 15 h

Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nada disso. O movinento de 28 de Agosto foi crucial Para a vitoria de Simabgo, movinento este que ja tinha sido preparado pela infantilidade da Renamo que vacilou a ultima da hora. Portanto, no actual sistema em que o voto precisa ser vigiado (lembre-se de alguem que sumiu com Chavez do armazem das urnas na Beira) nenhum independente pode passar.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14 h
Zeca Magul
Zeca Magul É com agrado k vejo moçambicanos cada vez mais convictos com seus ideais e opiniões. Temos k analizar k tipo de candidato indenpedente k não passa. Para mim é aquele k apenas por ambição pessoal e movido pelo sentimento de superiorifade, achando deste modo k não precisa de nenhum partido porque tem a sua imagem projectada. 

O Presidente do MDM na altura membro da RENAMO foi afastado para acomodar interesse de alguns ambiciosos. Tanto membros da RENAMO como da FRELIMO e a população em geral votaram porque não se identificaram com atitude da RENAMO e mais ainda, ja tinham saboreado o valor da boa governação. E ...
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h

Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Zeca Magul acho que estamos mais proximos
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Macuacua Massiquele Roberto
Macuacua Massiquele Roberto Se todos os partidos agissem assim o país seria outro. As pessoas não podem fazer dos partidos, o seu cavalo de troia...
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14 h
Arnaldo Tivana
Arnaldo Tivana Aqui se faz aqui se paga, estes lacaios e marionetas do Daviz Simango e puxa saco de MDM, esqueceram que o tribalista, nepotista, arrogante e malandro do Daviz Simango, em 2008, agiu exatamente assim com a Renamo, ate agiu pior que Amurrane. O galo esta ser depenado e em outubro de 2018 vamos comer o galo com maçaroca.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 14 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nao inclua maçaroca porque podemos recorrer ao plano C.
Mostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Fir, cne, stae, fernandas, sise....nao é?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 14 h
Arnaldo Tivana
Arnaldo Tivana Eusébio A. P. Gwembe podem vir com todos planos, A, B, C.... ate W, em 2018/19 vamos depenar o galo e comer com a maçaroca e ainda dançar ao som do batuque.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 14 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nada. Esses ai sao do plano B, Eduardo.
Mostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Estao na primeira linha nao é?
Mostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Estao caducos, Eduardo Domingos. nao é pelo facto de estarem em primeiro. Nao sao confiaveis. Lembre-se do sangue derramado em nome da equidade.
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Se se meterem será guia de marcha para aquela associaçao ir embora para outra margem de rovuma.
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nao fale disso, Eduardo Domingos. O sangue vertido em muitas terras do Norte do Zambeze, nos anos 60 e 70 e tanto outro que depois se lhe seguiu no Sul nos anos 80 é, na verdade, o selo vermelho e sacrossanto que, desde o começo, assinala e autentica, com o timbre do desinteresse e das convicções sinceras, os pergaminhos da causa que servimos. A longa serie desses e doutros sacrifícios consagra a nossa bandeira de combate sem tréguas, bandeira amplamente moçambicana. Por isso, estamos dispostos a defender cada milímetro da nossa supremacia, desta vez sem os Smiths nem os Bothas
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Mesmo com os vossos amigos naturais e os novos nao nos impedirao de vos ajudar a atravessar o rovuma.
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Junior Capece
Junior Capece Emergencia tem seu fim
Mostrar mais reações
 · Responder · 14 h
Elisio Macamo
Elisio Macamo como pode um membro da comissão política participar na inviabilização do seu próprio partido? como é que gente sensata apoia um indivíduo que não tem a decência de lavar roupa suja dentro e não fora de casa? até quando uma oposição responsável? só o tipo de gente que o apoia já diz tudo. pobre mdm...
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 13 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Acho que o problema é que o proprio partido se identifica, ate certo ponto, com pessoas, no caso Sımango. O ataque ao Simango inviabiliza o partido. Nao é por acaso que alguns antigos defensores do MDM estao no silencio diante deste drama que, se nao for bem gerido, ameaça as bases do galo em Nampula. E, no fundo, o problema da centralizaçao do poder, o mesmo que acontece com o dono das treguas.
Mostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Elisio Macamo
Elisio Macamo entendo. mas se ele como membro da comissão política não está de acordo com a forma como partido é gerido e lança bocas para fora, quem vai corrigir as coisas? isso é o que não percebo. quem é que deposita confiança num indivíduo tão desleal como este?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 13 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Claro que ninguém confia num politico assim, Elisio Macamo. É certo notar que a acçao combativa dele tem o seu alvo não tanto no MDM como partido mas Simango, por um lado, enquanto as acçoes estão estrangulando o Partido, por outro. Politicamente infantil crê na maxima segundo a qual a justiça não dispensa a espada. Eu sugeri, faz tempo, que melhor era a expulsao para o MDM poder reorganizar-se. Mas fui prontamente combatido sob acusaçao de querer "dividir para reinar". Observo o cenario, mas em Nampula as pessoas estao confusas.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 13 h
Elisio Macamo
Elisio Macamo é triste e dá nojo assistir a este espectáculo gratuito. pior ainda quando se fala de tribalismo e não sei que mais. a oposição séria não merece isto.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 13 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Elisio Macamo É triste mas real. Uma oposição que encerra em si germes da destruição e que outra coisa não tem feito do que aniquilar-se a si própria. Há uns próximos do Simango que atiçam o fogo não sei se a mando daquele ou em nome do famoso lambebotismo. Eu digo que a oposição é a melhor organização de combate aé oposição que se pode desejar. É certo que adeptos de uns e dos outros são hoje enormes. Mas se lhes perguntarmos porque o são, verificamos tristemente que o são apenas ou por protesto contra a Frelimo ou por saudade do tempo de Samora. Não o são poe princípios.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 13 h
Elisio Macamo
Elisio Macamo é capaz de ser isso, pelo menos a julgar pela qualidade de algumas intervenções aqui. mais animosidade do que defesa de princípios.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 12 h
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Aprender uma coisa e fazer outra dá nisso, provavelmente os tais vereadores podem ter sido enviados por confiança política não por dominar s missão que foram incumbidos.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 13 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Penso que Amurane ja se
desmarcou do MDM, e e' menos provavel que se alie a Frelimo ou Renamo. 
A curto prazo pode avancar com uma candidatura independente,
a medio prazo, avaliando pelo protagonismo politico, o edil de Nampula tem sonho de criar seu partido e alargar o poder a escala nacional.
Enfim, aguerdemos pelo proximo encontro do MDM em Nampula para conhecer a posicao oficial do partido sobre o assunto.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Ansioso para ver quem serao os membros cimeiros, Estevao Pangueia. Nao acredito que chegue ate ao Congresso antes que se saiba. De que esta separado nao duvido. Num dos comentarios em resposta ao Edwin, Amurane disse qualquer como "tens vergonha do que o teu partido fez" em referencia ao chumbo do nome para a biblioteca municipal.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 12 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia O MDM tem licao, entende se que e' um partido recem criado, e que nao foi selectivo na admssao de quadros, mas tem muito que aprender. Ha muitos frelimos, renamos frustrados no galo e todos a procura do poder. Disciplina partidaria e' necessaria.
Espero que nos proximos dias Simango largue o Municipio da Beira para dedicar se inteiramente a vida do partido.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 12 h · Editado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Estevao Pangueia o MDM nao é projecto original. E o clube dos descontentes da Renamo, sobretudo. Nao ha como nao ter descontentes e nem tem como possuır crıterıo de selecçao, quando se sabe que se negou ao Ambasse o direito de colocar nomes de pessoas que nao tinham copromısso partıdarıo no passado.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia As bases tiveram tempo para alterar esse cenario, infelizmente sempre preucupados com beneficios resultantes da conquista de territorios que consolidacao do partido.
Quanto ambicao e a clivagem pelo poder, Amurane e Manuel de Araujo sempre deram sinais concrets d insubordinacao ao partido. Veja que em quase todas accoes os edis de Nampula e Qelimane colocam se em primeiro que o partido!
Mostrar mais reações
 · Responder · 11 h
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Sim disciplina partidária
Mostrar mais reações
 · Responder · 9 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos De que nos vale a experiencia da frelimo na gestao de crises internas, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe?
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Quem admira como a frelimo gere as suas crises internas so pode ser um lunatico e sem caracter. As crises na frelimo sao geridas com o derramamento de sangue e humilhaçao. Quem pode mencionar uma so crise que a frelimo teve e foi ultrapassada sem derramamento de sangue?
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eu nao respondo as provocaçoes desta envergadura, Eduardo Domingos. No espirito das treguas, opto pelo silencio
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Diga se a forma como a frelimo resolve suas crises é para se seguir.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eduardo Domingos peço para mudar o modo verbal para preterito imperfeito. No passado :)
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 11 h · Editado
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Kkkkkkkk ja estou utrapassado?
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 11 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Meus irmaos quem morreu por bem estar do povo foi Jesus, para um homem isso e' impossivel. O lider da RENAMO disse k ia esticar a corda de modo a governar nas 6 provincias e hoje depois de fazer morrer muitos membros seus diz k 6 provincias nao e' sua prioridade. A ser verdade, na sua campanha eleitoral podera' ter 15 a 20 pessoas e se ganhar uma provincia e' com muita sorte. O povo nao sabe por k o lider fala isso hoje e dias depois muda, com isso vai perdendo confianca do povo. O agravante e' de fazer uma guerra com um objetivo, ate fazer morrer pessoas e no meio quando esta' quase para acertar muda de ideia, triste isso. Meus caros, este problema é k afecta o povo e ker Srs analistas por favor, houve mortes e ninguém diz nada.
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Combate à corrupção à moçambicana:
Caso 1: Um presidente de um Município é acusado, julgado e condenado por corrupção na entidade que ele dirige. Terminado o julgamento e lida a sentença, retorna normalmente ao seu cargo.
Caso 2: Um Presidente de Conselho de Administração de uma empresa pública é julgado e condenado por desvio de fundos na empresa que dirige. Depois de cumprir metade da pena, é reintegrado na empresa cujos recursos delapidou.
Nota: ninguém no Estado encontra base legal para impedir que ambos voltem às entidades cujos recursos ajudaram a delapidar.
Eu sei que vocês conhecem esses factos que acabo aqui de descrever. Só precisava escrevê-los e enviá-los numa sexta-feira, para ter certeza de que não estou a ser acometido por um ataque de esquizofrenia. Outro assunto k deixa o povo esfomeado é este k precisa grande debate, para recuperarmos o k os camaradas roubaram aos moçambicanos, do k nos interter com Amurane assuntos de capoeira.
Mostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 12 h
Mucussete Ussene Ussene
Mucussete Ussene Ussene Mentira e' pao de cada dia da renamo!
Mostrar mais reações
 · Responder · 12 h
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Palavras de Nini Satar será que ele tem razão?
Pois para mim tem sim esse governo não tem respeito pelo povo

Um balde de água fria!
Há duas semanas quando a Kroll tinha que entregar o relatório de investigação às dividas ocultas, a Procuradoria-Geral da República (PGR), porque sabia que tal não iria acontecer, correu a publicar um comunicado sobre Nini Satar, só para desviar atenções. Efectivamente, o povo moçambicano deixou de se concentrar no concreto. Era Nini Satar para cá e para lá. Queimou-se tempo. A areia foi deitada aos olhos dos incautos.
E depois de se falar tanto de Nini Satar, tudo se esfumou. Hoje era esperado, com ansiedade, que a Kroll nos desse a conhecer os resultados das suas investigações às dívidas ocultas. A nossa ansiedade geral não vai ser satisfeita. O relatório vai ser entregue sim hoje à PGR. A embaixada da Suécia, a financiadora da auditoria, terá o relatório amanhã. Mas há um porém, no tal relatório estarão censurados os nomes dos implicados na nossa miséria colectiva. Só a PGR terá o relatório não censurado. Aliás, todos os financiadores do Orçamento do Estado moçambicano, incluindo o FMI, terão o relatório censurado.
O povo moçambicano só saberá do conteúdo do relatório daqui a 90 dias. Quer dizer, o mais interessado é o último a saber. Este Governo já mostrou o que tinha para mostrar. Vão votar às próximas eleições, meus compatriotas!
Alguém aqui acredita que a PGR terá musculatura suficiente para instruir quaisquer processos contra os prevaricadores? Eu, Nini Satar, duvido e tanto. O país está de rastos e lambuzaram-se os camaradas com o dinheiro do povo. Ninguém vai ser ouvido neste caso. Atenção, estou a falar simplesmente de ser ouvido. O dinheiro desapareceu, e tudo continuará como está. Este é o país real. Se o povo não cerrar os

Sem comentários: