domingo, 16 de julho de 2017

Planos de Nyusi contra Guebuza, para consolidar o Poder


O plano maquiavélico de Nyusi inclui o encurralamento de Dhlakama na Serra da Gorongosa para que não lhe venha ensombrar com a sua popularidade, um plano que pode, a curto prazo, revelar-se nocivo. Para já vamos ao que interessa.
Pode haver fumaça branca para Moçambique. O acordo entre o Ministério Público moçambicano e a empresa espionada Kroll finalmente produziu evidências "indubitavelmente" de quem roubou o dinheiro, mesmo que não haja evidência de onde é o dinheiro.
Vamos rebobinar um pouco. Quando a crise da dívida foi aumentada, a idéia nuclear era retirar Armando Guebuza da arena política, pois havia dúvidas de que ele se tornaria Moçambique Putin e continuaria o caminho do sucesso.
O principal ator da proposta é o atual presidente de Moçambique, que acredita que ao queimar Guebuza ele pode se tornar um ícone da história moçambicana. O FMI também faz parte disso, exatamente porque eles pretendem que um país da semana conceda um petróleo e uma exploração de petróleo baratos. A nomeação do atual governador do Banco Central de Moçambique, uma operação suspeita da CIA, faz parte do pacote.
O fato é que depois de anos tentando fabricar evidências, faltavam-lhes, pois o FMI não pode atacar um dos seus valores e aliados mais fortes, a UEA, Dubai.
Mas, de fato, há problemas nas dívidas, a falta de US $ 500 milhões é real. O montante foi dado ao Ministério da Defesa durante a era de Guebuza, que o ministro era o atual presidente, Filipe Nyusi. Parece que ele aproveitou aceitando receber menos equipamentos militares do que o esperado. Nyusi sabia tudo isso desde o início. Por que ele nomeou mais cedo seu tio Atanasio M'Tumuke como seu ministro da defesa para cobri-lo.
Para completar seu casaco de Defesa, como evidências poderiam surgir, Nyusi suga Gregorio Leão dos serviços secretos e nomeou Lagos Lidimo, um general aposentado e seu tio também, para garantir seu perímetro.
O vazamento de uma carta secreta da procuradora geral, Beatriz Buchil, para Irina Nyone, ex-embaixadora sueca em Moçambique e ponto focal do FMI, é uma evidência clara disso. Há tentativa vã e fraca de negar que seja contra os especialistas de posição, a quem as assinaturas pertencem à Sra. Buchil.
Todos esses fatos, considerando que o tempo está voando e a véspera do congresso do partido da Frelimo se aproximando, faz Nyusi concordar com sua equipe mais próxima para processar pelo menos 3 pessoas, Manuel Chang, Gregorio Leão e António Rosário, para conceder a sua reeleição em O congresso e também concede sua nomeação para eleições de 2019. O FMI está concedendo que ele possa fazer algumas viagens estaduais para promover sua imagem interna e externa, ignorando mesmo o efeito do custo dessas viagens para a dívida do país. O tríplice será preso em breve. Embora Manuel Chang só possa ser preso em outubro deste ano, a hora em que o Parlamento removerá sua imunidade.

Sem comentários: