sábado, 22 de julho de 2017

O ARGUMENTO DA IGNORÂNCIA

O ARGUMENTO DA IGNORÂNCIA
Existe na mente humana uma sedução que os psicólogos bem conhecem. Dália Matsinhe, anda cá. Chama-se argumento da ignorância. Argumento da ignorância ocorre quando alguém tenta argumentar que algo é verdadeiro porque se não provou ser falso, ou argumentar que algo é falso por não se ter provado ser verdade. A falácia ocorre quando a falta de conhecimento de que uma posição é verdadeira leva à conclusão de que a posição oposta é verdadeira. O argumento da ignorância parece ser mais sedutor quando usado para apoiar o que os americanos chamam "wishful thinking" (pensamento voluntarioso?). Pessoas que querem acreditar em projeção astral, por exemplo, são susceptíveis de pensar que a falta de provas do contrário das suas crenças é de algum modo relevante para as suportar.
O astrofísico americano Neil deGrasse Tyson chama atenção às pessoas para não usarem o argumento da ignorância, ou seja, falar muito sobre o que não sabe, interpretar factos por analogia, baseando-se naquilo que ele apelida por EXPERIÊNCIA DA IGNORÂNCIA. Por exemplo, se alguém na sua vida tiver sempre ouvido falar de objectos voadores não-identificados, OVNI, facilmente pode confundir um avião há milhas de distância por um ovni, com recurso a sua experiência da ignorância. deGrasse aconselha-nos a PARAR DE FALAR ATÉ ONDE SOUBERMOS.
Este é o meu último post sobre os dois anos e meio do mandato do Presidente Nyusi. Muitos académicos, a maioria dos quais ANALFABETOS FUNCIONAIS, recorrem ao discurso inaugural para fazer a análise (analise?) da metade do mandato do governo de Nyusi. Eu julgo que é propositado este método. Na verdade, o discurso do Presidente Nyusi ficou materializado no Pano Quinquenal do Governo e desdobrado em planos económicos e sociais anuais. Alguém lê esses documentos? E que tal as respectivas avaliações? É na minha opinião, lá onde devemos olhar. São documentos oficiais, legais sobre os quais o legislador e o cidadão deitam mão para escrutinarem seu cumprimento.
Um dia, alguém disse o seguinte: se quiseres esconder algo de um preto, esconde-o no livro (não vai ler porque não gosta; porque é preguiçoso). Esse branco era muito racista. Mas posso parafraseá-lo e colocar assim: se queres esconder algo de preguiçosos coloque-o por escrito.
É ESPANTOSA a forma como analfabetos funcionais e outros malfeitores cuidam de analisar (analisar?) um meio-mandato apenas confrontando dois discursos. O inaugural e o ponto de situação (que nem é balanço) feito no dia 15 de Julho? ESPANTOSO. Não lêem documentos, não acompanham os noticiários, não possuem pensamento próprio, é tudo produto do preconceito. OU DEVEREI EU ACREDITAR QUE A CAMPANHA ELEITORAL ESTÁ AO RUBRO!? Watch out! Como alguém consegue abrir a boca e deixar todo ar sair, para dizer algo que não conhece?
Devemos saber/aprender de falar até onde conhecemos as coisas. Mas…pensando bem, têm razão os que se socorrem ao argumento de ignorância. Eles querem saber e querem preencher o vazio de informação que os assola. Há que repensar a forma como as entidades do estado comunicam com os cidadãos.
GostoMostrar mais reações
36 comentários
Comentários
Pio Cassicasse
Pio Cassicasse Uffiiiihhhh.... Essa ainda vai chegar ao rubro, acredite: sofremos muito da sindrome do : ANALFABETISMO FUNCIONAL na nossa maioria. Mas temos também os lúcidos, opinion makers de cariz, pensadores sérios (cientistas do saber: ver, ouvir e calar). E nós "os outros" vamos parar aonde?!
A plateia é o meu lugar predilecto, daqui não saio, daqui ninguém me tira. Juro, palavra d'onra sinceramente. Vou morrer assim...
GostoMostrar mais reações
 · 
11
 · 15 h
Gerir
Paulo Augusto Canandife
Paulo Augusto Canandife Você é pesado
 · 9 h
Gerir
Claudio Lombene
Claudio Lombene Para não ser apelidado de analfabeto funcional a solução é calar 😴😴😴😴😴😴😴
GostoMostrar mais reações
 · 
8
 · 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz fala fala
 · 
1
 · 15 h
Gerir
Euclides Da Flora
Euclides Da Flora chega( Vaz)
 · 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Euclides Da Flora
Euclides Da Flora prefiro calar!
 · 
1
 · 15 h
Gerir
Quivi José Faera
Quivi José Faera Kkkk melhor calar?
 · 
1
 · 15 h
Gerir
Claudio Lombene
Claudio Lombene
Traduzido do Inglês
Vamos calar a boca.Ver Original
 · 13 h
Gerir
Negro Africano
Negro Africano Egídio Vaz, ao procederes desta maneira, estás a tornar-te um intolerante. O que te leva a crer que a sua análise é a verdadeira? Qual é argumento/evidência para se chegar a conclusão de que a sua análise é a correcta e a dos outros errada? Quer dizer, na sua opinião as pessoas deviam concordar consigo para não ser catalogadas de Analfabetos Funcionais? Haja racionalidade.
GostoMostrar mais reações
 · 
67
 · 15 h · Editado
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Nao consgeues argumentar sem atacar a pessoas? Nao citei ninguem. Citei situacoes. Sao duas coisas completamente diferentes.
 · 
2
 · 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu nao disse que estou certo. Descrevi situacoes e fiz um apelo meramente moral.
 · 15 h
Gerir
Negro Africano
Negro Africano Quem aqui está atacar-te? Eu apenas estou a contra-argumentar, fazendo-te perceber que o facto de termos ideias contrárias as suas, isso não significa que sejamos Analfabetos funcionais.
 · 
18
 · 15 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Negro Africano estas a usar o ataque ad-hominem. Estas a atacar a mim. E nao as minhas ideias
 · 
4
 · 14 h
Gerir
Danilo Tiago
Danilo Tiago Negro Africano penso que os teus contra - argumentos são válidos. Mate EV deve também dar lugar ao pensamento dos demais, são ideias válidas também independentemente de não irem de acordo ao racicinio do MATE EV. Ademais não estamos em epóca de dogmas, estamos numa era de liberdade de pensamento, desde que tal pensamento não ofenda a esfera jurídica de outrem.
 · 
13
 · 14 h
Gerir
Danilo Tiago
Danilo Tiago *raciocínio.
 · 
1
 · 14 h
Gerir
Negro Africano
Negro Africano É sua percepção Egídio. Apenas estou a deixar claro que as pessoas que analisam os 30 meses da governação do PR Nyusi tem as suas razões. Portanto, não lhes faz disso Analfabetos funcionais.
 · 
13
 · 2 h · Editado
Gerir
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Afinal que bicho entrou nas cabeças de nossos ACADÊMICOS funcionais?
 · 
2
 · 14 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Negro Africano razao eu percebo. E essa percepçao inclui suas limitacoes
 · 
1
 · 14 h
Gerir
Rufino Sitoe
Rufino Sitoe A linguagem de Egídio Vaz foi agressiva, no entanto contém uma dose muito essencial do processo de avaliação. A avaliação deve ter um instrumento de base (situação ou proposta A) para depois ver ou aferir o.nível de cumprimento até à situação posterior (B). O que sucede é que os que se propõem a avaliar evitam o instrumento de comparação preferindo subjetividades quando devia ser um acto objectivo.
 · 
3
 · 14 h
Gerir
Juma Basilio
Juma Basilio Negro Africano, concordo contigo mano
 · 
3
 · 14 h
Gerir
Ricardo Xavier
Ricardo Xavier Negro Africano obrigado pela palavra o resto fica com o sábio mor. Haja paciência
 · 
4
 · 13 h
Gerir
António Cipriano Gonçalves
António Cipriano Gonçalves Negro Africano, em 2010, no IV Colóquio Internacional de Filosofia de Educação, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o tema de fundo que discutimos foi sobre o Mestre Ignorante, inspirados no Livro de Ranciere. Assim sendo, pelo menos no sentido que nós entendemos a ignorância como atitude de um sábio, dou-me por feliz em ser um ignorante. Não temos verdades absolutas, a não ser se adoptarmos uma atitude anti-relativista, tal como criticado por Ranciere na obra sobre o Mestre Ignorante. Confira
https://www.google.co.mz/url?sa=t&source=web&rct=j...
 · 
8
 · 2 h · Editado
Gerir
Linette Olofsson
Linette Olofsson Efeitos de ansiedade, alguma frustração? Cuidado o fim é......
 · 11 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Linette Olofsson a parte mais interessante ficou por mencionar
 · 
1
 · 11 h
Gerir
Joel Manhiça Zondiwane
Joel Manhiça Zondiwane Negro Africano falou o que pensava e que nao podia por limitacao na escrita. Obrigado Negro Africano.
 · 
3
 · 10 h
Gerir
Saidoskitas Iglesia
Saidoskitas Iglesia Está agindo na lenda grega de PROCUSTO... ser intolerante diante do diferencial...
 · 9 h
Gerir
Lucas Sixpene
Lucas Sixpene Temos que aceitar tudo que o senhor escreve, para não sermos analfabetos? Qual o manual que o senhor extrai os seus comentaria?
 · 
1
 · 9 h
Gerir
Sebastion Marceta
Sebastion Marceta Escuta Lucas sixpene, ninguém é obrigado a concordar com o que o dr Egidio Vaz escreve pois ele é humano e está sujeito a erros equivalente a nós todos! Mas a discrepância para a maioria dos seus argumentos sejam considerados credíveis é que ele é alguém letrado, e muita das vezes os seus post baseiam se em saberes científicos e não mera argumentação!
Ops, mas não significa que na sua plenitude sejam todos credíveis pois até aqui há melhorias de teorias que outrora foram consideradas ou aprovadas. Isto significa que todo conhecimento pode ser útil mas baseada numa razão ou fundamentos científicos para que seja discutida ou analisada. 
Mbora lá aprender...
 · 8 h
Gerir
Edson Godinho
Edson Godinho Caro Vaz, o que sao definicoes perto dos factos? A epistimologia chama isto CEGUEIRA MENTAL....
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 14 h
Gerir
Jemusse Abel
Jemusse Abel Que comentários sobre as diferentes sondagens e aqueles inqueritos que fizeste?
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 13 h
Gerir
Alson Dos Santos
Alson Dos Santos Deixem EV se posicionar... Setembro está proximo e a crise exige de nós novas formas de estar
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 13 h
Gerir
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango Esperei para ver o comentários de alguns compatriotas,e descobri que muitos deles estão num grupo dos(lesados) ''ANALFABETOS FUNCIONAIS''como eu.Isto tudo por termos nos posicionados contra o seu''lambebotismos''tendo criticado veementemente aos comentadores da STV convidados a fazer balanço dos primeiro dois anos e meio de governação do presidente da República,para ele nós todos deveriamos ser unánimes.Uma vez mais digo,foi infeliz,até que alinhava pelo seus ideiais,mas a ser assim duvido,aliás o saber não é estático e nunca é exclusivo.Continua a ser infeliz nos últimos trabalhos quanto a mim.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 13 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz O meu azar é ter gente corajosa como o senhor. Abre a mente e deixa tudo sair sem controlo
 · 
1
 · 13 h
Gerir
Claudio Lombene
Claudio Lombene Kikikkkkkk,continuando calado😕😕😕😕
 · 13 h
Gerir
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango O seu problema é de não permitir diversidade de ideias,não sou único caso,ví o grito dum dos nossos amigo virtual,falo de José de Matos,se não me falha,na sua publicação de hoje queria agradecer-lo por ter bloqueiado devido a divergência de ideias que ouve.Vejos mesmas situações aqui,so tém mente fechada aquele que tiver o pensar diferente!sinceramente!
 · 
2
 · 13 h
Gerir
Jossias Gimo
Jossias Gimo Albeto Chango,é o tal sivismo que está a bater no FB,resume-se em limpar os inrequietos.
 · 13 h · Editado
Gerir
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango Concordo consigo Jossias Gimo,existe um grupo que acha se como detentor do saber,e quando opinamos contra somos atacados psicologicamente,socorrendo se de manuais e manuais e ainda citações e caso continue a pensar diferente tira te do caminho,recorrendo ao método de bloqueio,ja que aqui é na rede social,não imagino eu se fosse na realidade no terreno,afinal intolerânça ainda persiste!Bem que façam o que achar pertinente,estamos vivos por isso que ainda temos este direito,bem haja que Deus continue a iluminar os luminados.
 · 
2
 · 12 h
Gerir
Dionisio Morais
Dionisio Morais Alberto Bache Chango, estou de acordo com o teu raciocínio. Alguns "Sabichões" vem aqui com intenções de mostrar a sua "musculatura" académica inferiorizando o pensamento dos outros. O saber, meus caros, não é estático e nem cabe num simples ser humano falível como eu. Estudei quase nada, mas sei que a racionalidade é uma característica fundadora do homem. Esta, porém, necessita de ser estimulada. Vamos todos opinar sobre qualquer ponto que for publicado aqui, não tenhamos medo de ser "analfabetos funcionais". Força Mambas!
 · 6 h
Gerir
Dioclécio Ricardo David
Dioclécio Ricardo David Se calhar também faço parte dos analfabetos funcionais. Entretanto, tenho uma preocupação: balanço feito pelo PR e reacções ao balanço. E já? Muda nossa situação?
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 13 h
Gerir
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Disseste alguma coisa?
 · 13 h
Gerir
Dioclécio Ricardo David
Dioclécio Ricardo David Sidonio, não disse, perguntei.
 · 12 h
Gerir
Geraldo Obra
Geraldo Obra Certas verdades não estão escondidas em livros. Estão na vivência do homem bom da minha terra. Há um mundo cheio de desespero que alguns fingem não ver. Mas tudo bem. Cada roca com o seu fuso.
GostoMostrar mais reações
 · 13 h
Gerir
Vasco Acha
Vasco Acha Qual é foco? Para isso temos muito pessoal assente no Comite Central para isso inclusive chamar nos a apostolos da desgraça lembras?
E agora qual é o way vamos deixar que os analistas. Manaifestem as suas verborreas . O Cardoso disse na busca da verdade nao vamos algemar as palavras
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 13 h
Gerir
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia Nosso Historiador mor também está sofrer de alergia ao pensamento/opinião diferente? O discurso inaugural deve traduzir-se em acções e resultados concretos. Se a meio do mandato ainda não se vê nada, tem ainda a outra metade para concretizar. O resto é falácia mesmo para nos distrair.
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 13 h · Editado
Gerir
Osvaldo Jocitala
Osvaldo Jocitala Se no meio de 5 pessoas, todas elas nos alertam estarmos errados, se não aceitamos e reconhecemos, na verdade nós é que somos indiscutivelmente os tais analfabetos funcionais! Desculpa-me Mbuya tê-lo que ser franco: FALTA-TE ALGUMA HUMILDADE. Pelo menos neste post e nalguns tantos. De qualquer modo, só posso continuar a aprender de ti o que não sei. Até que nesta vida de ciência e na social, aprendemos todos e todos os dias até a morte! Somos o complemento do outro! Pense nisso. BFS p ti e família e um abraço humilde!
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 13 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Este é um comentário periferico. Sempre andou na periferia. Nunca esteve no âmago do meu argumento. Keep sailing
 · 12 h
Gerir
Osvaldo Jocitala
Osvaldo Jocitala Esta frase é solene: "sempre andou na periferia". Paz!
 · 
1
 · 10 h
Gerir
Edio Matola
Edio Matola Osvaldo, não concordo na totalidade com a publicação do EV, mas também acho completamente errado, dizer que alguém esta errado só porque 1milhão de pessoas estão contra o seu pensamento e ele é o único com a sua posição, afinal de contas as coisas profundas estão ao alcance de poucos, embora que não ache que seja o caso aqui!
 · 
1
 · 7 h
Gerir
Osvaldo Jocitala
Osvaldo Jocitala Edio Matola, compreendo! Deixa-me só sugerir-te isso: irreleve o meu comentário, ele é periférico. Um abração irmão, e outro ao E.Vaz com quem temos que aprender muito. Tal como tu, também fui à escola e estudei BEM, mas eu aprendo diariamente e até com crianças. E respeito o pensar diferente. E mais: a educação familiar que tive não me dá espaço para intolerâncias nem sob efeito do que mais tomo algumas vezes aqui na periferia - o meu pombe! Aceite o meu abraço humilde.
 · 
3
 · 6 h
Gerir
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Não vês nada? Cuidado com a graduação dos óculos.
GostoMostrar mais reações
 · 12 h
Gerir
Victor Famandha Kufeni Vivas
Victor Famandha Kufeni Vivas
Traduzido do Inglês
"o recipiente vazio faz o mais barulho, mas as pessoas sábias falam pouco". bom fim de semana amigos.Ver Original
 · 
1
 · 12 h
Gerir
Fancisco Augusto Franciscobanze
Fancisco Augusto Franciscobanze Escreveu muito e não falou nada só insultou o povo.
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 11 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Seja sincero. Nao entendeu nada. Acontece
 · 11 h
Gerir
Fancisco Augusto Franciscobanze
Fancisco Augusto Franciscobanze Para ser analista com reputação não precisa insultar os outros e adjectiva-los
Simplesmente só precisa colocar o seu ponto de vista e recomendar a leitura desses documentos. Porque afinal de contas nós somos um povo e precisamos em soluções, escrever muito e um bom português não interessa aquele camponês que não tem direitos básicos.
 · 
3
 · 11 h
Gerir
Osvaldo Jocitala
Osvaldo Jocitala Francisco Augusto, gosto da tua colocação - CONFESSO! Como ter-te como Professor dos meus filhos?
 · 
3
 · 6 h
Gerir
Julio Salomao Chironda
Julio Salomao Chironda Concordo muito contigo,mas fazer o que ?deixe-os parlar.
GostoMostrar mais reações
 · 11 h
Gerir
Jossias Gimo
Jossias Gimo Ha um melhor quadro que o país ja formou desde da independência,escreve melhor e sabe muito. O que escreve são verdades inquestionáveis e quem não entende tem problemas sérios. A melhor coisa que os leitores devem fazer em seus posts é botar likes e aceitar tudo o que ele disser. Ele lê muito e é mais informado,até sabe dos pressários da roupa e dos calçados do PR!
Ele tem como provar tudo que diz,peça-lhe as facturas do vestuário e calsados do PR que ele vai te mostrar
GostoMostrar mais reações
 · 
12
 · 11 h · Editado
Gerir
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino Bastante irônico Jossias Gino. Gostei.
GostoMostrar mais reações
 · 10 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkkkkk. Isso não é ironia. É lamentação
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 9 h
Gerir
Abdul Francisco Baptista
GostoMostrar mais reações
 · 8 h
Gerir
Abdul Francisco Baptista
Abdul Francisco Baptista Ndaferato😂😂😂
GostoMostrar mais reações
 · 8 h
Gerir
Nando Mais
Nando Mais kkkkkkkk sinserament
GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Gerir
Sergio Brito Gaspar
Sergio Brito Gaspar Nao sou muito falabarato, mas senhor egidio vaz, o país k defendes com base em argumentos por citaçoes de teorias historic as n nos vai levar lado nenhum. N estou contra o descurso do balanço da metade do mandato, mas vce deve parar e pensar k as dividas ocultas regrediram o mandato. os seus descursos tem sido muito infeliz.
GostoMostrar mais reações
 · 10 h
Gerir
Fancisco Augusto Franciscobanze
Fancisco Augusto Franciscobanze Acho qur ele mesmo é formado em história. Não sou muito de despresar formações dos nossos Moçambicanos
 · 7 h
Gerir
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango Acaba não sendo historiador como tantos que conhecemos,mas de quem que é tendencioso,para que lado?basta morder a isca conhecimentos tornam inuteis.
 · 5 h
Gerir
Bruno Andre Chemane
Bruno Andre Chemane Hehehehe...
Egídio anda muito intolerante, a tua capacidade de escrita merece tanta "perseguição", aguente sem buscar parceiros. Fazes parte de uma casa, tu talvez sejas o quarto, deixa a malta da varanda curtir o ar puro.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 10 h
Gerir
Abdul Francisco Baptista
Abdul Francisco Baptista 😂😂😂😂 eu estou na cozinha preparando uma pipoca para acompanhar a leitura dos comentários.
 · 8 h
Gerir
Paulo Augusto Canandife
Paulo Augusto Canandife O que é ser Lambe bota? Porque gostamos de adjectivar as pessoas e ou leitores? Porque é que gostamos que as pessoas concorde com as nossas ideias?.
GostoMostrar mais reações
 · 9 h · Editado
Gerir
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango Para mim o ser lambebota é concordar com tudo,mesmo sabendo que este caminho está errado,so porque foi garantido o pão,não importe se meu irmão está bem ou não,isso que nem eu que procuro defender a verdade e se um dia ouvir a defender o lado contrário,será algo de suspeita.
 · 
1
 · 6 h
Gerir
Antonio Romao Cossa
Antonio Romao Cossa Kkkkkkkkkk. Prefiro ser um analfabeto funcional
GostoMostrar mais reações
 · 
2
 · 8 h
Gerir
Alberto Bache Chango
Alberto Bache Chango Eu ja sou segundo Egídio Vaz,quando o poder está acima de tudo até confunde-se...
 · 
1
 · 6 h
Gerir
Jah Warrowarro
Jah Warrowarro concordo
 · 
1
 · 5 h
Gerir
Spirou Maltese
Spirou Maltese Facebook está a virar ordem dos internautas kkkkkk
GostoMostrar mais reações
 · 
3
 · 7 h
Gerir
Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi Quando percebemos por que certas pessoas agem duma certa maneira e não doutra, não nos preocupamos. Há oscilações que sempre me deixaram reticente, e, mais tarde, percebi que denunciassem problemas estomacais. Podemos ser académicos e faltar-nos a componente intelectual. Neste caso, o risco de alimentar mais o corpo do que o espírito é maior. "Quem tem ouvidos, oiça!".
 · 
5
 · 7 h
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Eu só quero saber se vejo so OVNIS ou se situação das "dividas soberanas" ainda se verificam dúvidas. De resto li tudo e não precisa esconder nada por escrito. Nem folhas soltas nem pregadas
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 7 h · Editado
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Esse comentario é para esse post?
 · 
1
 · 7 h
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Sem dúvida caro Vaz
 · 7 h
Gerir
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não se encontra no argumento
 · 7 h
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Egidio Vaz não vejo assim. Mas se entende não responder está no seu direito
 · 
1
 · 7 h
Gerir
Mayd I. Jumanar
Mayd I. Jumanar Admira me bastante o seu comportamento polar, esteve num polo até defendeu violencia. Já tinha previsto mandar todos de batuque e massaroca para as celas, dois anos depois passou pra outro polo, critica ferozmente todo o resto. Só vê mar de rosas num terreno onde os outros enxergam espinhos. Facto pra dizer inteligentes disfuncionais!!!
GostoMostrar mais reações
 · 
4
 · 7 h
Gerir
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Egidio Vaz sem alongar nesses dois últimos anos de mandato o assunto de dividas Não faz parte??
GostoMostrar mais reações
 · 7 h
Gerir
Nosde Selleth
Nosde Selleth Homer Wolf vinde cá, as SINAGOGAS estão a multiplicar - se. Há uma sintonia telepatica terrível.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 4 h · Editado
Gerir
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco não faz isso comigo. poupe-me Egídio Vaz
GostoMostrar mais reações
 · 5 h
Gerir
Silvino Ñhantumbo
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Gerir
Marcelo Matsinhe
Marcelo Matsinhe Suponho que o Dr Egidio Vaz não vá comentar nada em torno das palavras do Mestre Gitandra Valoyi, sob pena de dar um "tiro no próprio pé".
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 5 h
Gerir
Bartolomeu Fernando Sibinde
Bartolomeu Fernando Sibinde BOA NOITE! EU NÃO CHAMO DE dr. Egídio, Mais SIM DE EGÍDIO, PORQUÊ DE DR NÃO TÊM NADA, APENAS UM PEQUENO ESCOVADOR DE BOTAS DE NYUSI ESTE JOVEM DESGRAÇADO! Ñ CHAME DE PESSOAS DE ANALFABETOS, PORQUE O PRIMEIRO ANALFABETO É VOCÊ ESCOLARIZADO MAIS QUE FALA MERDA. NAQUILO QUE ESCREVES! SINTO MUITO PARA TI, E VEJAS SE DEIXAR DE LAMBER BOTAS E TORNATE NUM ACADÊMICO VERDADEIRO SEU ANALFABETO. PRA TI O QUE É UM PENSAMENTO DIFERENTE? AS PESSOAS Ñ ESTÃO IMPEDIDAS DE PENSAR DIFERENTE EM RELAÇÃO A SUA PESSOA.
GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Gerir
Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi Será que há necessidade de nos dirigirmos vitupérios uns aos outros?
GostoMostrar mais reações
 · 1 h
Gerir
Bartolomeu Fernando Sibinde
Bartolomeu Fernando Sibinde ESSA LICENCIATURINHA QUE TENS, E JA PENSAS QUE PODES SER UM INDIVIDUO QUE ESTÁ APTO PARA CHAMAR AOS OUTROS DE ANALFABETOS? SEUS BURINHO. CADA UM TÊM SEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO A UM ASSUNTO! POR ISSO FALAR DE DEMOCRACIA COM BURINHOS DA SUA NATUREZA É COMPLICADO. O TAL ANALFABETO ESCOLARIZADO ÁGORA QUE VEJO ÉS TU. VOLTA A ESCOLAR PARA LER A, B, C E VERAS QUE AINDA TE FALTA UM POUCO DE CONHECIMENTO PARA TI TORNAR DR.
GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Gerir
Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi Será que há necessidade de nos dirigirmos vitupérios uns aos outros?
 · 1 h
Gerir
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Não chegue a esse ponto brada. Não faz isso consigo
GostoMostrar mais reações
 · 4 h
Gerir
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Uma avaliação a médio - termo tem como o documento base o Plano quinquenal e não os Planos Económicos e Sociais, de execução anual. Foi neste esteira que o PR fez o seu balanço dos 2,5 anos de mandato. É legítimo que as observações e críticas sejam feitas em relação aos resultados do Plano Quinquenal, naquilo que estava proposto para ser feito na primeira metade desse mandato.

Um plano económico e social anual só contribui para as metas quinquenais, sendo que algumas dessas metas estão lançadas para até metade do plano quinquenal.

Das duas uma (1) o avaliador pode estar a cometer erro em trazer resultados de metas que estão previstas para até final do plano e consequentemente a crítica cair nesse erro, na sua observação; (2) A crítica estar à esteira do que o Egídio traz como o pano de fundo deste post; criticar no escuro, sem conhecimento da causa.

O que o Presidente da República disse enquadra - se em que momento da execução do seu plano de governação?
GostoMostrar mais reações
 · 2 h
Gerir
Odala Khuinda
Odala Khuinda Se um doente não consegue se pôr no lugar do outro doente, é porque a doença dele é mais grave do que do outro.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 2 h
Gerir
Joaquim Tesoura
Joaquim Tesoura Palmas. A democracia e ao debate. Abaixa ao insulto e. . Adjectivação desnecessárias.
GostoMostrar mais reações
 · 
1
 · 2 h
Gerir
Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi Palavras insultuosas apenas levam à superfície o nosso verdadeiro lado, que tem sido refreado pelos livros.
 ·

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.