quarta-feira, 21 de junho de 2017

“Ordem dos Médicos não deve impedir pessoas habilitadas de exercer profissão”


PGR diz que Ordem dos Médicos não deve impedir pessoas autorizadas pelo Ministério da Saúde de exercer profissão
A Procuradoria-Geral da República diz que a Ordem dos Médicos não deve impedir pessoas autorizadas pelo Ministério da Saúde de exercer a profissão por não estarem inscritas na Ordem.
Falando para jornalistas, a Procuradoria-Geral da República questionou o papel da Ordem dos Médicos na autorização para que as pessoas exerçam a actividade. Diz que a lei é clara e penaliza apenas a pessoas que exercem a actividade médica sem que estejam habilitadas.
A PGR lembra que há casos de médicos que vem de fora do país, com a autorização do Ministério da Saúde, e que a Ordem dos Médicos não tem porquê exigir a estes que se inscrevam na Ordem.
No debate sobre crimes contra a saúde pública e o exercício legal da Medicina, havido hoje, a Ordem dos Médicos abordou a questão da corrupção na Saúde e reconhece que pode haver vários casos, mas diz que as denúncias não chegam à instituição, o que dificulta o combate a estes casos.
Participaram do seminário, representantes dos Ministérios do Trabalho, do Interior entre outras entidades.
Matin Sabin Boa decisao. Aquilo virou negocio. E triste o que esta acontecendo que depois de sete anos de formaçao na UCM alguem se veja impedido de exercer a funçao por um grupinho de gananciosos que vive em Maputo. O pior é quando obrigam os candidatos a profissao a terem que viajar a Maputo a fim de tratarem os documentos e tadinhos que nem todos possuem condiçoes para estar em Maputo. Apertem essa ordem e a outra deve ser aquela dos advogados que tambem virou negocio de malandros. Ha que dar credibilidade as instituicoes de Formaçao
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge É verdade. Entendo eu que a filiacao numa organizacao deve ser de caracter voluntario. Se existem instituicoes que formam medicos, engenheiros, advogados, etc. Nao é uma organizacao que vai colocar em causa as instituicoes de formacao. A ordem juntamente com o ministerio X , Y ou Z devem ajudar na monitoria e na fiscalidade
 · Responder · 
6
 · 3 h
Arnaldo Mussalafo Jr.
Arnaldo Mussalafo Jr. Prefere morrer porque um médico confundiu soro e glicerina?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Manhique Andre
Manhique Andre Coitado, nem sabe o que está a falar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 2 h
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge Acham que a ordem dos medicos forma medicos? Coitados sao aqueles que se cegam à luz da verdade. A ordem é como se fosse um partido. A ordem é uma organizacao que fiscaliza e monitora as atividades dos seus membros. Se um medico te dá glicerina ao inves do soro a culpa nao é da ordem, mas sim das lacunas que as instituicoes formadoras deixaram passar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 1 h
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge A ordem nao forma nenhum medico. Que fique bem claro.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Samuel Júnior
Samuel Júnior passaram vida a cabular na faculdade.vamos a exame de verdade tsonhoo...ordem apertem bem esses assassinos nao kero morrer antes do dia eu
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Samuel Júnior
Samuel Júnior nao forma mas certifica se de facto está preparado para exercer a função
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge Por isso que eu digo que a ordem tem a missao de fiscalizar e monitorar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge Nao pode ser a ordem a certicar. Porque assim tira os poderes de quem certica de verdade. As instituicoes de formacao é que certificam. Isso equivale a dizer que a tua 12@ classe tirada na Manyanga nao serve. Tem que vir a ONP te avaliar de novo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Mathause Sithoye
Mathause Sithoye Sim, porque o Ministério certifica os medicos mediante a apresentaçao do certificado de habilitaçoes, ja a Ordem, nao! Ela exige competência, o saber fazer. O certificado nao faz operaçao.
 · Responder · 
5
 · 3 h
Andre Nhabanga
Andre Nhabanga Bom, não sou a pessoa indicada para ajuizar este caso mas acho que a PGR tem alguma razão.
Ha casos de cirurgiões e médicos especializados em diversas àrea vindos do estrangeiros, será que para exercerem a profissão cá em Moçambique ( sob regime de con
trato) devem primeiro filiarem-se à ordem dos médicos? Se é assim que funcionam as coisas então a ordem está no seu direito, caso contrário, algo está errado.
Mas como eu disse, sou " out sider" nesta materia.
 · Responder · 1 h
João Valter Daniel
João Valter Daniel Não sei qual é o critério de contratação dos médicos em Moçambique, mas creio que para se chegar a ser melhor primeiro se deve falhar, ou seja, é com o passar do tempo e com prática que se ganha experiência, só espero que hajam critérios básicos e comuns à todas as instituições de ensino que está Ordem possa tomar para a seleção e re/aprovação dos médicos candidatos para evitar lesá-los, porque quero crer eu que não será chumbar ou mandar de volta a carteira a solução para esse impasse!
 · Responder · 38 min
Eduardo Hélder Horacio Jr.
Eduardo Hélder Horacio Jr. Mas devem passar por uma avaliação e ter certeza da certificação profissional. Conheço caso algum de uma tal ainda proveniente de congo e intitulava-se se médica numa área que nem teria se formado mas foi matando vidas...e após um trabalho árduo depois de alguns anos foi descoberta que ela era uma técnica média apenas..
E nesse caso o que diz a procuradoria?
 · Responder · 
1
 · 1 h
Diogo Nariz Diogo
Diogo Nariz Diogo A questao nao é impedir!! mas sim ver se o candidato possui copetências para exercer a prática da actividade...certificado nao diz tudo...mesmo com média 20v
 · Responder · 
5
 · 3 h
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo A PGR entrou no mato com este posicionamento. Em todos os países do mundo são as associações profissionais que certificam os profissionais das várias áreas. Essa atitude da PGR pode contribuir para a proliferação de médicos mecânicos. Pronto falei.
 · Responder · 
1
 · 2 h
Mathause Sithoye
Mathause Sithoye Kkkkkkkk, gostei dessa "...a PGR entrou no mato...", e entrou mesmo!
 · Responder · 34 min
Alberto Jorge Tovela
Alberto Jorge Tovela Boom... Alguém vai ser exonerado por não acatar ordens ilícitas. Juro pela alma de Nyussi
 · Responder · 3 h
Angelo Albano
Angelo Albano A Ordem devia apoiar os recem formados em estagios nos paises mais desenvolvidos
 · Responder · 3 min
Osvaldo Arnaldo Wachane
Osvaldo Arnaldo Wachane Ou seria a ordem dos medicos nao deve impedir a elevada taxa de mortalidade em Moz. Essa PGR pah.
 · Responder · 1 h
Muhadice Nasmudine Patiá
Muhadice Nasmudine Patiá Todos devem passar da ordem de qualquer coisa ter habilitação, pós formação a pessoa deve estagiar na ordem de qualquer coisa
 · Responder · 
2
 · 2 h
Mazambane Said
Mazambane Said Entao nem dos medicoa, dos enfermeiros, dos enginheiros. Mas tambem em MoZ tem qulificados mesmo para serem disignados de especialistas?
 · Responder · 28 min
Sammy Gabriel Dos Santos
Sammy Gabriel Dos Santos Outras coisas eu ja nao entendo! Afinal quem manda quem? Quem obedece quem? De quem é a copetencia???
 · Responder · 2 h
Caetano Morais
Caetano Morais E então para que serve a ordem dos médicos?
 · Responder · 
1
 · 3 h
Nelson Langa
Nelson Langa Apoiado
 · Responder · 1 h
Horaibo Moz
Horaibo Moz so olho
 · Responder · 3 h
Ani Zita
Ani Zita Há cada lei neste país
 · Responder · 17 min
Inocencio Buque
Inocencio Buque a guerra começou
 · Responder · 3 h
Wailangalilaunganditenhi Muchanga
Wailangalilaunganditenhi Muchanga A Ordem Chumbou familiar da Passagem automática.

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.