domingo, 4 de junho de 2017

A fracassada manifestação da UNITA - José Ribeiro



Luanda - A “grande manifestação” convocada pelo maior partido da oposição para este fim de semana em todo o país resultou num falhanço total em termos de mobilização.
Fonte: Jornal de Angola
"O autor dessa estratégia suicidária  é  o  Adalberto da Costa Júnior"
Os números definitivos ainda não são conhecidos mas a adesão ao chamamento da UNITA de Isaías Samakuva para as manifestações em defesa de eleições livres, justas e transparentes e da legalidade foi muitíssimo fraca. Há quem aponte para quatro mil pessoas em Luanda e um máximo de 1.500 manifestantes em Menongue. Um fracasso para a oposição.

Porquê um fracasso? A responsabilidade deste revés político da histórica formação partidária deve ser assumida por Samakuva enquanto líder da organização, mas no ocorrido estão vários problemas que permitem perceber o que se passa actualmente na UNITA para não ser acompanhada pelo povo. Um deles é que este partido político angolano, e em particular a sua direcção política, não cortou ainda com muitos comportamentos do passado, a começar pela colagem excessiva que mantém à conduta extremamente reprovável de Jonas Savimbi que lançou Angola para uma guerra devastadora e foi duramente criticado pela maioria da comunidade africana e internacional.

Além desse facto está o problema de, apesar de ter muitos quadros altamente qualificados e profissionalmente valiosos e de reunir à sua volta um leque significativo de apoio na sociedade, a UNITA não dar provas de abraçar plenamente o projecto moderno de desenvolvimento económico e social, no qual o país já carrila sem possibilidades de recuar. Ora, quem está por dentro das mais prementes aspirações dos angolanos, incluindo a ala mais crítica, sabe da rejeição que geram os factores de conflitualidade e da simpatia pelos factores ligados à resolução dos problemas das populações e de progresso social imediato. O desfasamento da realidade que se nota na actuação política da UNITA continua, aparentemente, a afastar muita gente do seu círculo de amigos e da sua actuação. A dificuldade que o partido teve em atrair figuras jovens e de outras sensibilidades políticas para integrarem as suas listas eleitorais para o pleito de 23 de Agosto próximo, defraudando as expectativas que criou com grande pompa e apresentando nomes de pessoas que estamos carecas de ouvir falar sem lhes reconhecer prática política positiva, contrasta com a novidade e a renovação evidenciadas nas listas do seu principal concorrente, o MPLA, a começar por ter colocado como cabeça-de-lista alguém que não é o líder máximo do partido, no maior exemplo de maturidade democrática já visto.

Em segundo lugar, e por acréscimo, a credibilidade da UNITA é posta em causa por sucessivos erros de comunicação e de “casting”. A UNITA tem uma acção politicamente previsível. Quem concorre contra ela, já sabe com que contar. As mesmas viagens de sempre de Samakuva e de Sakala a Portugal e Espanha ou a França, Alemanha e Itália, quando estamos em vésperas de eleições, sem levar os jornalistas nem os informar previamente da saída para o exterior do país, criam sempre a ideia de que a liderança da oposição está a ocultar alguma negociata e que, afinal, a defesa que faz da liberdade de imprensa é absolutamente falsa e pura falácia. Associada à feroz campanha de ataques e intimidação que o partido desenvolve actualmente contra os meios de comunicação social públicos, e que no passado antecedeu sempre actos de violência contra os seus profissionais, essa estratégia para conseguir por qualquer meio controlar a linha editorial dos órgãos de Imprensa apenas está a fechar portas ao partido e a abrir inimizades que se reflectem nos momentos de levar a mensagem e mobilizar o eleitorado – como se vê.

O autor dessa estratégia suicidária da UNITA é obviamente o grande “guru” da informação, da comunicação e da imagem que é Adalberto da Costa Júnior, chefe do grupo parlamentar da UNITA. A ele são reconhecidos os dotes de ter controlado durante muitos e longos anos a comunicação social portuguesa e italiana para justificar e garantir o sucesso da empreitada de Savimbi, cuja fidelidade confirmou quando desmentiu a notícia da sua morte em combate, e de os querer aplicar agora em Angola. Ser Adalberto Júnior o encarregado de convocar as manifestações em todo o país para reivindicar que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) realize um novo concurso público para a contratar as empresas que devem prestar serviços no âmbito das eleições gerais de 23 de Agosto soa a inabilidade. Que se arranjasse outro, talvez fosse melhor o resultado! Daí o erro de “casting”.

O mal está feito e é mau prenúncio para as eleições. Haverá, provavelmente, outras manifestações. O que resta saber é se o fracasso da “grande manifestação” da UNITA deste fim de semana é apenas episódico nos revezes que o partido vai coleccionando ou se é sinal de uma crise dentro do partido que se aprofunda. Sendo uma coisa ou outra, o que se espera é que se assuma a realidade dos factos, em vez de se tentar transformar a Imprensa e os jornalistas em bodes expiatórios.

"O autor dessa estratégia suicidária é o Adalberto da Costa Júnior"
Comentários
Rui Gomes da Silva
Rui Gomes da Silva Este , é encarregado da desinformação. Já tinha o artigo escrito antes das manifestações. Vi imagens e percebi que teve muita adesão. E interrogo-me se não seriam muitos mais se toda a oposição estivesse junta. E ainda....se não houvesse medo deste regime, da policia, dos lacaios, seriam muitos mais.
 · Responder · 
51
 · 10 h
Kim O Benza
Kim O Benza O facto de muita gente não aderir a manifestação, não significa que se estão a rever na política do partido no poder. É que os partidos na oposição nunca aderiram as causas do povo, só fazem manifestação quando lhes convém, talvez por isso os jovens estão a se marimbar para manifestações. Obs: Aquilo que eu vi ontem na estrada de catete, não era só 4 mil pessoas. Alguém tem que aprender a contar...
 · Responder · 
28
 · 43 min · Editado
Peter John
Peter John Não é verdade eu estive lá, em Luanda éramos mais de 100 000 manifestantes.
 · Responder · 
3
 · 1 h
Zacarias Borges Zab
Zacarias Borges Zab Realmente fiquei surpreendido com adesao em massa do povo,nunca me passou pela cabeça que essa convocatoria fosse um sucesso para unita e para o povo em geral,a unita sem duvidas somou pontos,conseguiu conquistar os medrosos,indecisos,duvidosos,ate mesmo aqueles que com passos largos caminhavam para o poderoso CASA-CE,que desta vez sem duvidas perdeu ponto,muitos mesmo,nao importa a razao que fez para nao participar.Sabe-se que a voz da razao e´a voz do povo,entao seria essa razao que a casa-ce devia mais uma vez estar ao lado do povo,nao importa os motivos mais seria essa muita oportunidade da casa-ce mostrar a sua coragem e confiança ao lado do povo sofredor,muitos pontos para UNITA.parabens manos.
 · Responder · 
23
 · 9 h
John Voca
John Voca O sr José Portugués deveria lá estar como é que o povo anda cansado com Criolos, não poderia abrir a boca pra falar babuzeiras, eu fui em nome do povo não fui em nome da Unita, o português não poderia lá estar porque o povo dele esta em Portugal.
 · Responder · 
13
 · 10 h
Miguel Lipe M-Li
Miguel Lipe M-Li Quem é o português?
 · Responder · 10 h
Manata Tamba Xlvb
Manata Tamba Xlvb O da foto
 · Responder · 
2
 · 10 h
João Farias
João Farias o director do jornal de angola
 · Responder · 
3
 · 9 h
Cristiano Victor Bartolomeu
Cristiano Victor Bartolomeu Alguns Portuguêses São e continuam a participar no aumento do sofrimento do verdadeiro povo Angolano.
 · Responder · 
4
 · 9 h · Editado
Ana Dos Santos
Ana Dos Santos Racismo aqui? Por favor... Tratem de politica!!!!
 · Responder · 
1
 · 9 h
Cristiano Victor Bartolomeu
Cristiano Victor Bartolomeu Cala te. Sua. . .! Vai na Tpampla ou na RNAmpla ok.
 · Responder · 
4
 · 8 h
Antonio Lelo
Antonio Lelo Como é que sabe que foi um fracasso? Se a vossa Rna, tpa e Zimbo nenhum órgão fez cobertura da actividade...!!! Estas sim admirado com tanta moldura humana que se fez presente. Incluindo sociedade cívil. Este seu texto estava pre-escrito deverias alterar depois da manifestação. Se tu fosses democrático deverias dar o direito da resposta usando o mesmo órgão que usou para publicar esta falácia!!! Topa o desafio baju José Ribeiro!!!
 · Responder · 
4
 · 4 h
Eliminar
MarTins Manuela
MarTins Manuela Fracasso em quê? 
Um mar de multidão.
Correu super bem, sem confrontos.

Mesmo estabilizador o autor deste artigo
Ambição de poder em modo de continuação.
Hora de mudança.
 · Responder · 
5
 · 9 h · Editado
Fernando Tomas
Fernando Tomas O Pasquim do regime é useiro e vezeiro na memtira no que toca à constatação do óbvio. Ainda tenho presente a manchete de alguns anos atrás do referido pasquim em que anunciava o fim da fome em Angola e claro está, a face dos famintos, alfaberizados, a lerem tal deveria constar numa qualquer disciplina de estudos da arte. O Jose Ribeiro anda a querer dar ares aos norte—coreanos como formador em ética para futuros vôos?
 · Responder · 6 h
Irineu Pedro
Irineu Pedro Alguém tem vindo a me dizer que a Casa-CE é uma organização política que compactua com o MPLA, com este não em participar na manifestação, logo começo acreditar no que me foi dito. Se a Unita reclama das irregularidades que o processo eleitoral tem não seria apenas a Unita em fazer manifestações, começo também a perceber que a Unita é a única força política que está interessada em defender o povo e os outros são farinha do mesmo saco.
 · Responder · 
6
 · 8 h
Peter John
Peter John Drogas te? Só em Luanda éramos mais de 100 000 pessoas, no Huambo 50 000 pessoas, benguela uma multidão e multidões pelo pais fora. Vai lamber o cu ao MPLA seu vendido. Falamos bem alto por eleições livres e justas!!! Oposição rumo à mudança e a victoria!!!
 · Responder · 
1
 · 1 h
Zulu Otequel
Zulu Otequel Outros partidos da oposição é que não estão a dar conta que deixando a unita manifestar sozinha, ela é que ganha espaço como melhor opositor. Deveriam juntar-se a unita pois a União faz a força.
 · Responder · 2 h
Renaldo Luvumbo Sumbo Luvumbo
Renaldo Luvumbo Sumbo Luvumbo Este portugues é a grande simbolo da diabolização do povo Angolano com o seu jornal de Angola ele se esquece que o seu salário depende das nossas contribuições.
 · Responder · 
9
 · 10 h
Santos Gaviao Saveia Júnior
Santos Gaviao Saveia Júnior Espero nao se limitarem na informaçao postada, ora procura acima de tudo, conferir as imagens e aposteriori tirar as suas devidas ilaçoes!!
 · Responder · 
5
 · 10 h
Julio Cesar Africano
Julio Cesar Africano Pois estupido!! Só seria sucesso se passasse na TPA,, otário confira as imagens e verás que foram milhares de angolanos...
 · Responder · 
6
 · 10 h
Moises Mateus Gonsalves Moy
Moises Mateus Gonsalves Moy Não sei onde consistiu o fracasso segundo assa publição, mas lembrem q a biblia q os cristãos usam para defender suas crenças é mesma q o diabo usa para descredibilizar os cristãos,por isso muito cuidado com os lambe bota na mente deles a muita lixeira capaz de manipular qalqer um de nós, e é por isso q vos pesso q estejam atentos e tenham as vossas opiniões firmes de forma q qando o vento soprar não vos arraste para uma direcção sem A SEMENTE LANÇADA HOJE,SÓ PODERAS COLHER DO SEU FRUTO AMANHÃ.
 · Responder · 
6
 · 10 h · Editado
Angelo Manuel Manuel
Angelo Manuel Manuel Eu estive lá até pensei que Luanda já não tinha mais gente em casa,porque a moldura humana goi estrondosa.
 · Responder · 
9
 · 10 h
Angelo Manuel Manuel
Angelo Manuel Manuel A UNITA tem o povo e é o portanto capaz de governar Angola,quem tem dúvida deve recorrer na página UNITATV e fai ignorar essa publicação aqui,lá tem uma gravação para tirar essa mentira no povo.Viva a UNITA.
 · Responder · 
11
 · 10 h
Cristiano Victor Bartolomeu
Cristiano Victor Bartolomeu Mano eu quero saber se o canal da unita já esta no ar na #Dstv vi o anucio que estaria aberto no dia um só náo sei se é dia um deste ou do proximo Mês. Por favor informa me
 · Responder · 9 h
Angelo Manuel Manuel
Angelo Manuel Manuel Cristiano Victor Bartolomeu,creio que está em estagio na banda livre é só você pegar aqueles descodificador que apresenta só o canal 1 da TPA e depois pega no técnico para acertar a sua antena parabólica com dizem.
 · Responder · 7 h
Angelo Manuel Manuel
Angelo Manuel Manuel Como dizem e já está.
 · Responder · 7 h
MB Baptista
MB Baptista Esse Sr. Ribeiro não tem vergonha na cara. Contaram-lhe sobre a manifestação, de certeza que não observou as imagens.
 · Responder · 
5
 · 10 h
Luis Teixeira
Luis Teixeira Ele devia lá estar como profissional da informação. Agora falar atoa é pôr a sua reputação ética na lama
 · Responder · 
2
 · 10 h
MB Baptista
MB Baptista A sua reputação já anda na lama faz tempo, desde que abraçou encobrir os roubos do governo MPLA publicando noticias falsas e sem qualquer conteúdo. Ele esquece que é servidor público e não do partido.
 · Responder · 
3
 · 10 h
Jomo Kenyatta Baptista
Jomo Kenyatta Baptista Ribeiro sempre foi contra a oposição.
 · Responder · 
2
 · 9 h
MB Baptista
MB Baptista Se eventualmente um partido da oposição ganha as eleições, ele deixa de ser director do JA? Esse comportamento ainda vai lhe custar muito caro.
 · Responder · 
2
 · 9 h
Severino K M. João
Severino K M. João Se todo mundo ajudassem eles à manifestação poderiam ajudar, cadê aquele ditado que diz '' A união faz força'''?
 · Responder · 
3
 · 10 h
Santos Ngola Muculo
Santos Ngola Muculo Kiakiakiakia!!!A VOSSA CORRUPÇÃO PODE SER UM SUCESSO MAS JÁ NÃO VAI DURAR MUITO...
 · Responder · 
2
 · 9 h
Guidione Chiloia Gui
Guidione Chiloia Gui Mas como será um sucesso se o MPLA faz de tudo pra retaliar a todo custo os militantes da UNITA.
 · Responder · 
2
 · 7 h
Isidora Celestino
Isidora Celestino E o Mpla como gosta de confusão organizou maratonas para os distraidos, enquanto a Unita se manifestava.
 · Responder · 
2
 · 6 h
Djando Tilson Djando
Djando Tilson Djando Ontem stava la na manifestaccao fiquei muito adimirado com a murdura humana ,era tanta gente nastrada fogo Unita tem uma popularidade muito grande qui ate os policia ficaram de boca aberta
 · Responder · 
2
 · 7 h
Martins Ibn Lutero
Martins Ibn Lutero Esse cota é demais!!!! Mas se calhar os angolanos é que são culpados...
 · Responder · 9 h
Miti Júnior Patricio
Miti Júnior Patricio Tens que ter cuidado ao falar sinhor jose Ribeiro devias estar la pra ver e sentir ninguém foi obrigado Como o mpla faz
 · Responder · 
2
 · 8 h
Francisco Tiago
Francisco Tiago Eu tive lá e contra factos não há argumentos.ontem a unita deu lição aos outros é melhor corrigirem os erros senão tem mais e dessa vez será maior que a primeira
 · Responder · 
2
 · 10 h
Aleixo Magno Aleixo Xande
Aleixo Magno Aleixo Xande Risos, fala atoa maluco estive lá posso lhe garantir era um Mar de gente.
 · Responder · 
1
 · 9 h
Mak Mbamba Magandhi
Mak Mbamba Magandhi Se houve fracasso o mais lesado será sempre o povo ea democracia.
 · Responder · 
1
 · 8 h
Eliminar
Paulo Deque Pedrocha
Paulo Deque Pedrocha Sr José Ribeiro, você não tem QI pra desafiar com Adalberto da Costa Júnior, bom ver quem poder insultar
 · Responder · 
1
 · 7 h
Guigui João
Guigui João Este sim é a vergonha do povo português, até dá nojo Ribeiro é um autêntico palhaço
 · Responder · 4 h
Pedro Sobrinho Petrusck
Pedro Sobrinho Petrusck Só um português burro que pode fazer essa pobre afirmação, quando tivemos que subir nas arvores por não haver muito espaço na prassa da família.
 · Responder · 22 min
Nanga Bunga Toy
Nanga Bunga Toy Fracasso é o teu jornalismo que você faz. Cabrito a se fingir de Boiiiii..!!!
 · Responder · 2 h
Evaristo Manuel Kapuca Kapuca
Evaristo Manuel Kapuca Kapuca Fantoche,ja ninguém acredita em ti,a cegueira tomou conta de ti,és um fracasso.
 · Responder · 8 h
Paulo Castelhano
Paulo Castelhano Este sr só pode ser um louco por dizer tamanha besteira ,foi a meu ver muito bem sucedida
 · Responder · 4 h
Antonio Jaguar Angolano
Antonio Jaguar Angolano Não vos entendo alguns dizem que houve muita outros dizem nào
 · Responder · 1 h
Jorge Chiuca Ngongo Chiuca
Jorge Chiuca Ngongo Chiuca Fico jà a perceber ki o povo está a crexer mentalmente muito obrigado unita Deus vai vós dar muita força de ficar no comando. Os criolos tem de perceber qui cer angolano e a sumir grande responsablidades .
 · Responder · 6 h
Sungo Benevolente Alto-ego
Sungo Benevolente Alto-ego Mas alguém do regíme a utilizar cú no lugar da boca.
 · Responder · 
9
 · 10 h
Gilany Kiaku Kiala
Gilany Kiaku Kiala o jose Ribeiro , é mas um daques que tem a missao de diabolizar a unita
 · Responder · 
2
 · 10 h
Markushé Juesé Juesé
Markushé Juesé Juesé UNITA afinal sao muita gente ate os do M no meu bairro admir muito afinal ja ganharam deata vez catukuente vali usumba vatuipaye vossi dechi vapaya papao yeto Savimbi
 · Responder · 1 h
Domingos Dianduala
Domingos Dianduala A preocupaçap desse portugues é que sem o mpla ele morre de fome la em portugal.Onde anda o amigo dele Queiroz?
 · Responder · 6 h
Repúblicano Kelly Brown
Repúblicano Kelly Brown Já que temos muitos partidos na oposição e dizem que todos estão a lutar para salvar os Angolanos da ditadura eduardista, todos partidos da oposição,deveriam aderir a essa manifestação para mostrar as autoridades a infassastição deles a CNE. Está na cara que nem todos estão intereçados em governar os Angolanos, outros partidos favorecem ao MPLA! Assim posso dizer que a UNITA é o único partido que se preocupa com o sofrimento dos Angolanos..,Então minha gente, vamos votar na UNITA..
 · Responder · 2 h
Mambote Antonio Alexandre
Mambote Antonio Alexandre Não concordo que a manifestação da UNITA foi fracassada
 · Responder · 
4
 · 10 h
Dodai Do Dodava
Dodai Do Dodava No mínimo o sr é louco
 · Responder · 
2
 · 10 h
Guilherme Dos Santos
Guilherme Dos Santos O sucesso da UNITA esta nas suas bases e nos seus lideres .
 · Responder · 10 h
Upenda Amado Capamba
Upenda Amado Capamba Boca de aluguer. Kkkk
 · Responder · 
2
 · 10 h
Oswald Ngongo
Oswald Ngongo É muita coragem... rsrsrs
 · Responder · 
1
 · 10 h
Dário Teu
Dário Teu Viva a unita abaixo a hipocrisia
 · Responder · 1 h
Bel Tchissola
Bel Tchissola Fracassada Pk?😯
 · Responder · 10 h
Samuel Chiambi Samy
Samuel Chiambi Samy Esse maji e' quem??
 · Responder · 8 h
Jaime Duarte
Jaime Duarte Ele tem que agradar alguém...
 · Responder · 7 h
Lau Pedro
Lau Pedro É É É Comboio do nzenza do itombe,uawe mana Gia uafukiaaaaa
 · Responder · 7 h
Orlando Freire
Orlando Freire Este filho mãe...
 · Responder · 6 h

Sem comentários: