É bom ler até ao fim
Deparei-me, casualmente, aqui no facebook com uma reflexão de um amigo. Um artigo bastante longo e com barba grossa na cara. O artigo falava da moral, concretamente da honestidade, apesar do seu autor usar nos seus teores argumentativos falazes, uma linguagem soberba de arrogância cheia de ofensas e desqualificações de outrem, em parábolas
Para analizar este assunto de forma profunda vai ser dificil porque para desenvolver qualquer conhecimento filosófico-analítico, não é adequado propor experimentos, nem é adequado demonstrar uma tese por meio de um método lógico-matemático formal, creio que uma das grandes diferenças da filosofia com outras disciplinas como a sociologia é porque o método da filosofia é argumentativo ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas. Isso inclui as artes e as ciências do debate civil, o diálogo, o bate-papo e a persuasão. Engloba o estudo das regras de inferência, da lógica e das regras de procedimento, tanto em cenários artificiais quanto no mundo real.
Falado da honestidade intelectual, eu diria que é pré-requisito importantissímo para o debate e para a filosofia em geral, é uma atitude que significa, de modo geral, a honestidade na aquisição, na análise e na transmissão de ideias.
Falado da honestidade intelectual, eu diria que é pré-requisito importantissímo para o debate e para a filosofia em geral, é uma atitude que significa, de modo geral, a honestidade na aquisição, na análise e na transmissão de ideias.
Uma pessoa honesta intelectualmente quando cria um modelo educativo não exagera a força dos seus argumentos e sempre reconhece que os argumentos geralmente têm fraquezas, pois argumentamos usando a linguagem comum, que não permite uma descrição perfeita da realidade – afinal sabe-se que, o signo não é idêntico ao significado
Uma pessoa honesta intelectualmente demonstra a disposição de aceitar a existência de teses diferentes ou opostas também justificáveis racionalmente; embora a princípio uma pessoa necessariamente pense que sua tese é melhor do que as outras, é necessário reconhecer que outras teses são possíveis e dignas de discussão.
Uma pessoa honesta intelectualmente demonstra a disposição de aceitar discutir suas próprias teses, seus pressupostos e seus princípios; se uma pessoa não aceita discutir sua própria perspectiva, não tem o direito de exigir que a do outro seja discutida, aceita a possibilidade de estar errada; como ninguém conhece integralmente a realidade, mas somente a conhece a partir de uma perspectiva extremamente limitada, a pessoa não pode admitir a priori que esteja absolutamente certa, reconhece quando um argumento ou uma crítica do outro é bom; se a pessoa não consegue aceitar quando o outro apresenta um bom argumento ou uma crítica procedente, mostra que não está preparada para um debate sério.
Uma pessoa honesta intelectualmente admite as fraquezas apontadas pelos outros em seu argumento; se a pessoa não é capaz de aceitar que há pontos fracos em sua argumentação, mesmo quando esses pontos fracos são indicados, então não quer realmente debater o tema: quer somente impor sua tese ao outro
Uma pessoa honesta intelectualmente demonstra a disposição de aceitar discutir suas próprias teses, seus pressupostos e seus princípios; se uma pessoa não aceita discutir sua própria perspectiva, não tem o direito de exigir que a do outro seja discutida, aceita a possibilidade de estar errada; como ninguém conhece integralmente a realidade, mas somente a conhece a partir de uma perspectiva extremamente limitada, a pessoa não pode admitir a priori que esteja absolutamente certa, reconhece quando um argumento ou uma crítica do outro é bom; se a pessoa não consegue aceitar quando o outro apresenta um bom argumento ou uma crítica procedente, mostra que não está preparada para um debate sério.
Uma pessoa honesta intelectualmente admite as fraquezas apontadas pelos outros em seu argumento; se a pessoa não é capaz de aceitar que há pontos fracos em sua argumentação, mesmo quando esses pontos fracos são indicados, então não quer realmente debater o tema: quer somente impor sua tese ao outro
Uma pessoa honesta intelectualmente não simplifica nem distorce o argumento do outro; é importante mostrar que existe um esforço genuíno de compreensão da tese e do argumento do outro e, por isso, é preciso sempre argumentar contra o que o outro efetivamente afirmou, sem tirar frases do adversário do contexto original.
Temos que ter em conta que a arrogância de um intelectual é pior que agressividade de um maluco
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