sexta-feira, 7 de abril de 2017

PRIMEIRO-MINISTRO LANÇA CANAL INTERNACIONAL DA TVM

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, lançou esta sexta-feira, em Maputo, a capital moçambicana, o canal Internacional da Televisão de Moçambique (TVM -EP), a maior emissora televisiva pública nacional.
Carlos Agostinho do Rosário, que dirigiu o acto em representação do Presidente da Republica, Filipe Nyusi, manifestou a sua convicção de que a criação do Canal Internacional da TVM constitui uma plataforma estratégica de divulgação, no plano externo, de conteúdos televisivos diversificados que traduzam a identidade e o mosaico cultural de Moçambique.
Advertiu que o Canal internacional da TVM, segundo o Primeiro-Ministro, vai entrar num mercado mais competitivo daí que se torna imperioso que os seus conteúdos primem pela elevada qualidade e atractivos para a vasta e cada vez mais exigente audiência a nível internacional, incluindo os moçambicanos na diáspora.
A maneira de ser, estar e fazer televisão deve ser cada vez mais desafiadora para os profissionais de TVM. É nossa expectativa que o Canal Internacional se afirme no plano externo como um dos serviços complementares de acesso a informação diversificada de qualidade sobre a realidade nacional, disse.
O governante destacou que a TVM deve ser capaz de responder as necessidades do telespectador nacional e internacional, ao mesmo tempo divulgar e promover a diversidade e riquezas culturais, recursos naturais, potencialidade turísticas e agrícolas de Moçambique.

Assim recomendamos à direcção e aos trabalhadores a continuarem a dar o seu melhor para assegurar a expansão e o crescimento desta televisão pública, bem como a projecção da boa imagem de Moçambique além-fronteiras, apelou Carlos do Rosário.
O Primeiro-Ministro apontou a necessidade de a liderança da TVM apostar no desenvolvimento do capital humano como factor fundamental para assegurar o sucesso deste canal, priorizando a capacitação contínua dos seus quadros.
O desenvolvimento do capital humano vai contribuir, igualmente, para responder aos desafios decorrentes do processo em curso de migração da radiodifusão analógica para o digital.
A migração para o digital, segundo o Primeiro-Ministro, introduz melhoramentos tecnológicos, entre outras vantagens das quais se destaca maior robustez na transmissão do sinal, melhor qualidade dos conteúdos, facilidade de produção de conteúdos e espaço para mais canais de televisão.
Para o caso da TVM, é notório o esforço que tem sido envidado para alargar o seu raio de cobertura a todas as capitais provinciais e a transmissão de serviços noticiosos em línguas nacionais, o que concorre para a redução das assimetrias no acesso a informação, disse Do Rosário.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da TVM, Jaime Cuambe, assegurou que o canal, ora lançado não traz custos adicionais e vai transmitir durante 24 horas por dia, com sinal fechado pré-pago em Moçambique e no estrangeiro.
No estrangeiro, o canal vai transmitir para a África do Sul, Angola, Tanzânia e, numa fase posterior, para Portugal e Alemanha, transmitindo uma parte de conteúdos da TVM1.
Pretende-se que este canal seja uma ponte entre os que estão no interior com os que se encontra no estrangeiro. Fazer chegar a informação à diáspora e trazer de lá a informação para Moçambique, explicou Cuambe. 
Trata- se de uma iniciativa através da qual se pretende cruzar reflexões e aproximar visões sobre questões de interesse nacional e um instrumento de promoção da coesão e do dialogo.
MAD/DT
AIM – 07.04.2017






Marcelo Mosse
2/4 às 13:55 ·



O pesadelo da TVM
Depois do insosso canal 2, a TVM se propõe a uma grandeza assente em pés de barro. Quer trocar a TVM 2 por um canal "internacional", como está sendo promovido. "Internacional " pressupõe uma distribuição à escala global usando satélite ou penetrando nas redes por cabo, para além da Internet. Só pela distribuição, um canal internacional é caríssimo mas o Governo do quarto país mais pobre do mundo vai abrir os cordões à bolsa para sustentar uma megalomania que ja é defunta em países ricos como a Espanha ou a Turquia.
A razão primeira dum canal Internacional assenta no interesse de um dado Governo em impigir seu ponto de vista na cobertura da política. Nós não somos nada na geoplitica. Não temos como influenciar os outros. Nem precisamos dessa plataforma para buscar mercados e promover negócios simplesmente porque não produzimos nada. Nossos produtos culturais são pobres, o turismo incipiente e desregrado, para além de penetrado por essa libertinagem corrupta da Polícia e, por último, as commodities não precisam de um aparato televiso em língua inglesa para chegarem aos ouvidos do mundo. Sim, lingua inglesa porque só assim se chega a mercados com retorno. Duvido muito do "rationale" por detrás desta pretensão. Em vez de olhar para fora, nesse afã de vendermos o que não temos através de uma estrutura despesista sem retorno comercial directo para a estação, a TVM devia olhar para dentro. Tornar esse Canal 2 num meio virado para o campo, para o nosso meio rural, com conteúdos educativos e formativos destinados a disseminação do conhecimento, promover os mercados rurais, quebrando assimetrias de informação, urdindo ligações económicas. Assim estaria justificando melhor o uso dos nossos impostos. A TVM devia ter feito uma consulta alargada antes de partir para viajens sem ponto de chegada. Nosso dinheiro deve ser usado com rigor!


PS: Afinal nem houve debate interno sobre este processo, diz-me um jornalista da TVM. Bastou o PR Nyusi ter feito menção à coisa, sem dar instruções claras, para uns sprinters do escovismo correrem para a graxa.




Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
Comentar
Partilhar

258258
13 partilhas
Comentários


Rrg Magaia Mais uma palhaçada
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 13:59


Buene Boaventura Paulo Reina desnorte no Conselho de Direcção da TVM. Já nada justificava a TVM2 porque nada trouxe de relevante... O desporto que era para ser o seu forte nada transpirou e esta agora! Só por mais valias (últimas) já começou o movimento do despesismo, que pena de Moz
Gosto · Responder · 8 · 2/4 às 14:04


Inacio Chire Também não entendi importância desse canal neste momento
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:05


Alcides Bazima triste
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:13


Tomo Valeriano Falta lhes uma agenda a sério. Missão e visão marginais
Gosto · Responder · 5 · 2/4 às 14:16


El Patriota Mas, quem é que inventa essas ideias? Toda hora a darmos passos maiores que a perna.
Gosto · Responder · 4 · 2/4 às 14:17


Cal Barroso Como costumo dizer, fechemos o país por uns anos mudemos para Suécia e voltemos a abrir o País quando aprendermos a gerir a coisa publica.
Gosto · Responder · 12 · 2/4 às 14:18


Tomo Valeriano Nem precisamos ir a Suécia. Sai nos mais caro. Fechar o país para balanço. E avançar com acções correctivas. O exemplo da china
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:33


Nairinho Mabote China???? Lol 😁
Gosto · Responder · 2/4 às 15:17


Tomo Valeriano Sim a China caro Nairinho Mabote. Ficou fechado por muito tempo a aprimorar muitas das frentes e hoje é o que é . O boom chinês tem marcos referênciais. Igualmente poderíamos fechar e depois do balanço atacamos as fraquezas
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 16:00 · Editado


Ricardino Jorge Ricardo Será que os VETERANOS vão conseguir a vida da Suécia? Sugiro que "eles" vão a Brasil e nós outros a Suécia...
Gosto · Responder · 2/4 às 19:47


Escreve uma resposta...



Emerson Eduardo Nhampossa Eu entendi o grande problema é a política ser dona de tudo. A TVM é de tamanho respeito e os ilustres governantes são donos da desgraça. É possível a TVM ser sustentável se colocarem pessoas sérias no lugar certo. Repare mano MM, onde andam os anteriores PCA formados naquela casa? Qual é a percentagem em termos do investimento aplicado no pessoal? A SABC tem 3 mais 1 melhor não pela condição do seu país mas o tratamento de conteúdos. No dia que um quadro daquela instituição criticar alvos do governo já imaginas.
Gosto · Responder · 7 · 2/4 às 14:21


Daniel Costa Urra! Bizara essa ideia de canal internacional não.porque não devíamos. O timing e fundamento para a implementação duma estratégia nada barata na bolsa dos contribuintes, TVM vai decididamente minguando de desaire em desire com uma TVM2 que não trouxe nada de substância. Aliás notou-se a distribuição de empregos a membros de famílias de gente forte e do poder do dia (nepotismo), cientelismo, e partarização. Uma TVM Internacional exige uma outra desenvoltura, mudança de paradigma de gestão e profissionalização. Senão nada feito. Exemplo foi a emissão externa da RM que definhou estrondamente e hoje nem damos conta que a mesma existiu.
Gosto · Responder · 5 · 3/4 às 3:55 · Editado


Celia Wing Uma coisa é certa, Marcelo Mosse, estes governantes nunca me deixam de surpreender, infelizmente, poucas vezes pela positiva!... Que descaramento! Nem chega a ser estupido...
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 14:28


Joni Schwalbach Mais um tiro no pé
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 14:30


Sura Rebelo Cal Barroso queres provocar avc aos suecos? Achas q nos querem?
Gosto · Responder · 7 · 2/4 às 14:33


Cal Barroso

Gosto · Responder · 2/4 às 14:37


El Patriota

Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:41


El Patriota Sura pha. Não dramatize...
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:42


Sura Rebelo Nós é q somos um drama El Patriota
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 14:45


El Patriota E agora inventamos de InternacionalIzar a TVM.
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:47


Sura Rebelo Francamente!!
Gosto · Responder · 2/4 às 14:48


Escreve uma resposta...





Solomone Manyike Uma ideia a ter em conta! Assentemos as nossas decisoes no principio antigo "contar com as nossas forças"!
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:36


João Carlos Incompreensível. Não sei onde é como esse "plano de expansão" foi aprovado. Não percebo como uma estação com graves lacunas e demandas internas por preencher e atender, respectivamente, ainda se pode dar ao luxo de uma pretensa internacionalização
Gosto · Responder · 6 · 2/4 às 14:41


Zekeene Chichava "Parasitopoliticos" de meia tigela, servindo-se de interesses próprios para sustentarem suas ignorâncias.... Tenho vergonha de ter nascido neste país...
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 14:43


Augusto Macie No no no
Gosto · Responder · 2/4 às 17:34

Escreve uma resposta...



Miro Guarda Ate tu Marcelo Mosse, ate tu caiste nessa? Era mesmo do dia das nao verdades... Nao passou disso. Caiste na armadilha...
Gosto · Responder · 5 · 2/4 às 14:45


Eliha Bukeni Há três ou quatro semanas atrás, a administração da TVM foi "choramingar" diante do Primeiro-Ministro, porque o MEF decidiu cortar uma parte da verba do subsídio ao déficit de exploração, que resultou na incapacidade da empresa fazer face ao pagamento da folha de salários. Ora, a TVM não produz o suficiente para pagar salários e decide investir para aumentar o buraco, no lugar de reduzí-lo. Agora que a TVM Internacional vai para o circuito fechado (DSTVs, GOTvs e ZAPs) significa que todos pagamos os impostos, mas apenas alguns tem acesso ao tal Internacional!
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 14:45


Okito Cooper Mosse, deixa-me acreditar que o desejo do governo, seja, atravez da TVM alcançar a diaspora moçambicana. O que embora seja uma despesa representativa no orçamento geral do Estado, pode ser visto, pla diáspora, como o inicio do, efectivo, reconhecimento do direito de voto da, esquecida, representativa (elege dois deputados a AR) diáspora. Pelo que não deverá ser de todo condenável. Agora, olhar pra o país real (meio rural) ainda há muito que se fazer, não é porque os poucos que por força da chegada da electricidade a sua palhota, e pagarem as, injustas, taxas de radio e TV que vamos achar que tem meios de ver o canal 2 da TVM. O televisor ainda é um luxo.
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 14:51


Khallos Manuel Endosso...
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 14:53


Armenio Naene Meus caros um canal internacional, penso que estaremos à procura de uma janela para expormos o país na de turismo ou outras que nos possam dar um retorno à todos, espero que assim seja caro Mosse
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 14:55


Clovis Macave Eh para internacionalizar a ilusao...
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 15:06


Estevao Pangueia Eu penso que a TVM so precisa de informar com isencao e melhorar conteudos, um canal internacional e' importante para divulgacao das pontecialidades que o pais dspoe. Podemos pegar o exemplo de Angola e muitos outros paises africanos.
Gosto · Responder · 5 · 2/4 às 15:10 · Editado


Armenio Naene Uma estratégia pode falhar, mas a atitude Não. Diz o velho ditado
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 15:07


Jose Eduardo Na verdade nao temos nada para internacionalizar para justificar os balurdios que os correspondentes custos acarretam. Outros modelos de divulgacao podem ser seguidos e.obter-se melhor retorno. Eu venho pensando numa revista agricola mensal, mas o principal obstaculo é o grupo alvo que nao sabe ler. A TVM faria melhor figura dedicando algum do seu tempo e espaco para conteudos educativos dos fazedores da agricultura. Material sobre a vida rural é inesgotavel.
Gosto · Responder · 5 · 2/4 às 15:15 · Editado


Gabriel DeBarros Discordo com a visão curta de Marcelo Mosse neste assunto. Mesmo Moçambique sendo pobre e o sinal de televisão não chegar às zonas recônditas, não significa que não deve apostar numa odisseia de charme e diplomacia Internacional.
Um canal de TV e rádio Internacional ou o caso da radio capital (RM) que transmite em inglês a partir de Maputo será sempre a porta de promoção de Moçambique no mundo e atracção de investimento para o nosso país incluindo o turismo. Será um meio de divulgar a nossa cultura e contrapor a influência de outras culturas a nível mundial.
No caso do canal TVM Internacional, ñ significa que só poderia ir ao ar somente se todos os Moçambicanos tivessem acesso a TV. Não é assim que se faz política de desenvolvimento e nem políticas públicas. Esta posição de Mosse faz-me lembrar a política de terra queimada que alguns queriam fazer vincar no longínquo ano 2000. Na altura debatiasse se Moçambique deveria começar com o programa de tratamento antiretroviral se não tinha dinheiro para comprar ARV que chegava a todos seropositivos (1.5 milhões na altura) e nem para completar o tratamento de um ano para os poucos ARVs que podia comprar. Na altura o Dr Avertino Barreto foi líder sim e decidiu avançar e introduziu o tratamento mesmo com tantas incertezas incluindo daqueles que achavam que se o governo introduzidas ARV desencorajaria a prevenção do HIV.
O que se precisa no novo canal da TVM Internacional é se definir bem os objectivos e vantagens que pode trazer ao país como um braço da nossa diplomacia. A TVM Internacional será o nosso embaixador lá fora.
E sobre os custos, não é verdade o que Mosse diz. Hoje com a digitalização dos canais de TV os preços baixam de sobremaneira. Para mandar o sinal da TVM para lichinga vai via satélite, o mesmo que se irá utilizar para a TVM Internacional. Só para recordar dos custos, é mais barato as vezes voar de Maputo a Lisboa do que de Maputo a Pemba.
Gosto · Responder · 10 · 2/4 às 15:16


Spirou Maltese Mas a tvm "interna" tem conteúdos pra aqui mesmo? É que como observou alguém e eu já notei, a tvm2 é um escândalo de canal! Não entendo até agora porquê e pra quê foi criado. Já estamos a sonhar em ser internacionais sem algo que talvez justifica isso. E eu tenho quase a certeza que o que será veiculado será com um viés político direccionado. Espero que esteja enganado mas vendo os canais de outras tvs de "países amigos", o cenário está quase claro.
Gosto · Responder · 3 · 3/4 às 1:04


Obed Chimene Concordo consigo, ao dizer que “O que se precisa no novo canal da TVM Internacional é se definir bem os objectivos e vantagens que pode trazer ao país como um braço da nossa diplomacia.”
De facto, os objectivos e metas são traçados previamente e obedecem aos parâmetros SMART, ou seja Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time Bound (Quantificável de acordo com um período específico).
Foi feito este TPC?
Gosto · Responder · 3/4 às 10:44

Escreve uma resposta...



Armenio Naene Claramente se pensássemos sempre nas tempestades, jamais faríamos machambas, aí caríssimos temos que semear e com muita bravura. Temos que pensar grande as políticas devem ser atractivas ao investimento
Gosto · Responder · 4 · 2/4 às 15:19


Ndibe Novais A TVM por si só não consegue produzir receitas sustentável, ou melhor as suas receitas não serve nem para pagar os seus funcionários. A ideia dessa política de digitalizar e internacionalizar a TVM é para o público em geral querendo ou não devem pagar por este canal. Este canal não tem nenhuma concorrência aqui na pérola do tseke, ninguém estaria disposto a pagar para assistir a TVM pois não têm conteúdo aliciantes. Então tchopelacionando posso assim dizer TVM na gotv, zap, dstv e outros estes canais querendo ou não devem pagar por sinal da TVM. Assim a TVM vai permanecendo. Para mim a TVM não passa de uma viúva que mandam as suas filhas para se prostituir para sustentar a sim mesmo.
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 16:08 · Editado


Felix Aleluia MM para melhor esclarecimento sobre a programação (conteúdos) do CI és convidado a aparecer nas instalações da NOSSA TELEVISÃO .Valerá a intenção e terás a possibilidade de dissipar certos equívocos. Abraço.
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 17:00


Luís Loforte Acho que o melhor será esperar para ver. Com algum critério, e sobretudo em matéria de natureza cultural e turística, um canal internacional de TV pode constituir-se num motor primordial de desenvolvimento dos países. Agora, se vier a ser de propaganda política, então não tem futuro. Pode ser que a TVM tenha consciência disso. Prefiro aguardar!
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 17:20 · Editado


Jorge Garfo Há uma mão externa!
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 17:35


Felix Aleluia Há, isso sim, a diáspora (sedenta em receber notícias da sua terra e ...com muita saudade de seu país)
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 17:38


Spirou Maltese É nesse diapasão que querem torrar dinheiro? Com a Internet não podem chegar lá ? Parece me mais barato essa via mas ok
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 0:58

Escreve uma resposta...



Armenio Naene Caro José Eduardo, em marketing existem versões k devem ser analisadas consoante sondage imagens televisivas atingim um pico em termos de memória e recordaçao acima de 70%, as imagens ou informações contidas em revistas ou cartazes a mesma análise indica dados abaixo dos 25% , penso que aí estaremos a jogar mola fora, temos k ser muito certeiros no ataque, abraço
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 17:41


Filipe Nhalungo Quem poe travao a estas manias de grandeza ouca?
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 18:03


Octavio Manguele Para deixar um país de rasto é um processo, o nosso ainda não terminou.
Gosto · Responder · 5 · 2/4 às 18:29


Spirou Maltese Heheehe melhor comentário este
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 0:56

Escreve uma resposta...



Inocencio Macuacua Boa reflexao e com sugestoes.
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 19:05


Francisco Wilson So espero que nao venha ser uma fantochada como TVM2 que prometeu muito desporto e no fim era so novelas
Gosto · Responder · 5 · 2/4 às 19:17


Anabela Adrianopoulos E repetição dos pgms do C1
Gosto · Responder · 3/4 às 2:34


Escreve uma resposta...



Edmundo Galiza Matos Não tenho informação sobre o que de facto pretende a TVM com o CI. Sei que projectar a marca Moçambique fora de portas não é "pecado". Antes pelo contrário. Dar a conhecer aos outros o que somos como povo, publicitar a nossa multifacetada cultura e, naturalmente, os nossos recursos turisticos.
Gosto · Responder · 4 · 2/4 às 20:13


Lionel Silva Ninguem vai assistir isso.
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 2:40


Edmundo Galiza Matos Os que preferem verem malta Boneca Barbie, Mataldas, Mister Cow e Bangs, e os que se fritam por causa dd calcinhas, ah esses sim, não vão assistir, e são muitos. Sobretudo aqui no FB
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 9:18


Lionel Silva A TVM esta' com um atraso de 1000 anos-luz da concorrencia. Vao passar novelas chinesas?
Gosto · Responder · 5/4 às 9:27


Lionel Silva Basta ler Jornal Noticias e ouvir RM que ja nao precisa da TVM.
Gosto · Responder · 5/4 às 9:28

Escreve uma resposta...



Luís Loforte É lançado a 7 de Abril!
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 20:15


Edmundo Galiza Matos Aguardemos.
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 20:19


Lucia Quitxuwe De Televisoes, Moçambique ja tem canais demais. deviam investir em construir melhores estradas, melhores redes de transporte urbano, melhorar a situaçao de LAM, que isso sim , melhorando pode atrair a turistas, e nao uma TV. internacional, que o úico que pode fazer é arruinar a miseravel economia que já temos.
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 20:23


Anabela Adrianopoulos Leio-te e" oiço-te " atentamente e por razões de ética profissional ,muitas vezes nao comentei o que escreves a respeito de certos assuntos da "nossa/deles" comunicação social...Como estou reformada desde dia 1 de Abril( nao é mentira) vou dar-me a esse pequeno luxo .Entretanto tb eu vou escrevendo a respeito...
Por agora ,para alem de subscrever esta tua opinião,pergunto-me se haverá "uma mão interna , oculta ignorante ,sem noção "que pq arrogante é vai destruindo completamente o pouco que aquilo ja ė...Ja foi triste.Hoje é pesaroso.E ouvi-los?! Ė de deitar as mãos a cabeça com tanto disparate..Quem pensa?Quem decide?
Gosto · Responder · 9 · 2/4 às 20:25


Anabela Adrianopoulos Ahh!E pra que nao me julguem omissa ja tive oportunidade de conversar a respeito dos canais 1 e 2 com quem devia.Principalmente do que deveria ser o 2.Mas como dizia avó Maria "vozes de burro"nao chegam aos céus"n'est pas Dino Foi?
Gosto · Responder · 10 · 2/4 às 20:25


Felix Aleluia Toda a opinião é válida. Sim, Eng. LOFORTE, aguardemos (até porque o "Dia da Mulher ", marcado para o arranque do CI, está próximo).
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 20:36


Reinier Cedeno A TVM ja saiu dos carris faz tempo, o MM mostrar-nos a imagem real da TVM. Pena q nao escrevo igual a esse cara!
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 20:39


Felix Aleluia Compatriotas na diáspora, é já no "Dia da Mulher Moçambicana "...
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 20:40


Lucia Quitxuwe Na diaspora ja temos a TVM por internet e SOICO Tv. Para Noticias , já se tem o suficiente. A nao ser que sejam supercriativos, para atrair os telespectadores, senao corre o perigo de morrer por falta de audiencia.
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 20:44


Felix Aleluia Refiro-me estritamente à TVM Canal Internacional
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 20:48


Escreve uma resposta...





Filipe Mártires Sempre a querer aprender com os erros.
É bom ser ambicioso, porém que não seja de forma desorganizada e sem nexo.
O arrependimento sempre vem tarde.
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 21:37


Edmundo Galiza Matos Felix Aleluia: P'ra frente é o caminho. Os erros corrigem-se na prática. Com humildade oiçam as criticas, melhorem o que for para melhorar e mandem para aquela parte todos os que, sem saber ainda o que vai ser o CI, vem p'ra aqui tentar desmotivar. Estarei atento.
Gosto · Responder · 3 · 2/4 às 21:43


Felix Aleluia Certamente, Caro GALIZA! Pactuo contigo, com o Engenheiro LOFORTE e com certos compatriotas: Aguardemos!
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 21:50


Irene Jamisse Bem falado, Edmundo Galiza Matos. De algum lado as coisas têm de começar.
Gosto · Responder · 5/4 às 12:18


Escreve uma resposta...





Filipe Mártires Amém.
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 21:44


Edmundo Galiza Matos Amen mesmo. Quando se anunciou a criaçao da TVM (Experimental) foi ca uma chuva de criticas......
Gosto · Responder · 1 · 2/4 às 21:46


Filipe Mártires Nem tanto irmão, nessa altura até estávamos a precisar de nos firmarmos.
Aliás você sabe bem disso até porque como jornalista a quem tiro o chapéu, essa análise não se encaixa neste caso.
Precisamos ler nosso país hoje e como verdadeiros patriotas com prioridades.
Todavia, a opinião pública está a precisar de ter voz.
Gosto · Responder · 2 · 2/4 às 21:51


Edmundo Galiza Matos Filipe Mártires: Está a parecer-me que algumas pessoas são dadas a "marrar" sobre tudo que tenha selo governamental. Não se dão ao trabalho de se indagar sobre o mérito de uma ou outra iniciativa. O CI é caro e o país não tem meios para sustenta-lo? Pode ser verdade. Mas se investirmos com o pouco que temos na projecção das nossas potdncialidades turísticas não estariamos a atrair mais dinheiro do que aquele que entra hoje? Enfim: Aguardemos o que nos reserva esse canal. Aí sim vamos opinar com conhecimento de causa.
Gosto · Responder · 2 · 3/4 às 0:05


Escreve uma resposta...





Suzana Sitoe "Sprinters do escovismo"...amei o termo😂😂😂😂
Gosto · Responder · 2 · 3/4 às 7:59


Nelson Aires Johane Caro Marcelo, post bem conseguido. No interesse nacional sou de propor que o mesmo seja transformado numa "missiva" para o Primeiro Ministro.
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 7:59


Gervasioa Absolone Chambo Somos um país com muitos desafios. Um canal de Moçambique para o mundo é um desafio. Vamos a isso. É assim que Dubai e empresas do tigre asiático se marketizam pelo mundo e por suas aventuras, sacam o melhor: turismo, serviços, negócios...
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 8:13


Anabela Adrianopoulos Grande desafio.E a questão alem dos custos altissimos é outra de igual valia...os conteúdos.Nao havendo capacidade criativa pra produzir para os 2 canais de sinal aberto e consumo interno que existiram ate agora a pergunta que nao quer calar que produtos para um internacional?
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 10:58


Gervasioa Absolone Chambo Se não há mais-valia e se os custos forem altíssimos segundo vocês entendem desta matéria, podemos (des)desafiar. Em termos de conteúdos há sim temas que podem ser exportados para o mundo. Desde a riqueza cultural, turística, agrícola, natureza, mar... tudo que nós dê mais-valia económica. Não sei se a TVM estaria pronta a produzir e exportar produtos com qualidade internacional. Não imagino como seria tal programação. Não sei quanto poderá custar a produção, transmissão. Não sei qual será o valor monetário caso o canal seja materializado. De qualquer das formas, marketizar o valor económico do país é importante para a nossa economia. São ide.ias
Gosto · Responder · 3/4 às 11:36 · Editado


Francisco Guita Jr Onde posso sintonizar esse canal de Dubai? Grato.
Gosto · Responder · 1 · 5/4 às 15:58 · Editado


Gervasioa Absolone Chambo Nós cá não vemos como os países asiáticos expõem-se senão no marketing televisivo de países avançados... Um exemplo do emirates, Qatar airways nas camisolas do Barcelona.
Gosto · Responder · 5/4 às 21:36


Escreve uma resposta...



Antonio Julio Xlhate Caro MM, não percebo tanto de comunicação social mas acredito que existem várias maneiras de pedir ajuda. Quem sabe..., Talvez no meio de tanta asneira que iremos apresentar haja uma mão em nosso socorro a nível internacional... Diz o velho ditado: " o tempo é o maior juiz". Abraços!
Gosto · Responder · 3/4 às 9:14


Gulumba D. Mutemba Porquê a nossa maior preocupaçao tem que ser de continuar com a mao estendinda ao invés de apostar na produçao interna?
A mao estendida so nos dà preguiça irmao,nao resulta em nada.
Gosto · Responder · 3/4 às 10:16


Antonio Julio Xlhate A experiência leva-nos a concluir que mão estendida é melhor. Irmão compulse a realidade e o teorico depois tire conclusões meu caro... Niko golooo!!!!
Gosto · Responder · 3/4 às 10:28 · Editado


Gulumba D. Mutemba De acordo,mas nao estamos a conseguir apriveitar a sua importancia.
Será que dá para continuar apostando nela?
Gosto · Responder · 3/4 às 11:01

Escreve uma resposta...



Hussene Algy Adamo quem nem se quer sabe bem arrumar o seu quintal dificilmente pode querer penetrar no quintal dos outros a TVM quanto a mim ainda nao se firmou como um canal que justifique ser TV mae agora ir para CI mais vergonha por partilhar com que nem aqui dentro quer ver.
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 9:23


Ricardo Ofiço Zualo Abudo

Gosto · Responder · 3/4 às 9:44


Gulumba D. Mutemba Os galiza matos como sempre sao defensores de tachos.
Escovando para manter se na mesa de taxo.
Moçambique nao tem nada para vender no mundo antes de se organizar internamente.
Gosto · Responder · 3/4 às 10:12


Edmundo Galiza Matos O Gulumba está a dizer que eu defendo um qualquer tacho? Que tacho? Escovando para manter-me na mesa do tacho? Eh pá! Dou a minha opinião e o Gulumba ofende-me. É assim que a coisa funciona na sua cabeça?
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 10:20


Edmundo Galiza Matos Ah! Esquecia. Escreve-se TACHO e não TAXO. Tks.
Gosto · Responder · 2 · 3/4 às 10:46

Escreve uma resposta...



Herculano Cumbi Cumulo:so foi sentar com Morreira Choguisso que o Nhussy idolatrou-se e pario a ideia da internacionalizacao kkkkkk, so para discontrair um pouco!
Gosto · Responder · 3/4 às 10:57 · Editado


Antonio Julio Xlhate Eu acho que esta página não foi concebida para ofensas... Amigos, evitemos dizeres que nós levam a ofensas.
Gosto · Responder · 2 · 3/4 às 10:53


Antonio Julio Xlhate

Gosto · Responder · 3/4 às 10:53


Felix Aleluia Por favor, que se evitem ofensas e paranóias!!! Num espaço interactivo como este creio que toda a opinião é válida e, certamente, tem o efeito multiplicador de enriquecer o debate, os diferentes pontos de vista. Respeitemo-nos... Ora, os arautos da desgraça lançam vaticínios "futuristas" e negativistas, agourando que tal empresa será um falhanço total, porém, devem ser tolerantes para quem pense o oposto, ou seja, para os que acreditam na possibilidade de a TVM, através do seu Canal Internacional, poder dar a conhecer os aspectos positivos do nosso belo país...Os (as) moçambicanos (as) na diáspora exigem que tal suceda...Não sendo "dono da verdade (absoluta)" acredito que o mais sensato é aguardar...Espero não ter insultado às "almas super-sensíveis e dotadas", pois, não é (jamais será) minha intenção. Peço perdão, igualmente, pelo longo texto. Obrigado.
Gosto · Responder · 3 · 3/4 às 12:47


Rosário Ventura Torres Enquanto a TVM funcionar como departamento de informação do governo, nao vai além, daí fazer 35 anos de existencia mas sem evoluir na qualidade. O grafismo ou figurino da TVM é péssimo, parece do tempo da TVE. A TVM só faz ano, mas nao evolui, nao tem dinamica, nao tem um cativante. Um exemplo: o desenho do 35 que ilustra o seu aniversario é muito grande e sem estetica; o 1 que indica primeiro canal é inqualificavel; a TVM esquece k os erros da locução nao se apagam com borracha; ainda assim, para mim, em termos de notícias, a TVM continua mais abrangente, acima dos outros porque traz um pouco de tudo daquilo k acontece no meio rural e urbano. Quando a TVM introduziu o canal 2, saltei de alegria pensando que este canal seria apena de informação 24 horas...debalde! k pena e k desperdicio. Os programas k passam no C2, na minha opiniao, sao exactamente para o C1. Por favor, mudem de figurino dos estúdios de informação, as cores, fontes de letras, façam legendas mais abrangentes, capacitem os realizadores, etc para dar mais vida; Televisao é cores bonitas para atrair os espectadores; parece que a TVM parou no tempo, mesmo somando anos em todos anos. Para quê aquele desenho (parece um embondeiro) na principal secretária de notócias? o que simboliza? o que quer dizer masseve para alguem de nampula, zambezia, niassa, tete...a TVM nao encontra designações abrangentes? Televisão nao é so musica...gastar um precioso canal só com musica quando há tanta noticia por aí. Nao basta ter diploma para ser apresentador de TV; dizem que todos faladores de TV devem antes ser faladores de rádio, parece que a TVM nao faz isso. Eu tenho orgulho da TVM, assim como da LAM, ADM, TDM, mCEL, CDM, tudo aquilo que é moçambique mas tou muito triste com o cenario da qualidade da TVM (em todos aspectos). Desculpem pelo desabafo, viva a TVM, a nossa TV.
Gosto · Responder · 6 · 3/4 às 13:22


Edmundo Galiza Matos Cuidado. Vão te chamar de lambe-botas.
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 14:10


Rosário Ventura Torres será???
Gosto · Responder · 3/4 às 14:12


Felix Aleluia U-lá-lá, GALIZA!..Ah-ah-ah...e logo eu, um sujeito totalmente averso à bajulação, tal como tu. Apreciei, no entanto, a crítica construtiva do ROSÁRIO.
Gosto · Responder · 3/4 às 14:19


Edmundo Galiza Matos Pois é: Pensa diferente marcam-te "Lambe bota". Está na moda.
Gosto · Responder · 2 · 3/4 às 18:08

Escreve uma resposta...



Felix Aleluia ROSÁRIO TORRES, os meus PARABÉNS pela crítica. Grato.
Gosto · Responder · 3/4 às 14:22


Kleber Alberto E triste ver o deserto de ideias dos nossos decisores, esperava sim que os canais existentes reiventassem, e triste ver a baixissima qualidade do que se produz, me pergunto se os proprios jornalistas da TVM se reve na heresia que se pratica.
Gosto · Responder · 3/4 às 15:12


Francisco Guita Jr Foco, senhores! FOCO!!!
Gosto · Responder · 2 · 3/4 às 19:26


Beto Tembe Grande post Marcelo Mosse. Por mim,,devia se distribuir este post em todas as escolas secundárias e universidades, para debate. Ajoelho me MM...
Gosto · Responder · 1 · 3/4 às 23:14


Orlando Matendjua Ki...ki...ki Sprinters do escovismo????
Gosto · Responder · 4/4 às 8:13


Felix Aleluia A RM anuncia que daqui a pouco (7:30) estará presente o Director de Programas da TVM em entrevista relacionada com o assunto. Convida-o, igualmente, a participar no interactivo.
Gosto · Responder · 4/4 às 8:25


Daniel Costa Como diz o Luís Loforte, talvez devamos esperar para ver. Boas iniciativas podem estar a ser mal vendidas. Um abraço ao Felix Aleluia, meu colega dos tempos da Televisão Experimental de Moçambique!
Gosto · Responder · 1 · 5/4 às 12:49


Felix Aleluia 😃Com imenso prazer retribuo o abraço, Ilustre DANIEL...velhos (e bons) tempos.
Gosto · Responder · 5/4 às 15:50


Alvaro Bembele Estao a bailar ainda sem norte a tentar mostrar job quando na verdade é palhinha.
Gosto · Responder · 6/4 às 9:27
A maquiagem da apresentadora da STV devia ser estendida aos braços. Assim é violento. É como se tivesse vitiligo na cara. Esta pivot, a combativa e voluntariosa Selma Inocencia, não merece este destrato.

Gosto
Comentar
Comentários
Manopito Pipito Marcelo Marcelo ... Amanhã é 7 de Abril. Please  
GostoResponder76/4 às 21:19
Nairinho Mabote Peço imagem
Marcelo Mosse Veja a STV agora.
GostoResponder16/4 às 21:22
Nairinho Mabote Estou no mato
Marcelo Mosse oh..que seca...mas nao precisa..
isto passa ja...e um fait divers...
GostoResponder16/4 às 21:33
Fausto Quinhas Kkkkkkkkkkkkkk
Fausto Quinhas Tens razao kkkkkkkkkkkkkkk
Moiane Telma da Gloria Deve ser uma condição pra trabalhar na STV, tipo queremos mulatas e claras
Xanah Pretucha N é verdade isso. .. ela já chegou assim. ... mas enfim cada uma com suas escolhas
Mahamad Hanif Mussa Sim, nota-se o contraste. Pode também iluminação contribuir para essa desfiguração...
GostoResponder16/4 às 21:22
Adrian Magoo não é iluminação. kkkkkk
GostoResponder16/4 às 21:24
Mahamad Hanif Mussa "Pode" -foi o que disse e não disse que é a iluminação causadora desse contraste.
GostoResponder16/4 às 21:28
Lukeny Nianga Brandao Você é Maluco juroooooo
Jr Chauque Eu vi não gostei e comentei
Oleg Kondakov 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 pó de Mandioca
Flavio Massingarela Chega a ser ridículo...
Likhamba Wammy Nogi Foi maticada a maquidora da stv exagera
GostoResponder36/4 às 21:38Editado
Egidio Vaz A Selma é muito mais bela do que a maquiagem ou pé ou o caraças. Se nao fosse a intensidade da luz, nao era preciso. Aquilo so queima.
Greta Mabuiango Yiiiii.kkkkk
Clovis Macave Pareceu me ajuste de contas, a maquilhadora sabotou a apresentadora.
GostoResponder16/4 às 21:44
Sergio Major Kikikiki...
Eunice Rosatella Chichava E isso n 'e de hoje...Ha mt k essa coisa de maquiagem estraga a imagem da apresentadora
GostoResponder16/4 às 21:51
Osvaldo Mavie Parece k e um virus da televisao digital
Nao e que meu amigo Atanasio Na tvm tambem nao ficou bem na fita
Rui Costa ...acho que o seu profissionalismo, me impediu de ver esse detalhe. Lamento. Mas ati¢ando o assunto , essa coisa das matizes do pouco claro, ateh ao muito escuuuro , eh assunto que os negros em toda a Africa,tem que resolver, quanto antes. Jah chega de "cicatrizes" coloniais ortocromatricas ...ou pancromaticas ou que quiserem chamar. Por exemplo ,faz me rir os monotonos tons de pele das esposas do Rei Swazi, dos Modelos nos Outdors, e das preferências de recrutamento das mulheres que atendem publico.... Com o devido respeito amalhem-se sff.
GostoResponder86/4 às 21:56
Mário Ossumane Que tinta é aquela PA!
Cristiana Cuamba Eu já tinha reparado.Existe pó de arroz para negras ( com tom mais escuro tipo lupita), mas até ela ficar estranha realmente a moça que faz o make up dela é má....buakakaakkakakakakaka
GostoResponder26/4 às 22:12
Eliha Bukeni He he he...Ate que hoje e de menos. Ha dias em que para alem de untar a cara, tambem bota o po nas pestanas e fica uma autentica "xigangalafula"!
GostoResponder46/4 às 22:13
Sura Rebelo Marcelo ja pensou q ela pode gostar de carregar na base?
GostoResponder16/4 às 22:20
Maria Narotam Èèèè verdade!! Akele branqueiamento è da base k n è d seu tom d pele...ou entao ela gosta assim, parecendo uma xica da silva k punha pò talco p parecer branca. .😃
GostoResponder16/4 às 22:29
Johnny Jack Guittar Isto é daquelas coisas que Eu, pessoalmente falando, não gosto de te ver a escrever. És muito melhor que isto e aprecio-te o intelecto, Mosse. Isto é mesquinho. A tua audiência não merece isto!
GostoResponder66/4 às 22:41
Marcelo Mosse so queria defender a Selma Inocência...
Stela Chongo Ohhh isso é defesa!??? Interessante ....
GostoResponder120 h
Jasmin Rodrigues Caro MM, A referencia ao vertiligo a meu ver acho inapropriada....
GostoResponder26/4 às 23:14
Marcelo Mosse Vitiligo. Usei como imagem. Nada de maldoso.
Jasmin Rodrigues Typo. De acordo
Tomas Luis Tomas Toluto Caros, linda Selma Inocência
GostoResponder16/4 às 23:21
Elmano Madail Selma Inocência, que faz o favor de ser minha amiga, é, de entre todos os profissionais moçambicanos cujo trabalho tive a honra de conhecer até hoje, o paradigma da entrega e da busca pela excelencia no jornalismo. É, a duras penas dela própria e proveito do jornalismo e da cidadania, uma romântica do jornalismo, que combate todas as dificuldades e contrariedades quotidianas na demanda da historia, do melhor angulo, da análise mais pertinente, da narrativa que possa servir, do melhor modo possível, esse mester sempre tão ingrato do jornalismo de qualidade. Não é pouca coisa, e poucos, demasiados poucos, se mostram disponíveis para actuar desse modo só porque acreditam ser esse o seu dever, ser essa a sua verdade enquanto profissional, enquanto gente. Perante tal exemplo, tão raro e tão nobre, até poderia estar de verde, laranja ou a cor que mais aprouvesse, que a admiração seria rigorosamente a mesma. Marcelo Mosse, o comentário foi fútil e, nesse compasso, inútil. Vamos voltar às coisas sérias de facto? Abraço
GostoResponder86/4 às 23:52
Marcelo Mosse Elmano Madail...longe de mim qualquer intenção de retirar méritos à Selma, que respeito sendo séria e competente. Não me empurre para a chacota e a má língua. Minha intenção foi simplesmente registar o contraste aberrante que o make up fazia na imagem dela. Eu escrevi no post que ela é combativa e volunrariosa e referi que estava a ser destratada. Se a STV pode melhorar isso, agradecia. Se não? Retiro-me, com todo o respeito à Selma.
GostoResponder6Ontem às 2:02Editado
Momade Adamo Elmano, o teu comentário é infeliz e inoportuno. Fora do contexto. A Selma é uma mulher "africanamente" muito linda e dispensa qualquer tipo de artificialidade. É uma jornalista competente e sagaz, ninguém lhe pode tirar o mérito. A observação do Marcelo Mosse é pertinente e construtiva. Deixa de comentar em contramão, por favor!
Antonieta Vilaculos Concordo plenamente com a observaçao, realmente tinham que verificar make up da Selma nao ha combinaçao com o Tom da pele dela, e a diferença do rosto e os braços è bem notavel e ela n merece isso
Sonita Castanha Completamente em contra mão!!!
Vou desenhar: O Marcelo pede a Stv, para corrigir-se, tratar melhor a Selma...Tb reparei nisso e rimo-mos cá em casa, pois porque quem vira motivo de chacota é ela.
Melhorem a qualidade dos produtos!!!
GostoResponder2Ontem às 4:32Editado
Rui Helder Guilaze Marcelo Mosse...releve. O comentário foi feito com uma dose de emoção, paixão e, quando há esses "condimentos" acabamos sempre perdendo o discernimento
GostoResponder321 h
Sura Rebelo O post do Mosse nao foi futil coisa nenhuma. Ele nao colocou em causa profissionalismo dela. Fez uma observacao bem feita. Se ela quiser ouvir quem lhe vê todos dias vai refletir no assunto. Se nao, carrega na BASE
GostoResponder220 h
Helio Thyago Krpan O post é claro e simples de perceber. Não ultrajante.
Vejo muitos comentários fora de contexto e carregados de não assunto. Há uma clara aberração de tonalidade no make up e esse é o objecto do post.
Qto ao profissionalismo da nossa Selma, ninguém aqui tem dúvidas dos seus méritos e capacidades. 

Boa observação MM. Em televisão a imagem é fundamental.
GostoResponder318 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, estamos consigo. Por vezes, uma leitura à velocidade do computador resulta em incompreensões e conclusões distorcidas. Convém ler e reler para retirar qualquer dúvida.
GostoResponder115 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro Quanto à STV, a atenção que se pretende dar ao Patrão e seus familiares resulta em lacunas do tipo que MM aponta e, por exemplo, em manter a voz do Jeremias Langa (jornalista que prezo) embrulhada, dificultando a sua dicção e a nossa percepção.
GostoResponder115 h
Felismino Santos Santos Onde nao ha , mentira governa
Nera Chamba Tio sou tua fã eish nao aguentei com o post
Eunice Matavele Sou suspeita kkkkkkkkkkk mas fomos colegas e ela tinha preferência por make up "notável".
Johnny Jack Guittar Tão notável que você sumiu como colega dela e ela está lá! 😁
Jasmin Rodrigues Cara Eunice: A sua maquiagem de ontem a noite no debate sobre a violência domestica tb estava deselegantemente "agressiva"!! Serao as novas tendencias? 

Ja agora: achei de péssimo tom ter num painel 4 homens a debater sobre um tema da violência domestica... e o mesmo que ter bois a debaterem da qualidade da carne ou Padres sobre a importância do sexo na relação amorosa!!!
GostoResponder2Ontem às 6:21Editado
João Mindo Nem tão Pouco.
Alegre Sebastiao Nhabande Make up de verdade.kkkkk
Ido Alfred Sempre foi assim
GostoResponder22 h
Elsa Matula Marcelo tu não és assim ... hummmm . Em pleno Dia da mulher elogios a ela e críticas no imbox ...feliz dia para as princesas da tua vida .
GostoResponder120 hEditado
Armando Tatissane Mula Limito-me a concordar plenamente com o Elmano Madail. A apresentadora da STV agora no alvo merece uma apreciação positiva do seu trabalho. Eu so digo PARABÉNS senhora Selma Inocência.
GostoResponder20 h
Bernardino Tomo MM, isso pode ser PAIXAO.
GostoResponder20 h
Edu Humbane Nao percebo a crítica a crítica do MM. O nosso processo historico desenvolveu em nos a ideia de que devemos pensar sempre do mesmo modo. Nada nais falso e contraproducente. Se alguem acha que esta tdo bem na apresentação da senhora, TDO bem. Continue pensando assim. Mas nao corte a liberdade aqueles q nao acham se pronunciarem. Viva a liberdade!!!
GostoResponder20 h
Saria Algy AGORA ESTOU A ENTENDER. OBRIGADA MM. EU PENSEI QUE ELA ESTIVESSE COM PROBLEMA DE VITILIGO NA CARA.
GostoResponder16 h
Vassili Vassiliev Coitada da Selma...deveria ter ficado como reporter da IURD. Assim ninguem dava por ela...
GostoResponder13 h
Yolanda Yanda É por causa desse teu pensamento que estas onde estas...
GostoResponder110 h
Yolanda Yanda Sinceramente...
GostoResponder110 h

Sem comentários: