sábado, 22 de abril de 2017

Taiwan é o primeiro país asiático a proibir consumo de carne de gatos e cães

Animais


A ingestão de carne de cães e gatos é agora ilegal em Taiwan. Quem não cumprir a lei poderá sujeitar-se a multas elevadas, dois anos de prisão e à divulgação pública do crime
Texto de Ana Rita Carvalho • 20/04/2017 - 11:05
Distribuir
Imprimir
//
A A
É oficial e uma boa notícia para os animais — e para todos os defensores de animais. Tawain é o primeiro país asiático a banir a ingestão de carne de cães e gatos. A nova legislação prevê que quem for apanhado a consumir carne canina ou felina se sujeita a pagar uma multa que vai desde os cerca de 1540 euros aos 7705 euros, sensivelmente.

A nova lei define ainda que quem, intencionalmente, prejudique ou comprometa a saúde física dos animais – mutilação, violência ou morte – poderá ter de pagar uma coima máxima de cerca de 1602 euros, para além de dois anos de prisão e da divulgação pública dos casos e dos agressores.

Esta significativa alteração relaciona-se com a mudança de mentalidades em Taiwan sobre cães e gatos – os donos destes animais de estimação têm vindo a aumentar no país, o que impulsionou, consideravelmente, a imposição de uma nova lei.

A Agência Central de Notícias no país sublinha que se verificou uma transição de uma “sociedade em que a carne de cão é consumida regularmente, para uma sociedade em que muitas pessoas tratam os cães e os gatos como membros da família.” A lei proíbe também que se passeiem os animais acorrentados a um carro ou mota, obrigando-os a correr, algo que agora se considera crueldade animal no país asiático.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, defendeu convictamente, durante a sua campanha eleitoral, a alteração da lei existente, assumindo-se como uma defensora dos animais e contribuindo, dessa forma, para a imposição da nova legislação. Em sua casa, vivem dois gatos e três cães.

No entanto, e apesar desta grande vitória, a luta para abolir por completo o consumo de carne de gatos e cães no continente asiático continua. No sul da China, por exemplo, todos os anos, mais de 10 mil cães são mortos e servidos como refeição num festival anual de carne de cão em Yulin. Esperemos que tenham como exemplo Taiwan.
Matin Sabin Nao seria nada mal se do outro lado houvesse proibição do consumo dos porcos. Ainda a consciência vai a tempo de chegar. Ah, e dos coitados e felizes coelhitos. :)
Manuel Paz Oliveira
Manuel Paz Oliveira Jornal Publico, quando se acusa alguem ou algo deve-se colocar os nomes. Que eu saiba o unico país asiático com esta pratica é a China. Deixo aqui uma lista de países da Asia que nao o fazem: Tailandia, Laos, Cambodia, Vietname, Birmania, India, Paquistao, Malasia... só alguns que eu conheço... e se porventura nestes países mencionados isso acontecer trata-se de casos isolados que, acontecer, isso nao representa que seja legal, talvez deva-se mais ao factor fome... Por outro lado, em Portugal, até há poucos anos atrás, sei de uma localidade que servia gato por lebre, clandestinamente, sem o cliente saber, e isso nao quer dizer que o consumo fosse legal. Além disso, nao compreendo a terrificação com carne de cão e gato e com os restantes animais nada. Trata-se apenas dos animais de trazer por casa? Se sim, posso dizer que os asiáticos nao têm muito essa pratica de animais dentro de casa e trazer ao colo e devidamente vacinados, apenas talvez alguns ricos e com tiques ocidentais.
Gosto · Responder · 3 · 2 h
Marta Reis
Marta Reis Loooooooooooool foda se era um mega favor estares calado. Tanta palavra e claramente pouca noção dos factos.
Gosto · Responder · 19 min · Editado
Manuel Paz Oliveira
Manuel Paz Oliveira ai sim, então fale você dos factos que diz conhecer... a Marta parece o Público, acusa mas não diz nada...
Joaquim Coelho
Joaquim Coelho Bah, possivelmente só vai servir para aumentar o preço dessas carnes no mercado negro. Alguém foi muito inteligente. O consumo até pode baixar, mas o mais certo é lucro subir. 
O fruto proibido é sempre o mais apetecido.
Gosto · Responder · 2 h · Editado
Magdalena Aguiar
Magdalena Aguiar Se os asiáticos se lembrarem de fazer pressao para que os caucasianos deixem de comer porcos, vacas, cabritos, etc, aí é que me vou rir e muito! Eles tem muito mais influência que os europeus, por exemplo!
Gosto · Responder · 3 · 6 h
Valter Silva
Valter Silva Nem mais!
Gosto · Responder · 2 h
Manuel Ribeiro
Manuel Ribeiro "Coitadinhos dos cães e dos gatos... agora aquele naco de vaca que comi ontem estava mesmo bom!"
Gosto · Responder · 7 · 2 h
Sérgio Pires
Sérgio Pires Devia ser assim com TODOS os Animais.
Gosto · Responder · 8 · 8 h
Duarte Silva Taranta
Duarte Silva Taranta Porque assim o queres?? Não me parece
Gosto · Responder · 1 h
Joao Pereira
Joao Pereira Eu estou a ki não vi carne a venda de cão e gato só treta , sapos e mais bichos sim
Gosto · Responder · 7 h
Manuel Silva
Manuel Silva discriminação e o porco? e os caracóis? e os leitões? camada de ignorantes!
Gosto · Responder · 1 h
Carlos Sameiro
Carlos Sameiro E já agora, e tu ó animal.
Manuel Silva
Manuel Silva Carlos Sameiro eu estou bem obrigado!
Manuel Silva
Manuel Silva Carlos Sameiro concordas com a discriminação animal ou só o que as outras culturas fazem é que está mal?
Karina Borges
Karina Borges Essa lei já deveria ter sido há mais tempo!!!!
Gosto · Responder · 5 · 8 h
Bárbara Morais
Bárbara Morais Muito bem . Pobres animais sacrificados ...
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Antonia Morais
Antonia Morais Muito bem
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Hélio Marta
Hélio Marta A Arábia Saudita fica na Ásia....

Sem comentários: