quarta-feira, 26 de abril de 2017

EMITIDO MANDATO DE CAPTURA CONTRA NINI SATAR.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.
Justiça moçambicana suspende liberdade condicional de Nini Satar e emite mandado de captura internacional
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 26 Abril 2017
Share/Save/Bookmark
PGRAs autoridades judiciais moçambicanas emitiram um mandado de captura internacional contra Momade Assif Abdul Satar, nos meandros do crime conhecido por Nini Satar, e foi requerido, junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM), a revogação da sua liberdade condicional, anunciou na noite de terça-feira (25) a Procuradoria-Geral da República (PGR).
A decisão tem como fundamento o facto de violação Nini Satar violar obrigações impostas aquando da concessão da liberdade condicional, “principalmente no que se refere a não se fazer acompanhar de pessoas de má conduta e ao não cometimento de outros crimes”.
Um comunicado enviado ao @Verdade indica que no âmbito da instrução de processos contra o réu em questão, dentre os quais o processo nº131/PCM/17 e o processo n.º 35/PCM/2017, constatou-se que Nini Satar “formou uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos moçambicanos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro”.
Para efeito, ele formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e Edith Antónia D`Compta da Camara Cylindo, arguidos no processo 35/PCM/2017) e já acusado.
Este processo diz respeito à autoria material do crime de rapto de dois cidadãos e sobre o mesmo, encontra-se em instrução preparatória um outro processo pelo seu envolvimento na prática do crime de rapto, registado sob o nº 1061-N-2017 que corre termos no Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), da província de Maputo e sob a direcção do Ministério Público (MP), de acordo com a PGR.
“Quanto à reclusa Edith Antónia d`Compta da Câmara Cylindo, foi acusada num outro processo autónomo n° 2/2017, 5ª secção criminal, do Tribunal Judicial da Província de Maputo pelo seu envolvimento no homicídio qualificado do Procurador Marcelino Vilanculo”.
Recebido o requerimento em tribunal, este mereceu provimento tendo-se revogado a liberdade condicional, por despacho de 21 de Abril de 2017, diz a entidade do Estado.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
MINISTERIO PÚBLICO
PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA
GABINETE DE COMUNICACÃO

Comunicado de Imprensa nº 04/PGR/GC/012.3/2017
A Procuradoria-Geral da República recebeu do Comando da PRM da Cidade de Maputo, uma comunicação, dando conta que cerca das 12:40 horas do dia 24 de Abril de 2017, um grupo de quatro indivíduos todos encapuzados, fazendo-se transportar numa viatura automóvel de marca Toyota Corolla, modelo Runx, de cor cinzenta, sem chapa de inscrição, seguindo da Avenida Vladimir Lenine em direcção a Av. 25 de Setembro, chegado na Rua de Ngungunhana, bloquearam a viatura de transporte de reclusos da PRM que transportava dois internos (reclusos) onde se presume que tenham efectuado mais de vinte tiros, perfurando os pneus da viatura celular e de seguida resgataram os referidos reclusos do seu interior, pondo-se de seguida em fuga.
Trata-se de Alfredo José Muchanga e José Aly Coutinho, este último que se encontravam a cumprir pena no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança, vulgo BO, junto as celas anexas ao Comando da PRM da Cidade de Maputo, na sequência da condenação, pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, na pena de 16 anos de prisão maior, no processo de Querela nº 51/2009/7-C.
Em face da ocorrência acima descrita, foi ordenada uma averiguação com vista a apurar as circunstâncias que determinaram a fuga daqueles para posteriores procedimentos legais.
De referir que o primeiro recluso, José Coutinho, conforme acima referido, encontrava-se em cumprimento de pena (de 16 anos de prisão maior) pelo crime de roubo concorrendo com cárcere privado no processo n° 51/2009/7-C, do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, 7ª secção criminal e recentemente foi pronunciado pela autoria do crime de homicídio qualificado contra o Procurador Marcelino Vilanculo, no âmbito do processo n° 59/2016, do Tribunal Judicial da Província de Maputo, 5ª secção criminal. O mesmo é igualmente acusado no processo 35/PCM/2017, pela autoria material do crime de rapto de dois cidadãos e sobre o mesmo, encontra-se em instrução preparatória um outro processo pelo seu envolvimento na prática do crime de rapto, registado sob o nº 1061-N-2017 que corre termos no SERNIC, da Província de Maputo e sob a direcção do Ministério Público.
No âmbito da instrução dos referidos processos, dentre os quais, o processo nº131/PCM/17 e o processo n.º 35/PCM/2017, constatou-se que o réu Momade Assife Abdul Satar, mais conhecido por Nini e/ou Nini Satar, formou uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos moçambicanos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro. Para efeito, o réu Nini Satar formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e Edith Antónia D`Compta da Camara Cylindo, arguidos no processo acima referido (processo 35/PCM/2017) e já acusado.
Quanto a reclusa, Edith Antónia d`Compta da Câmara Cylindo, foi acusada num outro processo autónomo n° 2/2017, 5ª secção criminal, do Tribunal Judicial da Província de Maputo pelo seu envolvimento no homicídio qualificado do Procurador Marcelino Vilanculo.
Em face desses factos foi emitido um mandado de captura internacional contra Momade Abdul Satar e requerido junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, a revogação da liberdade condicional concedida ao réu Momade Assif Abdul Satar, com fundamento na violação das injunções impostas aquando da sua concessão, principalmente no que se refere a não se fazer acompanhar de pessoas de má conduta e ao não cometimento de outros crimes.
Recebido o requerimento em tribunal, este mereceu provimento tendo-se revogado a liberdade condicional, por despacho de 21 de Abril de 2017.
Paralelamente foram promovidas as capturas contra Alfredo Muchanga e José Aly Coutinho no território nacional ou em qualquer outro lugar onde os mesmos forem achados.

Maputo, 25 de Abril de 2017
Humberto Pinto da Cruz Vejo que à qualquer dia poderá se anunciar que afinal de contas quem contraiu as Dívidas que levaram o país à falência é o Nini. P-A-L-H-A-Ç-A-D-A.
Fernando Sande
Fernando Sande Igiii,denovo nini pra xilindrô essa nao
Alberto Constantino
Alberto Constantino xtamos de olhos
Aprendeu Sozinho Bicicleta
Aprendeu Sozinho Bicicleta kkkkkkk kando kerem prender alguem sempre NINE e vitma
Sergio Tomo
Sergio Tomo ESTA É A FRELIMO QUE CONHEÇO,CANSOU-SE DE VER NINI TAGARELAR PELAS REDES SOCIAIS.
FICO ANSIOSO PELO JULGAMENTO,MAIS ANCIOSO AINDA ESTOU PRA OUVIR E VER AS PROVAS MATERIAIS QUE O MINISTERIO PUBLICO VAI APRESENTAR CONTRA O REU.PRA MIM É SO CHANTAGEM PRA LHE TIRAREM A LIBERDADE CONDICIONAL.
E OQUE NINI DIZ?
E OS OUTROS CRIMES OQUE A PROCURADORIA FEZ.?
TRISTE OQUE SE VIVE NESTE PAÍS.
Ablahamo Saidone
Ablahamo Saidone ASSUNTOS SEM FUNDAMENTOS CONTRA NINI,EU PENSAVA QUI PRATICOU CRIME!
MosaicoMontes Oliveira
Andy Uane Umbro
Andy Uane Umbro Bando de inoperantes.
Evane Jo Beste
Evane Jo Beste Agora guepatos o dia do julgamento?
Verieque Alfredo Cassaria
Verieque Alfredo Cassaria esse carro da pic sempre que transporta reclusos perigosos ou nao tem escolta tambem perigosa "FIR", agora onde estavam eles????? negligencia dda equipa de servico ou simplesmente manobra perigosa ????...
Rivaldo Simate
Rivaldo Simate Deixem o nini em paz, 13 anos e meio ja é suficiente para terem pena dele,
Comunicado de imprensa
Fui surpreendido na noite de 25 para 26 de Abril com vários e-mails e várias mensagens de whatsapp de um alegado comunicado de imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR) com o número 04/PGR.
Esse comunicado esta a criar grandes alaridos no seio dos meus amigos, fãs e no meio familiar. Sempre disse e continuo a dizer que sou GRANDE MESMO. Moçambique é um país com cerca de 23 milhões de pessoas e o comunicado da Procuradoria aparece com o número 4.
Quer dizer que no nosso país Moçambique, não existem outros processos além de que falam de Nini Satar?
O nosso país Moçambique entre centenas de processos na procuradoria geral de grandes figuras envolvidas com destaques até membros do governo, mas a PGR nunca se dignou a emitir comunicados de imprensa para dar a conhecer o povo moçambicanoa realidade do país. O povo moçambicano como sempre acaba por apanhar noticias a conta gotas em alguma imprensa. Recentemente foram instaurados processos contra Proindicus, MAM e Ematum que levaram o país a falência total até chegar o país estar em incumprimento de pagar as prestações das dividas contraidas. Houve uma desvalorização da moeda na ordem dos 100 por cento em 14 meses, mas a procuradoria nunca se dignou em emitir comunicados de imprensa, mas veio a fazer um comunicado exactamente no dia do meu aniversário. Para o azar deles eu já tinha cortado o meu bolo de aniversário e já estava a dormir quando comecei a receber os e-mails deste comunicadp. Abri os e-mails com um olho aberto e desliguei a ficha, porque para mim o sono é sagrado
Vamos a questão do comunicado
O dito comunicado de imprensa com o número 04PGR fala da fuga de um recluso chamado Coutinho que ocorreu perto do edificio da PGR. A procuradoria sabe perfeitamente que aquilo não se tratou de uma fuga, mas sim de um assassinato. A procuradoria sabe perfeitamente que qualquer recluso que sai das celas do comando, sempre sai escoltado com mais de duas ou três viaturas isto refere-se a qualquer recluso que esteja no comando. Se existe um audição que não seja tão importante e de caracter urgente, os procuradores deslocam-se ate ao comando para ouvir o arguido ou réu, para evitar muitas sirenes nas ruas. E diz-se por ai que o tal José Coutinho ia para a 1 esquadra para ser ouvido num processo qualquer “Tudo mentira”.
Como podem ver nas fotos em anexo, as tais pessoas que foram tirar o José Ali Coutinho foram com intenção de matar e não de fazer fugir. Perfuraram a viatura no local exato onde estava sentado o recluso. Esta claro que José ali Coutinho morreu e a procuradoria sabe disso e a procuradoria insiste em fazer comunicados para distrair a mente do povo. Bandidos não jogam 20/30 balas perdidas, mas sim policias, disse um dia o criminalista Jorge Frangoulis. Os modos operandis são os mesmos da morte de Giles Cistac, Dinis Silica , Paulo Machava e agora Coutinho e a procuradoria nunca fez nenhum comunicado sobre o estágio desses processos.
Sobre tais processos que a procuradoria fala no comunicado 04PGR, nenhum processo transitou em julgado, muito menos foram para julgamento logo a priori, estes cidadãos gozam da presunção de inocencia, tudo isto vem na constituição da república.
Parece que os nossas procuradoras são mesmo estagiárias, falam de processos que nem foram a julgamento e começam a difamar o nome das pessoas, um deles já nem existe no mundo dos vivos, que é o José Ali Coutinho.
Sobre mim Nini Satar fala-se da revogação da liberdade condicional. Que isto esta a mexer com todo o pais. Por isso estou a receber milhares de e-mails. A procuradoria sabe e o próprio tribunal sabe que todo o despacho do juíz é recorrivél para o tribunal superior de recurso onde estão tres juizes desembargadores. Logo esta revogação não me preocupa e nem me afecta. Logo que o meu advogado for notificado, vou recorrer até a decisão superior junto aos três juizes desembargadores e tenho a certeza que lá não entram as meninas da procuradoria com sais curtas e justas para revirar a cabeça do juiz. Como já me tinha alertado Unay Cambuma, um dos usuários do Facebook, num dos seus posts do dia 9 de Abril que dizia que as procuradoras estavam a ir ao tribunal de saias curtas e justas para revirar a cabeça do juiz da 10 secção. “sinceramente só em Moçambique acontece isto”.
O pais é vasto e tem muitos problemas e não se entende como é que a PGR concetra-se só em Nini Satar até ao ponto de fazer comunicados de imprensa. Recordem-se que quando foi detido Danish Satar a PRG da Cidade de Maputo fizeram comunicados deste género para desviar atenções da Ematum, MAM e Proíndicus depois calaram-se quando Danish saiu pela porta principal a mando do tribunal supremo.
Hoje dia 26 de Abril queria apelar aos meus amigos, fãs e familiares que tudo isto não passam de invenções com o próposito único de me denegrir e distrair a opinião pública sobre os reais processos que a PGR tem que trabalhar.
Também dizer que todos os documentos que são “vazados” da procuradoria, como por exemplo, quebra de sigilos bancários e alguns documentos confidencias que nem podiam estar na imprensa, são entregues aos órgãos de comunicação social pelas procuradoras chefes, para mostrar ao povo que a procuradoria esta a trabalhar, mas no fim de tudo isto a montanha vai parir mesmo um rato. Não há ninguém que vai ficar preso. Porque a nossa procuradoria é liderado por mulheres sem garras e so estao la para ingles ver.
E a terminar quero agradecer a todos que me felicitaram pelo meu aniversario, tanto por e-mails, whatsapp, sms e nas redes sociais.
Mais uma vez venho dizer dos Grandes é que se falam e dos pequenos nunca


Nini Satar


Mostrar mais reações

16 comentários
Comentários
Francisco De Assis Cossa Essa PGR qndo-se trata de peixe miudo ja nao ha segredo de justiça? Sabem mencionar nomes dos supostos envolvidos, os processos q envolvem os barrões nunca-se pronuciam, temos dois tipos de leis cá, uma para os fracos e outra q protege os lesa pàtria.
GostoResponder1 h


Abelario Machava É no mínimo estranho. Sempre Nini Satar. Num país com 23 milhões, sempre se repete esse nome na justiça. Ou a PGR gosta muito do Senhor ou nos somos inocentes demais para perceber algumas coisas.


Meque José Meque Eu já sabia que isso não passava de um teatro mal ensaiado,logo que ve a reportagem sobre o assalto da viatura, e assisti a conferência de imprensa logo percebi que era uma armadilha pra nini e um dos motivos sem sombra de duvida é sobre os documentos que vazaram da procuradoria, força nini es forte e vais vencer, nos não estamos a ferrar
GostoResponder134 min


Claudio Lombene Eu não tinha aventado a hipótese da teatralização.


Louis Nzindo Estava eu a ouvir o jornal da manhã da RM quando o jornalista leu o a manchete do jornal notícias, dizendo que a procuradoria emitiu um comunicado de imprença pra sua captura,... Havia nessessidade?
GostoResponder1 h


Elisa Juliana Bachita Bachita Não há fumaça sem fogo!
GostoResponder11 h


Abelario Machava Exactamente


Yuri Namanhola Boss Moçambique 🇲🇿 ficou um país de máfia
GostoResponder1 h


Matos Da Silva Muita susdade debaixo do tapete. E so falam do Nini satar
GostoResponder1 h


Visnu Zitha Borges Nhamire as aulas continuam
GostoResponder11 h


Casimiro Vilanculo E nós os " fracos" aonde é que vamos viver... É lamentável o que está acontecer neste país...
GostoResponder1 h


Rivaldo Simate com essa triste informaxao d mandato d busca e captura ao meu amado nini satar xto sem comentarios, sinceramente.


Fernando Sande qrem te silencia meu brada,força nini se tens mais podre dos gajos detona mano
GostoResponder7 min


Eugenio Silva Mazive Opah o pais ta doente mesmo
GostoResponder1 h


Ismael C. Gocaldas Esta mal isto.


Geraldo Bff Macie Neste pais d TSEKE tudo é possível, força pra você
4 h ·


A edição (em PDF) do (#CanalMoz) desta Quarta-feira, 26 de Abril de 2017. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.
Escreve um comentário...


Elton Bila Kkkkkkk....

Shandresh Alfonso Chivambo O Nini fala mal do vosso Jornal, por retaliação voces fazem o mesmo com Nini. Até onde vamos irmaos?
Gosto · Responder · 1 · 2 h

De King Massikine Eu recebi recebi whatsapp o tal suposto mandato, sem lógica,sem coerência e sem assinatura e nem carindo.

Nuro Daúdo Kkkkkkkkkkkkkkk, bando de fala baratos, já acusaram quantas pessoas e aonde estão as provas, ESSES JORNAIS NÃO PASSAM DE AUTÊNTICOS PALHAÇOS. . . Frm La SOMBRA.

Zina Ngorinenhi Thomas Nao posso acreditar,a PGR esta retaliar pork nini tem publicado okilo k dzm segredo da justiça,ex: o k vimos num passado recente.

Ani Zita O mano Momade Assife Abdul Satar não vai gostar nada disto, e vai vos depenar logo que ler isto juro!!

Wiltony Antamigo Não constitui verdade

Ani Zita O mano satar não vai gostar disto

Alberto Americo Machava Machava A verdade vira ao publico só queremos k se faca justica em moz.

Nandinho Mboana Canalmoz....não provoquem o Nini....

Biby De Melo Oliva Deixem o Nini em paz

Kota Ualla É para comprarmos a perda do jornal

Albino Muchanga Guerra Benfica e Sporting!

Rock Chelene Chelene Hum que história é essa já??

Salvador Mandlate Mentirosos.

Amade Jamal Jamal Assim que foi descoberto e gual será a sensação?

PGR emite mandado de busca internacional a Nini Satar, José Muchanga e José Aly Coutinho

Grupo é acusado de crimes de sequestros e envolvimento no assassinato do procurador Marcelino Vilanculos
Cerca de 48 horas depois de um grupo ter interceptado um carro da polícia e resgatado dois criminosos, actualmente em parte incerta, a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu agir. Trata-se de Alfredo José Muchanga e José Aly Coutinho que se encontravam a cumprir pena no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança, vulgo B.O., junto às celas anexas ao Comando da PRM da Cidade de Maputo, na sequência da condenação por vários crimes, incluindo os de sequestros.
A PGR, através de um comunicado emitido, refere que já criou uma comissão para averiguar as circunstâncias da fuga dos reclusos.
Segundo o mesmo documento da PGR, José Coutinho, que se encontrava a cumprir pena de 16 anos de prisão maior, pelo crime de roubo, concorrendo com cárcere privado, recentemente, foi pronunciado por envolvimento no assassinato do Procurador Marcelino Vilanculo.
Durante as investigações e interrogatórios a Coutinho, segundo o comunicado, constatou-se que Momade Assife Abdul Satar, mais conhecido por Nini Satar, é responsável pela formação de uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro. Para o efeito, o réu Nini Satar formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e uma cidadã identificada por Edith da Camara Cylindo que também é acusada de envolvimento na morte do Procurador Marcelino Vilanculo.

Assim, o comunicado da PGR indica que foi emitido um mandado de captura internacional e requerido junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, a revogação da liberdade condicional concedida a Nini Satar, que se encontra fora do país há cerca de três anos, supostamente por motivos de doença.
Entretanto, o acusado Nini Satar, através da sua página do facebook, que tem usado habitualmente para criticar o sector da Justiça no país, diz que não reconhece o mandato de captura alegadamente por não ter sido ainda comunicado oficialmente sobre o assunto. Nini acrescenta ainda na sua página do facebook que não tem nada a temer e que vai recorer da decisão da PGR ao Tribunal Superior de Recurso.


Sergio Zimba Tudo aqui é nini, não ficarei surpreso quando disserem que ele é responsavel pelas dividas ocultas, que as empresas mam proindicus e ematum são dele. Juro havemos de ouvir isso, esta nossa procuradoria é um caos
Não gosto · Responder · 5 · 45 min


Hobety Luys Muhamby Se PGR tiver provas matérias e suficientes o autor deve ser responsabilizado. Agora se for o contrário só espero que não seja mais um joguinho da máfia para distrair os incautos.
Gosto · Responder · 5 · 2 h


Muchuquetane Guenjere E depois cantarem aquela Ladainha de sempre: ESTAMOS A TRABALHAR.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Hobety Luys Muhamby Já faz muito tempo desde que o grande homem passou para a reserva já não oiço alguém da PRM a dizer ESTAMOD A TRABALHAR
Gosto · Responder · 48 min


Escreve uma resposta...





Abrão Paulo Munguambe A justiça ñ deve ser vista como uma roupa q cada um usa a sua maneira. Sabe se q Nini Satar é um grande criminoso e mesmo assim o liberaram e hoje ha mandato de busca e captura internacional e ele ja sabe disso. Acham q ele pode parar perto? T
Gosto · Responder · 37 min


Inacio Cuvelo PGR emite mandato de busca nacional a Guebuza, se assim fosse eu estaria feliz.
Gosto · Responder · 9 · 3 h


Manuel Joaquim Luis Kkkkkk Kkkkk
Gosto · Responder · 12 min


Escreve uma resposta...





Steliovicente Nhatsave O problema eque goxtam de sevfazer de despercebidos ekuantonem pouco,emitam o mesmo para guebuza e sua cupula assim mocambique ira agradecer
Gosto · Responder · 6 · 3 h


Muchuquetane Guenjere Dia 28 esta quase, querem distrair'-nos so. O tal Coutinho e seu comparsa que supostamente foram libertados pelos seus comparsas, provavelmente morreu naquele ataque porque as balas atingiram o local onde estavam e nao os policias. E segundo Nini Satar (Facebook), o Coutinho morreu.
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Issufo Chona E isso mesmo kerenos distrair com essa
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Sergio Zimba Antes do coutinho fugir, não se sabia quem mandou matar o juiz vilanculos, agora foragido ele é um dos mandantes.
Gosto · Responder · 44 min


Teixeira Teté Só temos 48hs para o relatório da Kroll ser apresentado, não tentem nós distrair.
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado


Neidy Gustavo Esse nini satar nunca fui com a carra dele se faz de boa pessoa enquanto E bandido, ate porque aquelas cartas abertas que ele faz pra President E tudo fantochada seu mulato de meia tigela.
Gosto · Responder · 1 h


Nordine Mussagy Mussagy Cara...
Gosto · Responder · 50 min


Sergio Zimba Neidy, isso ja é racismo é crime que estas a cometer, vc diz mulato de meia tigela, se ele disser preta de meia tigela vais gostar
Gosto · Responder · 1 · 40 min


Júllyo Muianga Perdeste uma grande oportunidade d ficar calada! Vamos discutir ideias e não a cor das pessoas
Gosto · Responder · 2 · 35 min


Fernando Jorge Francisco Cumbana nao é mulato,è monhê criminoso
Gosto · Responder · 31 min


Escreve uma resposta...





Osvaldo Mazuze Neste país está cheio de corrupção ke já nem é possível o retrocesso desta tragédia
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Pedro Jimisse Chichongue Em Mocambique tudo que acontece tem pessoas que vao afavor..mesmo que seja coisa de ma fe alguem esta la afavor.
Gosto · Responder · 1 h

1 resposta



Alexandre Samuel Nhazilo Mandato ou mandado? Sr jornalistas por favor investiguem mais.
Gosto · Responder · 52 min


Sergio Zimba Mandato de 5 anos. Mandado de busca
Gosto · Responder · 1 · 42 min


Sergio Zimba Que investiguem mesmo,
Gosto · Responder · 1 · 41 min


Escreve uma resposta...





Cirilo Salvador Um cidadao que foi sequestrado quando volta dos cativeiros diz ja nao quero mais ser ancionista nas empresas,fabricas e outros ja nao querem ser mais presidentes das associacoes, e depois os tais cargos e ansoes sao atribuidos aos filhos de Ministros e seus comparsas porque PGR?
Gosto · Responder · 1 h


Sofia Chicote daki a poucos dias se n tiverem provas contundentes sera um caso eskecido tudo eh apenas bla bla
Gosto · Responder · 1 h


Cremildo Hosseia Munguambe Baliza escancarada esta tudo descoberto nao vao nos enganar mais ja estamos de olhos abertos
Gosto · Responder · 16 min


Dedé Machava Mana BCL, eu acho que o mais correcto é emitir uma busca nacional ao primo Zéca que arruinou este país e deixar te tentar distrair nos. Os que mergulharam o país nesta situação estão são e salvos, ja era hora de lhes convidar e procurar saber a verdadeira, mas enfim não me surpreende sua atitude, se foi o primo Zeca a te por ai, não tens o que fazer para além de seguir suas ordens
Gosto · Responder · 58 min


Carlos A Mavuie A PGR devia demitir-se! Esse episodio enterra por completo a sua carreira profissional. Ela e mulher sim, mas deve evitar q seu nome va sendo pisoteado. Presto minha solidariedade com ela, e triste isto... Como a escolta nao passa numa via c simaforo. O normal era q a escolta passasse em frente p impedir a intromissao de estranhos...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Macario Jr Felix Afinal esse Nini Satar é qual mesmo!!!que não cansa de ver o sol aos quadradinhos???
Gosto · Responder · 1 h


Gulamo Ngulele GR Mas podem me dizer que,quem os libertou para eles fugirem?ho PGR vces sabem bem onde estao nao nos fassam de Bobos
Gosto · Responder · 2 h


Bassfar Abdul Emitam um mandato nacional pra Guebuza, so assim eu vou acreditar que a PGR esta a trabalhar. Esses sao criminosos conhecidos por todos nos. Agora queremos ver os ladroes que vestem casado e gravata.
Gosto · Responder · 1 h


Tivane Pedro Tivane Oque tem haver nini satar com esses delinquentes?
Gosto · Responder · 3 h


Manuel Joaquim Luis Isso é pra nos distrair ... Quero a PGR falar das dívidas
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Helio Emilio Emilio Humm de novo, esse Nini ja nem tem medo de cadeia.
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Sergio Zimba Jornalistas, mandato é aquele de nyusi de 5 anos. Quando é busca é mandado
Gosto · Responder · 37 min


Jone Junior kkkkkk agora pork nao mandam o mandado pra ladroes d FMI????
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Norway Prince Mandado
Gosto · Responder · 1 h


Norda Uelemo O filme só está a começar
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Chris Zandamela Palhaçada. ... nem sei porque comento essas tretas😒
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Amans Chissico Querem lhe fazer o quê?
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Isaias Miguel Mpanguiua O habito não abandona o dono
Gosto · Responder · 24 min


Fernando Jorge Francisco Cumbana deviam processar o juiz que autorizou a saida do nini para o estrangeiro
Gosto · Responder · 33 min


Roberto Carlos A cobra vai fumar
Gosto · Responder · 2 h


Marcio Morais bode expiatório
Gosto · Responder · 1 h


CB Wilson KKKKKK, Moçambique é maning nice.
Gosto · Responder · 2 h


Vania Baptista Não nos destraiam nós. Seus idiotas 😤😡😒
Gosto · Responder · 1 h


Agnaldo Caetano Caetano KKKKKKKKKKKKKKK SO NO PAIS DO PANDZA
Gosto · Responder · 1 h


Hanifa Lassimao Cuco

Gosto · Responder · 36 min


Daina Acacio Esses nao teem de falar se nao os tacos
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Helio Borges #MANDADO_DE_BUSCA!
Gosto · Responder · 2 h
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários
Sergio Zimba
Sergio Zimba Tudo aqui é nini, não ficarei surpreso quando disserem que ele é responsavel pelas dividas ocultas, que as empresas mam proindicus e ematum são dele. Juro havemos de ouvir isso, esta nossa procuradoria é um caos
Não gosto · Responder · 5 · 33 min
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Se PGR tiver provas matérias e suficientes o autor deve ser responsabilizado. Agora se for o contrário só espero que não seja mais um joguinho da máfia para distrair os incautos.
Gosto · Responder · 5 · 2 h
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere E depois cantarem aquela Ladainha de sempre: ESTAMOS A TRABALHAR.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Já faz muito tempo desde que o grande homem passou para a reserva já não oiço alguém da PRM a dizer ESTAMOD A TRABALHAR
Abrão Paulo Munguambe
Abrão Paulo Munguambe A justiça ñ deve ser vista como uma roupa q cada um usa a sua maneira. Sabe se q Nini Satar é um grande criminoso e mesmo assim o liberaram e hoje ha mandato de busca e captura internacional e ele ja sabe disso. Acham q ele pode parar perto? T
Inacio Cuvelo
Inacio Cuvelo PGR emite mandato de busca nacional a Guebuza, se assim fosse eu estaria feliz.
Gosto · Responder · 9 · 2 h
Manuel Joaquim Luis
Manuel Joaquim Luis Kkkkkk Kkkkk
Gosto · Responder · 1 min
Steliovicente Nhatsave
Steliovicente Nhatsave O problema eque goxtam de sevfazer de despercebidos ekuantonem pouco,emitam o mesmo para guebuza e sua cupula assim mocambique ira agradecer
Gosto · Responder · 6 · 2 h
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Dia 28 esta quase, querem distrair'-nos so. O tal Coutinho e seu comparsa que supostamente foram libertados pelos seus comparsas, provavelmente morreu naquele ataque porque as balas atingiram o local onde estavam e nao os policias. E segundo Nini Satar (Facebook), o Coutinho morreu.
Gosto · Responder · 3 · 2 h
Issufo Chona
Issufo Chona E isso mesmo kerenos distrair com essa
Gosto · Responder · 1 h
Sergio Zimba
Sergio Zimba Antes do coutinho fugir, não se sabia quem mandou matar o juiz vilanculos, agora foragido ele é um dos mandantes.
Teixeira Teté
Teixeira Teté Só temos 48hs para o relatório da Kroll ser apresentado, não tentem nós distrair.
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
Neidy Gustavo
Neidy Gustavo Esse nini satar nunca fui com a carra dele se faz de boa pessoa enquanto E bandido, ate porque aquelas cartas abertas que ele faz pra President E tudo fantochada seu mulato de meia tigela.
Gosto · Responder · 1 h
Sergio Zimba
Sergio Zimba Neidy, isso ja é racismo é crime que estas a cometer, vc diz mulato de meia tigela, se ele disser preta de meia tigela vais gostar
Gosto · Responder · 1 · 29 min
Júllyo Muianga
Júllyo Muianga Perdeste uma grande oportunidade d ficar calada! Vamos discutir ideias e não a cor das pessoas
Gosto · Responder · 2 · 24 min
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana nao é mulato,è monhê criminoso
Osvaldo Mazuze
Osvaldo Mazuze Neste país está cheio de corrupção ke já nem é possível o retrocesso desta tragédia
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Pedro Jimisse Chichongue
Pedro Jimisse Chichongue Em Mocambique tudo que acontece tem pessoas que vao afavor..mesmo que seja coisa de ma fe alguem esta la afavor.
Gosto · Responder · 1 h
Alexandre Samuel Nhazilo
Alexandre Samuel Nhazilo Mandato ou mandado? Sr jornalistas por favor investiguem mais.
Sergio Zimba
Sergio Zimba Mandato de 5 anos. Mandado de busca
Gosto · Responder · 1 · 31 min
Sergio Zimba
Sergio Zimba Que investiguem mesmo,
Gosto · Responder · 1 · 31 min
Cirilo Salvador
Cirilo Salvador Um cidadao que foi sequestrado quando volta dos cativeiros diz ja nao quero mais ser ancionista nas empresas,fabricas e outros ja nao querem ser mais presidentes das associacoes, e depois os tais cargos e ansoes sao atribuidos aos filhos de Ministros e seus comparsas porque PGR?
Gosto · Responder · 1 h
Sofia Chicote
Sofia Chicote daki a poucos dias se n tiverem provas contundentes sera um caso eskecido tudo eh apenas bla bla
Gosto · Responder · 1 h
Cremildo Hosseia Munguambe
Cremildo Hosseia Munguambe Baliza escancarada esta tudo descoberto nao vao nos enganar mais ja estamos de olhos abertos
Gosto · Responder · 5 min
Dedé Machava
Dedé Machava Mana BCL, eu acho que o mais correcto é emitir uma busca nacional ao primo Zéca que arruinou este país e deixar te tentar distrair nos. Os que mergulharam o país nesta situação estão são e salvos, ja era hora de lhes convidar e procurar saber a verdadeira, mas enfim não me surpreende sua atitude, se foi o primo Zeca a te por ai, não tens o que fazer para além de seguir suas ordens
Carlos A Mavuie
Carlos A Mavuie A PGR devia demitir-se! Esse episodio enterra por completo a sua carreira profissional. Ela e mulher sim, mas deve evitar q seu nome va sendo pisoteado. Presto minha solidariedade com ela, e triste isto... Como a escolta nao passa numa via c simaforo. O normal era q a escolta passasse em frente p impedir a intromissao de estranhos...
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Macario Jr Felix
Macario Jr Felix Afinal esse Nini Satar é qual mesmo!!!que não cansa de ver o sol aos quadradinhos???
Gosto · Responder · 1 h
Gulamo Ngulele GR
Gulamo Ngulele GR Mas podem me dizer que,quem os libertou para eles fugirem?ho PGR vces sabem bem onde estao nao nos fassam de Bobos
Gosto · Responder · 2 h
Bassfar Abdul
Bassfar Abdul Emitam um mandato nacional pra Guebuza, so assim eu vou acreditar que a PGR esta a trabalhar. Esses sao criminosos conhecidos por todos nos. Agora queremos ver os ladroes que vestem casado e gravata.
Gosto · Responder · 1 h
Tivane Pedro Tivane
Tivane Pedro Tivane Oque tem haver nini satar com esses delinquentes?
Gosto · Responder · 3 h
Manuel Joaquim Luis
Manuel Joaquim Luis Isso é pra nos distrair ... Quero a PGR falar das dívidas
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Helio Emilio Emilio
Helio Emilio Emilio Humm de novo, esse Nini ja nem tem medo de cadeia.
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Sergio Zimba
Sergio Zimba Jornalistas, mandato é aquele de nyusi de 5 anos. Quando é busca é mandado
Jone Junior
Jone Junior kkkkkk agora pork nao mandam o mandado pra ladroes d FMI????
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Norway Prince
Norway Prince Mandado
Gosto · Responder · 1 h
Norda Uelemo
Norda Uelemo O filme só está a começar
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Chris Zandamela
Chris Zandamela Palhaçada. ... nem sei porque comento essas tretas😒
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Amans Chissico
Amans Chissico Querem lhe fazer o quê?
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Isaias Miguel Mpanguiua
Isaias Miguel Mpanguiua O habito não abandona o dono
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana deviam processar o juiz que autorizou a saida do nini para o estrangeiro
Roberto Carlos
Roberto Carlos A cobra vai fumar
Gosto · Responder · 2 h
Marcio Morais
Marcio Morais bode expiatório
Gosto · Responder · 1 h
CB Wilson
CB Wilson KKKKKK, Moçambique é maning nice.
Gosto · Responder · 2 h
Vania Baptista
Vania Baptista Não nos destraiam nós. Seus idiotas 😤😡😒
Agnaldo Caetano Caetano
Agnaldo Caetano Caetano KKKKKKKKKKKKKKK SO NO PAIS DO PANDZA
Gosto · Responder · 1 h
Daina Acacio
Daina Acacio Esses nao teem de falar se nao os tacos
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Helio Borges
Helio Borges #MAN

PGR emite mandado de busca internacional a Nini Satar, José Muchanga e José Aly Coutinho

Grupo é acusado de crimes de sequestros e envolvimento no assassinato do procurador Marcelino Vilanculos
Cerca de 48 horas depois de um grupo ter interceptado um carro da polícia e resgatado dois criminosos, actualmente em parte incerta, a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu agir. Trata-se de Alfredo José Muchanga e José Aly Coutinho que se encontravam a cumprir pena no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança, vulgo B.O., junto às celas anexas ao Comando da PRM da Cidade de Maputo, na sequência da condenação por vários crimes, incluindo os de sequestros.
A PGR, através de um comunicado emitido, refere que já criou uma comissão para averiguar as circunstâncias da fuga dos reclusos.
Segundo o mesmo documento da PGR, José Coutinho, que se encontrava a cumprir pena de 16 anos de prisão maior, pelo crime de roubo, concorrendo com cárcere privado, recentemente, foi pronunciado por envolvimento no assassinato do Procurador Marcelino Vilanculo.
Durante as investigações e interrogatórios a Coutinho, segundo o comunicado, constatou-se que Momade Assife Abdul Satar, mais conhecido por Nini Satar, é responsável pela formação de uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro. Para o efeito, o réu Nini Satar formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e uma cidadã identificada por Edith da Camara Cylindo que também é acusada de envolvimento na morte do Procurador Marcelino Vilanculo.
Assim, o comunicado da PGR indica que foi emitido um mandado de captura internacional e requerido junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, a revogação da liberdade condicional concedida a Nini Satar, que se encontra fora do país há cerca de três anos, supostamente por motivos de doença.
Entretanto, o acusado Nini Satar, através da sua página do facebook, que tem usado habitualmente para criticar o sector da Justiça no país, diz que não reconhece o mandato de captura alegadamente por não ter sido ainda comunicado oficialmente sobre o assunto. Nini acrescenta ainda na sua página do facebook que não tem nada a temer e que vai recorer da decisão da PGR ao Tribunal Superior de Recurso.
DADO_DE_BUSCA!

Sem comentários: