sexta-feira, 28 de abril de 2017

NYUSI BE GOOD


Bom dia MOZIrmãos!
O título emprestei do Chukc Berry (negro) – Pai do Rock and Roll (quase todas as suas músicas foram tocadas e cantadas pelo Rei do Rock and Roll, Elvis Presley (branco)). O Original é John be good.
Mas não é da história da música que quero escrever. É dos pequenos mas importantes ganhos que aos poucos os líderes políticos vão tendo neste nosso Moçambique indempendente. Parece que estamos a sair das violentas ondas do mar alto (Moçambique no Mar alto - Juliuis Nherere) para as calmas águas da mais tranquila praia de Moz Country. Bem hajam os nosso políticos que o mestre tempo vai lhe ensinando a lucidez. Vale a pena enaltecer a coragem do Presidente Nyusi que, certamente, teve que enfrentar os Falcons (apologistas da barbáries) das Forças da Defesa e Segurança (PRM, FIR, SERNAP, FADM...) sobre a decisão da retirada das tropas Governamentais de Gorongosa. Ainda da forma como o fez: publicamente!!! Parabens!
No Post anterior já eu dizia que o Nyusi estava a fazer a sua parte nesta caminhada em busca da Paz e conta com a colaboração patriótica de Dlhakama. Aliás o Nyusi está a conseguir estes passos porque (não tenho muita certeza disso) descartou muitos intermediários da famosa “Sociedade Civil” que ninguém a reconhece e de civil tem pouco ou nada. Puros mercenários ao serviço de gentalha extranha e dos seus egos.
Tenho a convicção de que a paz vem e pode ficar por muito tempo, mesmo que os actores não sejam os mesmos. Mas alerto ao Nyusi para tomar cuidados especiais. Num dos Posts de 2015 falei da possibilidade de Golpe de Estado (na altura militar) caso falhasse a operação contra a RENAMO. O perigo continua. Com o XI Congresso a vista, as movimentações atrás dos palcos são muitas e venenosas. Estão a lançar manobras de diversão (reuniões clandestinas com temas tribalistas). Não o deve distrair, com certeza. Os militares também não devem estar muito satisfeitos com essa sua última sua decisão.
Mas este é o caminho se algum(a) moçambicano/a quer ser lembrado/a como bom(a) filho/a da pátria moçambicana (não precisa ser pérola do índico, até porque muitos nunca viram uma pérola nem sabem o que é).
Tosten Poporopo
PS1: Não sei o que se passa com a Porcaria, desculpe, Procuradoria da República. Há uma fuga de prisioneiros (ao estilo de Al Capone); os implicados no procedimento de tal movimentação (não normal) estão impunes; O director da Cadeia da BO (preso por fuga de um deles na ocasião anterior) é solto; acusa-se ao Nini Satar(na condicional) como envolvido e com mandando de Busca e Captura Internacional, numa caso em que os foragidos ainda não foram julgados e condenados. Caaaraca, meu!!! A Kroll está a Skrollar (mexe aquela rodilnha de rato o computador para cima e para baixo) as vossas cabeças? Nyusi deve tomar conta disso. Mas primeiro concentre-se na Paz.
PS2: O meu partido Frelimo legitimou umas dívidas que todo o mundo sabe que não é nossa moçambicanos, mas deles (alguns robadores). Por quê camaradas? Why so?
PS3: Cada país é um caso. A famosa empresa competente Kroll (cão farejador de casos mal parados), está a sentir a fumança da suruma moçambicana. Vai adiando a entrega do relatório. Dizem os sabidos que é a primeira vez que isso acontece com esta competente empesa (a mente moçambicana para o mal é mesmo brilhante!). Mas tem a minha bênção para finalizar e entregar o relatório. Não se manchem!
PS4: Com a retirada da tropa em Gorongosa, podemos ir ver as ossadas das famosas valas comuns?
Tosten Poporopo
GostoMostrar mais reações

Sem comentários: