A lista dos 10 melhores artistas na óptica de Ivo Mahel, surge no contexto da entrevista que concedeu ao Toque Cultural que te Informa, Xigubo, que teve como agenda a invasão às ruas de Joanesburgo e Soweto para vender CD’s de mão em mão.
E porque um dos motivos que o leva a imigrar para aquele país vizinho é a desvalorização de artistas por parte da sociedade e, em larga escala, dos empresários e promotores de eventos, Mahel foi chamado a citar 10 melhores artistas de Moçambique, tendo desabafado que os piores (desafinados) ocupam, sempre, os lugares cimeiros e os melhores são simplesmente postos de lado.
Adianta-se que a qualidade vocal, a força de vontade, o saber ser e estar e a postura física são alguns dos critérios de selecção usados pelo detentor de discos de prata, platina e ouro e representante das 21 marcas da Bruber, Ivo Mahel. “O artista deve preocupar-se com a sua alimentação e a exercícios físicos porque, na minha óptica, é um modelo internacional. É importante que eles não se deixem inchar”, justificou no que dedilha a postura física.
10. Humberto Luís
Coloco o Humberto Luís nesta lista, em décimo, não porque quando ele começou a cantar vinha, vestido de calças oversize,  me incomodar na minha garagem para ter aulas de música, mas porque vejo muita evolução e força de vontade nele. Sim, eu recordo-me que vezes sem conta eu tirava a minha viola por duas a três horas e ele era sempre pessimista, dizendo que nunca ia conseguir porque tinha uma voz muito nasalada. Quando comecei a vê-lo no Fama Show, ia ganhando consciência plena de que, com mais esforço, ele poderia tornar-se num grande artista e é o que já está a acontecer. O Humberto fez muitos ensaios comigo, por isso é que sinto que ele tem terminais minhas, ou seja, os nossos ensaios fizeram com que suas altas fossem idênticas às minhas.  É voz dele. É talento dele. Não fui eu quem o fez, atenção.

9. Edú
O Edú é uma grande voz e com muita humildade. Acho que fazer gospel foi uma escolha certa porque, em todo caso, precisamos de artistas focados nesse gênero musical. Sei que o gospel não é comercial, mas pelos anos de estrada, talento  e personalidade que ele tem, devia ser um dos mais patrocinados deste país. O gospel não deixa de ser um grande gênero musical só porque é virado à questões religiosas. Ora, ele tem uma postura que aceita que envergue naquele estilo. Quem, de facto, alimenta-se da palavra de Deus, certamente não vai relevar a estatura física de quem está a glorificar o Criador.
8. Ivo Mahel
Não perco oportunidade de colocar o meu nome nesta lista porque considero-me um dos melhores artistas desta nação, até porque durante a minha carreira já ganhei o que tinha que ganhar. Entretanto, com todo respeito aos leitores da revista Xigubo, digo categoricamente que os melhores fazedores do zouk em Moçambique são quatro, nomeadamente, Ivo Mahel, Humberto Luís, Richard Suleimane e  Cláudio Ismael.
7. Lorena Nhate
É uma mulher que para além de provar que é uma grande cantora, mostrou o seu verdadeiro valor fazendo a sua licenciatura e, agora, a correr atrás do seu mestrado. Ela tem a ciência de fazer a música tradicional de raíz muito boa e é por este motivo forte que tenho a certeza absoluta que ela é quem devia ser considerada a Diva da Marrabenta – tem voz e postura de mulher moçambicana. Olha, a Diva da Marrabenta não é aquela que nós já temos… A Diva da Marrabenta é aquela que deve ser escolhida de forma certa. Para mim,  a verdaeira Diva da Marrabenta é a Lorena. Ninguém deve autoproclamar-se: isto nào se difere de dizer que eu sou o King Mahel, obviamente as pessoas também vão me chamar assim, mas não que, realmente, eu seja esse tal king. Nestes casos, há necessidade de deixar o julgamento nas mão do público. A Marllen, por exemplo, é uma cantora que não fica atrás, está a mostrar muito trabalho, porém, as últimas obras da Lourena, fazem-me crer cegamente que ela é a Diva da Marrabenta. E no lugar da Lorena, para o título Diva da Marrabenta, colocaria a Marllen.
6. Nelson Nhachungue
Eu nunca gostei tanto de ouvir a minha música como ouvi na voz deste homem. Gostava imenso que ele regravasse a música Mamã e aproveito esta oportunidade para pedir ao Nelson para fazer a versão da mesma. Fui vê-lo cantar no Fama e fiquei impressionado. Ele é bonito, taletoso e grande atleta de capoeira . Quando  vejo o Nelson, recordo-me do Usher e 50 Cent pela postura artística de que dispõe. Isto é o que nós temos de vender para fora, artistas que indubitavelmente se sacrificam para ter perfil internacional. Eu, Mahel, com 39 anos ainda tenho o six pack no lugar. Mas os artistas que menos se preocupam em oferecer um boa qualidade vocal e física, são os mais patrocinados (muitos deles são desafinados)
5. Ali Faque
É detentor de uma voz que para mim é referência macua. É um senhor que luta  dia e noite, a história do artista também conta. O Ali Faque é uma pessoa de talento indiscutível, quem é que não reconhece a potencialidade vocal dele? No dia em que cantou para mim, mesu pelos levantaram e hoje é um dos poucos patrocinados, quero dizer, nem sequer uma viatura ele tem, mas continuamos  a ver desafinados  a viverem melhor que ele. Ali Faque é uma excepção… é uma voz única neste país… seria um dos maiores representantes da música moçambicana
4. Abel Laste
Tal como Humberto Luís, Abel Laste é uma das pessoas que me batiam a porta para ter aulas comigo, mas neste caso, a porta do hotel, sempre que eu fosse à Pemba. Ele cantava ao som da minha viola e no fim eu dizia que não tinha condições para lhe ajudar. Entretanto, ia explicando  como o nosso mercado é difícil e acabei aconselhando-o a tentar a sorte num desses concursos de caça de talentos. Dito e feito, Abel venceu o segundo lugar do Fama Show.
3. Cláudio Ismael
Super gente fina e talentoso, mas está a faltar-lhe humildade. Não tenho muito a dizer sobre ele, a única coisa que vou repisar é humildade, que ele seja mais humilde. Do resto, é um grande artista.
2. Tony Django (1973/2010)
Infelizmente já não está entre nós, mas considero-o dono da melhor voz que já tivemos. Tony Django era um grande artista e, mesmo assim, nenhuma entidade puxou-o para patrociná-lo. Ele era o único Kapa Dêch que conseguia encher um campo de futebol, sublinho que esta seria uma das figuras com mais condições de vida entre nós. Digo isso com muita consciência porque tive a oportunidade de trabalhar com ele, inclusive, a música Mamã conta com seus coros
1. Richard Suleimane (1990-2014)
Com certeza a maior promessa de todos os tempos foi-se muito cedo. O que estava dentro daquele homem é algo inédito, Richard foi um diamente que, numa primeira fase, Deus colocou em Moçambique, e mais tarde, tirou-o de nós porque apercebeu-se, penso eu, que seria uma perdição um artista do seu calibre estar num país como o nosso. O miúdo cantava tão bem como Zezé de Camargo, por exemplo, e como Michael Jackson. Este sim, seria a maior ameaça da música e para seus colegas. Veja uma coisa: nunca me senti abanado em toda minha carreira tal como me senti quando Richard abria a sua voz.