terça-feira, 25 de abril de 2017

Cão Rottweiller atacou criança de quatro anos e dono fugiu antes de ser intercetado

MATOSINHOS

Matosinhos. 

ATUALIZADO2.282
46
Uma criança de 4 anos foi atacada em Matosinhos, por um cão de raça perigosa, e encontra-se em estado grave. Dono do animal fugiu mas já foi detido. Antes do ataque, terá agredido o pai da criança.
Foto ilustrativa de um cão da raça Rottweiller (@WIkimedia Commons)
Wikimedia Commons
Uma menina de quatro anos foi atacada esta manhã em Leça do Balio, Matosinhos, por um cão de raça perigosa, um Rottweiller. Nesta altura já se encontra em condição estável no Hospital de São João, apurou o Observador junto de fonte do Comando Metropolitano da PSP do Porto. De acordo com as informações recolhidas, o proprietário do animal fugiu, deixou o cão em casa e trocou de roupa mas já foi intercetado e detido. Alegadamente, terá agredido uma outra pessoa que estava no local, e que inicialmente as próprias autoridades apontaram como o pai da criança, antes do ataque do cão. Está na esquadra de São Mamede de Infesta, devendo ser amanhã presente a tribunal.
O alerta foi dado pelas 10h00 depois de um grupo de pessoas ter sido atacado por um cão de raça Rottweiller na Rua Padre Manuel Bernardes, em Leça do Balio, Matosinhos. De acordo com a informação recolhida, o pai da criança terá advertido antes o proprietário do cão para o facto de o animal andar na via pública sem trela e sem açaime. Na altura, terá tentado tirar uma fotografia com o telemóvel para comprovar a situação. Terá sido aí que o dono do animal terá agredido o pai da menina e, momentos depois, o cão atacou a criança.
Além da menina de quatro anos, o cão feriu ainda outras duas pessoas, com menor gravidade. Uma dessas pessoas será a mãe da criança. A família estaria num velório de um vizinho. A criança foi transportada para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, mas foi transferida para o Hospital de São João, no Porto, por necessitar de ser submetida a uma cirurgia reconstrutiva à zona da cabeça e da cara. A criança apresentava ferimentos no couro cabeludo, ombro e numa mão, mas “não estava em estado grave”, de acordo com os bombeiros. Inicialmente, fonte da PSP tinha indicado que a menina estava “praticamente desfigurada”, num “estado muito grave”.
O cão também já foi intercetado e encontrar-se num canil municipal em Matosinhos. De acordo com o que se sabe nesta altura, o animal, de uma raça potencialmente perigosa, cumpria os requisitos legais necessários, incluindo seguro de responsabilidade civil e o chip, mas circulava em público sem trela e sem açaime.
“Estamos a elaborar o expediente. O detido foi intercetado e irá amanhã a tribunal. Incorre na prática de três crimes: ofensas à integridade física por negligência, ofensas à integridade física do pai da criança e omissão de auxílio. Após o sucedido, abandonou o local sem prestar assistência, dirigiu-se para casa, trocou de roupa, deixou o cão e foi depois intercetado a partir do auxílio de testemunhas. O veterinário do canil é que vai decidir se será abatido. O portador do animal não estava a cumprir as regras impostas por lei. Além da criança existem mais três feridos: os pais e uma outra pessoa, todos sem gravidade”, explicou à SIC Notícias a subcomissária da PSP, Sílvia Caçador.
Segundo os bombeiros de Leça do Balio, em Matosinhos, que fizeram o transporte ao hospital, a menina “não corre perigo de vida”. Fonte hospitalar confirmou que a menina encontra-se estável.
De acordo com o ponto 1 do artigo 11 do Decreto-Lei n.º 312/2003, datado de 17 de dezembro, “o animal que cause ofensas graves à integridade física de uma pessoa, devidamente comprovadas através de relatório médico, é obrigatoriamente abatido, por método que não lhe cause dores e sofrimento desnecessários, após o cumprimento das disposições legais do Plano Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva e Outras Zoonoses, não tendo o seu detentor direito a qualquer indemnização”.
Observador
6 h ·


De acordo com a PSP, o cão andaria na via pública sem trela e sem açaime, acompanhado do dono que, após o ataque, fugiu com o animal.


Matosinhos. Cão Rotweiller deixa criança de 4 anos em estado “muito grave” e “desfigurada”
A polícia está a procurar encontrar o responsável.
OBSERVADOR.PT




198 comentários
272 partilhas




826826
Comentários Principais

GostoMostrar mais reaçõesComentar
Partilhar

Comentários


Escreve um comentário...





Marta Nunes E o que me revolta é que quando o apanharem, o cão é que vai sofrer e não o dono! A culpa é do dono!
Não gosto · Responder · 191 · 6 h

Ocultar 42 respostas

Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


David Urbano Exatamente, isso é o que te preocupa. A criança que morra.
Gosto · Responder · 35 · 6 h


Carlos Pulido Almeida Mais 1 eleitor do pan
Gosto · Responder · 6 · 6 h


Carlos Resende Alves Claro que a culpa é do dono !!! Não misturem aqui política. O animal é aquilo que o dono permite e reflecte normalmente o que o dono é !
Gosto · Responder · 20 · 6 h


Isaac Frnnds David Urbano respira que o pequeno cérebro que te resta não está a ser oxigenado. O cão não é perigoso nem "raça perigosa", o dono do cão é que é que por negligência não tomou as atitudes que devia. Mas enfim, tu se tivesses um nadinha menos de senciência tinhas que ser regado duas vezes ao dia.
Gosto · Responder · 15 · 6 h · Editado


Marta Nunes Não foi isso que eu disse, atenção... eu por acaso escrevi isso?
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Alexandre Carriço Mas a que animal afinal se refere, avid Urbano, quando afirma que é «perigoso» e «não pode estar na sociedade»? E onde é que inferiu, nestes comentários, que ninguém se preocupa com a criança? ...
Gosto · Responder · 4 · 5 h


Pedro Miguel David urbano ganha juízo que só falas é fiambre!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Jose Carlos Dantas David Urbano ... há cães violentos, e cães não violentos...É mentira ! Há cães que são potencialmente perigosos . Mas são SEMPRE o que o dono quer que eles sejam .
Gosto · Responder · 8 · 5 h


David Urbano Jose Carlos Dantas, dá para ver que não percebes de animais, os cães têm personalidade.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Jose Carlos Dantas David Urbano ,olha eu ....

Gosto · Responder · 8 · 5 h


Fernando Santos David Urbano , explique lá você então a personalidade deste cão , que era mansinho , mas potencialmente perigoso por isso devia de andar com trela , ou não será obrigatória ???
Gosto · Responder · 5 h


António Pereira da Silva A culpa é do cão e do dono! Esta raça, como muitas mais, são perigosas! Não me venham dizer que o cão é assim porque o dono também o é!
Já o dono tem a culpa de não levar trela e açaime! Acrescenta-se a essa mesma culpa, o facto de ter fugido que, por si só, é vergonhoso!
Gosto · Responder · 5 · 5 h


Jose Carlos Dantas David Urbano ,olha eu ....

Gosto · Responder · 11 · 5 h


Jose Carlos Dantas David Urbano ,olha eu .....

Gosto · Responder · 11 · 5 h


Jose Carlos Dantas David Urbano ,queres mais ou chegam ???
Gosto · Responder · 4 · 5 h


Laura Martins Rotweiller, das melhores raças para criança ❤️
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Fábio Sousa Jose Carlos Dantas belos cães!!!
Gosto · Responder · 6 · 5 h


Laura Martins Queremos mais 😉
Gosto · Responder · 5 h


Jose Carlos Dantas Fábio Sousa Muito obrigado . É preciso ter gosto ,paciência e tempo . São coisas que não me faltam ....
Gosto · Responder · 7 · 5 h


David Urbano Jose Carlos Dantas, e os teus cães são todos iguais? São tudo reflexos da personalidade do dono? Só me dás razão.
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado


Sónia Silva Neste caso...o dono também deveria ser obrigado a usar trela e acaime. Ele é que é perigoso e ataca as pessoas. O cão agiu em "defesa" do dono. Cada vez mais acho que certas pessoas deveriam ser obrigadas a ter "licença de porte de cão ". Um cão mal educado...é uma arma. Tal como um filho. 😢
Gosto · Responder · 4 · 5 h


Sónia Silva António Pereira da Silva pode crer...o cão é o reflexo do dono. Ele reagiu em defesa do dono...porque a realidade que percecionou foi que o dono estaria em apuros/contenda.. com aquelas pessoas. O menos culpado disto é o cão. Eles não são maus e não atacam...sem razão. Pode dar-se o caso de atacarem sem razão porque "elouquecem"...muitos são vítimas da mistura de raças e de maus cruzamentos.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


David Urbano Ó Maria Leal, ou Sónia ou que for, só estás a provar que o cão deve ser abatido, se ele vai "defender" o dono, sempre que vir alguém, seja um ladrão ou uma criança de 4 anos, então é um animal perigoso e deve ser abatido.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Pedro Miguel Isto é o meu american staff "raça potencialmente perfeita" volta e meia quando lhe dá para atacar crianças!

Gosto · Responder · 6 · 5 h


Fernando Santos David Urbano , os cães não são todos iguais por isso as maiores cautelas , mesmo dentro de casa , por isso menos Tretas de todos , não venham falar de uma reacção da criança a criança com 4 anos nem sabe o que faz o dono do cão sim devia saber....
Gosto · Responder · 5 h


David Urbano Marta Nunes, decidiste alterar a o comentário?? Ahah
Gosto · Responder · 5 h


São Pereira Eu gosto muito de cães,mas não concordo.
Gosto · Responder · 5 h


Jose Carlos Dantas David Urbano respeito muito todos os meus cães e talvez por isso consigo que eles façam só o que eu quero .São durante os treinos recompensados por isso .
Se você se calar e não escrever mais asneiras,logo no fim da tarde dou-lhe um biscoito ....

Gosto · Responder · 6 · 4 h


Sónia Silva David Urbano...o meu nome é Sónia...e como não andamos na escola juntos...não nos tratamos por tu. Esclarecido este ponto....passo ao seguinte...eu nunca disse que o cão não deveria ter trela e açaime. É obvio que qualquer protege semprevo dono...seja grande ou pequeno. E então? Toca a abater todos?? Os pinscher inclusivamente que são pequenos mas terríveis 😢
Gosto · Responder · 4 · 4 h


Gibraltar Maciel Quando o meu filho nasceu, eu tinha a Lady pastor alemã, ao chegar do hospital eu mostrei a ela o filho. Ela cheirou e rosnou. Não gostou. Dia seguinte a dei a um casal amigo. Os cães são animais imprevisiveis. Não se pode confiar.
Gosto · Responder · 6 · 4 h


Nani Vieira David Urbano, tu é que devias ser abatido. Tu e o dono (e cobarde) do cão.
O cão age por instinto. O dono incumpriu com a lei que obriga que esta raça ande açaimada e com trela, para alem de que o dono deva estar sempre munido dos respectivos documentos. O animal atacou e agora é abatido. E o dono? Eventualmente paga uma coima e pronto. Não. O dono deveria ser altamente responsabilizado. Condenado a severa pena de prisão. Talvez educasse (treinasse) o cão de outra forma, pois como aqui foi dito (e muito bem) age em reflexo do treino que lhe foi dado (ou que não teve).
É sempre mais fácil sanar os problemas pelo lado mais fraco, in casu, o animal, não é?
Gosto · Responder · 5 · 4 h


Sónia Silva E mais David Urbano...se o animal não distingue um ladrão de uma criança é porque não foi bem ensinado. E mais uma vez. . .a culpa é do dono.
Gosto · Responder · 5 · 4 h


Gibraltar Maciel As leis em Portugal de brandos costumes teem que ser mais severas. A humanos e animais. A começar pelos corruptos. Estes não merecem perdão.
Gosto · Responder · 4 h


Manuel Lagos Esse comentário não vem muito a calhar depois da criança ter sido mordida e talvez ficar desfigurada !!!
Gosto · Responder · 4 h


Filipe Amorim Meus amigos, todos têm um pouco de razão. Todos os cães tem o poder de atacar alguém. Até um chiwawa. Mas o poder dos maxilares é que difere entre eles. E não venham dizer que os cães são todos iguais, e que se bem educados, nunca atacarão ninguém. Há sempre risco, nem que seja uma ínfima percentagem de imprevisibilidade ou volatilidade no comportamento.
Gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado


Nani Vieira Filipe Amorim, concordo. Só não concordo que sejam abatidos pela IRRESPONSABILIDADE dos seus tutores.
Gosto · Responder · 5 · 3 h


Alexandre Carriço António Pereira da Silva vai ter de me explicar essa da «culpa» do cão
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Alexandre Carriço Mas afinal onde é que se refere, David Urbano:
quando afirma que é «perigoso» e «não pode estar na sociedade»? E onde é que inferiu, nestes comentários, que ninguém se preocupa com a criança? .
Gosto · Responder · 3 h


Fábio Sousa Jose Carlos Dantas sem duvida quem me dera ter mais tempo para ter mais cães... Tenho uma mas no futuro vou ter mais !!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


António Pereira da Silva Alexandre Carriço, é muito simples! Foi ele que abriu a boca e que mordeu a criança! Não foi o dono que mordeu a criança! É como somar 2 + 2
Gosto · Responder · 3 h


Diana Calçado O animal é apenas isso, um animal, não pensa como nós. Deve é ser treinado para contrariar o instinto e isso cabe apenas ao dono. Isto nunca teria acontecido se ele tivesse sido devidamente treinado.
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Sónia Silva Sim...Filipe Amorim. Os comportamentos dos animais...são tão imprevisíveis como o das pessoas. Nenhum de nós pode garantir que nunca se "passará ". Há sempre um risco...e se bem que eu con 50 kg e pouco mais de metro e meio não consigo fazer muitos estragos...pode haver quem consiga 😉
Gosto · Responder · 2 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...





Íris Santos "De acordo com a PSP, o cão andaria na via pública sem trela e sem açaime, acompanhado do dono que, após o ataque, fugiu com o animal."

Neste caso o animal é o dono. E depois a culpa é sempre dos cães. Se não sabem ter cães de raça volátil, não tenham
Não gosto · Responder · 118 · 6 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


João Café E dos dois a culpa.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Álvaro Rodrigues Asr Bom, você com um raciocínio tão simplista não fará grande diferença do "animal" dono. Olhe, eu tenho 4 cães, animais também, mas como animal dono de animais nunca segui a corrente dominante entre os tolos. Os cães, como animais que são, por vezes reagem de formas imprevisíveis, e podem ser muito violentos! Se for um pincher a atacar dá pontapé se for Rotweiller é melhor dar à sola, se puder! Entendeu? Ou será que depois de ser mordida, cheia de dores e a sangrar, o que lhe vai na cabeça é que a culpa não é do cão?

Gosto · Responder · 4 · 6 h


João Café Lá está é dos dois, não vamos ignorar o facto de se tratar de um animal potencialmente muito perigoso.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Íris Santos Para quem não é bom entendedor, saliento a minha frase "se não sabem ter animais voláteis não os tenham".
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Mário R R Faria Gostei do "raça volátil".
Gosto · Responder · 5 h · Editado


João Terramoto Desde quando é que se culpa um animal que haje por instinto? É estúpido, ou querem ser postos ao mesmo nível de racionalidade de um animal? As pessoas que não conhecem o animal que tem é que são culpadas pela liberdade que lhes dão.
Gosto · Responder · 6 · 4 h


Miles Davis A culpa é do dono que não cumpriu regras de segurança mínimas que impedissem este desfecho. O cão não tem culpa - são animais que não têm capacidade para controlar certos impulsos. As reacções de um animal são imprevisíveis e cabe ao dono fazer os possíveis para minimizar os danos. Deixar um animal solto junto a pessoas (e especialmente crianças) que não conhece sem sequer ter açaime é inteiramente irresponsabilidade por parte do dono.
E sim, condeno que se responsabilize o cão e não o dono. Porque isso habitualmente faz com que os donos continuem a ter as mesmas atitudes com outros cães que possuem e continuem a por gente em risco.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Aida Rodrigues Para o Dono uma palavra COVARDE!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Isidoro Nunes Ferreira João Terramoto, o verbo agir não tem H.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Álvaro Rodrigues Asr Isidoro Nunes Ferreira - Esperemos que agora não haja um terramoto, aleluia! Não há dúvidas, que passar uma tarde a auscultar o povo nas redes sociais pode ser bastante hilariante. Ps.: Como disse Ramalho Eanes: "Abril ofereceu as liberdades, mas esqueceu-se de criar cidadãos."

Gosto · Responder · 1 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...





Joao Avelar Na via pública cães com açaime, ponto final! Não me venham com a treta" ah e tal nunca se portou mal, está bem ensinado, bla, bla, bla!" É um animal, logo imprevisível. Mais, quem anda na rua com cães tem de o ter na trela e multas, pesadas para quem não cumprir!!
Gosto · Responder · 36 · 5 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Luciana Santos e isso mesmo...já cheguei a vir embora de um parque infantil por um cão solto andar perto dos meus filhos e o dono sentadinho...ele não faz mal...não faz mal, mas tem que estar com trela e açaime....
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Fernando Santos O dono foi alertado para essa situação...
Gosto · Responder · 4 h


Gonçalo Taipa Teixeira Eu também sou um animal (você deve ser uma planta, um fungo, ou outra coisa), tão imprevisível como qualquer outro animal. Devo andar de açaime na rua?
Gosto · Responder · 3 · 4 h


Santos FA Possivelmente por essa ordem de ideias sim
A cima da lei que deve ser cumprida deveria haver por cada um o dever moral e cívico
Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado


Joao Avelar Gonçalo Teixeira, Se se considera irracional, sim deve ponderar o uso de ançaime e trela!!
Gosto · Responder · 5 · 4 h · Editado


Cristiano Fonseca Gonçalo Taipa Teixeira pense bem no que escreveu. Está a comparar se a um cão...
Gosto · Responder · 4 h


João Terramoto A lei não refere animal irracional, simplesmente animal. O meu cão há de andar sempre sem ancaime e trela, e enquanto não arranjarem um espaço por onde ele possa andar à vontade, será mesmo na via pública. Eu faço questão de prender o meu cão quando passo pelas pessoas, pelo respeito à liberdade dos terceiros, mas também espero que respeitem a liberdade do meu animal. Quem não gostar passa ao lado, há pássaros, gatos, lagartos, minhocas, abelhas por todo o lado e as pessoas implicam com um cão porque tem um corpo maior, o mundo não é só vosso e os cães não foram criados pa andarem presos a vida toda.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Gonçalo Taipa Teixeira Joao Avelar, você escreveu "É um animal, logo imprevisível." Como eu sou um animal e imprevisível (não é sinónimo de irracional, como você parece achar)...
Já agora, essa classificação de Irracional/racional também está bastante desactualizada.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Gonçalo Taipa Teixeira Cristiano Fonseca , pense bem no que leu, e no que escreveu em consequência. Eu afirmei que sou um animal. Estou errado? Quanto a comparar-me com um cão (coisa que não fiz, pelo menos não dentro daquilo que você acredita que fiz, vá-se lá saber porquê — vieses de raciocínio, deduzo), não vejo que fosse problema. Comparar e equiparar são dois conceitos completamente diferentes. Experimente abrir um dicionário, mesmo que seja online.
Os cientistas que fazem experiências em animais não fazem mais do que comparar o animal em que experimentam ao ser humano, tentando, até, equiparar os resultados a resultados possíveis no animal humano.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Gonçalo Taipa Teixeira http://www.veterinaria-atual.pt/artigo-de-opiniao-os.../



Artigo de Opinião - Os Potenciais Perigosos - Veterinaria Atual
VETERINARIA-ATUAL.PT

Gosto · Responder · 1 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...





Marco Vaz Neste tipo de casos o dono deve ser preso. No entanto o cão deve ser abatido. Um cão é um animal e estes cães considerados perigosos deviam ter leis muito mais duras inclusive devia haver controlos especiais para este tipo de cães considerados de raca perigosa. Tem de se ter cuidado com todos os caes, enerva me ver fotos irresponsáveis de bebés com grandes caes, os donos e os pais deviam ter mais consciência. Mesmo os caes pequenos agridem criancas todos os dias.
Gosto · Responder · 17 · 6 h

Ocultar 21 respostas



Hugo Oliveira Marco, as leis existem mas não há controlo. Em Lisboa vejo constantemente donos com cães de raça perigosa sem trela e sem açaime. Inclusive já atacaram meu cão.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Hugo Oliveira A PSP e a Polícia Municipal simplesmente ignora.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Aurélio Alves Então e o que fazer aos cães "normais" que andam soltos e atacam os cães de raça potencialmente perigosa??!! A esses nada acontece?! Ficam impunes?!
Gosto · Responder · 6 · 5 h


Tiago Da Silva Inês Sim, porque a multa para esses nao interessa. Agora se tiveres um RPP sao 4 multas com que te podem encavar se nao cumprires. Começam a ver cifroes que nem o Tio Patinhas, e tu pagas e calas. Caso contrário, pegam-te logo no cão, que ate pode ser a maior doçura do mundo, e enfiam-no num canil miserável. Isto, se porventura nao se sentir ameaçado por estranhos, e decidir defender-se ferrando os dentes nalgum agente da autoridade. Aí pagas a talhada e matam-no à mesma.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Ana Sequeira também tem que se ter cuidado com "animais" humanos perigosos......dass.....abatam-se!!!!!!!!!!!!!!!
Gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado


Shandra Almeida A mim enerva-me é este tipo de comentários,
responsabilidade é unica e exclusiva do dono, diga-me o Senhor sabe o que aconteceu? Existe uma lei que decreta que estes animais ao serem adotados devem ter treino especializado, quem paga o treino é o dono, se nao tem como pagar nao adota ou nao compra. Todos os animais têm direito à reabilitaçao, lembra-se do Zico, o cao de Beja?
vamos esperar para ver, nao diga que o cão tem que ser abatido, pois por essa forma de pensar, o dono teria o mesmo final.
Se a lei é para ser cumprida o estado que ajude nos custos de treino a Racas potencialmente perigosas.
Os canis estão cheios de caes destas "marcas" por alguma razão.
Falar ė muito facil, mas agir é que está quieto.
Lei n.º 46/2013, de 4 de julho
Gosto · Responder · 6 · 4 h · Editado


Pedro Reis O estado que ajude??? Com os nossos impostos??? Deve estar a brincar...
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Antónia Barros Quem tem um cão tem que o treinar! E do seu bolso! Concordo com tudo menos com a ajuda do estado! Discordo com o abate do cão! Concordo com a pena de cadeia para o dono! O único culpado da situação!
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Silvia Maria Dono na cadeia, agora o cão morto??? Por favor... Não tem culpa do dono que tem não respeitar os outros!!!
Gosto · Responder · 3 h · Editado


Marco Vaz O cao é perigoso em vez de o abater como dizem porque é que voces não o reabilitam em vossa casa? É facil sejam voluntários. Aproveitem e falem com os pais da criança desfigurada para lhes explicarem o vosso ponto de vista.
Gosto · Responder · 5 · 3 h · Editado


Antónia Barros O Zico foi reabilitado!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Shandra Almeida Oh Pedro Reis vamos lá falar sobre quem o estado ajuda com os NOSSOS impostos.....Diga-me por onde quer começar.
E ja agora leiam o decreto de lei, assim percebem que a ajuda que refiro é somente baixarem os valores dos treinos, nao mencionei O Estado deve oferecer o treino!
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Antónia Barros @Marco Não tem nada a ver... mas quem é que leva uma criança de quatro anos para um
Velório?!?!?! 😓😓😓
Valha-me Deus!!!
Gosto · Responder · 3 h · Editado


Antónia Barros @ Shandra Também é um facto... mas por haver gastos despropositados não vamos aumentar a lista, ok?
Se não tem dinheiro para treinar um fila de s miguel, se calhar é melhor adoptar um beagle, p ex!!!
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Shandra Almeida Sr. Marco Vaz a crianca ė a vitima e eu sou voluntaria como o Senhor bem diz, nao sou uma treinadora certificada para trazer o cao para a minha casa
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Antónia Barros Garanto-vos que é mais fácil reabilitar um cão do que educar um dono...
Gosto · Responder · 3 h


Hugo Oliveira Queria ouvir este discurso todo em frente ao pai da criança.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Hugo Oliveira Se fosse o meu filho no lugar dessa criança, o cão morria lá imediatamente.
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Marco Vaz Comigo era igual o cão era abatido na hora
Gosto · Responder · 3 h


Shandra Almeida Hugo Oliveira nenhum de nos está a defender seja quem for, a crianca e a familia merecem todo o meu respeito e merecem ate mais que isso, mas matar alguem para pagar um acidente? Estaremos a ser irracionais num momento de fragilidade, eu sou Mãe, posso até sentir odio momentaneo mas desejar a morte a alguem?
Gosto · Responder · 3 h · Editado


Marco Vaz Alguém como? Nao estou a desejar a morte do dono do cao. Esse devia ser preso
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Emília Ferreira Os donos de cães têm que pararem de tratar os animais como se fossem humanos, porque quando se passa essa barreira estes acidentes acontecem, lamentavelmente, e depois os animais é que levam ☹
Gosto · Responder · 15 · 6 h


Miles Davis Tenho de concordar a 100%... :(
Gosto · Responder · 3 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...





Tiago Ribeiro Sem querer insultar ninguém, leio muito disparate nos comentários. Vou apenas realçar pequenos pormenores que dificultam a percepção e discussão destes temas, ao ponto de "os minarem".

1. Um cão não é um humano. Tem necessidades próprias que são na maioria das vezes esquecidas.
1.1 amor e carinho não basta... Um mito cor de rosa que cria muitos estragos...
2. O cão não é um animal imprevisivel. O humano, como animal superior que julga ser, não está atento (não sabe ou não quer saber) à comunicação do cão consigo.
3. O cão não é o reflexo do dono. O temperamento do cão é um misto de dna com o meio.
4. Há raças perigosas sim. Perigosas no sentido de que se algo corre mal, vai correr mesmo mal. A mordida de um rottie não é igual à de um chihuahua. O "perigoso" vem daí, da probabilidade para o desastre.

5 e final. À boa maneira portuguesa, somos todos especialistas. "Ah, eu tive um cão assim e assado", "porque eu aquilo e aqueloutro". Estudar a matéria, nada! A conversa de café é sempre muito melhor.
Gosto · Responder · 24 · 5 h · Editado


José Carlos Freitas Muito, muito bem! Não lhe altero ums vírgula...
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Tiago Ribeiro Obrigado!
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Ana Sequeira Tiago Ribeiro conclusão como dono destes animais, tenho que conhecer as suas caracteristicas e consequentemente ser duplamente responsável.
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Ana Rosa Até que enfim um comentário sensato! Concordo a 100%!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Tiago Ribeiro Ana Sequeira, eu nem quis comentar o caso em questão...
Gosto · Responder · 3 h


Tiago Ribeiro Obrigado, Ana Rosa.
Gosto · Responder · 3 h


Alexandre Silva Só conversa da treta...não é admissível um animal seja qual for estar com o dono mas sem controlo. O dono é responsável pelos actos desse animal e por isso deve ser punido severamente, devemos prevenir estas situações e para isso não vejo outra solução que não seja a educação! É preciso educar as pessoas de forma que se possam prevenir estas e outras situações, a prevenção é como uma vacina!
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Tiago Ribeiro E onde está escrito o contrário, Alexandre Silva?

Mas já agora, diga-me onde está a conversa da treta. Fiquei curioso.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Tiago Lopes Tiago Ribeiro, não o conheço, mas tendo um cão de porte grande, não de RPP, subscrevo inteiramente o seu post. Tudo o resto são "postas de pescada"
Gosto · Responder · 1 · 51 min


Ana Rosa Ao teu comentário apenas acrescento que quem sabe o mínimo sobre cães sabe que agem em matilha, como os lobos, sendo que o primeiro a atacar foi o dono (supostamente o alfa) que agrediu o pai da menina o instinto do cão leva-o também a atacar... o cão até pode ser meigo, educado e equilibrado mas perante uma situação de violência que envolve o dono o instinto fala mais alto...
Gosto · Responder · 49 min


Escreve uma resposta...





Lxa Novo se fosse outro cão de raça indefinida ou qualquer outra raça nem sequer era notícia...as melhoras para a criança mas não responsabilizem o cão por actos que o dono poderia prevenir.... tenho um e sei do que falo...
Gosto · Responder · 13 · 6 h · Editado


Carlos Duarte Mendes Não existem cães de raça perigosa, da mesma forma que não existem crianças de origem problemática. Ambos se tornam assim fruto da irresponsabilidade dos seus responsáveis. Parem de castigar e responsabilizar seres inocentes e comecem a olhar para os donos, os verdadeiros criminosos.
Gosto · Responder · 9 · 5 h


André Gastão Só mongoloides a comentar.. perigosos são vocês, que rotulam os cães pelos donos que têm.. muitas pessoas também . deviam andar de açaime e nao andam. Deviam era revoltar-se assim com a classe politica que existe em Portugal.. isso sim era de valor...
Gosto · Responder · 6 · 5 h


Graça Fonseca Quem é "perigoso" é o dono, há gente que não deveria ter cães. Quem vai sofrer as consequências é o cão e o dono vai ter outro, que vai educar da mesma maneira estúpida, deve ser alguém que descarrega as suas frustrações assim !!!
Gosto · Responder · 4 · 5 h


Marta Curto Alguém me explique porque é que todos os cães devem andar de trela? São todos perigosos e imprevisíveis? Estes comentários foram feitos obviamente por pessoas que já tiveram um cão, conhecem métodos de treino e necessidades de socialização do cão. Ou seja sabem do que Falam? Também é importante ver o outro lado da questão: sabem quantas crianças chegam ao pé de um cão e lhe fazem tudo e mais alguma coisa com os pais a tirarem fotos do cãozinho tão lindo para por na net? Educação e informacao, é o que falta.
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Cristiano Fonseca Marta, um cão é um animal irracional. A lei diz que tem de andar de trela. Só isso se exige. Adicionalmente exige se açaime às raças identificadas e listadas como perigosas. Nada mais que isso. É a lei.
Gosto · Responder · 4 · 4 h


Marta Curto Cristinano, note que a maioria dos comentários aqui dizem que os cães não devem andar sem trela porque são imprevisíveis. É a lei, ok. Que se cumpra. Mas não me venham dizer que os caes são todos perigosos. Isto é de gente ignorante. O cão é um animal doméstico, com um sistema nervoso central muito desenvolvido, capaz de aprender, de ser treinado, de socializar, de obedecer. Tem de ser treinado obviamente. Por quem sabe o que faz, obviamente. Os donos é uma pena que não sejam treinados. E os treinadores de bancada que não sabem fazer mais do que mandar bitates sem conhecimento de causa, deviam informar-se. Sabe como é que a maioria das pessoas escolhe um cão? Pela raça, pela estética da raça ou pelo estatuto que o cão lhe dá. Só por aí, metade do caldo esta entornado.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Miles Davis Nem todos os cães são perigosos. Mas todos são, sim, imprevisíveis, de certa forma. Por vezes pode haver um estímulo inesperado que faça o cão reagir de uma maneira que nunca tinha reagido antes. Nós nunca conseguiremos apurar a 100% como um cão vai interpretar certas situações, nem como vai reagir, ainda que se saiba que o cão é calmo maioria das vezes. Mesmo que o cão nunca reaja mal a nada a vida inteira, cabe aos donos salvaguardar a possibilidade do cão reagir de forma agressiva, não importa quão improvável seja.

Fui dona de uma cadela calmíssima, que nunca fez mal a uma mosca, que não era de raça perigosa e adorava crianças. Nunca a deixei andar solta junto a outras pessoas ou animais. Era minha responsabilidade garantir que nada de mal se passava, não responsabilidade da minha cadela controlar algo que não tem capacidade para controlar.
Gosto · Responder · 3 h


Marta Curto Claro! Mas a imprevisibilidade de um cão pode ser controlada pelo dono. Os cães não são todos iguais. E penso que é necessário responsabilizar mais os donos, todos os donos. É preciso mais consciência na escolha de um cão e até na decisão de ter um cao. Amor e carinho são apenas uma parte da questão. Um cão exige tempo, treino, conhecimentos. Uma pessoa mais sedentária que decide ter um jack russel por exemplo é um fracasso. Uma raça mais dominante exige um dono mais firme. E depois dentro de cada raça há a questão da personalidade, que pode ser testada. É possível conhecer as tendências de personalidade do cão antes de escolhe lo. A tudo isto se chama ser um dono responsável. Mas por favor não usemos um episódio extremamente infeliz, do qual não conhecemos todos os contornos, para Meter todos os cães no mesmo saco. Generalização é meio caminho andado para julgamentos errados.
Gosto · Responder · 3 h


Tiago Ribeiro Todos os cães são imprevisiveis? Mas que grande disparate!

E lá vamos nós... "Eu tive um cão que isto e aquilo..."...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Escreve uma resposta...





João Pedro Leal Não há controlo nenhum sobre os cães ! A polícia não faz nada , Não tem qualquer atitude preventiva , basta ir ao parque da cidade no Porto ver o que se passas - todos os cães , independente do tamanho , sem trela e muito menos açaime !
Gosto · Responder · 22 · 6 h


Nelson Baltasar É lamentável o que aconteceu à criança e aos restantes feridos. A culpa é do Dono que não soube educar o animal e possivelmente não frequentou aulas de adestramento com ele como a lei obriga, quase de certeza que não está registado na junta de freguesia como todos os animais deveriam estar... existe lei mas não existe fiscalização. O cão até poderia ignorar as pessoas na via pública, mas se o seu dono agrediu o pai da criança de certeza que existiram gritos, principalmente da criança e aí o instinto de protecção desta raça entrou em defesa do Dono...Um conselho, quando verem qualquer animal na via pública sem trela de raça potencialmente perigosa (os pequenos também são obrigados e podem também ser perigosos), não olhem para o animal nem emitam qualquer som e muito menos ainda lhe toquem. Quando tiverem em segurança comuniquem às autoridades, nunca confrontem o dono e muito menos o animal... Infelizmente nem todas as pessoas são educadas e têm valores humanitários e muito menos merecem ter um cão que bem educado é um elemento da família que não tenho palavras para descreve - lo...simplesmente espectacular!!!
Gosto · Responder · 4 · 4 h


Catarina MatosCorreia NicolauCampos Não é questão de raças perigosas. TODOS os cães têm que estar atrelados em espaços públicos, ponto final. Espero que haja punição severa para este dono
Gosto · Responder · 6 · 5 h


Nelson Lemos Gonçalves Sempre tive Rottweilers toda a vida e até à data felizmente zero problemas... por favor não vamos rotular estes cães fantásticos por causa de gente irresponsável...
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Pedro Corça Aprovou-se uma lei que pune maus tratos a căes, mas se for um căo a fazer o mesmo a um humano é o dono o culpado, e se for rafeiro?. Que palhaçada. O dono aqui é responsável, a raçąo já por si é muito agressiva, se o deixa ä solta piora tudo.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Marta Curto Claro que o dono é o culpado! Quer fazer um código penal para os cães?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Escreve uma resposta...





Ana Teixeira Os animais tem de ser disciplinados. Mas, infelizmente há muitas Pessoas que os tem e não os sabem educar...nem alimentar, etc. , depois acontecem destas coisas. E agora??? Como vai ficar esta CRIANÇA de 4 anos??????
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Fanny Rodrigues Matos Uma vergonha!!! Essa gente não tem responsabilidade nenhuma! Deveriam ser punidos por crime!!! Ontem na praia de Carcavelos 2 sujeitos com 2 pitt sem trela sem nenhuma protecção! E a praia cheia de criança! Absurdos homens aberrantes!
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Antonio Oliveira Muito triste as pessoas que adoram os caes culpar os donos quando há acidentes destes... quando andam na rua com os cães sem açaime e trela e dizem que são seguros. Depois vem um barulho ou outro cão e fica td virado ao contrário... Mas foi algo imprevisível!!! Os cães não tem culpa, culpa tem quem mete o animal acima do ser humano!!
Gosto · Responder · 2 h


Alexandre Magno O problema aqui não é a raça perigosa. Ou seja estamos a chamar raça perigosa a um animal que se não for treinado para tal é um animal dócil. A raça perigosa, é a nossa!! E são esses humanos que treinam os animais para serem agressivos que têm que ser treinados e neste caso presos. Presos por maltratar um animal, que no meio disto tudo vai ser sacrificado à custa de um animal humano.
Gosto · Responder · 11 · 5 h · Editado


Carlos Duarte Mendes Alexandre, que gosto ver que ainda existem pessoas sensatas no meio deste ódio todo!
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Escreve uma resposta...





Pedro Santos Lamentável a situação da criança!!! O pior de tudo! Mas antes de falar em extinguir a raça as pessoas deviam perceber o histórial deste animal é relação com seu dono: será um cão puro? Isso altera radicalmente as características da raça. A educação dada ao animal é importante! É importante cumprir a lei , ter seguro, usar açaime e trela fora de casa, está registado na junta. Tudo passa pela responsabilidade do dono saber ter o animal. Depois a raça tem má fama por ser mal utilizada. As melhoras da criança.
Gosto · Responder · 3 h


José Carlos Freitas O engraçado é que nunca se vêem "gunas" com Labradores, caniches ou Salsichas... Porque será? Mas a conversa é sempre a mesma: ui, é meiguinho, meiguinho...
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Fernando Pinho E qual o mal dos cães todos na rua andarem de ancaime? Vão comer não, conseguem cheirar, respirar sim... Eu tenho um rafeiro alentejano na rua anda sempre de ançaime ele está tão acostumado que associa o ançaime ao ir passear e fica todo contente...
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Aurélio Alves Enfim.. o cão de "raça perigosa" é um cão como outro qualquer mas por ter um poder de mandíbula superior às outras raças já é "perigoso" etc.. não culpem o animal, aliás, culpem o animal, mas o de duas patas, e não me refiro ao facto de passear o cão sem trela nem açaime, falo mesmo de não saber educar e socializar devidamente o animal! Qualquer cão pode ser perigoso independentemente da raça.
Tenho um Rottweiler com dois anos e sete meses que foi atacado por um Labrador na via pública que passeava solto, rasgou a orelha até á cartilagem e o meu cão (esse mesmo de raça potencialmente perigosa), nem ripostou, apesar de estar nesse momento solto e sem açaime.. então, qual é o cão perigoso afinal! O meu cão teve de ser sujeito a anestesia, agrafos, medicação etc, enquanto a senhora foi a sua vida com o seu cãozinho de raça meiguinha!! Lol
Se os papéis se tivessem invertido a esta hora seria notícia capa de jornal!! Termino como comecei.. enfim!!
Ps: corrijam pelo menos a forma como escreveram Rottweiler!!
Gosto · Responder · 6 · 5 h


Ana Luisa M.Nunes Falta de fiscalização... raças perigosas não devem andar sem trelas e açaimes, vê se muitos donos irresponsáveis nas vias públicas e as autoridades não fazem nada!
Gosto · Responder · 5 h


Maria Lita Freitas Tem que haver uma lei que penaliza, e bem , estes animais que são estes donos, porque o animal é o dono, porque os cães são o reflexo dos donos e há gente que não tem capacidade para ter um cão. Infelismente, quando o apanharem, vão abater o infelizmente do cão, quando deviam era prender o dono.
Gosto · Responder · 6 · 6 h


Rita Delgado Rocha Gonzalez Infelizmente estas situações continuam a acontecer porque os donos destes cães acham que os mesmo não são animais irracionais e tratam-nos como se de um humano falássemos... no entanto a nossa justiça também permite que estas situações continuem a acontecer, ainda não fez um ano e o meu filho de 4 anos foi atacado por um cão de uma raça de caça sem ter feito nenhuma provocação ao cão. Graças a Deus eu estava com ele e protegi-lhe a cabeça e tudo o que pude, e o meu marido conseguiu afasta-lo quando o próprio dono foi incapaz... fomos de urgência para o hospital e ficou ainda assim com cicatrizes no couro cabeludo, junto ao olho direito e nas costas. apresentámos queixa na polícia e uns meses depois o meu filho foi chamado pelo tribunal para ir ao instituto de medicina legal para serem avaliadas as marcas que ficaram em consequências do ataque. A resposta do tribunal foi de que não haveriam consequências nem para o cão nem para o dono uma vez que as cicatrizes físicas que ficaram não impossibilitavam que o meu filho levasse uma vida normal... o que graças a Deus até é verdade, no entanto eu gostaria que alguém me dissesse se eu não estivesse ali naquele momento e se não tivesse gritado por ajuda como é que o meu filho estaria neste momento?
Os cães de facto não têm culpa, os donos desses cães é que os tornam "perigosos" quando não sabem lidar com eles e com a Sociedade envolvente. Não quero ferir a susceptibilidade de ninguém com este meu testemunho, simplesmente este episódio foi o pior episódio da minha vida e por isso não consegui ficar indiferente a esta notícia.
Gosto · Responder · 3 · 4 h


Lane Ferreira E quando isso acontece todos os dias próximo de nós? Quando o dono deixa o cão de raça volátil sem trela, sem açaime na casa ao lado (que tem crianças) sem nenhum tipo de vigilância???
Gosto · Responder · 5 h


Sónia Silva O cão está dentro de casa? Não tem que andar açaimado. As crianças estão na mesma casa? Não entendi...
Gosto · Responder · 5 h


Lane Ferreira Na casa ao lado, o cão anda no quintal, lateral e frente da casa solto, com um muro que tem 1 m de altura, se debruça completamente no muro do vizinho...
Morde o próprio dono quando esse fala com alguém por ciúmes
Gosto · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...





Luciana Santos quem vai sofrer as consequências e a CRIANÇA...só falam do dono e do cão...o dono de for preso, saí da cadeia e a vida continua...e aquela criança desfigurada fica mal para toda a vida...
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Carolina Miranda Lima E o cão sem culpa nenhuma, pq agiu por instinto é morto. Se o paizinho não armasse confusão.
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Jorge Diogo As coisas acontecem quando menos esperamos...
E sim o cão deveria de ter açaime e a respetiva trela, mas o pior de tudo foi o dono ter fugido do local... esse senhor deveria ser responsabilizado pelo o acto da fuga e pelo o acto de o cão " raça perigosa" andar sem açaime e sem trela porque como tal a lei obriga a isso.
Por fim o cachorro não deveria ser abatido mas sim ir para um centro de treino e só sair de lá quando tivesse em condições ou então treinado e usado para forças especiais, em vez de ser sujeito ao abatimento!!!
Porque a culpa é do dono!
O dono e o cão são um só.
Está é a minha opinião.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Ana Sequeira muito bem, assim é que se fala......
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Escreve uma resposta...





Henrique Moura Pinheiro Silva A história da treta do costume,raças perigosas,sim porque há raças perigosas,sempre de ançaime na via pública. Tanta preocupação com o que vai acontecer ao cão mas está uma criança de 4 anos entre a vida e a morte..mas isso já é secundário.
Gosto · Responder · 5 h · Editado


Sónia Silva Eu acho que ninguém pensa que isso é secundário. Obviamente é o mais importante. . .daí nem entrar em discussão. Não estamos aqui a debater o que tem mais valor...se a vida do cão se a da criança. Estamos a abordar as circunstâncias que levam a estes acidentes.
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





José António Mendonça Garcia Alguma vez se um cão mordesse assim num filho meu, eu o deixava vivo???? Nem ao cão nem ao dono.... E viesse quem viesse, seja defensores dos animais seja quem for, ia tudo a frente
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Mafalda Mafa Pois, são sempre os mesmos a pagar pelo erro dos outros...o cão poderá ser abatido, mas o Ser Humano espanca, viola e mata e nem por isso é devidamente julgado 😩
Gosto · Responder · 4 h


Alexandre Pereira O problema é que a PSP não multa nenhum dono de animais perigosos na rua sem trela e sem açaime...
Se os pessoas tivessem a consciência de que eram multados, não arriscavam.
Mas a PSP faz exatamente o mesmo que faz com carros mal estacionados...
Olha para o lado e vai embora...
A juntar a isso existe o problema de falta de efetivos na rua... ou por falta de pessoas (verdade) ou por falta de meios (verdade tb).
Mas se os que andam na rua perdessem mais tempo com as pequenas coisas, de certeza que a situação de hoje NÃO acontecia...
Gosto · Responder · 2 h


Carolina Lisboa E depois, abatem o cão por incompetência do dono? Ou punem o dono por não saber andar com o cão na rua?
Gosto · Responder · 21 · 6 h


Marco Enes Não. É deixá-lo continuar por aí até despedaçar outra criança...
Gosto · Responder · 5 h


Carolina Lisboa Detesto ter de concordar com essa hipótese... Só espero - ainda que inocentemente - que nada aconteça ao cão e que o dono seja justamente punido!
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Paulo Magalhães Lá está... Um animal entregue nas mãos de um outro animal maior do que ele próprio.
Gosto · Responder · 10 · 6 h · Editado


Pedro Tato Infelizmente é muito comum ver cães desse tipo sem açaime. A PSP tem graves responsabilidades na tolerância consedida. Um dia um acidente destes ia acontecer....
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Tania Rodrigues EU sou defensora dos animais e comparto totalmente a opiniao de que o dono faz o cao, infelizmente neste caso como en muitos otros estes animais sao ensinados a ser "armas"educados na violencia e chegado a este ponto nao creio q nenhum outro inocente tenha q sofrer este tipo de ataque, como mae concordo q devería ser abatido e o dono responsabilizado sem meios termos por tudo q ja nao pode ser feito por este menino
Gosto · Responder · 4 h · Editado


Fernando Martins Do Vale Se não é permitido andar na rua com crocodilos ou leões, pois sabe-se que a natureza destas feras é perigosa, sendo o curriculum de certas raças de cães (pit-bull e roteweiler) carregado de violência, com muitos feridos graves e até algumas mortes, o que demonstra serem animais muito agressivos e instáveis, e a sua forte compleição física torna-os um perigo público, porque motivo é permitida a presença destas feras na via pública? Quantos mortos e feridos serão necessários para a AR fazer uma lei que proíba a presença destes cães-feras nos locais públicos.
Gosto · Responder · 2 h


Vítor Folgado Ainda no outro dia disse ao dono de um cão para não andar com ele sem trela pois já não era a primeira que me rosnava e ele disse que se eu tivesse medo que fosse correr para outro lado
Gosto · Responder · 5 h


Abel Campos Figueiredo Quem matar um cão perigoso devia passar a erceber 1.000.000 euros de recompensa. Perguntem aos pais de cada criança atacada morta ou desfigurada, se concordam.
Perguntemos aos juises e vamos para a prisão, talves porque a criança não é filha deles..
Gosto · Responder · 3 h


José Magalhães Já nasceste assim burro,ou foi coisa que te meteram ?
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Leandro Silva Pena da criança...e da sua familia !!
Em termos de lei no que toca a este assunto, ha algo k n funciona mt bem.
Tds sabemos k legalmente este tipo de caes tem k andar de trela curta,açaime,documentos do animal,o dono tem k estar sóbrio,seguro de responsabilidade civil de no minimo 50.000€...etc.
Até aqui td muito bem...o que falha na lei??
Sao animais que requerem exercicios diários para se desgastarem e n se tornarem agressivos. Sendo obrigados a açaime e trela fica dificil faze-los correr diariamente.
Depois ha outro factor que é os vadios qd veem o meu de açaime e trela nao desgrudam, atacando o meu e a mim proprio.
Infelizmente ja tive k soltar o meu e tirar o açaime para k este se defendesse.
Sou totalmente contra a luta de caes ms senti.me obrigado a tal para k eu e o cao nao fossemos atacados.

O meu cao dá-se com td o tipo de animais incluindo gatos e galinhas. Deixo.o solto em casa com a canalha (15 e 8 anos) canalha esta k ele só os vê de mês a mês.

Os meus pesames á familia...e sim, se o apanharem há k fazer pagar esta tragédia. Se acontecesse comigo tb teria de assumir as responsabilidades
Gosto · Responder · 3 · 6 h


Carlos Resende Alves Compreendo o que diz e acho que o cão reflecte sempre o carácter do dono. Parece-me no entanto que quem quer ter animais perigosos deveria ser obrigada a avaliação de perfil psicológico.
Gosto · Responder · 5 h


Leandro Silva Talvez fosse mais uma opçao a juntar a toda burocracia que actualmente existe Carlos Resende Alves mas actualmente somos obrigados ao registo criminal limpo...o k já é algo importante
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Mário Oliveira Abatam o cão e o dono também pois é um crápula nogento que se deve achar com mais direitos que os outros para soltar o cão. Este cão até açaime devia ter quanto mais soltar o cão! É a nova ditadura que quem tem animais tem a mania de impor sobre os outros não querendo cumprir a lei...
Gosto · Responder · 4 h


Henda SY "Eu sempre disse que independentemente do objectivo, jamais se criariam esses caes, pois sao imprevisiveis. Quanto ao dono eu mesmo o kero pegar com as minhas maos e lhe esganar, pois de certeza ele incitou o animal a atacar a crianca, se nao fosse assim, o animal nao fugiria com ele. Ai se te apanho!"
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Luís Nobre Lucas É comum ver cães das raças a que a lei obriga trela e açaimo sem nenhum dos dois, e a PSP não intervém. Cabe-nos a todos chamar a polícia quando o vemos. Vejo muita gente indignada quando há um ataque deste género, mas também vejo muita indiferença e complacência quando devia haver a responsabilidade cívica de intervir.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Luis Simões O dono é culpado? É sim e prisão é pouco para esse tipo, mas prevenir é preciso, cães sem açaime tem de dar multa pesada
Gosto · Responder · 9 · 6 h


Paula C Fernandes Sou mãe de dois filhos e desgraçado do cão, gato, papagaio, piriquito, burro , cavalo ou outro tipo de Animal que lhes toque num fio de cabelo!!!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Marta Curto Espero que também ensine os seus dois filhos a não ir Meter os dedos nos olhos dos cães que nem conhece como já vi muitos por aí
Gosto · Responder · 4 h


Paula C Fernandes Os meus filhos desde muito pequenos têm animais de estimação. Respeitam-nos e amam-nos .
Gosto · Responder · 4 h


Escreve uma resposta...





Carolina Miranda Lima Quer dizer andaram à porrada, o cão imagino que enlouquecido com situação mordeu a criança, e agr é abatido...enfim.
Gosto · Responder · 3 h


Hugo-Alexandre de Araújo Que horror! Como é possível andarem com os cães sem trela??? Desejo rápidas melhoras da criança, e coragem à família!
Gosto · Responder · 4 h


Emília Ferreira Não me preocupo com o cão, o dono é que deveria ser preso e pagar pela responsabilidade dos ferimentos da criança, porque afinal cães é o que não faltam...
Gosto · Responder · 5 h · Editado


Raquel Teixeira O dono também devia ser atacado e como é que um cão destes não anda com açaime?? Onde está a polícia a controlar e a multar situações destas???
Caramba!!
Gosto · Responder · 5 h


Gabriela Ruella Amorim Raiva das pessoas que passeiam os cães sem trela. De raça perigosa ou não perigosa devem sempre ir com trela. Que o dono seja identificado e punido.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Raquel Carvalho Claro está que o animal vai sofrer quando o dono vai ficar impune. Não existem cães de raça perigosa, existem donos que os fazem perigosos!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Pedro da Costa Acho muito bem que abatam o animal. Já o cão deveria ser entregue a uma família de acolhimento
Gosto · Responder · 2 h


Bruno Madeira no dia da liberdade, é bom recordar que liberdade significa respeitar... e esta moda de andarem com os cães soltos tem de acabar..
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Laura Martins Jose Carlos Dantas bravo, 3 raças fantásticas, e cães belissimos 👌
Gosto · Responder · 5 h


Rosa Ferreira Vivo numa zona em que não raramente vejo passar cães de raça considera perigosa sem que os donos tenham o mínimo de respeito pela lei.
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Rogério Oliveira O "animal" não é o cão.. É o dono!!!
Gosto · Responder · 15 · 6 h

1 resposta



Anibal Martins U pior disto tudo é que muitos dos proprietários desses cães já tem problemas!!?!🤔😏
Gosto · Responder · 4 h


Jorge Pêgo Espera se que os dois animais em fuga sejam rapidamente capturados pela Policia!!!
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Fernando Santos Isso mesmo.
Gosto · Responder · 6 h


Maria Carita Ramalho Principalmente o ANIMAL de duas patas :(
Gosto · Responder · 5 h


Escreve uma resposta...





Maria José Silva Basta irmos para a beira mar que sao imensos os caes a passear sem trela e os donos na maior... eu tenho sempre receio.
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado


Fatima Vasques Solto. Perigo. Fugiu, o cobarde! O animal é também vítima.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Laura Martins Falta de ética por parte de um dono irresponsável e que nunca deveria ter tido um cão...ainda ontem li um artigo exactamente sobre isso mesmo : tipos de pessoas que nunca deveriam ter um cão...este encaixa-se perfeitamente no perfil 😔😔😔
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Nelson Silva Ferreira Simoes Ora cá está um caso onde se de prender o animal e abater o dono
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Fernando Gonçalves A culpa é das autoridades que não fazem cumprir as leis e dos donos que não as cumprem.
Amigos dos animais deem o exemplo todos mas todos os cães devem andar com trela e açaime.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Javi Rosselo O grande animal é o Dono O Culpado da reaçao do cao que pelos visto nao educou o cao o DONO É O CULPADO SEMPRE!!!!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Alexandra Corte-Real O criminoso nesta história, é obviamente o dono do cão. Demonstrou ser agressivo ao atacar o pai da criança. É natural que o cão ao ter visto o dono envolvido no confronto, atacasse também. Não é por ser rottweleir, mas sim por ver o dono naquela situação. Mais uma vez quem se vai tramar é o pobre do cão, e não a besta do dono. O dono, é com certeza, de raça perigosa.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Carolina Miranda Lima Concordo 100%
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Escreve uma resposta...





Rui Marques Mais uma vez a culpa é do cão...Enfim...A culpa é e tem de ser sempre atribuída ao dono.
Não é da raça é como se cria e se educa.
Gosto · Responder · 5 h


Antonio Manuel Santos Cristovao Se a sentença for abater o animal, a ver se não se enganam e abatem o cão, como é costume.
Gosto · Responder · 43 min


Fernando Pinho Estamos a falar de um animal neste caso dois o dono e o cão...
Gosto · Responder · 1 h


Maria Ferreira Amaro Os cães são, na maior parte dos casos, o reflexo dos donos...
Gosto · Responder · 4 h


Mariana Pereira Se houvesse prevenção isto poderia ter sido evitado. Nas suas patrulhas a autoridade deve atuar na hora. A educação é diária e cabe ás autoridades fazê-lo diariamente.
Gosto · Responder · 6 h


José António Marafuz Prisão para o dono e abate para o cão! Ou vice-versa! O animal já não tem regressão pois foi treinado assim.
Gosto · Responder · 3 h


Ana Cecílio O dono devia ser imediatamente preso, o cão não deveria ser abatido pois o dono é o único responsável.
Gosto · Responder · 4 h


Paula Cardim E agora???!!!! Esperemos que a justiça não diga que a cr é que devia ir de trela .......
Gosto · Responder · 36 min


Laurinda Vaz Lamento bastante que a maioria dos cães ande na rua sem trela! E nada se faz ! Há regras mas não passam do papel! Não se cumprem!
Gosto · Responder · 18 min


Ana Gonçalves Eu não quero imaginar a aflição daquela criança e daqueles pais! Não quero nem ouvir falar do cão nem do dono.
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Patricia Gomes Pessoas perigosas não deviam ser reproduzidas... Está à vista que o problema é o dono agressivo... Que já tinha agredido o pai da criança...
Gosto · Responder · 4 h


Helena Marques Devia de ser obrigatório todos os cães grandes ou pequenos andarem na rua sempre com coleira.
Gosto · Responder · 3 h


Nunes Telmo Se fosse os vossos filhos.!!!
.. o que queriam era matar o cao e o dono .... falam bem os ignorantes...
Gosto · Responder · 4 h


Victor Prata "A criança apresentava ferimentos no couro cabeludo, ombro e numa mão, mas “não estava em estado grave”, de acordo com os bombeiros."
Gosto · Responder · 2 h


Jose Sarmento Coitadinho do cão. De certeza que a peste da criança lhe deu um pontapé nos tomates para ele reagir assim
Gosto · Responder · 4 h

1 resposta

82 de 198
Ver mais comentários
Escreve um comentário...

Sem comentários: