quarta-feira, 26 de abril de 2017

Não há outras fórmulas de partilha de riqueza com a Renamo?

Finanças autônomas nas províncias?
As tréguas oferecidas por Afonso Dhlakama parece terem elevado sua fasquia de condições para o estabelecimento da normalidade política. Na entrevista ontem à STV ele disse que está na expectativa de que os governadores provinciais sejam eleitos e que as provinciais tenham "finanças autônomas". Uma novidade está. Bom, como suas conversa com o PR Filipe Nyusi tem sido "secretas" tal como os encontros dos grupos de trabalho do Governo e da Renamo, então é provável que estejam a ser introduzidas novas nuances na cartilha consensualidada sobre o aprofundamento da descentralização. Mas esse grau de descentralização fiscal agora sugerido por DHL é mesmo para ir abrindo caminho para a federalização do Estado. Governadores eleitos ok, mas finanças autonomas nas províncias? Não há outras fórmulas de partilha de riqueza com a Renamo?
Mostrar mais reações
Comentários
Sergio Baloi Sergio agora MM resta saber como este dialogo politico aberto fechado esta ser gerido pelos camaradas na Matola será que isto vai proceder?
GostoResponder12 h
Heleno Bombe A paz custa muita cara, se for para mantermos a PAZ definitiva neste país creio que teremos que fazer alguns sacrifícios
GostoResponder12 h
Miguel Delacasa nao vejo onde estaria o sacrificio em dar maior autonomia aos poderes locais, pelo contrário, são ganhos da democracia
GostoResponder32 h
Sergio Baloi Sergio Nao conhece a Frelimo leve quando si trata de partilhar poder
GostoResponder2 h
Elvino Dias Melhor assim. Evita-se guerras desnecessárias
GostoResponder12 h
Ndavambi Alfredo Nuvunga Ele está de olho na riqueza da zona norte do país só mais nada é mais um ambicioso! Quer poder pra labidar a riqueza e não pra mudar a vida dos seus seguidores
GostoResponder12 h
Muhamad Yassine Ele tem tanta riqueza sem nunca ter roubado nada.
GostoResponder257 min
Dinis Miguel Machaul É o preço da esclusão de parte da sociedade.
GostoResponder22 h
Geraldo Obra Nós queremos paz. Queremos sossego meu Deus. O resto é isso mesmo. Resto
GostoResponder12 h
Narcyo Mula Não percebo porque é que os governadorespodem ser eleitos mas há duvidas sobre finanças autónomas
GostoResponder1 h
Jorge Uaquihapala Até que a idéia não é má...talvez assim paramos de pagar pelo luxo e desenvolvimento de Maputo.
GostoResponder11 h
Francisco De Assis Cossa Agora è conversa dos compadres qndo for traido vai vomitar tudo que andavam a esconder.
Rui Costa Não serão assim tão lineares as medidas, senão Tete e C. Delgado virariam Sui¢as da Terra...e outras Provincias andariam a pedir esmola.
Fatima Cordeiro Afinal a descentralização não tem em vista o desenvolvimento do pais? Porque se for apenas uma questão para "dividir o bolo", deixem o povo em paz! 

Parece me que ainda não temos noção da destruição que tem sido conduzido o pais por conta de tanta ganancia. Uma destruição que vem desde a independência em que os interesses são de grupo e individuais.

Sem comentários: