quinta-feira, 27 de abril de 2017

Nyusi anuncia saída das Forças de Defesa e Segurança de Gorongosa





Filipe Nyusi anunciou a retirada das Forças de Defesa e Segurança de duas bases em Gorongosa
O presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou, hoje, que o Governo decidiu retirar as Forças de Defesa e Segurança de Gorongosa. De acordo com Chefe de Estado as forças já deixaram duas bases e o abandono da terceira está em curso.
Nyusi anunciou ainda a criação de dois centros de verificação das tréguas compostos por membros da Renamo e do Governo em Maputo e em Gorongosa.
Notícia em Desenvolvimento

2 h · 

MILITARES DA FRELIMO DESMONTADOS DAS BASES DA GORONGOSA.

. Bom dia caríssimos!.

Informações que temos em mãos salientam que as Forças de Defesa e Segurança que haviam fixado suas bases na região da Gorongosa, particularmente os que apoderaram das confortáveis "matchessas" do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, em satungira, acabam de receber ordens directamente do seu Comandante-em-chefe, Filipe Nyusi, para se mandarem de regresso aos seus locais de origens. O cumprimento desta ordem é imediato, portanto, neste momento estão a fazer os sacudús ou seja, juntar os seus trapos e merendas para rumarem para suas casas. Importa, entretanto, referir que esta medida está a dividir opiniões no seu daqueles militares. Uns estão muito felizes porque defacto não estavam a gostar de serem mantidos nas tocas e outros estão chateados e com expectativas frustradas alegadamente porque estando naquelas regiões que acolheram os conflitos armados, estavam estrategicamente bem posicionados para enriquecer roubando bens dos residentes, como, patos, cabritos, gados, violavam mulheres, ameaçavam a vontade, exturquiam cidadãos e automobilistas a bel-prazer e até saqueavam pequenos negócios locais. Aliás, sobre estes assuntos já reportamos várias vezes neste espaço. Não era para menos. As FDS perturbavam muito a vida dos cidadãos naquelas zonas.

Nota: É uma boa decisão porque esses miúdos ai precisam de ir a escola. Chega de defender interesses daqueles que endividaram o país. Só esperamos que não seja mais um truque para deixar em segredo alguns elementos escondidos para operações secretas de aniquilar o líder da Renamo. Estamos de olhos abertos.

. Muzungu Ndini, terras alheias.

Comentários
Matin Sabin Finalmente reconhece que foram derrotados pela Renamo. Nao valeu o desarmamento compulsivo :). E que com as dividas ontem aprovadas torna-se difícil alimentar bocas que estao a 1173kms (maputo-Gorongosa.
Gosto · Responder · 11 h · Editado


Isaias Adelino Joao O sr dlhakama estava bem encuraldo e ja nao tinha hipoteses. Ele ja tem licao que nunca mais fara ameacas de guerra. Sozinho deu treguas porque sabia da sua situacao.
Gosto · Responder · 6 h


Luis Joaquim Mateus As vossas palavras são de agitação. Imaginem o Presidente Nyusi e o líder da Renamo (Dhlakama) lerem os vossos comentários. Qual será a posição deles? Logicamente é de continuar com a guerra porque ninguém irá aceitar de que foi derrotado e outro não aceitaria de que está encurralado. Em suma depois duma guerra, Cuja a paz foi ou será por acordo Não há vencedor nem vencido porque houve consenso em ambas partes. Eu quero ilustrar para que não agitem os que estão a trabalhar para a paz em Moçambique, as vezes fazem tréguas por agitação das pessoas.
Não gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Matin Sabin Isaias Adelino Joao encurralado mas nao conseguiram apanha-lo nem conseguiram faze-lo morrer de fome, apesar de todas as tentativas. Enfim, um regresso inglório este. Uma força governamental com todos os meios incluindo com apoio de dividas ocultas nao foi capaz de derrotar velhos que estavam a descansar por duas décadas + 2 anos. V-E-R-G-O-N-H-O-S-O
Gosto · Responder · Agora mesmo


Escreve uma resposta...





Agostinho Honwana Só espero que os beligerantes não estejam a fazer isto devido as eleições que se avizinham, pois, nós já estamos habituados que finda as eleições haverá aqui algum descontentamento por parte de alguns partidos e como forma de pressionar vão recorrer as armas. Sem mais de longa, que essa retirada seja eterna de forma a garantir o desenvolvimento da nossa Pátria amada e nada mais disse.
Não gosto · Responder · 3 · 2 h


CB Wilson Hipinotizar-fazer as vontades de outrem, nenhuma negociação pode estar acima da lei, acho a ideia viável, mas um pouco prematura..Nunca se sabe, esses da RENAMO, mudam tão fácil.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Muchuquetane Guenjere Assim como a Frelimo muda facilmente. Julgo que esses politicos nao prestam.
Gosto · Responder · 1 · 15 min


Escreve uma resposta...





Carlos Manuel Desde que seja para sempre... Sim, será um bom gesto, agora se for por estar prestes o ano das novas eleiçoes. Não fica bem! 
Se for para fazer paz, façam, más deve ser paz efectiva. 

De certeza, o Dhlakama vê nas tréguas militares uma chance de limpar o seu bom e mau nome e assim como o partido no poder. 

Cresçam senhores políticos!!! E não façam as guerras e pazes apenas para satisfazerem os vossos própios umbigos!!! Não há dúvidas, este descanso que teremos agora, é so pelo facto de eles pretenderem fazer caça ao voto, depois vão voltar a nos mergulhar em conflito
Não gosto · Responder · 6 · 9 h · Editado


Manuel Bastos eu conheco esse homem nao duvido das suas palavras. E ainda vem muita coisa boa e as proximas eleicoes ele ganhara por merito. Viva camarada presidente
Gosto · Responder · 3 h


Viegas Taimo Vou passar a chamar de Salvador de Moçambique ao senhor NYusi por se humilhar,o meu padrinho disse me um dia que para ganhar jogo dama precisa entregar um dado de cada jogada e vencerá, é o que ele está de se humilhar perante ao senhor Afonso para salvar o seu povo.viva o presidente NYusi.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Moniz S. Walunga Para salvar seu Povo ou sua pele...? 🤔🤔
Gosto · Responder · 12 h


Iassine Joao Ituiriua Qual?
Gosto · Responder · 9 h


Sidonio Lorena Viegas de que tu estas a falar? Nyusi nunca se humilhou apenas esta corrigir os erros do passado.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Muchuquetane Guenjere As eleições estao a porta, essa toda boa vontade, de repente eh de estranhar.
Gosto · Responder · 14 min


Escreve uma resposta...





Muchuquetane Guenjere Tenho minhas reservas quanto ao cumprimento dessas acções, embora sao bem vindas, Julgo que porque estamos nas vésperas das eleições, fazem tudo para amainar a situação e votar a carga pouco tempo depois das eleições. Esses políticos pa.
Gosto · Responder · 14 min


Carlinho A. Dunnia Esta de parabéns pela decisão.
Não quero estar equivocado, que ele pensou no povo.
Gosto · Responder · 13 h


Eliseu Soares Só agora? Mexe se por causa das eleições. Depois voltarão a ribalta. Estamos habituados desde a independência.
Gosto · Responder · 2 · 12 h


Augusto Junior Junior Parabéns pela decisão... Afinal era apenas falta de vontade!
Gosto · Responder · 13 h


Juma Mario Abibo Parabéns excelência pela iniciativa, acho que os próximos passos serão fáceis.
Gosto · Responder · 10 h


Diplo Kalishe Isso deviam ter feito há muito tempo. Quantas vidas desapareceram por vossa negligencia.
Gosto · Responder · 2 · 12 h · Editado


Pedro Muripa O BOTSOUANA, DISCRETO MAS MUITO IMPORTANTE, O FRUTO DA VISITA.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Fred Fringe Fringe Dolane KKK isto prova que cada presidente que entra em Moçambique deve ter a história de conquistar a paz.
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Frank Mabjaia Hei k coisa. temos k mudar o periodo d eleiçoes 5 para 2 em dois anos. Voce ja matou nossos amados por sua ignorancia. Hje k tamos preste as eleiçoes vem kom essa? K retira as forças e manda prender teu chefe guebuza pois tamos a passar mAl por causa dele. Saudades d samora. E mais. Aproveitem os hommens de dlhakama e metem n policia p evitar fugas esforçadas e esquematizadas de cadastrados perigosos.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Tavares Augusto Morais Morais Parabéns nyusi se assim for passarei lhe xamar de Moisés que tirou o seu povo de Egipto pra terra trometida. Você é pai
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Iteche Abdul Magid Nos queremos o custo de vida muito mais baixo, porque sabemos que este pais tem de tudo para se comparar com a África do Sul
Gosto · Responder · 1 h


Carlitos Santos Manuel Afinal estavam lá. Quando mandaram para lá nao anunciaram nada afinal como funcioba isso?
Gosto · Responder · 13 h


Hobety Luys Muhamby Que bom com a retirada das FADM vai ditar o fim das hostidades militares. Parabéns Mr. Presidente pela decisão
Gosto · Responder · 12 h


Dionisio Macossa Assim k seja pra sempre e vamos começar a construir ,desde k nao voa de novo pra mata.
Gosto · Responder · 13 h


Inocencio Marto Oxalá ki o governo faça segundo a vontade do pedido dele senão voltará de novo, bem sabem ki ele é poderoso ki o próprio estado moçambicano.
Gosto · Responder · 13 h


Isaias Adelino Joao Aquele nunca mais vai voltar. Ele estava bem encuralado e quase que seria apanhado e por isso comecou a livrar-se de tregua em tregua. Dlhakama iria morrer se continuasse la, depois de muitas bases assaltadas que durante a guerra dos 16 nunca ainda tinham sido invadidos. Ele ee leao sem dentes.
Gosto · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...





Alberto Americo Machava Machava Obrigado srs presidentes,pela attitude sejam serios na vossa decisão.Assim o povo pode continuar a lutar pelo desenvolvimento deste pobre moz. Dlhakama já nos provou que é da paz,agora veremos já que o presidente também nos brindou com o anuncio da retirada do seu braco de ferro.Viva aos dois lideres...
Gosto · Responder · 3 h


Bernardo Ernesto Matimbine Este senhor realmente quer a paz efectiva para Moçambique, resta-me saber se os "donos da nação" estão de acordo.
Gosto · Responder · 13 h


Eduardo Hélder Horacio Jr. Já está paga a dívida, era pra isso que se lutava...o coitado povo já assumiu e prontos....
Gosto · Responder · 13 h


Escreve uma resposta...





Icon Vedy Edy Estou sentindo um cheiro da paz e harmonia na minha pátria amada.
Gosto · Responder · 13 h


Jorge Domingos Nao basta anuciar precisa ele ir no terreno com mega fone e chaboco na mao asim vao se retirar.
Gosto · Responder · 2 h


Edy Don epero que continue com a tua simpatia camarada presidente, o deixa andar desta vês vai parar
Gosto · Responder · 13 h


Cesario Cunha Mariola Spero k seja verdade, a não seja uma táctica pra ganhar votos k ja se a vizinham, depois voltam a guerra como d sempre.
Gosto · Responder · 12 h


Gusmão Peixoto Isto é inadmissível para um Estado soberano, uno e indivisível. 
Com esta retirada, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique demitem-se das suas responsabilidades de garantir a defesa da integridade do território moçambicano. 
O pior é que esta decisão provém do Chefe do Estado e Comandante-Chefe de tais Forças. 
A Constituição da República e as demais leis que vigoram em Moçambique estão acima de qualquer "negociata" política que se faça por aí. 
Se está em causa a paz, que se apele ao cumprimento da Lei e não à sua violação, sob pena de abertura de precedentes irreversíveis.
Não gosto · Responder · 2 · 13 h

Ocultar 11 respostas



Zulficar Mahomed É por esse raciocínio que as coisas chegaram onde estivemos. 
Cala-te. 
Militarmente as FDS são grupos "bem armados e mal treinados"
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Celso Gabriel Simbe Esse senhor tem boa ideia.... Vamos colocar voce e tua familia la para segurar as bases que ficarao sem ninguem....
Gosto · Responder · 3 · 13 h


Gusmão Peixoto Zulficar Mahomed, esta é a tua opinião e vale o que vale.
Se não estás de acordo com a minha opinião, nada posso fazer...SUICIDA-TE.
Gosto · Responder · 13 h


Gusmão Peixoto Celso Gabriel Simbe, se não concordas com a minha opinião, pelo menos, respeite. Ninguém te obrigou à nada e ninguém é obrigado a concordar comigo.
Se a minha opinião te incomodar, SUICIDA-TE.
Gosto · Responder · 13 h


David Júnior As vezes é difícil entender o Povo... afinal o que vocês querem???
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Hidiel Da Silva Macuácua Manda tua família para gorongosa, para garantir essa segurança
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Caetano Morais Com esse comportamento o país nunca seria independente mutio menos democrático. Aliás a escravidão não tetia acabado nem mesmo a brutalidade da repressão! Ainda bem o Chfe do Estado tem visão diferente!
Gosto · Responder · 12 h


Luis Joaquim Mateus Por favor não agitem os que estão a trabalhar para a paz. Se calhar chegamos até onde chegamos hoje foi por causa da agitação de alguns compatriotas, não ajudam dirigentes com boas ideias, para o bem do nosso país.
Gosto · Responder · 3 h


Kishton Manjuijuim Kishton So Caetano Morais nesse mundo há pessoas que sobrevivem por suor do povo. O senhor Gusmão Peixoto creio eu pouco entende sobre assuntos relacionados com guerra. Devia saber que a guerra não é o que ele vem nos filmes. O povo moçambicano está cansado com o sofrimento relacionado com as guerras porque não é novidade para o povo, porque conhece as consequências das mesmas. Hora vejamos quantas bases foram abandonadas a nível nacional que hoje as mesmas estão consumidas pelo capim? Com esta visão do chefe do estado haveria um indivíduo que vive no lux a contrariar essa ideia? Aprenda uma coisa na guerra não se brinca e na guerra morre se.
Gosto · Responder · 1 h


Celso Gabriel Simbe Senhor gusmao peixoto... Eu estou de acordo contigo, o presidente apenas quer refrescar as forcas e como as matas ficarao sem ninguem e o senhor na qualidade de um acerimo defensor da soberania seria uma boa proposta para guarantir a seguranca desses locais visto que a defesa da soberania e um dever de todos nos....
Gosto · Responder · 1 · 20 min


Muchuquetane Guenjere Celso Gabriel Simbe: Gostei dessa: :dever de todos nos...."







Benedito Castanheiro Bem falado, de olhos abertos e ouvidos tbm abertos
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Muzungu Ndini As tropas molestavam muito.
Gosto · Responder · 2 h

David Jairosse Militarezinhos!
Gosto · Responder · 1 h

Benedito Castanheiro Agora wamama pra os gajos
Gosto · Responder · 1 h

David Jairosse Tropazinhos!
Gosto · Responder · 1 h

Benedito Castanheiro Andavam a se fazer tao fdidos
Gosto · Responder · 1 h

Alfredo Mabui Mabui Meus irmãos que estavam ser matrecados a defendr uns ladrões. Virão enfrentar a fome aqui.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Mondjovo Zunguza Eu ainda noa tou convesido,afrelimo e camaleao.
Gosto · Responder · 1 h

Aditos Nhambau Mas pelomenos os inocentes n vão morrer
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Gote Rafa Militares de meias patacas, melhor para dar socego os moradores daquelas zonas.
Gosto · Responder · 1 h

Mangane Mangane Bala Mancebos de meia-tigela
Gosto · Responder · 1 h

Tonny Maphosa Kkkkkkkk ya # é verdade
Gosto · Responder · 1 h

Kanarere Canpeao Nomala Manos eu também nisso. Não acredito em nada. Só que ver as coisas a acontecerem, para o positivo, claro! Mano Muzungu Ndini, disse e disse bem. Frelimo está cheia de manobras. Pode deixar um grupo de ... para estar por aí a caça do nosso Líder para assassinar. 
Estejamos de olhos e ouvidos abertos.
Eu não em ti, Nyusi!
Gosto · Responder · 1 h


Gosto · Responder · 1 h


Gosto · Responder · 1 h

Kota Serjo Serjo Roubo acabou
Gosto · Responder · 1 h

Gabrielhenriquesferrao Ferrao Tristeza vai pra aprovação do orçamento de 2015 k inclui as dividas da ematum etc como dívidas soberanas
Gosto · Responder · 1 h

Tonny Maphosa Papã dhlakama dise que confiem em mi
Gosto · Responder · 1 h

Fernando Isaac povo vão dormi bem nestes local disgrassarao muita gente.ese milltarinho.
Gosto · Responder · 1 h

Rogerio Sambane Raice Piriquitos vam em casa vala pena estao com sorrte de salvar
Gosto · Responder · 1 h

Kanarere Canpeao Nomala Agradecem a Allah vocês que restaram. Que sorte?
Gosto · Responder · 1 h

Jorge Domingos Subicidio de arma termina hoje
Gosto · Responder · 1 h

Domingos Feliciano Cadique Bom dxcanço colegas
Gosto · Responder · 1 h

Quivi José Faera Xtao ficar millicias dentro d povoados
Gosto · Responder · 1 h

Nicolao Semo E agora!
Gosto · Responder · 1 h

Minaldo Bamo Estamos de olho pra ver si é verdade

West Da Luz Bem pensadoh√√√ posetivo



Vasil Maite Silvestre E as Minas que estavao colocando

Antonio Ossulande Todos nós xtamos de olhos

Mandinho Luis Daniel Eu vos disse zonas autónomas ou gestão nada. A frelimo e uma máquina quem não acredita o problema é dele. Nos vemos em 2019. 2018 não é bem para um bom jogo só 2019

Antonio Alicete Graças a Deus,finalmente o povo de Gorongoza poderá dormir em paz e viver feliz.
Gosto · Responder · 1 · 19 min

Mandinho Luis Daniel O exercito do governo de mocambique e mais forte q nunca. Nem o líder rendeu e quem analisa sabe q com a frelimo não se brinca. Bula bula só em vao

West Da Luz Agora simmm xegou a hora da verdade,akela hora em k certos familiares de alguns k xtiveram la.vam perceber ou saber da verdade purk nem todos sobreviveram√√√mas as familas nao sabem dissoh

Victor Primeiro Serão bem vindos



Victor Primeiro Serão bem vindos


Rufino Infante NA CABECA Na cabeça dos moçambicanos só cabe PAZ, PAZ, PAZ e somente PAZ.
Gosto · Responder · 11 h


Anselmo Muntinegro Graças a deus isso ajudara na vida de muitas das pessoas. boa noticia
Gosto · Responder · 12 h


Estevao Joao Francisco AGORA XTAO ver averdade vem atuwa dizia q quem atacava erao homems da renamo .agora esses homens q xtao aser tirado matavao animas ou xtao passeiar babacas.
Gosto · Responder · 12 h


Pedro Andre Levy Levy ja era tenpo d acabar com esta presguisao a um ermao por pensar diferente para .
Gosto · Responder · 8 h


Ruy Sochanghane Ka Ferreira Avante PR
Gosto · Responder · 13 h


Atanasio Afonso Maquina Aplausooooos ......senhor presidente
Gosto · Responder · 13 h


Zulficar Mahomed Não tinha outra alternativa.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Jaime Paulino Maquineiro Maquineiro Vou acreditar vendo porque desses políticos mesmo uma criança de 1 ano já não confia
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Nelson Tinga Tinga Pré-campanha e pelo visto está surtindo efeitos
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Weiss Mocalacha Nem custou
Gosto · Responder · 13 h


Wailangalilaunganditenhi Muchanga Muito bem.
Gosto · Responder · 13 h


Nelson Macajo Isoo que sempre nos esperamos, Força, Camarada.
Gosto · Responder · 13 h


Edson Fernandes Verol Moniz Será que as coisas ja xtao a entrar nos eixos?
Gosto · Responder · 2 h


João Valério Prego Prego Nao sejem pessimistas irmaos.acreditem numa paz definitiva
Gosto · Responder · 11 h


Boaventura Nunox Espero que isso se concretize mesmo.
Gosto · Responder · 4 h


Elias Mario Nhassavel tou pensado no caso!!!
Gosto · Responder · 8 h


Tomas Juliasse Bem haja Excia, rumo à Paz Efectiva.
Gosto · Responder · 3 h


Orlando Luanga Pinto Parabens pela iniciativa mambo
Gosto · Responder · 3 h


Alvaro Duarte O povo Moçambicano agradece👍
Gosto · Responder · 13 h


Fernando Franco E quando mandou as FADM não disse nada
Gosto · Responder · 12 h


Astrogildo Antonio Salvador O cara está pensando bem como mandam as normas.
Gosto · Responder · 13 h



Calisto Saide Omar Abudo Muito bem cheferios

Sem comentários: