domingo, 30 de abril de 2017

Dos tweets às fake news, 100 dias de Trump vistos pela imprensa internacional

Dos tweets às fake news, 100 dias de Trump vistos pela imprensa internacional

Viagem pelos primeiros 100 dias de Donald Trump na Casa Branca através da imprensa internacional.
Reuters/CARLOS BARRIA
Foto
REUTERS/CARLOS BARRIA

Na CNN, a introdução para os trabalhos sobre os primeiros cem dias de Donald Trump enquanto Presidente de todos os norte-americanos é feita com uma constatação: "Howard Stern estava 100% certo acerca de Trump". O entertainer norte-americano falava há muitos meses da necessidade de Trump se sentir amado e de como isso iria tornar a sua presidência num inferno.
Já no Washington Post, os leitores poderem ficar a saber por que é que Donald Trump precisa tão desesperadamente de um boom na economia que, até agora pelo menos, não aconteceu. O Wall Street Journal faz a viagem pelos 100 dias de Trump e começa com a referência ao facto de este se deslocar este sábado a um comício na Pensilvânia, estado que foi crucial para conseguir chegar à presidência. Na cobertura da efeméride, há uma linha do tempo que marca as principais intervenções de Trump. O trabalho mais sintomático, porém, é aquele que faz uma resenha de todos os famosos e polémicos twitts presidenciais.
Ainda nos Estados Unidos, o jornal New York Times incluiu, entre os vários artigos dedicados ao tema, um em que os seus correspondentes na Casa Branca descrevem os momentos mais insólitos com diferentes membros da nova administração. Os leitores poderão aceder a várias análises como esta que dá conta do ritmo frenético do novo elenco e, ainda assim, do número reduzido de medidas implementadas.
Na Europa, a BBC optou por propor aos seus leitores um jogo sobre os primeiros cem dias de Trump na presidência. A primeira questão do "Trumponomics" prende-se com as acusações de que Trump passaria demasiados dias no seu resort privado na Florida. E a primeira das sete perguntas é: "Até agora quantos dias passou Trump na sua Casa Branca de Inverno, Mar-a-Lago?" 
O frances Le Monde, comprensivelmente mais atento às presidenciais francesas, dedica-se a analisar a presidência de Trump na perspectiva da diplomacia europeia e dos seus reveses. Mais perto de nós, o espanhol El Mundo vai das fake news à "mãe de todas as bombas", naquilo a que chama viagem à trumplândia cem dias depois. O vizinho El País, por seu turno, escolheu uma fotografia de Trump a conduzir um camião para legendar o trabalho que se chama "Trump choca com a realidade nos seus primeiros cem dias".
 

Sem comentários: