quinta-feira, 27 de abril de 2017

Kroll e a improvável espose' da auditoria imperfeita

Kroll e a improvável espose' da auditoria imperfeita
A auditoria moçambicana da Kroll, que amanhã chega ao fim, poderá ser o task mais imperfeito da firma criada por Jules Kroll, filho de um grafico Nova iorquino que se chateava ao ver clientes do pai exigindo "luvas" para que ele imprimisse suas encomendas. A auditoria está ferida de legitimidade porque seus Termos de Referência não foram debatidos na AR. Esta auditoria é sobre a aplicação de fundos públicos decorrente de uma decisão política ilegal, num processo que acabou criando uma enorme crise orçamental com impactos negativos no dia dos moçambicanos, verdadeiros clientes da auditoria. Estes clientes merecem uma informação cabal. Isso exige que a auditoria seja publicada cabalmente assim como os seus Termos de Referência. A opinião pública tem o direito de conhecer a identidade de todas as pessoas envolvidas no processo (incluindo nomes de entidades nacionais estrangeiras que se terão beneficiado de comissões ilegais e fundos não aplicados nos propósitos do endividamento). A PGR tem o dever de divulgar o relatório integral da auditoria e não os trechos que ela seleccionar. Por outro lado, a divulgação dos nomes e sua prisão preventiva não mata o princípio de presunção de inocência. 
Um dos aspectos fundamentais de uma auditoria compreensiva sobre esta matéria, e tendo em conta os seus contornos, é garantir que os fundos não aplicados e os ganhos ilegais sejam repatriados. A Kroll tem a fama de ter rastreado dinheiros de ditadores como o Papa Doc ou o General Suharto. No nosso caso, rastreio nao basta. É preciso que o repatriamento seja garantido.
Mostrar mais reações
Comentários
Edwin Hounnou Sim, bem dito, Marcelo Mosse! O dinheiro obtido ilegalmente deve ser repatriado e os seus autores conduzidos à barra da justiça. O povo não deve pagar o que certas individualidades (nacionais e estrangeiras) roubaram.
GostoResponder83 h
Jasmin Rodrigues E agora convientemente "Legitimada" a divida... quase que se pode dizer... NAO HA CRIME...NAO HA CRIMINOSOS... ntlah...
GostoResponder13 h
Gracio Abdula A ideia errônea de aue existem estados, governos, instituições, organizações, empresas ou pessoas mais puras(honestas) do que as outras nem sempre é verdade...
Os regimes democráticos implantados por quase todo o mundo como algo a que não se pode ter alternativa é uma falácia. As Nações Unidas são uma falácia. O FMI/BM é uma falácia. A luz imaculada do Papado de Roma ou da Igreja Católica é uma falácia. O Islamismo verdadeiro e puro é uma falácia. Os EUA, a China, Alemanha, França...etc têm tantos problemas como Moçambique, Angola ou Burundi.
Há uma ilusåo colectiva que ofusca as mentes dos intelectuais fazendo-os ser autênticas marionetes dos interesses de silenciosos poderes dos poderosos que dominam o mundo sem nunca terem sentado nas cadeiras do poder. Eles são um pequeno grupo que dominam os mass media e as finanças mundiais. Depous formatam tudo como querem e colocam no poder quem querem e como querem e fazem tudo legalmente. Valorizam e desvalorizam o dolar, inventam a globalização, os termómetros que medem tudo: A economia dos países, o índice de desenvolvimento humano, o índice de corrupção, o índice dos homens/ mulheres mais ricos/as do mundo, o indice de violação dos direitos humanos, o índice de pobreza dos países...enfim eles cobseguem transformar tudo em números...em índices....em estatísticas que parecem ser infalíveis e verdades absolutas!!!
Já chega de tanto nos enganarem!
O problema é dessa ilusão colectiva que tolhe as nossas mentes! Eles nem precisam de pagar pars que os pseudo-intelectuais escrevam e subescrevam os seus planos e propósitos.
São eles que colocam os Donald Trumps no poder da Nação mais poderosa do mundo que vive de encenações de guerra e guerra verdadeira para alimentar a industria monstruosa de fabricação de armamento sofisticado. É pena que não existam índices/dados de proliferação de armas...
É este o mundo em que vivemos....de falácias!!!
Há muita falsidade e falta de seriedade!!!
GostoResponder83 h
Estevao Pangueia Falacia quando exige-se justica?
GostoResponder32 h
Gracio Abdula Falácia quando certas instituições que aparentemente se intitulam de sérias entram em conluio com os detractores...
GostoResponder2 h
Ana Cristina Cristina Dimene Em suma... estamos todos dentro da "matriz" (do sistema) que é o nosso verdadeiro inimigo e a maioria nem se apercebe disso... aliás, muitos estão tão inertes e dependentes deste sistema que até lutam para o proteger!
GostoResponder12 h
Gracio Abdula Caro Pangueia esse nosso mundo vive de encenações. Infelizmente somos anesstesiados com factos que nem sempre correspondem à verdade. Nós exigimos justiça sim mas quem a aplica não nos satisfaz...nem sempre nos satisfaz...ou melhor não nos satisfaz sempre!
GostoResponder1 h
Gracio Abdula Isso mesmo Ana Cristina!
GostoResponder11 h
Miro Guarda Entao tipo, deixemos as coisas como estao?
GostoResponder1 h
Buene Boaventura Paulo É com frustração que muitos homens se enforcam Gracio Abdula
Evaristo Cumbane Eu nao entendo porque tanto sigilo num caso que condenou o patrao do PR ao sofrimento.
GostoResponder13 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Sujando o bom nome e reputação...
GostoResponder12 h
Heleno Bombe Melhor irmos com calma porque esse relatório da auditoria pode defraudar com as nossas expectativas em querer saber os nomes e o destino dos valores
GostoResponder2 h
Filimao Matiquite Vamos esperar, sao somente mais 24 horas. Que o povo merece o detalhe dos contornos desta roubalheira, isso merece.
GostoResponder2 h
Egidio Vaz Pre-empting and magnifying the anchoring and adjustment bias! Wait to see, read and participate. Let us not forget that you applauded Kroll's arrival on precisely the agreed terms Master Marcelo Mosse.
Ver Tradução
GostoResponder11 h
Nelson Junior Very very very good english!..bravo...kkkkkkkkkkk
Ver Tradução
Miguel Manjaze Uma vez que é sabido que ninguém irá à barra da justiça ou à cadeia, sou da opinião de que a PGR deveria negociar a delação premiada com todos envolvidos, directa ou indirectamente, a devolver os recursos ganhos/obtidos ilegalmente de modo a poupar o povo moçambicano de pagar por algo que não consumiu!
GostoResponder1 hEditado
Nelson Junior Boa analise:..bem dito, caro Marcelo...mas, parece que esta famosa auditoria ja foi politizada...seja como for, esperemos que so nos diga o seguinte:...onde foi o dinheiro, quem " pegou no dinheiro" e acima de tudo que devolvam os dinheiros...se, os ladroes serao presos ou nao-isso eh outra historia...A auditoria so e so deve dizer do que eh feito do dinheiro...o resto eh politica

Sem comentários: