sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prazo para terminar investigação a Sócrates voltou a ser adiado sine die


Procuradores apontam Julho como data final, mas Joana Marques Vidal preferiu não fixar uma data. Ex-primeiro-ministro reage à prorrogação para a semana, em conferência de imprensa.
LUSA/RICARDO GRAÇA
Foto
LUSA/RICARDO GRAÇA

LEIA TAMBÉM
A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, voltou a prorrogar o prazo para terminar a investigação no âmbito da Operação Marquês, em que o ex-primeiro-ministro José Sócrates é arguido. Apesar de a equipa de investigação e o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal terem apontado o final de Julho como data máximaprevisível para encerrarem o inquérito, a magistrada optou por não lhes fixar um prazo. 
"De modo a prevenir as contingências relacionadas com os prazos que se encontram em curso para que as cartas rogatórias pendentes na Suiça possam ser devolvidas, situação que não depende de qualquer concreta actuação do Ministério Público ou do órgão de polícia criminal que o coadjuva, considera-se adequado que o inquérito seja encerrado no prazo de três meses a contar da data da devolução e junção ao inquérito da última cara rogatória a ser devolvida", refere em comunicado a Procuradoria-Geral da República.Joana Marques Vidal determinou nesta quinta-feira que a investigação só terá de ser concluída três meses após a devolução da última carta rogatória enviada por Portugal às autoridades de outros países, solicitando-lhes informações ou diligências judiciais. Ora segundo a procuradora-geral da República ainda há várias cartas rogatórias por cumprir, não sendo sequer possível prever a data de devolução de uma delas. José Sócrates irá reagir ao anúncio de Joana Marques Vidal para a semana, em conferência de imprensa.
Faltam informações da Suíça
Assim, um pedido de cooperação internacional dirigido às autoridades angolanas "encontra-se já cumprido, devendo ser devolvido em breve", enquanto duas das cartas rogatórias enviadas para a Suiça "aguardam o decurso dos prazos de notificação e deverão ser devolvidas de seguida". Porém, um terceiro pedido feito às autoridades helvéticas para obtenção de dados bancários "foi objecto de oposição por parte de um dos arguidos", correndo ainda prazo para um eventual recurso judicial. "Assim, neste momento não é possível prever a data da sua devolução", diz a mesma nota de imprensa.
Perante isto, Joana Marques Vidal volta a reiterar que a excepcional complexidade desta investigação justifica a ultrapassagem dos prazos previstos na lei para arquivar um processo ou deduzir uma acusação contra os arguidos.
No que diz respeito à evolução da investigação no último mês e meio, a Procuradoria-Geral da República explica que se realizaram 33 inquirições e duas buscas, encontrando-se agendados mais seis interrogatórios para os próximos dias. Prevê-se que as diligências de recolha de prova terminem no final da primeira semana de Maio. "Encontram-se em fase de conclusão as transcrições das intercepções telefónicas dos interrogatórios e das inquirições e estão em curso as últimas traduções, que se estima que estejam prontas no máximo daqui a mês e meio", informa também o gabinete de imprensa de Joana Marques Vidal, acrescentando que os trabalhos de redacção do despacho final - de acusação ou, numa hipótese improvável, de arquivamento - continuam a decorrer.
"É uma prorrogação sem prazo nenhum", critica um dos advogados de José Sócrates, João Araújo. "O comunicado da Procuradoria-Geral da República é longo, minucioso e não diz coisa alguma. Esforça-se por disfarçar que pretendem continuar a investigar sem prazo." Em comunicado, os advogados dizem ser a sexta vez que o prazo é prorrogado e acusam as autoridades judiciárias de continuarem "mergulhadas na ilegalidade" ao terem ultrapassado os prazos estabelecidos na lei e levado a cabo "um assassinato de carácter" do seu cliente.
Pela leitura da nota de imprensa de Joana Marques Vidal fica a saber-se que houve alterações no método de trabalho da equipa de investigação, tendo sido "reorganizada a forma de relacionamento" entre os magistrados e os funcionários da Autoridade Tributária. Neste caso, ao contrário do que sucede noutros investigados com a colaboração da Polícia Judiciária, o Ministério Público preferiu socorrer-se de inspectores das Finanças, tendo agora sido redefinido o quadro de inspectores afectos às matérias ainda sob investigação.
"Realizaram-se, ainda, reuniões de trabalho periódicas entre o director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, os magistrados que integram a equipa de investigação e o órgão de polícia criminal [a Autoridade Tributária], no decurso das quais se analisou a evolução do trabalhos e do cumprimento das calendarizações estabelecidas e se discutiram de novas metodologias que imprimissem celeridade à investigação", refere a Procuradoria-Geral da República.
  1. visigol
      
    Discute se aqui a que velocidade a justiça se guia mas esquece se alguns pontos de vista interessantes: Imaginemos que ele se chama Manuel. O Manuel anda nuns esquemas e provoca pessoas com poder.. eles entao decidem prendê lo e subjuga lo na praça pública jogando dados de sorte com provas que tem de confirmar se sao realmente irrefutáveis. Presumindo que o Manuel seria também influente, condenaram no a um limbo de credibilidade incontestável. Tal como Socrates, o filosofo, este Socrates foi esmagado por poderosos ( sendo culpado ou não ) de tal forma que não há inocência que evite a sua morte política. Nós como plebe, continuamos ainda a apenas assistir a estas coisas.
  2. Rui Figueiredo
      
    Afinal, não seria só o anterior procurador? É verdade que a tramitação entre países tem de seguir rigorosos protocolos, mas se vai um membro do governo entregar uns medicamentos viajando num Falcon do estado, não seria aconselhável ir um gestor da justiça à Suiça diligenciar a obtenção do documento em falta? Ou será que afinal tudo está a ser preparado para o crime prescrever, ou só mostrada a evidencia depois das eleições?
  3. O Público não está a dar informação tão detalhada como o Correio da Manhã e o Observador, que identificam Henrique Granadeiro como o causador do atraso nos dados das autoridades suíças, ao tentar impedir o levantamento do sigilo bancário. Parabéns à PGR. Pode ser que os acusados venham a ser absolvidos, mas a PGR quer impedir que isso aconteça simplesmente por truques de advogados e prazos.
  4. M.Lopes
      
    xiii tanta confusão. o sistema da arabia saudita sera mais rápido; BPN tudo em 2 ou 3 discos rígidos; vistos, não havia gente transparente; e era mais o quê? ah provas, de cana etc. provas consolidadas e medidas de coação? foi dar-lhe uns dias e dois portáteis foram pro galheiro. Primeira coisa que fez? "Tô filho, caçaram-me, vê lá se dás uma martelada no portátil, ta bem! o pai promete arranjar a casa depressa!"
  5. M.Lopes
      
    vocês não devem ter bem noção da complexidade do caso...É moda dizer que a justiça é lenta e pronto...elaborar acusações, proferir sentenças etc...não é como tirar um expresso.
    1. Minhoto
        
      Ninguém está a dizer que o caso não seja complexo, nem tampouco que elaboração de todo o processo não necessite de tempo, mas que há por aqui rapaziada que conhece outros sistemas judiciais mais expeditos, lá isso há.
    2. Mas para prenderem o homem, foi um ver se te avias que as provas estavam mais do que consolidadas... e, à cautela, esteve de cana quase um ano. Porquê???
    3. Luis Vaz
        
      Olha que não...olha que não...repara no caso do Dias Loureiro BPN , Vistos Gould, etc casos muito complexos que a vidalha trata por tu, vão direitinho para o cesto dos papéis!
  6. Liberal - ex-gestor de expressões
      
    Não é desprestigiante, porque a "justiça" portuguesa não tem prestígio. Como tivemos que aturar o passarão durante seis anos a cometer toda a sorte de crimes, dos quais os de corrupção são apenas uma parte, ele agora que ature a "justiça" também durante seis anos, até 2020. Por mim é justo, desde que depois o ponham em estágio no depósito e lhe tirem as contas na Suíça todinhas.
  7. João Chumbo
      
    Identificam-se três cancros na jovem democracia portuguesa: a lentidão da justiça, a corrupção e a iliteracia. Envergonhamos os navegadores intrépidos que fomos.
  8. Victor Nogueira
      
    Há muitos anos atrás aconteceram casos aparentemente similares: os desaparecimentos no Algarve de duas crianças: Joana e Maddie. Os corpos delas nunca foram encontrados mas apesar disso a mãe e o tio de Joana, foram condenados mas em relação a Maddie a "Justiça" e a "Polícia" continuam a procurar o corpo. Contudo, quem se preocupou com condenação em praça pública por certa comunicação social e com a condenação da mãe e do tio de Joana, sem que o corpo tivesse sido encontrado ? Porque perante tanta gente arguida em múltiplos processos, envolvendo banqueiros como Salgado e administradores como os da PT, apenas Sócrates se afirma vítima duma cabala com inúmeros defensores do género que os outros não reclamam ?
  9. Tenham, mas tenham, vergonha... despacho de acusação ou arquivamento? Então quanto prenderam o homem (por acaso mais ou menos à hora em que António Costa era empossado como novo secretário geral do PS...), as provas não estavam mais do que consolidadas?
  10. Jorge da Rocha Barreira
      
    É uma vergonha! Prendem o suspeito durante quase um ano, sem qualquer acusação ,andam a investiga-lo há mais de 3 e ainda estão à espera da resposta às cartas rogatórias, como é possível? Pelo andar da carruagem a acusação, se for feita, estará concluída para as calendas. Assim anda a justiça deste país!
    1. Minhoto
        
      Para o pessoal que está indignado (e bem) com a lentidão da justiça em Portugal, saliento que a mesma é pouco célere para todos os cidadãos, e não só nestes casos mais mediáticos. Convém também lembrar que o acusado José Sócrates teve responsabilidades governativas, e que pouco, ou nada fez, para acabar com esta vergonha.
  11. Carlos Vasconcelos
      
    Um caso vergonhoso do judiciario portugues......
  12. José Carvalho
      
    Estou emocionalmente a desejar que existam cartas rogatórias. E que a última ainda chegue antes do Dia do Juízo Final. Mas que a Justiça está um bocadinho lenta, isso está. Se calhar vai ultrapassar esse prazo
José Cabral Botelho Eu nunca gostei do Sócrates e sempre o comparei ao Vale e Azevedo da política. Mas isto que está acontecer neste processo é o cúmulo da pouca vergonha! Este Ministério Público é uma pouca vergonha! Parece que passamos da ditadura fascista, para a ditadura do ministério público!

Manuel Conceiçao Camarada tem calma , o gajo era tão ingenioso que conseguia esconder tudo , os milhões que ele tem o apartamento em paris não caíram do ceu , a única coisa que cai do céu é a agua.
Gosto · Responder · 2 · 13 h

Rui Pacheco E Silva Quando a defesa passa a vida a fazer impedimentos a ver se escapam até prescrever é natural que os prazos sejam alargados!
Gosto · Responder · 1 · 12 h

Isabel Margarida Duarte É uma pouca vergonha, goste-se dele ou não. Se o resto do país trabalhasse a este ritmo, éramos todos despedidos. Ou ele é o maior artista de todos os tempos, ou os investigadores andam a gastar o nosso dinheiro mas a fazer pouco de nós, ou está inocente. Qualquer das hipóteses é muito má.
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Hortela Pimenta Mas nem se sequer há acusação

Andre Santos Como sempre não é possível discutir as questões com objetividade e independência... sr. Manuel Conceição, não era esse o tema da conversa...

Andre Santos Essa naturalidade é uma aberração... ainda bem que não é consigo!

Escreve uma resposta...




Rui Silvério Até eu não suporto o Sócrates... Mas já não há paciência para tantos adiamentos. 
Elaborem um processo de cada vez... Nem que fosse como foi vale é Azevedo que quando saiu por um processo, a PJ estava à porta para dar outra ordem de prisão


Maria Manuel Mané Nós os cidadãos preferimos que a Justiça não esteja, e não está na realidade da lei, condicionada por prazos: queremos que se apure a verdade, que a prova seja consolidada e se faça justiça!
Gosto · Responder · 9 · 15 h


Gosto · Responder · 2 · 15 h

Maria Manuel Mané Ó homem você não tem mais nada que fazer senão andar a comentar o que eu comento? parece o emplastro ...
Gosto · Responder · 1 · 15 h

Carlos Roncon Senão quer comentários aos seus comentários, não comente
Gosto · Responder · 3 · 14 h

Maria Manuel Mané Carlos Roncon roncou?
Gosto · Responder · 2 · 14 h

Jose Dias Maria Manuel Mané - se essa pessoa comenta tanto assim , nao sera por amizade ?

Carlos Roncon Os Mané, acaba de entrar na etapa de, quando não se tem argumentos, ofende-se.
Mas, já agora, fica a saber que ronco todos os dias e bem alto.
À minha beira ninguém dorme descansado.
Percebe a ironia?
Gosto · Responder · 1 · 14 h

Maria Manuel Mané Não dou conversa a broncos, só para lhes dizer que não metem medo, percebeu?

Luis Vaz Nós os cidadãos e as cidadonas Manétas!

Luís Soutinho Fale por si, a justiça quer-se célere ou então deixa de ser justa.
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Maria Manuel Mané Luis Vaz mostre a cara não seja um cobarde

Maria Manuel Mané Luís Soutinho a justiça dos prazos é para burocratas
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Serafim Guimarães Se realmente está inocente, Socrates deveria estar tranquilo à espera que a montanha venha a parir um rato. Esta pressa sugere que ele não quer saber o resultado das cartas rogatórias. Ou quer uma vitória na secretaria, como Dias Loureiro. Se a lei põe prazos, então é a lei que está mal, pois impede o apuramento da verdade. Cumpri-la à risca é burocracia pura, não é justiça.
Gosto · Responder · 1 · 8 h

Maria Manuel Mané O Supremo já decidiu que os prazos são meramente indicativos. O mal está na justificação pública que é dada neste caso, porque para todos os cidadãos têm a mesma aplicação da justiça.

Carlos Roncon A Maria Manuel Mané não conversa com broncos. Por outras palavras, em criança, não bebeu chá suficiente para ter uma discussão civilizada.

Escreve uma resposta...




Isabel Margarida Duarte E assim será, para ver se cai em cheio nas autárquicas. Vai uma aposta? Continuo sem ter ideia se Sócrates é culpado ou inocente. Não tenho mesmo ideia. Se é culpado é um verdadeiro artista e temos uns investigadores que deveriam ser todos despedidos. Se é inocente, isto tudo, a durar há anos, é um nojo. Em qualquer das hipóteses: a justiça em Portugal é a pior parte do país. Os mais incompetentes. Olha se o resto trabalhasse com este ritmo e esta eficiência... estava o país todo parado.
Gosto · Responder · 1 · 11 h

Antonio Bastos Acho bem! O que parece mesmo é que não há caso sujo em que o socas não tenha as mãos... então é queriam que se despachadas isto muito depressa porquê? Se coitado de quem precisa da justiça tem de esperar anos e anos, só porque é o socas tem de ser tudo muito rápido porquê? Só se for porque o gajo é de esquerda, é a lógica dos esquerdalhos é aquela máxima de que todos os porcos são iguais, mas tem de haver uma que são mais iguais que os outros. Essa lógica também se deve aplicar aqui, é?...
Gosto · Responder · 5 · 15 h

Carlos Roncon É o "outro" livrou-se da prisão só porque é esquerdalho também?

Antonio Bastos Eu nem sei quem é o outro! Se for um corrupto que o metem dentro que eu se for preciso ajudo!...Estou a falar do socas...Quando se tratar de outros, falarei deles!
Gosto · Responder · 2 · 14 h

Carlos Correia Vamos fazer com que o caso se arraste durante uns anos, já agora... ficaria eternamente suspeito :/

Alfredo Mendes Por acaso sou esquerdalho mas a única parideira de porcos que conheço é a tua mãe a tua mulher e as mulheres da tua família mas se não gostas que lhes chame porcas chamo-lhes cabras assim faz jus a tua terra para que saibas não defendo Sócrates mas só pergunto aos grunhos como tu porque foi o homem preso se ainda não tinham nada com que o acusar?
Gosto · Responder · 2 · 14 h

Antonio Bastos Está com pressa de o ver outra vez com o número 44?...

Antonio Bastos Alfredo Mendes, eu respondo à tua pergunta muito voluntariamente: és um merdas. Vai à merda!

Cristina Carvalho Ora lá está O TRIUNFO DOS PORCOS onde todos são iguais, mas uns são mais iguais do que outros. Livrinho antigo este 😁
Gosto · Responder · 1 · 14 h

Antonio Bastos Cristina Carvalho, é um livro que tive o prazer de ler há muitos anos...Vivia em Porto Salvo e um vizinho mo emprestou. Muito interessante...
Gosto · Responder · 1 · 14 h

Cristina Carvalho Antonio Bastos também o li e tenho.
Gosto · Responder · 1 · 12 h

Escreve uma resposta...




Rui Rodrigues Uma pergunta de ignorante: Trata-se de Julho de que ano? É só para perceber se ainda serei vivo quando sair a acusação.

Rui Meireles Ñ defendo a inocência do Sácrates mas acho que andam mesmo à procura da ponta do véu.Ainda estes artistas queriam investigar os Panamá Papers.Estou como o Rui só para o concluirem no próximo século
Gosto · Responder · 2 · 15 h

José Cavaco Essa é muito boa .

Jose Dias Nao se preocupe que , suspeito muito que o caso ainda vai prescrever, assim como muitos outros , como o caso do nosso kerido Ricardinho salgado.
E so uma opiniao. 😀

Escreve uma resposta...




Antonio Ferreira Manuel Quem deveria ser preso é quem anda a brincar com tudo isto, que fantochada esta justiça e o polvo que a alimenta...realmente o Sócrates, tem de ser muito burro, com tanta engenharia , tantos milhões e anda aqui a aturar esta pequenez de gente...realmente ó zé és mesmo um parvinho....

Marita Santo De adiamento em adiamento até à véspera das eleições autárquicas... Haverá ainda alguém que se surpreenda???? :\

Antonio Costa Acho que vai durar até as legislativas
Gosto · Responder · 3 · 14 h

Marita Santo Antonio Costa é capaz de ter razão... nas legislativas os estragos sempre poderão ser maiores e é inegável que os estragos são o objectivo

Escreve uma resposta...




José Lopes Vai ser para sempre, haverá sempre mais uma carta rogatória. Simplesmente vergonhoso e indigno. Acusem o homem de vez ou deixem-no em paz. E quanto custa este processo que não vai dar em nada e que todos estamos a pagar. Considerando os meios envolvidos e ao tempo que dura já nos deve ter custado uns bons milhões esta investigação de treta
Gosto · Responder · 1 · 10 h

Luis Martins Ô porra decidem quanto tempo ainda precisam ou será preciso ir buscar o dr. Mário , bom é justiça que temos para o cidadão pagar mais uns trocos duvidas à ou existem .

Sara Espiguinha Penso k querem outra vez manipular as eleições autárquicas onde está a imparcialidade.

Manuel Pedro Marmelo Alguém anda a fazer mal o trabalho - a culpa será das demasiadas pontes na função pública!
Gosto · Responder · 3 · 16 h

Carlos Almeida Parece-me que é a Justiça Suiça ou Bancos Suiços que não respondem às cartas rogatorias...

Manuel Pedro Marmelo Não ne parece! A justiça e os bancos Suíços são 1000 vezes mais sérios e eficazes que os portugueses!

Escreve uma resposta...




Miguel Vassallo Nunca votei nos xuxas e muito menos no Sócrates!!! Mas isto já virou uma pouca vergonha!
Gosto · Responder · 5 · 15 h

Adélia Paula Silva Com a dimensão do processo e das diversas maroscas é natural que não se consigam cumprir prazos. O Sócrates bem reclama, pois quer ver tudo arquivado para ver se se safa!
Gosto · Responder · 2 · 15 h

Fernando Soares Se se safa? Então quando o prenderam as provas não estavam mais do que consolidadas? Oh Adélia abra os olhos!
Gosto · Responder · 2 · 14 h

Domingos Antunes O Socrates vai se safar. Se depois de dois ou três anos de investigação não conseguem reunir provas é porque nunca irão conseguir. 

Isto é uma palhaçada a vários níveis, porque ele vai-se safar apesar de ser claramente culpado e o ministério público arrasta-se numa incompetência atroz.
Gosto · Responder · 1 · 14 h

Fernando Soares Domingos Antunes Se ele é claramente culpado como diz, é porque tem provas disso. Vá, quanto antes, ao MP e apresente-lhe as provas que eles andam aos bonés...
Gosto · Responder · 1 · 12 h

Escreve uma resposta...




Anabela Cordeiro Parabens Sra.Procuradora , por este caminhar ainda morrem primeiro.....aliás deve ser disso que estão á espera
Gosto · Responder · 2 · 13 h

Celso Madeira Que justiça mais corrupta ! !!!
Banda de imcompetentes!
Gosto · Responder · 2 · 14 h

Jose Dias Nao se esqueca que , os esquemas de corrupcao dos corruptos e criminosos , esta sempre a frente da investigacao da policia criminal, pois foi tudo muito bem estudado e executado pelos corruptos.
Por isso, muito complicado conseguir desmontar toda a teia em volta destes crimes de colarinho branco.
E tambem sera muito errado, as TVs todas estarem a mostrar essa sinistra figura, a darem - lhe todo o tempo de antena, para o cujo dito berrar, a dizer que esta a ser assassinado politicamente, etc.
Ele devia mas e ter vergonha e colocar um saco na cabeca, com dois buraquinhos , e desaparecer para sempre, esse corrupto asqueroso.
Nunca lhe confiaria a minha velha carteira vazia.

Celso Madeira É por isso que andam tantos outros à solta e nada se passa continuam impunes e ninguém se preocupa ! 
Deixem de se focalisar no que os jornalecos dizem. A verdade naõ sai dessa gente pois só querem e vender papel! Mas isso é a prova de intelegência ! !!!

Escreve uma resposta...




Ana Lucas Esta anedota fica para a historia. Se bem que eu adorava ver este cretino atras das grades enquanto ainda for viva...
Gosto · Responder · 2 · 15 h


Avelino Resende Qual é a peta desta vez, tenham vergonha, senhores do Ministério Público.
Gosto · Responder · 4 · 16 h

Jose Pestana Carita Isto é uma novela mas sem ipisodios novos ups mas sem fim à vista.

Vitor C. Clemente Ao longo destes 3 anos da parte dos senhores Juizes não vimos nenhuma acusação a José Sócrates ,vamos ver se a montanha não vai parir um rato.

Marcos Pombinho Por prazos curtos já escaparam e escapam muitos. Façam é justiça demore o que for preciso.

Jose Raposo Raposo Isto parece o filme o padrinho, o papel de Don Corleone esteve num Palácio chamado Belém,os actores secundários todos já sabemos quem são.
22 de 77

Sem comentários: