ONGOING
Nuno Vasconcellos só teria uma mota de água em seu nome quando foi executado por uma dívida de 9,7 milhões ao BCP, conta o Expresso. Empresário foi declarado insolvente em Portugal já este ano.
Nuno Vasconcellos, empresário que foi dono da Ongoing, só tinha como bem pessoal em seu nome uma mota de água. Esse foi o único património encontrado em Portugal para executar uma dívida de 9,7 milhões de euros junto do BCP. A informação é avançada na edição do Expresso. Segundo o jornal, a insolvência pessoal do empresário foi decretada pelo tribunal no dia 26 de janeiro.
A Ongoing chegou a ser um dos maiores acionistas da Portugal Telecom e também da Impresa, dona do Expresso, onde Nuno Vasconcellos chegou a estar representado no concelho de administração. A Ongoing era controlada por Nuno Vasconcellos e financiada pela mãe, Isabel Rocha dos Santos, herdeiros do património da antiga Fábrica Nacional de Sabões. A empresa foi declarada insolvente no ano passado com dívidas de 1.200 milhões de euros. O BCP e o Novo Banco eram os principais credores. O mesmo destino teve a empresa que explorava o Diário Económico e que tinha sido comprada pela Ongoing em 2008.
Para a queda da Ongoing contribuiu o colapso do Banco e do Grupo Espírito Santo, que era um financiador e aliado, mas sobretudo a crise da Portugal Telecom, que deixou de pagar dividendos aos acionistas. O rombo na PT resultou do investimento perdido de 900 milhões de euros na Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo, e do fracasso da fusão com a brasileira Oi, que resultou na venda da PT Portugal ao grupo francês Altice. As ações na antiga PT (atual Pharol), onde a Ongoing chegou a ter 10%, foram dadas como garantias de empréstimos e acabaram executadas quando perderam grande parte do seu valor em bolsa.
Nuno Vasconcellos, também tem negócios no Brasil, e já há alguns anos, escreve o Expresso, que não terá património em seu nome em Portugal. Quando está em Portugal, o empresário fica em propriedades que estão em nome da mãe e terá sido notificado pelos credores numa casa que Isabel Rocha dos Santos tem na Herdade da Comporta.