quinta-feira, 20 de julho de 2017

Lázaro Kavandame e o nacionalismo maconde

Lázaro Kavandame e o nacionalismo maconde
Devido a situação social, politica e económica em transformação, numa zona considerada atrasada, nasceu no planalto dos macondes a “Linguilanilu”, Sociedade Algodoeira Voluntária de Moçambique (SAAVM) organizada por um grupo de habitantes do planalto, cujos dirigentes principais foram: Lázaro Nkavandame, Raimundo Pachinuapa, João Namimba e Cornélio João Mandanda. “Linguilanilu” “e palavra Kimakonde, e pode significar: cooperativa, associação, unidade ou mesmo entreajuda.
Lazaro Kavandame (possivelmente nascido entre 1908-12) era filho do capitão mor Cavandame. Em 1943 foi a Tanzânia onde ficou 5 anos. Quando regressou a Moçambique foi baptizado a ponto de o prelado da diocese do Porto Amelia ter dito que era exemplar e um dos melhores que tinham. Porem, não era muito instruído embora soubesse ler e escrever maconde. Era calmo, nunca se exaltava, toda a gente o respeitava nos seus dizeres. Não procurava ser bem visto, era humilde, respeitoso e o dinheiro não lhe interessava. Quando regressou pediu as autoridades portuguesas para as ajudar a evitar a saída dos moçambicanos que iam para a Tanzania. O plano dele consistia em fundar uma cooperativa agrícola de algodão em Imbuho, com cinco rapazes. Na visão de Kavandame, os rapazes não estavam satisfeitos com pano e comida como salario. Era tempo de terem uma casa, uma bicicleta, cadeiras e mesa.
A 20 de Agosto de 1958, Lázaro e seus associados fez pedido formal à administração da circunscrição dos macondes. O parecer do administrador foi negativo mas o governo-geral, contra o parecer do administrador local, legitimou a existência de cooperativa. O resultado da sua acção foi que no final do primeiro ano já tinha 1500 membros e em 1959 tinha já 1379 inscritos que faziam cada um ao menos um hectar de algodão. Havia sinais de melhoria das condições de vida da população e muitos que se encontravam no Tanganyika já começavam a manifestar o desejo de regressar. O regresso de Kabrite Diwane /Faustino Vanomba, cujo final foi o trágico acontecimento de Mueda, em 16 de Junho de 1960, inseria-se neste movimento tímido dos “retornados”. Os inscritos pagavam 3 escudos de contribuição por mês que era usado para pagar algumas despesas e aos ajudantes de Lázaro que visitavam as machambas como extensionistas.
Segundo um testemunho da época, “a gestão do dinheiro era tão transparente que Lázaro não ficava com nada”. Quando uma vez viu que o caixa tinha algum dinheiro de sobra, comprou uma bicicleta nova e outra de segunda mão para os seus ajudantes extensionistas. Apercebendo-se que estava sendo vigiado, pediu que houvesse um europeu no meio deles. Isto também serviria para desmentir aos régulos e agentes da SAGAL que o difamavam como estando a cobrar ilicitamente valores de 50 escudos. Porém, sabia-se que ele nunca guardava o dinheiro sozinho, segundo o testemunho do padre Guilherme Kuypers. Em conversas com o governador Carlos Teixeira da Silva Lazaro ficou sabendo que era opinião do governador geral que ele aprendesse português e ficou combinado que iria para a Missão de Mariri, na área de Montepuez. Uma vez aprendida a Língua Portuguesa, seguiria para Lourenço Marques onde o respectıvo governador o esperava, ansioso.
Mostrar mais reações
64 comentários
Comentários
Nhecuta Phambany Khossa O jornalista português Joaquim Furtado (salvo erro), no documentário "a guerra" difundiu o vídeo.
Mostrar mais reações

Danilo Tiago Grande serviço público meu caro Eusébio.
Mostrar mais reações

Júlio Mutisse Gwambe... obrigado. Estou a espera do próximo post sobre esta figura de que não tinha nenhuma base. Este Kavandame como evoluiu para o Kavandam que a nossa história nos ensina? Ou não foi bem assim?
Mostrar mais reações

Eddy Edson Magalo O historiador MA #Eusebio sempre atras das verdades historicas! Mta forca...
Mostrar mais reações

Fernando Narcisio Narcisio Mais uma pagina da Nossa historia..
Mostrar mais reações

Jessemusse Cacinda Meu Mestre Eusébio A. P. Gwembe. Está por via destes ultimos posts sobre historia da luta pela independência. Tal como disse Danilo Tiago está sDanilo Tiago um serviço público
Mostrar mais reações

Andre Jorge Chifeche Epaaaaaa nós aprendemos que foi um grande traidor. Afinal? Nossa historia distorcida a favor de um grupo.
Mostrar mais reações

Albertino Dengo E disto q a noca historia precisa e nao o que tem la
Mostrar mais reações

Raúl Salomão Jamisse Grande aprendizado, no teu mural sempre sai se a ganhar...Assim como os outros quero a parte II da história do Khavandame até aonde foi considerado traidor
Mostrar mais reações

Tembo Wambozi Eu amo posts desse jovem, papo com evidências. Documentação que nem sabia que existia. Continue a enviar nos
Mostrar mais reações

Eddy Edson Magalo MA #Eusebio q nos traga tambm a historia dos famosos fundadores da nacao mocambicano, sobre tdo dos q ainda stao em vida!!! Pra desipar mtas duvidas q ca pairam nos mocambicanos!!!
Mostrar mais reações

Eddy Edson Magalo ...le-se nacao mocambicana!!
Mostrar mais reações

El Patriota Obrigado pela iluminação, Gwembe.
Mostrar mais reações

Gildo Nhangave Esta história é aberta, pensei que fosse trazer algumas razões que levaram com que fosse conhecido com o tal traidor que aprendemos na 4 classe!
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame A verdade ainda vira brevemente!
Mostrar mais reações

Carlos Quizado Quizado Afinal? Entao aquela historia da 4 classe foi falsa!
Mostrar mais reações

Melo David Mogoa o desafio da abordagem e provar q foi morto pelo regime de forma injusta e tdo aqilo q alegaram sobre a pessoa dele foi injusto.
Mostrar mais reações

Raul Novinte Esse é e era o maconde que tanto respeito. Pois os macondes que temos hoje no poder pensam diferente do Lazaro Nkavandame e por isso lhe foi assassinado pelo regime que os macondes de hoje servem.....
Mostrar mais reações

Pablo Osvaldo Osvaldo A nossa História
Mostrar mais reações

Nelio Raul Joao Eu sempre desconfiei da nossa história, contada pelos libertadores da pátria, tudo contado a seu belo prazer....
Mostrar mais reações

Luis Arouca Eu tbem alinho n teu diapasão! A História de Moçambique está totalmente adulterado, tdo k se fala hj, é tdo falso, só pra recordar sobre o homem k deu o primeiro tiro ( chipande) Qual Chipande? Ele nem se quer entrou n linha d combate
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame Chipande esteve em muitas frentes de combates mas ele peca quando nao conta a verdade! Podia merecer nosso respeito mas infelizmente indiziu se no erro por causa de ganancia!
Mostrar mais reações

Lyndo A. Mondlane E como acabou reaccionario????
Mostrar mais reações

José de Matos Grande entrevista com neto de Lázaro Kavandame 

Ala sulista da Frelimo maquinou assassinatos...Ver mais
Mostrar mais reações

Costa Manhiça Gostei muito da historia Gwembe falta a parte 2
Mostrar mais reações

Gabriel Muthisse Kavandame versus assassinato de Nkankhomba= um dos grandes imbróglios que leva o primeiro a entregar-se aos portugueses.

Fazer o flash back até à crise de 1968, a relação entre Kavandame, Simango, Mondlane, Gwengere e os militantes brancos.

Ter em conta a diferença de concepções sobre a condução da guerra - guerra de guerrilhas (prolongada) ou ataque a grandes agrupamentos de tropas portuguesas, como os de Mueda e outros.

O Segundo Congresso e o fracasso da Conferência de Mtwara...

Tudo isso explica parte da história que levou à deserção deste combatente independentista.
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame A concepcao de que quem matou Khankomba vem duma teoria falsa, sem defender Kavandame, apesar de eu ser o unico representante dele. Kankhomba foi morto na Aldeia de Nkunya pouco dias depois da morte de Capitao mor Joaquim Chipande amando dos mesmo que nao precisarei de os mencionar acho que Mutisse sabe melhor que eu, ou seja de Chipande, por simples razao como era do niassa era mal visto em mueda/cabo Delegado. O regiolismo fazia se sentir entre camaradas.
Mostrar mais reações

Gabriel Muthisse Alberto Kavandame, Khankomba foi morto na fronteira do Rovuma, do lado da Tanzânia. Desconheço se esse local coincide ou não com a aldeia que indica.

O facto de Nkhankomba ter sido assassinado do lado Tanzaniano levou a que as autoridades deste país se interessassem particularmente por este crime, pretendendo julgar e responsabilizar os autores. Se tivesse ocorrido do lado moçambicano, os tanzanianos teriam ignorado o crime.

Os Chairmans tinham bloqueado a fronteira do Rovuma, pretendendo obstruir a logística à Frente de Cabo Delgado. Tudo isto no contexto da crise que se seguiu ao II Congresso e à contestação da liderança de Mondlane. A aludida Conferência de Mtwara, que fracassou, visava resolver este último problema.

Com as diferenças a prevalecer, e não havendo reconhecimento à liderança de Mondlane, os Chairmans, que haviam boicotado o II Congresso, pretendiam isolar a direcção da FRELIMO da província onde eles supunham ter muito prestígio.

Nkhankomba foi morto, à facada, quando pretendia forçar a abertura da fronteira do Rovuma
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame Isso mesmo Nkunya fica a cerca de 30.kms da vila sede de Newala nas margens do rio rovuma, na provincia de Mtwara. Sei contar bem essa historia, porque muita coisa nao e bem contada em deterimento de salvaguardar imagens de algumas pessoas. No dia da morte de kankomba, Kavandame, regressava do rio com seu carro de marca Bedford com destino a Nachingwia e teria acompanhado um grupo que vinha para o interior carregados de material de guerra. Apercebendo se desse assassinato Kavandame nao deu boleia ao Chipande e esse quem difindiu a msg de que que matou kankomba foi Kavandame.
Mostrar mais reações

Benjamim Muaprato Caro Alberto Kavandame, pode contar bem essa historia no seu mural para melhor percebermos, que de facto acontecido nesse fatídico dia?
Mostrar mais reações

Spirou Maltese Folgo em saber que ha gente dos Kavandame pra contar outra versão da história....o que Pode equilibrar a verdade!
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame Com ajuda de Deus e de vos meus amigos vou lancar um livro que vai ser muito interecante. Sao poucos da Frelimo que sabem contar historia da Frelimo.
Mostrar mais reações

Joaquim Mavone Realmente seria bom.
Mostrar mais reações

Moiane Jose Abel Estamos a caminho mas 20 anos a verdade virá ao de cima pois nada fica escondido pela eternidade. Mas está missão é de toda a juventude k ama a verdade a paz e não escovismo
Mostrar mais reações

Pablo Osvaldo Osvaldo Porque reacionario?
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame Ala sulista da Frelimo maquinou assassinatos e depressao aos individuos do.norte.
Mostrar mais reações

Yussuf Adam A historia da SAAVM/Liguilanilu esta contada no Nao Vamos esquecer e nos Estudos Mocambicanos do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. As contradicoes entre Nkavamdame e a populacao das zonas libertadas surgiram , segundo os entrevistados em varios projectos de investigacao, pela apropriacao privada por Lazaro Nkavandame dos resultados economicos da producao colectiva, da posicao de Lazaro Nkavandame sobre o papel das mulheres, etc...
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame Segundo Bandela Macheka, um dos membros da Associacao ligwilanilo, nao houve nenhuma contradicao entre os membros, mas sim a Associacao constitui um elemento de dispertar do nacionalismo. Por duas vezes Kavandame foi preso por causa de aderencia massi...Ver mais
Mostrar mais reações

Yussuf Adam Sim estamos a falar de dois periodos diferentes... O da criacao da SAAVM Ligualinilu e o periodo da luta armada....
Mostrar mais reações

Daniel Costa Essa limpeza e ostracisação de gente do norte já tem barba branca. É tempo de se combater ferozmente.
Mostrar mais reações

Samuel Jose Bem,não ouvi de alguém a me falar dele mas,a verdade é:
-Lázaro Nkavandame foi grande amigo do meu falecido pai quando ele estudava no Seminário Liceal Pio II em Mariri e meu pai era pedreiro na construção deste. Quando ele estava no Mariri eu era muito criança e quando sumiu do Mariri para Tanzânia nunca mais lhe
vi e retornei a vê-lo em 1974 de novo no Mariri pois,eu era aluno deste Seminário.
Passados que foram 3 meses ouvi de que o Lázaro foi preso e levado para Tanzânia(Nagingweia)onde foi julgado junto com outros patriotas acusados de serem traidores.O meu pai ainda vivo,ficou muito chocado e triste ao ouvir:Nkavandame andidukuta...Nkavandame reaccionário...
De facto -Lázaro era humilde e muito calmo e calmo mesmo...espero que,os que se colocam como donos e fundadores da FRELIMO principalmente o Pachinuapa,
Chipande e outros...põem a cabeça na consciência e saibam que estão sendo muito usados pelos os sulístas e o povo lá na Província de onde são oriundos está a passar muito mal e pior falar de veteranos da guerra de libertação nacional que é penoso ao vê-los!!!
Mostrar mais reações

Alberto Kavandame Palavras sabias, tenho muito odio em Chipande e Pachinuapa, sao individio limitado em seus diacurso sempre usam Kavandame como demonio para a Frelimo.
Mostrar mais reações

Joao Faztudo OS DO NORTE SOMOS CULPADOS DE OPORTUNADOS COM OS DE SUL. NÃO TEMOS UNIÃO PORQUE CADA UM QUER SER DIFERENTE DO OUTRO. VEJA SO: CHIPANDE USARAM LHE COMO O 1 CÃO A LADRAR CONTRA COLONO. HOJE DEFENDE OS DO SUL EM VEZ DO VIZINHO DELE DHLAKAMA. TODOS CNDTES SAO DO NORTE POR ISSO CHAMAM NOS DE XICONDO.
Mostrar mais reações

Ser - Huo Num post que devia servir para a gente aprender, interrogar, discutir a nossa HISTORIA, você encontra acima de 80% de comentarios REGIONALISTAS, pregadores do ÓDIO e do DIVISIONISMO. Epahhhh, Eusébio A. P. Gwembe, nao deixe seu mural ser um nem aquela Radio do Ruanda, usada para difundir o odio e a matanca.
Mostrar mais reações

Rivelino Mandlate João Faztudo!!!!!!!!!!!!!
Mostrar mais reações

David Parente Realmente não se deve criar ódio entre o norte e o sul. Moçambique e de todos moçambicanos. Houve políticos que criaram esses ódios entre brancos, negros e mestiços. A história de Moçambique tem sido contada de forma a proteger indivíduos que assassinaram muitos dos nossos conterrâneos apelidados de reaccionários, divisionistas e imperialistas.
Mostrar mais reações

Oreste Muatuca Esse Lázaro Kavandame cometeu o mesmo pecado de nascer onde e como nasceu.

Mostrar mais reações

Brazao Catopola Grande trabalho rapaz, Parabéns. Num desses simpósios, eu disse que o grande mal da nossa história é ser necessariamente estudada somente de forma política, faltando as componentes sociológicas, históricas e antropológicas. Aqui esta um exemplo de um trabalho que se quer. Parabens

Arlindo Chissale Mariri fica em Ancuabe - Cabo Delgado. 

Bela história
Mostrar mais reações

Kito Etava Interessante
Mostrar mais reações

Calton Maluzane Machava Os de Norte e centro passam mal mesmo si eu fosse da qele regiao poderia fazer preceber k os de sul stao contra Nortianos. Vejamos nas listas dos assassinatos ,tdos sao de Centro e Norte.
Mostrar mais reações

Moulinho Lehuany Kavandame tambem foi vitma da sua incapacidade de compreender a dimensao nacionalista da luta armada e a falta de compreensao do outro por parte dos camarada. Quando se libertou Cabo Delegado Kavandame achou que sua missao tinha terminado por que ele nao conhecia outas zonas de Mocambique dado o seu nivel de escolarizao zero. Foi tido como traidor por que nao aceitou participar em outras frentes porque achava que uma vez os Makondes libertos a missao estava terminada. Os outros nao compreenderam isso bem. Eu nao vejo isso como razao para alguem ser traidor, talvez em situacoes de guerra, devemos olhar talvez a luz da conjuntura da epoca
Mostrar mais reações

Cristina Ussene Gostei deste passado.
Mostrar mais reações

Moiane Jose Abel Deixo de discutir a história k xtava bom para discutir banalidades. Vamos a isto gente do Norte n vou falar dos centro kando vem a Maputo já n kerem voltar as origens a culpa é dos Sul? Vocês nunca vão separar este país exijam desenvolvimento equilibrado e Não banalidades.
Mostrar mais reações

Sem comentários: