quarta-feira, 14 de junho de 2017

O grande desafio do Doutor Mouzinho

O grande desafio do Doutor Mouzinho
Eu sinto que o Doutor Mouzinho Saide está melhor aproveitado como director do "Aga-Cê-Eme" do que como papagaio de ministros. Ser director do "maior" e "melhor" hospital do país não é para qualquer um (ou não devia ser). Aquele hospital está ao nível de um ministério. O "Aga-Cê-Eme" sofre mais pressão do que o "Mizau".
Porém, o grande desafio do Doutor Mouzinho é criar condições para atrair nossos dirigentes que queiram partir desta p'ra melhor. Criar condições para, quando ele próprio quiser partir a cambota com alguma dignidade, sintir-se no estrangeiro. Fazer com que os cidadãos não pensem em passaportes e rands quando estão doentes.
- Co'licença!
Comentários
Waka Chitlango Estamos num país em que ser transladado e xique
Fica bonito quando dizem que morreu na vizinha África do Sul e os restos mortais serão transladados...traz valor acrescentado,nao está na moda morrer aqui hehehe
Responder
13
20 h
Juma Aiuba Traz valor acrescentado a morte. Morre mais quando é na África do Sul. Hehehehehe.
Responder
2
20 h
Waka Chitlango Tem que morrer bem kikiki
Responder20 h
Waka Chitlango Mas deixando de brincadeira e serio o que levantas,boa sorte ao ex-ministro,que as nossas mortes sejam em meticais e nao em rands.
Responder
2
20 h
Julio Lilito Boene Morrer "com dignidade," é na Rsa, pois esse foi o seu modus vivendi.
Responder11 h
Ricardino Jorge Ricardo Isso me irrita muito, ter um restaurante e não comer ou provar a sua própria comida.
Responder
1
20 h
Ariel Sonto Afinal, você aprendeu onde a escrever assim, pá?!
Responder
9
20 h
Juma Aiuba Hehehehehe...
Responder
2
20 h
Samuel S Sitoe Kkkkkkk
Responder20 h
Danilo Tiago O desafio de Mouzinho mais Velho Juma Aiuba é melhorar os serviços prestados no HCM. Qualquer fedelho desde que produza tabaco em MECANHELAS pode bem mesmo ir receber tratamentos medicos na terra do Zuma.
Responder
6
20 h
Francey Zeúte Esse desafio, tenho impressão que todos os outros directores, incluindo os que ainda vao dirigir o hospital o terão. Dirigentes deste pais sao gente fina, nao entram em "espeluncas" para ser tratados.
Responder
4
20 h
Cristiana Cuamba Verdade e sabem a grande espelunca que é o o HCM
Responder10 h
Lyndo A. Mondlane Se houvesse uma lei q obrigasse q os dirigentes fossem.tratados em hospitais nacionais, estes estariam melhor q estao...
Responder
10
19 h
Abdul Aligy Selo Made in Mozambique aqui ia funcionar bem
Responder11 h
Francey Zeúte Quem ia legislar a esse respeito? Tenho impressão que as vezes nos distraímos quando falamos dos nossos políticos.
Responder
1
8 h
Lyndo A. Mondlane Algum decreto..kakaka, nao ha q perder a esperança
Responder8 h
Francey Zeúte Ja o teríamos caso fosse a vontade se avançar.
Responder8 h
Gabriel Muthisse Num país democrático as pessoas têm o direito de procurar os melhores especialistas possíveis, de acordo com as suas capacidades, para os problemas que enfrentam. Sejam de saúde, sejam de natureza legal, sejam de que natureza for. Se eu tiver um cancro, e me disserem que o melhor especialista está na China, não há lei nenhuma que me deva impedir de lá ir, mesmo que eu seja PR. Há pessoas que saem dos EUA à procura dos melhores especialistas em outros lugares do mundo. O que se pode impedir, talvez, é usar recursos públicos
Responder
3
7 hEditado
Juma Aiuba Concordo com Gabriel Muthisse. Mas o grande problema nosso é de confiança mesmo. O Dr. Mourinho tem o desafio de criar confiança em nós.
Responder
1
7 h
Francey Zeúte Seria o cumulo legislar nesse sentido.
Responder
1
7 h
Lyndo A. Mondlane É brincadeira Gabriel Muthisse..kkkkkk, seria incostituicional...me recordei apenas do administrador de milange
Responder
2
7 h
Responder19 h
Carlos Paruque ".....Criar condições de quando ele próprio quiser partir a cambota com alguma dignidade sinta-se no estrangeiro." linda colocacao
Responder
1
19 h
Francey Zeúte Lyndo A. Mondlane, meu brother, eu insisto que o nosso porblema nao e' politico, e' mesmo etico e moral. Precisa mesmo de lei para isso? Eles vivem a dizer que estamos a melhorar em termos de qualidade de servico prestado ao cidadao mas nunca dormem na maca para ser atendidos nesse mesmo hospital que propagam estar a melhorar... hei...
Responder
6
19 h
Tony Chambo kkkkkkkkkkkk
Responder19 h
Filipe Zivane O HCM e dos hospitais de África a Sul do Sahara em melhores condições. Exceptuando a África do Sul, a Namíbia, O Lesotho o Ruanda,.Lesotho e o Botswana, Países de outro arcaboiço só comparável a Países de primeiro.mundo. O trabalho que tem sido feito pelo MISAU e das sucessivas administrações anteriores, ão deveria nem pode ser menosprezado. E importante os que criticam o HCM terem alguns termos de comparação e eu sugiro :Angola, Burundi Somália e Burquina Fasso. Quem tem um.familiar em.situação terminal ou a.precisar de cuidados de especialidade, tendo posses não há de permitir que a morte chegue mais depressa tendo condições para minorar ou retardar. Isso e tão lógico como teres dinheiro no bolso e ires te sentar no melhor restaurante do bairro ao invés da usual tasca do Sr Mabjaia. Creio que precisamos exigir sim, mas é importante olharmos para os acertos e melhorias que se tem registado consecutivamente no atendimento, resgate de doentes e outros serviços como a higiene, consumíveis e outros. Não temos o melhor hospital de África mas temos um dos melhores.
Responder
2
19 hEditado
Edu Mbunguane Kkkkkkkkkkkk
Responder19 h
Jr Chauque Hahahaahahahha
Responder19 h
Jr Chauque Por pouco pensei que o Filipe Zivane fosse o novo director do HCM...
Responder
2
19 h
Filipe Zivane Na possibilidade de seres o meu paciente predileto, quem sabe ?'
Responder
1
19 h
Jr Chauque Quem sabe mesmo....estaria mais seguro.
Responder18 h
Filipe Zivane Ainda hoje fui ao HCM e como não busco só coisas negativas, tenho olhos para ver outras coisas, consegui perceber melhor o esforço titanico de toda uma equipe fazendo acontecer o HCM. Para mim estão de parabéns serventes, enfermeiros técnicos e médicos. O resto são as críticas necessárias para animar o Facebook
Responder
2
18 h
Jr Chauque As críticas não estão para animar o Facebook Filipe Zivane, as críticas são denúncias também do que se vive naquela casa bonita, será que as críticas passadas a um mês no jornal canalmoz se a memória não me trai era para animar os jornais?
Responder
2
18 h
Filipe Zivane Os jornais precisam ganhar o seu pão também. Eles não vendem histórias de Paraíso. O que anima as prateleiras são as histórias de 
" inferno". Se o assunto a que te referes e o malogrado Paulo Fumane, se e esse, Que Deus o converta num mártir da insensatez dos homens.
Responder
2
18 h
Jr Chauque Não é esse não, falava dos maus tratos e pagamentos, é assim tens as tuas razões sobre a sua parte positiva tem a ver com o seu atendimento e serviços,da mesma maneira que há os que tem o troco por isso é choram todos dias
Responder
2
18 h
Filipe Zivane Precisa melhorar e muito. E verdade mas há muita coisa realcavel que me surpreendeu pela positiva. O atendimento e com um placar eletrônico ( no serviço normal) Passei no quarto de banho e tinha agua e sabonete líquido. Chão e lavabos limpos. A um ano atrás estive no hospital Maria Pia em Luanda e tive de ficar 3 horas a espera para dar uma injeção ao meu filho que hoje tem um ano e poucos dias.Outro se não, tive de comprar a vacina e a seringa e levar ao hospital. Se la reclamei aqui reclamo menos. Serventes e enfermeiros com crachá de identificação, e batas limpas, alunos da faculdade de Medicina aprendendo de enfermeiros a atenderem doentes. Pode parecer pouca coisa mas para quem já viu um hospital "bazar " e muito prestigiante entrar no HCM. Cheira até bem.
Responder
2
18 hEditado
Filipe Zivane E mais não digo. Reclamar sempre até de qualquer coisa, fica até a parecer que aquela gente vai ali para passear e não trabalhar.
Responder
1
18 h
Jr Chauque Filipe Zivane a sua sorte no HCM não é a mesma para todos é simples,tu tens a sua opinião e outros tem também mesmo que seja diferente,melhorias há sim sem dúvidas e são essa críticas e queixas que contribuem para essa mudança dos que não são bem atendidos.
Responder
3
17 h
Filipe Zivane Acho que cada um de nós vê o que houver para ver. Eu vejo coisas mais positivas comparativamente a anos anteriores em que lá fui. Só isso é um ponto que de mim merece realce. O que há de negativo há de na minha ótica, ser melhor que noutros lugares por este continente. Os nossos olhares são realmente muito nossos. Concordo.
Responder
3
17 hEditado
Sergio Brito Gaspar n sou bom a politica, mas todo puxxa saco sempre ve bem as coisas. pok o antigo director n morreu la no hospital onde dirigia? isso é indicador de k akele hospital oferece nada. haja investimento de ponta para todos sairem a ganhar e nos orgulharmos disso. Falta de ambição e vontade de melhorar algo k é meu enquanto posso, me obriga a ver tv plasma na casa do vinho. aprendamos com os graudos......
Responder
2
12 hEditado
Filipe Zivane Puxa saco e quem te fez as orelhas, juventude. Porque o antigo diretor não morreu lá? Parvo.
Responder9 h
Filipe Zivane Da próxima vez que ele escolher morrer, vai pedir para morrer lá. No quarto X cama Y e com a enfermeira H por perto. Perfeito.
Responder8 h
William Damasio Mbeve Até me apetece dizer q pode haver algum exagero mas a verdade é q os utentes do HCM querem mais e melhor e isto não significa q não estejamva melhorar nda em relacao ao tempo passado ou a qualquer outro lugar deste planeta. O q as pessoas querem é serem atendidas condignamente.
Responder8 h
Jr Chauque Sergio Brito Gaspar nem sempre que elogia algo é puxa saco ou lambibotas ,isso está errado ,eu costumo elogiar o que o Governo faz,o Município,e pessoas ligados ao poder não vejo mal nisso do Filipe Zivane ,porque não elogiar o BOM afinal,?
Responder
1
8 h
Filipe Zivane Querer mais e melhor e legítimo faz parte do processo de busca pela perfeição. Somos ( a maior parte) cada vez mais esclarecidos e sabemos o que e um padrão Alto um médio e um baixo. O que quis contrariar e que tenhamos neste momento um padrão baixo de serviços. Creio que o desafio e chegarmos ao Alto. E isso é sim por via da nossa crítica, do nosso olhar atento mas sem esquecermo nos de contabilizar também os progressos ainda que não sejam esses que alimentam grandes conversas de Facebook.
Responder7 hEditado
Noe Nhancale Filipe Zivane meu caro tente comparar o HCM com os hospitais de paises com governos serios, foste comprar com Luanda-Angola? Nao quero ofender ninguem mas sinceramente!
Responder
1
6 h
Filipe Zivane Desculpe me Noé Nhancale mas só me ocorreu comparar realidades com realidades. E que sou um bocado realista.
Responder5 h
Jose Alexandre Faia Um dos maiores desafios do Dr Saide, será acabar com a corrupção generalizada e não se envolver nos esquemas já denunciados aqui no Facebook ..
Responder
3
12 h
Faizal Raimo Temos dado mau exemplo: director do hospital a ser tratado e a morrer no estrangeiro. Que vergonha!
Responder11 h
Julião João Cumbane Concordo. De facto o Mouzinho Saíde tem agora melhor oportunidade para mostrar o que vale como profissional do saúde e como gestor de assuntos da área. Também concordo que o maior desafio que tem pela frente é tornar o HCM num hospital de referência não só nacional, mas também regional, e, por que não(?), continental e mundial. Sim, estou a sonhar, porque não é proibido! O teste está aí; agors vamos lá ver se o Saíde sai-se bem. Aguardemos, contribuindo como cada pode, pelo possível sucesso do Dr MSaíde!
Responder
3
10 h
Juma Aiuba Eu acho que o Dr. Mourinho tem tudo para dar certo. O homem conhece os corredores do ministério e conhece a casa de perto. Eu acredito no seu bom profissionalismo.
Responder
3
10 h
João Fonseca Txuza SONHAR ACORDADO OU A DORMIR E BOM E NAO PAGA IMPOSTO. Ser graxista nao e etico mas pode trazer vantagem ao bajulador. Opinar e um exercicio de cidadania mas opinioes encomendadas nao sao recomendaveis. Confiar e bom desconfiar e melhor. Quando a esmola e gorda o pobre desconfia. O nosso hospital e dos melhores de Africa mas o proprio director na hora da verdade pirou-se pra morrer no vizinho. Hcm um dos melhores de Africa sim. Mas a partir de cima ou de baixo?
Responder
2
10 h
William Damasio Mbeve Hiiiiii! Não ha exagero aqui!
Responder8 h
Gabriel Muthisse João Fonseca Txuza, quando o meu amigo Fumane foi enviado à África do Sul estava em COMA. Não foi escolha dele. Isto por um lado.

Por outro lado, se tu tiveres dinheiro, e calhar seres director do HCM, e estiveres quase para ficar cego, seria uma palermice recusar um bom especialista, se te disserem que está na China, por patriotismo barato. Isto em segundo lugar.

Em terceiro lugar, Estados Unidos da América é, talvez, o país mais desenvolvido do mundo. Mas há americanos que saem daquele país à procura de bons especialistas em outros países do mundo.

Seria de bom tom deixarem o pobre do Fumane. Já morreu. Ele tem filhos e netos que continuam a chorar o seu ente querido. Se querem criticar, critiquem os vivos. Há muitos por aqui. Incluindo eu proprio
Responder
2
1 h
João Fonseca Txuza QUEM ANDA NA CHUVA CORRE O RISCO DE SE MOLHAR. Voce tem o direito a opiniao como qualquer um tem mas nao e o proprietario da verdade e muito menos o fiscal nacional da legalidade.
Responder1 h
Nazir Mugas Escolha bem acertada.....
Responder10 h
Manuel Maleve Ele tem um desafio grande de convencer os moçambicanos que quando ficam doentes não morram por pensar em Rand e em zuma.
Responder10 h
Nkondo Mbwya Concordo...
Responder9 h
Isac Tivane Nem mais, basta de ser anunciante de bujardas..
Responder9 h
Amosse Macamo este meu irmao Juma e terrivel
Responder8 h
Ernesto Nhaule Pois, ai já não vai falar mais de tseke
Responder7 h
Muzila Wagner Nhatsave Juma Aiuba voce nao existe. sou teu admirador numero 1
Responder
2
6 h
Eduardo Chichava Eu já estive de baixa no Agá Cê Ême com a mãe do AEG. Aquilo pode ser uma "espelunca" mas, os funcionários dali são doutro nível.
Responder
1
3 h
Mussa Dramuce Mussa Dramuce A própria nazira saio de HCN para Vice ministra edali para ministra ja imaginaste hoje vaquina nas consultas?
Responder
1
2 h
Eduardo Chichava O Garrido e o Zilhão estão lá
Responder1 h
Fatima Mimbire Certíssimo. Até porque querem o ter acesso em primeira mão sobre o estado de saúde dos nossos dirigentes a ser feito por quadros nacionais e na nossa língua e podermos ir visita--los sem custos.

Sem comentários: