terça-feira, 11 de julho de 2017

Uma Procuradoria podre!

ÚLTIMA HORA:
Uma Procuradoria podre!
A injustiça que se faz a um, é uma ameaça a todos
Está mais do que provado que a justiça, em Moçambique, está aquém do desejado. Em abono da verdade, no país não há justiça. Se há, é só para prender os pobres (Zé-ninguém), enquanto os grandes (tubarões) desfilam impunemente pela cidade exibindo riquezas adquiridas de forma escusa.
Aliado a isto, está o facto de muitos moçambicanos não conhecer os seus direitos. Não reclamam. São de uma passividade doentia, quando os seus elementares direitos são pontapeados pela nova burguesia corrupta, com ajuda de uma Procuradoria servil à “classe dominante”.
Moçambique é um país onde se prende para depois investigar. A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, e a Procuradora-chefe da cidade de Maputo, Amélia Machava, andam desnorteadas. Parecem baratas tontas. Dão tiros no escuro. Dedicam-se à caça as bruxas. Tudo isto para mostrar trabalho. Para agradar ao seu patrão (poder político).
Na passada sexta-feira, 30 de Junho, Beatriz Buchili ordenou à Procuradora-chefe e esta por sua vez deu ordens à Procuradora provincial de Nampula para elaborar um comunicado de imprensa bizarro, dando conta da detenção de um empresário de Nampula, de nome Momade Rassul Rehim. Era um comunicado despido de qualquer ética. Aliás, visava jogar mais areia nos olhos do incauto povo moçambicano, para pensar que efectivamente a Procuradoria está a trabalhar no combate ao crime.
O referido empresário foi detido em Maputo, no dia 29 de Junho, acusado de crime de branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito e outros crimes de natureza tributária, como sejam fraude fiscal, contrabando e descaminho. Ele foi detido e encarcerado numa cadeia de Maputo e no dia seguinte a Procuradoria provincial, por via do maldito comunicado, já pintava o homem como se tivessem detido os que empurraram o país às dívidas ocultas.
A Procuradoria-Geral da República e a sua vasta equipa de procuradores incompetentes, com o comunicado, violaram o princípio da presunção de inocência. É de lei que “todo o cidadão goza de inocência até que a sentença transite em julgado”. E este princípio é violado de forma sistemática pela PGR.
E essa baboseira de comunicados de imprensa até já começa a roçar ao ridículo. Se a PGR tem alguma musculatura para combater o crime, devia direccionar as suas energias prendendo os que endividaram o país. O processo relacionado a este assunto abriu a instrução preparatória há um ano, mas até aqui não há avanços. Ninguém está preso preventivamente. Os moçambicanos são aldrabados, os graúdos da Ematum, ProIndicus e MAM continuam sem ser responsabilizados.
As minhas fontes dizem que Momade Rassul não cometeu os crimes de que é acusado. Ele é um empresário do ramo industrial, com fábricas em funcionamento na zona norte e já foi proprietário de uma fábrica de cimento em Nacala, denominada ARJ. Com isto quero explicar que dada a sua profissão, é normalíssimo que em suas contas bancárias movimente milhões de meticais. Ademais, os crimes de que é acusado pode responder estando em liberdade e não há urgência nenhuma de mandar prendê-lo.
A Procuradoria correu, mandou prender o homem e até fez comunicados. Na sexta-feira, Momade Rassul foi presente ao juiz de instrução. O juiz vendo que não havia prova convincente, e porque o crime de que é acusado é caucionável, determinou que Momade Rassul pagasse a sua caução e fosse para casa.
E se o juiz determinou isso, foi porque não houve interferência de Beatriz Buchili e Amélia Machava. As minhas fontes nunca falham. E foram elas que me disseram que as duas senhoras, naquele dias da sexta-feira, telefonaram insistentemente ao juiz para que este não deixasse o homem sair em liberdade. Deram com os burros na água porque o juiz, naquele momento, tinha o telemóvel desligado. Zero!
Meramente por questões burocráticas do próprio tribunal, é que o empresário acabou sendo solto esta sexta-feira, para o desagrado da Procuradoria. E a pergunta que não quer calar é: está a Procuradoria podre até cheirar mal ou não? Será que Beatriz Buchili e os seus colegas não têm vergonha na cara? É que difamaram uma pessoa por via de um comunicado de imprensa e em poucos dias a mesma pessoa foi posta em liberdade.
Há aqui uma coisa que deve ser minuciosamente analisada. O homem pode até ter sido posto em liberdade, mas a sua reputação foi beliscada. Nenhum banco, em Moçambique, é capaz de lhe conceder empréstimos. Não existe nenhum empresário, a esta altura, que possa entrar em parceria com ele. A sua carreira empresarial, de certa forma, está em risco. Tudo por causa da incompetência de procuradores que só sabem esfregar o chão onde os políticos pisam. É uma vergonha!
Para que alguém seja acusado por um crime de branqueamento de capitais, a prova deve ser robusta. Deve haver como provar que dinheiro ilícito efectivamente foi movimentado através de suas contas. E isto não é tudo. Há um manancial de provas que deve ser trazido a lume. Não se pode acusar alguém por um crime tão grave e sujá-lo publicamente quando não há como provar. Isto é burrice e o chato é que a mesma burrice vai se repetindo diariamente por causa da fome de querer mostrar serviço. Então por quê não prendem os que empurraram Moçambique para uma crise financeira jamais vista desde a independência nacional?
Há dias li num jornal da praça que havia sido solto o advogado que foi detido a pedido da PGR por ser acusado de envolvimento nos raptos e ligações ao Estado Islâmico. Em juízo, tanto a Polícia e o Ministério Público não conseguiram provar nada sobre a acusação. O tribunal mandou o advogado para casa. Mas Este homem, meus senhores, ficou 90 dias detido.
E por vergonha, a Procuradoria acabou criando-lhe um outro processo em que o advogado é acusado de branqueamento de capitais, isso porque na sua conta tinha um pouco mais de um milhão de meticais. Até dá para rir, mas de tristeza. O país jamais estará nos carris se a justiça não funcionar.
A nossa justiça cheira mal. Convida moscas. Está podre. Tudo porque a ideia é agradar o Governo do dia. E é nesta senda que duvido que um dia os que defraudaram o país serão encarcerados. Este país precisa de um outro tipo de cidadãos. Que lutem por ele. Quem cala consente. Amanhã, meus senhores, a geração vindoura acusar-nos-á de cúmplices. De MATRECOS. Roubam-nos e fingimos que não vimos. Os que nos roubaram têm o traseiro farto. Não andam nos “My Love”. Os seus filhos estudam em colégios privados, em universidades estrangeiras. Gastam fortunas a rodo. E quem paga essa farra dos políticos é o povo.
PS: Momade Rassul teria saído no dia seguinte ao da sua detenção. Se isso não aconteceu foi por questões burocráticas do próprio tribunal. O certo é que agora respira o ar da liberdade. Alguma imprensa, durante os dias em que Momade Rassul esteve detido, difamou-lhe. Escreveu o que quis a seu bel-prazer. E agora que ele foi solto não tem coragem de escrever que o empresário já está em liberdade. Isto é o que eu chamo de jornalismo podre. Cheira mal. imaginemos um leitor que leu atentamente sobre a detenção de Rassul, não quererá saber do desfecho? Ainda há muito por aprender. Parece que a Procuradoria e a comunicação social competem para verem quem é o mais burro. Zero para todos!
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
102 comentários
Comentários
Joao Alexandre Papucides
Joao Alexandre Papucides Enquanto o PGR nao for nomeado pelos seus pares continuaremos assistir esta pouca vergonha
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
6
 · 7/7 às 16:44
Nelson Ribeiro
Nelson Ribeiro é verdade, muita injustiça mesmo. conheço bem o advogado. boa pessoa, trabalhador, onesto , humilde e digno, os tubarões já se conhecem entre eles, só pegam os inocentes e ficam em gargalhadas, a verdade demora mas DEUS é pai as máscaras vão cair todas abaixo. custe o quê custar.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 7/7 às 16:11
Unay Cambuma
Unay Cambuma Este pais dirigido por um viciado em cocaína caminha inexorávelmente para o abismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
19
 · 7/7 às 14:56
Unay Cambuma
Unay Cambuma É estranha esta predileção que a justiça moçambicana tem pela comunidade empresarial muçulmana. Já fizeram isso com a familia Satar e outras. Cheira me a golpe de mafia da frelimo porque eventualmente o Rassul não paga as taxas da máfia frela de que a buchilli faz parte.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
18
 · 8/7 às 12:53 · Editado
Papinto Antony Pap
Papinto Antony Pap Dá raiva viver essas porcarias todas,eu fico enjoado quando vejo um político na TV tentando sempre mentir ou desviar a atenção do povo ,isto já não dá mais
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 7/7 às 18:12 · Editado
Essau Jackson
Essau Jackson PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA 

A presunção de inocência é uma das mais importantes garantias constitucionais, pois, através dela, o acusado deixa de ser um mero objeto do processo, passando a ser sujeito de direitos dentro da relação processual.

Trata-se de prerrogativa conferida constitucionalmente ao acusado de não ser tido como culpado até que a sentença penal condenatória transite em julgado, evitando, assim, qualquer conseqüência que a lei prevê como sanção punitiva antes da decisão final.

Num estado de direito sério, ninguém devia ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. 

De contrário, fica nítido que há neste caso uma clara e evidente intenção de manipular a justiça. Onde o mais greve, prende-se ao facto de a violação vir do órgão que devia ser a tábua de salvação dos injustiçados. 
Neste caso, não teve o acusado o direito de ser tratado com dignidade enquanto não se solidificavam as acusações, já que podia-se efectivamente chegar a conclusão de que o mesmo é inocente.

Deste princípio emergem outros de mesmo crédito: o direito à ampla defesa, o direito de recorrer em liberdade, o duplo grau de jurisdição, o contraditório, entre outros. Em síntese, todos esses princípios constitucionais exercem função de alicerce do sistema democrático, pois no centro de todos os procedimentos judiciais o réu mantém sua integridade, sendo-lhe assegurado o devido processo legal e os riscos de uma decisão precipitada da magistratura. 
Mas como ficou clara a intenção com a qual tudo foi feito, só um juiz sério para devolver ao César o que a ele pertence. 
Que vergonhice...!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
13
 · 7/7 às 15:23
Rocky Sibanda
Rocky Sibanda Quando a injustiça torna se rotina, a revolução torna se dever.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 16:18
Aniceto Benzane
Aniceto Benzane Meus irmãos a que mudarmos este cenário de facto isto não nos leva a lado nenhum no que diz respeito a desenvolvimento comum,um golpe pesado para esse Senhor pacato,vamos vamos mudar Moçambicanos.........!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · Ontem às 7:10
Pen Drive
Pen Drive Esta mas que claro, somos tao paciente que ate isso mao chamaria de paciencia mas sim medo de sermos mortos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 23:42
Matos Jorge
Matos Jorge Muito triste a situação do povo k nada sabe e pouco faz para sair dessa situação. ....ensinaram-nos que manda quem pode e obedece quem tem juizo, então como não podemos mandar fingimos que temos juízo. .. Força Nini Satar
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
4
 · 7/7 às 15:45
Rocky Sibanda
Rocky Sibanda Quando a injustiça tornar se rotina, a revoluçâo torna se dever.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 16:16
Matos Jorge
Matos Jorge Ainda não tornou-se rotina??? Eu acho que já. .... cadê a revolução? ?? Povo Moçambicano foi ensinado a temer os dirigentes desde a ida dos portugueses...ta dificil deixar de ter medo e começarmos a ter só respeito dos engravatados
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 16:20
Rocky Sibanda
Rocky Sibanda A democrâcia conquista se pelo dialógo, a liberdade conquista se pelo sangue.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7/7 às 16:44
Bill Biliassane
Bill Biliassane Estamos a ser dirigidos com um governo que não é transparente para o seu povo, um governo corrupto, assassino, cá não há justiça, essa porcaria da PGR é uma fantochada, porque não não estão atraz dos que fazem acordos sem o seu povo saber? Dívidas cultas e muito mais. Precisamos de um governo transparente que poderá ser o futuro de Moçambique . Muammar Khadaff foi o único que amou o seu povo.
" Um dia cada um de nós pode ser um grande líder para o seu povo "
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 7/7 às 15:42 · Editado
Cadillac Sitoe
Cadillac Sitoe Muita calma meus irmãos, nada no mundo permanece pra sempre, até as paredes mais temidas do egipto cairam, hoje só ficou a historia, e eles vão cair e nem ficaram na historia aguardem para o ano 2019... 

NB: Passem a mgs, juntos somos mais fortes, vamos mudar o cenário, nem que seja para geração vindoura..!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 8/7 às 12:55
Alberto Borges
Alberto Borges É maís que claro. Nao disseste, mas ja disseste.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8/7 às 14:59
Cadillac Sitoe
Cadillac Sitoe Próspero a mudanças meu caro irmão... Let's work now..!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8/7 às 15:18
Jurema Mineses
Jurema Mineses Realmente está podre, como sempre digo tudo depende do povo quando terem uma outra visão, não de capulanas e lenços com água e um prato de arroz...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 21:01
Enio Buque
Enio Buque Get up, stand up, Get up for your riths, Don't Give up the fith.
Com um inglês meio arrastado.
Mas essas são palavras do Bob Marly nos abrindo a vista.


Acordemos Moçambique,
Vamos exigir os nossos direitos
Não abandonemos esta luta.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 15:58
J Edgar Hoover
J Edgar Hoover Eu já vi muito dessa reclamação de violação do principio de presunção de inocência só nunca vi ninguém a publicar o que fazer quando esse principio é violado, Se o cidadão for considerado inocente julgamento, quando já foi pintado como culpado o que ele tem de fazer para conservar seu bom nome? Essa pergunta é importante se calhar mais do que a resposta.... To pedir para vocês que tem tempo de ler leis elaboradas por malucos, bandidos ocos me trazerem essa resposta. O que fazer? Se não existe nada a fazer por parte do cidadão então é melhor nunca mais falarmos disso.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 7/7 às 15:59 · Editado
Carolina Moniz
Carolina Moniz É lamentável o que acontece no nosso país, essa mania de andar atrás de pessoas que dão emprego ao cidadão,defamar sem antes terem investigado é grave, é altura dos nossos tribunais reflectirem e mostrarem trabalho pois foi para isso que os, juízes e procuradores foram formados têm processos de 2013 que estão nas gavetas não se justifica e o fim desses processos e serem esquecidos, tudo por causa da mania de perseguição de pessoas inocentes.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 19:38
Antonio Massingue Massingue
Antonio Massingue Massingue De facto é doloroso a forma como o nosso sistema de justiça tem funcionado. 
Os Zes sem ninguém são os que são julgados e condenados.... Enfim,, País do PANDZA vai de mal a pior
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 0:32
Frenque Lucas
Frenque Lucas É o que acontece quando se coloca mulheres no poder. Fazem o que elas sabem mais fazer quando estão na cozinha : COZINHAR PARA AGRADAR OS PATRÔES.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
7
 · 7/7 às 15:40
Cristóvão Cumbane
Cristóvão Cumbane Isso requer uma greve geral, mas os moçambicanos tem medo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8/7 às 10:06
O Gladeador Mangala
O Gladeador Mangala Já tinha escrito eu numa das suas publicações, que definitivamente a justiça em Moçambique é podre.
Hoje mais uma vez, volto a reafirmar que nós ainda nos falta a União pra a viva voz gritamos POVO NO PODER! E falar de Comunicação social em Moçambique é outro ramo podre de muito lambebotismo crônico. Estamos perdidos nós os "Zé ninguém".
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 7/7 às 16:59 · Editado
عمر نور الدين
عمر نور الدين Podridao pra tudo que eh lado. Ate parece um virus que afeta ate a comunicacao social. Eu nao sei o que encontraremos no final do tunel. Estamos mergulhados num abismo sem fim. Ate va-la no deserto, conseguimos ver a miragem.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8/7 às 19:25
Rocky Sibanda
Rocky Sibanda Quando a injustiça torna se rotina, a revolução torna se dever.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
5
 · 7/7 às 16:20
Stev Ruben
Stev Ruben Deus te guarde pra k um dia possox voltar a Moçambique sem medo, pois pode tardar max, ox k fazem de Moç podre seram renxponsabilisados, e agradecido por nx fazr saber. Quem n vê é pork n ker...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 19:05
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha A cumplicidade da comunicacao social e a PGR
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8/7 às 10:24
Filoide Issa Assulai
Filoide Issa Assulai A imprensa contribui muito para essas palhaçadas que a PGR tanto faz, ta se bem que o empresário foi acusado e monstrado na impresa quando foi soltado não montrara-nos porque? Assim poderia minimizar a má reputação que lhe foi causado.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 23:06
NhamissöröDikôkô Sacur
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 15:31
Jose Messias Junior Messias
Jose Messias Junior Messias Este tipo de desmandos so acontecem no pais do pandza. Esta Mais do que provado que a justica so serve para prender uma certa Camada, a classe pobre. É triste quando vimos o orgao maximo da justice preocupado a feixar restaurantes e padarias em vez de se preocupar com assuntos mais serios. Algo que possa devolver-nos o orgulho de sermons mocambicanos. (Prender os responsaveis pelas dividas ocultas). Sabe, aqui tango a PGR e como a comunicacao social depende do poder politico. So escrevem e publicam o que eles permitirem, senao podem feixar ou acabam como alguns nos quais nao irei proferir os nomes. Como nao tem tomates para infrentar falando a verdade se benificiam da desgraca alheia para poder vender seus jornais. " Mozambique, quem te conhece nao te esquece jamais"
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 7/7 às 15:49
Abdala Abdullah Abdullah
Abdala Abdullah Abdullah Em uma vergonha mesmo para nós.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 15:29
Ussene Da Conceicao
Ussene Da Conceicao E Moçambique que dizem ser nosso mas chego já a conclusão que e deles, um governo que vê seu povo como dinheiro em movimento, e as nossas vão ser compradas com camisetas de propaganda eleitoral e sem pensarem no amanha que lhes espera acredita o nesses falsos políticos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 13:48
Zeze Wesley Cunah
Zeze Wesley Cunah Triste e dura realidade que vivemos no nosso belo moçambique...somente as eleições pra reverter esta situação!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 11:03
Fausto Julio Dias
Fausto Julio Dias A guerra ensinou os moçambicanos a não reclamar, muito mais com a neocolonialismo!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 7:45
Hermildo Barros
Hermildo Barros Força aí Nini
Traga-nos mais podres do país. Um abraço também ao mano Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7/7 às 15:01
Marcelo Silvestre Assaia Assaia
Marcelo Silvestre Assaia Assaia "Parece que a procuradoria e a comunicação social competem para verem quem é o mais burro. Zero para todos". Tiro chapéu para você Nini.
O tal Messias é você #Nini_Satar, as tuas publicações deixam um conhecimento em nós. Vou sensibilizar os jornalistas de vários órgãos de comunicação social a lerem suas publicações, eles precisam tanto quanto eu.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 21 h
Andy Uane Umbro
Andy Uane Umbro Tambem esses cargos nao da para cadelas, pois nao sabem qual eh a sua mixao e apenas fazem tudo para agradar os seus caes.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 8/7 às 8:59
Alberto Lucas Miambo
Alberto Lucas Miambo O jornalismo moçambicano é amador, o país ainda precisa de pessoal capscitado e imparcial
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 19:08
Celso Macovela
Celso Macovela Gosto das publicações mas de referir que esse de quem se trata não é povo não, pode não ser criminoso como tal mas não se trata de povo algum
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9/7 às 9:07 · Editado
Faustino ArnaldoTsabe Tsabe
Faustino ArnaldoTsabe Tsabe Ta claro amigo Nini,cresci a saber k o senhor era veneno do crime caso"Cardooso".Hoje leio antentamente suas informacoes,factos reais k jovem pais d junho vive.o famito rouba comida na cozinha d visinho vai preso e o tubarroes devoram a nacao a marinha ta sem meios para abate.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 14:58
Paulo Sergio Chichai
Paulo Sergio Chichai Kikikiki Momad Assife gostei dessa as Big Boss parecem baratas tontas dao tiro no escuro wakakakaka essa foi demais
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 21:41
Eleuteriot Joaquim
Eleuteriot Joaquim A procuradoria está mesmo muito podre, pegou o Diodino Cambada de volta p'ra os aeroportos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 16:13
Ruben Calçao
Ruben Calçao Ninguém vê mais jornal, se não filmes e novelas, músicas. Porque notícia moçambicana é bem sensurada pelos... camaradas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 23:27
Helder Tembe
Helder Tembe A injustiça k se faz a um, é uma ameaça a todos moçambicanos... ou por outra tds moç(povo) estamos em ameaça...
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 21:01
Paulo Jonas Malapende
Paulo Jonas Malapende Caminhamos as cegas em direcção ao abismo, o espírito de deixa andar retarda o país.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 16:21
Afonso Bandze
Afonso Bandze Estamos num pais governado por pessoas drogados pela corrupcao e lambem botismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 21:51
Abdul Rahman Davy
Abdul Rahman Davy AGENTE VEM MAIS UMA COISA A BUCHILI NAO SABE QUEM COM FACA MATA,COM FACA MORRERA
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 15:05
Jeck Mauro
Jeck Mauro a verdad é q tdo governo faz cagada, a diferença é qi o nosso sempre esquesse acionar autoculismo.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 13:43
Samuel Callege
Samuel Callege Eu tenho minhas proprias duvidas quanto ao grau de culpabilidade ou inocência do chamado dono de nacala! Onde aranja tanto dinheiro num país como este? Como é que os que o detiveram chegaram até ele? O provavelmente o tenham cotucado pela demora de pagamento de propina. Em todo caso, o tempo é mestre de tudo. A ver vamos.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 22:36
Unay Cambuma
Unay Cambuma Esta Beatriz Buchili é uma autêntica víbora. Correu para prender e difamar uma pessoa inocente e sem culpa formada mas se mija nas c*lcinh@s quando é para prender o Guebuza e seus sequazes. Que raio de país é este?
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
19
 · 8/7 às 12:52 · Editado
Scheila Sitoe
Scheila Sitoe A Resposta para a incompetência desta mamã está aqui senhores!

Bratriz Buchili ( na minha lingua materna chamar lhe iam ''senhora Butcha'', é que os vovòs la da terra não compreendem estrangeirismos e te abreviam a nomes mais simples de pronunci
...Ver mais
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
3
 · 8/7 às 10:26
Madalena Aquimo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 15:17
Aissa Alexandre Cuaiane
Aissa Alexandre Cuaiane A cada dia que passa me surpreendo mais ainda
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 7/7 às 14:54
Omar Abdul Rassul
Omar Abdul Rassul aculpa è do povo que não são unidos sempre votam no mesmo partido.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
1
 · 9/7 às 9:28
Aly Issa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 1:46
Aly Issa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 1:46
Atibo Imbeue
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 15:53
Fidelio Gustavo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 12:18
Fidelio Gustavo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 12:18
Fidelio Gustavo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 12:17
 David Junior Tivane
David Junior Tivane Essa da Buchil que devia terminar a tiros thla.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 17:49
Paulino Vasco Francisco
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 21:30
Kito Macuacua
Kito Macuacua Sentado na plateia vendo minha justiça alienada.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 15:04
Abdul Raimo Ibraimo Ibraimo
Abdul Raimo Ibraimo Ibraimo Esta empresa esta podre como a pgr
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 14:56
Adolfo Sualehe
Adolfo Sualehe Mais força aí Nini
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 12:15
David Damião Franque
David Damião Franque Opais k nao ker averdade.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 17:39
Ernest Chiburre
Ernest Chiburre A nossa justiça está muito mal.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 9:50
Eulogio Bay Bay
Eulogio Bay Bay Nos tamos n Boca De leao mas um dia tera o fim
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 18:54
Esmeralda Albertina Cossa
Esmeralda Albertina Cossa É muito triste oque acontece no nosso pais
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 13:12
Manuel Gimo
Manuel Gimo kkkkkkkk gramei dessa: zero para todos!
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 0:05
Xou Lo Bomau
Xou Lo Bomau Pgr a vergonhosa maldição nacional
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 15:00
Goncalves Caetano Goncalves
Goncalves Caetano Goncalves É uma lambada.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 18:31
Filho Da Salfina Muchanga
Filho Da Salfina Muchanga obrigado pela informação nini esse pais e uma vergonha de viver
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 1:23
Genilson Joaquim Mussa
Genilson Joaquim Mussa Cada povo tem o governo que lhe merece.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 14:04
Xou Lo Bomau
Xou Lo Bomau Frelporcarias memo pah
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 14:59
Atibo Imbeue
Atibo Imbeue Zero para todos!!! Gostei
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 15:54
Amosse Osvaldo
Amosse Osvaldo pais d desgraca mesmo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 14:52
Leonidas Jacinto Nhantumbo Nhantumbo
Leonidas Jacinto Nhantumbo Nhantumbo Moz so ta cheio d lanbe botas
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 20:49
Jardo Raimundo Macauze
Jardo Raimundo Macauze Quanta injustica
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 9:27
Hermildo Barros
Hermildo Barros Rocky ....
Kkķkkk
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 21:00
Jat Angel Tembe
Jat Angel Tembe Lamentavel
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 5:16
Venancio Alberto Muabsa
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 23:24
Antonio Picardo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Antonio Picardo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Antonio Picardo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Antonio Picardo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Antonio Picardo
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 13 h
Rafael Mandlate
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 9/7 às 12:04
Waene JR Jr.
Waene JR Jr. Nem dinheiro podes se mais ter na conta... hehehe
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 14:58
Carla Pires Sigavane
Carla Pires Sigavane Muito triste o que vivemos neste país.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 8:44
Tomas Luis
Tomas Luis PALAVRAS SÁBIAS.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 23:07
Lemos Jacob
Lemos Jacob Com certeza
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 10:08
Afonso Raul
Afonso Raul RESUMO: PAREM DE VOTAR NO VERMELHO...TODOS SAO INCOPETENTES.....ARANJARAM ALGUEM ONTEM K DEPOZ LHE ESTRUIRAM AKILO K ANDA NA IMPRESSA ALEGANDO K DLHAKAMA DEVE SAIR. TUDO É MENTIRA, O SR MAPIRA K É NATURAL DE GORONGOSA QNDO FOI ENTREVISTADO FALOU O SEGUINTE:
A FRELIMO ESTA A PERDER O SEU TEMPO, NOS ESTAMOS A VER TUDO...NAO SAIRAM SO AFASTARAM SE OS MILITARES ISSO É UMA MENTIRA. VEJA K OS JORNALISTAS NAO MOSTRAM ESSA ENTREVISTA.....TODOS ENTREVISTADOS FALAMOS MAL DO NYUSE.....ELE NAO KER NADA.
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
2
 · 7/7 às 19:32
Rogerio Viana Dos Muchangos
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 8/7 às 8:15
Azim Cassam Ismail
Azim Cassam Ismail Mas este Shr falou sobre às inlegralidade cometidas notícias STV dia 30/6/2017

https://youtu.be/UvnYZOc8C-U
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 7/7 às 22:40 · Editado

Sem comentários: