terça-feira, 4 de julho de 2017

Centro de Integridade Pública questiona papel do Chefe de Estado nas dívidas ocultas


CIP pergunta até onde Filipe Nyusi teria mãos limpas no assunto das dívidas ocultas
O Centro de Integridade Pública (CIP) questiona o papel do Presidente da República, Filipe Nyusi, no processo das dívidas ocultas, cujo relatório teve o respectivo sumário executivo divulgado há duas semanas.
Através de uma nota citada pela VOA, o CIP pergunta até onde Filipe Nyusi, teria mãos limpas no assunto.
“Até que ponto o Presidente da República, ministro da Defesa na altura da contratação das dívidas, tem mãos limpas neste triste episódio da história de Moçambique”, diz uma nota daquela organização não-governamental que monitora a transparência da gestão pública no país.
“Alicerça este receio em relação ao Presidente da República o facto de, na página 20, o indivíduo F, que se supõe ser o recém-nomeado diretor-geral do SISE, referir não lhe ter sido entregue até hoje nenhum documento relativo às empresas Ematum, Proindicus e MAM”, diz uma nota do CIP, alegando que “Lagos Lidimo pode ter mentido para proteger Filipe Nyusi do escândalo, uma vez que o Presidente da República é também o comandante em chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
O CIP questiona ainda a falta de acção de Nyusi na suposta recusa do anterior diretor-geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), Gregório Leão, de passar informações sobre as dívidas ocultas ao seu sucessor.
O País
15 h · 
CIP pergunta até onde Filipe Nyusi teria mãos limpas no assunto das dívidas ocultas
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários
Sergio Zimba
Sergio Zimba Esse Adriano Nuvunga, espero que não leve um tiro esse senhor, mas quando um homem tem uma causa pela qual ele vive não se importa de morrer por ela, força sr Nuvunga
GostoMostrar mais reações
 · Responder · 
20
 · 15 h
Antonio Muchanga
Antonio Muchanga O CIP não pode se alarmar por causa da passividade do PR, o presidente age dessa maneira porque sabe que se forem mais a fundo nas investigações será implicado. Pois está mais que claro que o ex-ministro da defesa nacional esteve envolvido nos processos de apetrechamento das forcas de defesa e segurança. No entanto, como presidente , a que salvaguardar a sua imagem. Quem deve ser questionado é o ministério público, que até agora nao procedeu com a elaboração dos processos criminais e acusar formalmente os implicados na dívida ilegal (os indívidous A,B e C , mencionados no relatório da Kroll).
 · Responder · 
1
 · 46 min
Jose Carvalho
Jose Carvalho Finalmente alguém não tem medo de "pôr os nomes aos bois"... GUEBUZA é o chefe da máfia e Nyusi o seu lugar - tenente
 · Responder · 
5
 · 13 h
Antonio Muchanga
Antonio Muchanga E segundo as informações que correm por ai, o PR, Filipe Nyusi é detentor de 50% das acções da PROINDICUS...
 · Responder · 18 min
Felgas Fernando Matsinhe
Felgas Fernando Matsinhe mas acho que essa intenção do CIP o sentimento de cada um de nós não deve terminar naquele orgão deve estender acada um dos moçambicanos que se sentem injustiçados pelas dividas e eles merecem todo nosso apoio
 · Responder · 
3
 · 5 h
Sueky Divan
Sueky Divan Até onde Nyusi tem mãos limpas? Neste país todos k foram presidente depois de Mondlane, todos tem uma nódoa nas costas"mafioso "
 · Responder · 
2
 · 2 h · Editado
Bruno Florencio
Bruno Florencio depois de quem...????
 · Responder · 39 min
Teles Mireche
Teles Mireche Esse quartel da bandidagem deve se dismantelar, começando pela cabeça do general
 · Responder · 
2
 · 8 h
Raul Cavele
Raul Cavele O caso dívidas ocultas vai terminar nas gavetas.
Para que os implicados seja responsabilizados seria necessário que todas provas fossem do conhecimento do povo e a saída dessa informação para o domínio público colocaria em causa a boa imagem do partido
 e consequentemente comprometeria a reeleição do Nyusi. E o presidente não vai querer ser o primeiro a entregar o poder a oposicao por tudo farao para que este assunto morra
 · Responder · 4 h
Willson Bachir Sulemane
Willson Bachir Sulemane Essa pergunta não tem enquadramento plausível, porque eu pergunto QUEM AQUI TEM MAOS LIMPAS CONSIGO MESMO E COM SUA PROPRIA FAMILIA, repito COM SUA "PROPRIA FAMÍLIA"? Ninguém é santo neste País!
"Atire a primeira pedra aquele que nunca pecou"
 · Responder · 
1
 · 4 h
Bruno Florencio
Bruno Florencio é verdade!!! quem nunca pecou que atire a 1a pedra.... e mais!! não sei porque insistem em investigações e acções em tribunal, condenações... se no fundo somos todos gatunos e corruptos....
 · Responder · 36 min
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Não falha nada, o menino Nhussy lambeo os trocos, por isso, nada pode esquivar.
 · Responder · 14 min
Hepyy Magalhaes
Hepyy Magalhaes Aiiii .tinha tenha cuidado..desse jeito ja taõ mesmo aprocura dele...
 · Responder · 7 h
Willson Bachir Sulemane
Willson Bachir Sulemane Raul CAVELE você põe a vida do povo atrás de nomes políticos como Oposição, etc, porque? Até quando a camisola vai pesar mais que a vida do ser humano?
Você vê apenas a eleição, o poder, não vê o povo porque?
Veja o exemplo:

Se você vive e sempre vive a dever alimentos para sua família na banca do vizinho e paga final do mês. Sua esposa esposa e seu filho mais velho sempre vão lá levar produto, passando um tempo, no final de certo mês o dono da banca vem te cobrar e você mostra dificuldades em pagar porque há conflitos internos na sua casa, estás em processo de divórcio com sua esposa ou seu filho não se entende consigo porque está a levar a vida dele incorrecta. VOÇE VAI PREFERIR NAO PAGAR A DIVIDA NA BANCA PELOS PROBLEMAS INTERNOS DE SUA CASA, ETC. MAS SAIBA QUE SE AQUELE DONO DA BANCA SE APERCEBER DA SITUAÇAO DA SUA CASA NAO TE DARA MAIS VALE, SABERA QUE SUA FAMILIA NAO É DE CONFIANÇA, SEU NOME E DA SUA CASA FICARA SUJO, O PIOR "VOCE NAO TERA MAIS COMO ALIMENTAR SEUS OUTROS FILHOS OU SUA CASA!
Então é preciso avaliar bem as vezes para ver onde está o peso maior, apesar de sua esposa ter ido levar uma caixa cerveja na conta de sua casa para o amante dela! Pode te doer, mas pensa nos 5 filhos que tens e que precisam de comer, não estraga o "contrato" que tinhas com o dono da banca por causa de 1 pessoa apenas o que pode prejudicar mmuitas mais pessoas!
 · Responder · 4 h
Jose Carvalho
Jose Carvalho É de pessoas que pensam como o senhor que os políticos corruptos adoram. Pessoas como o senhor são tão culpados da situação de Moçambique como os políticos corruptos
 · Responder · 
2
 · 3 h
Felgas Fernando Matsinhe
Felgas Fernando Matsinhe na minha humilde opinião acho que o presidente não está ser capaz de mandar os causadores das dividas a trás das grades com todas evidências existentes talvez por filiação partidária
 · Responder · 5 h
Jamario Harden
Jamario Harden Parabéns Nuvunga. Temos k ter mais homens assim
 · Responder · 
6
 · 12 h
Willson Bachir Sulemane
Willson Bachir Sulemane O ODIO É TAO FORTE ASSIM, EM QUE ALGUMAS PESSOAS PREFEREM PREJUDICAR UMA SO PESSOA OU UM GRUPINHO DE PESSOAS SO PARA SE SENTIREM FELIZES MESMO SABENDO QUE ISTO VAI CONTINUAR A PREJUDICAR MILHOES DE PESSOAS?
ACHO QUE JA ERA TEMPO DE ASSUMIR A SITUAÇAO E
 JUNTOS CAMINHARMOS PARA O FIM DESSA SITUAÇAO FINANCEIRA QUE VIVEMOS.
-RECUAMOS PARA AS PERSEGUIÇÕES PARTICULARES E OU POLITICAS, 
-DIVIDIMOS O POVO, 
-AFASTAMOS CONCENSO FINANCEIRO E OS INVESTIDORES, 
-AFASTAMOS A AJUDA QUE "SEMPRE" TIVEMOS E VIVEMOS COM ELA.
Tudo isso para nos sentirmos felizes em ver alguns nomes como Guebuza, Nyussi, etc a cair.
Meus senhores não quero aqui defender, mas não adianta chorar pelo leite derramado, enquanto precisamos de Pão para os próximos dias.
VAMOS OLHAR PARA FRENTE! 
Porque e verdade que esses senhores que estão envolvidos ou não nessas dívidas VIVEM muito bem em suas casa, enquanto você vive a mais de dois anos sufocado com contas e ainda sufocado com seu ódio ou desejo em ver eles caídos, mas eles estão bem em pé!
Por outro lado só me restam 2 parágrafos para refletir:
- ENTRE TODOS AQUI, QUEM TEM POSSIBILIDADE DE NEGOCIAR OU PEDIR UMA AJUDA FINANCEIRA EXTERIOR (que tanto precisamos) PARA O NOSSO POVO? (Além do Nyussi e outros "ladrões" da sua equipa)
- QUEM NUNCA PECOU, QUE SEJA O PRIMEIRO DE CABEÇA CERTA, JUSTA, E SINCERO CONSIGO MESMO QUE SE APRESENTE PARA GOVERNAR ESSE PAÍS E APRESENTE O SEU PESSOAL COM AS MESMAS QUALIDADES PARA FAZER PARTE DO SEU GOVERNO.
 · Responder · 4 h
Tivane Pedro Tivane
Tivane Pedro Tivane Cuidado irmão nesse país não pode falar a verdade.
 · Responder · 
2
 · 12 h
Benedito Jacinto Chunguane
 · Responder · 
1
 · 4 h
Benedito Jacinto Chunguane
Benedito Jacinto Chunguane "Liberdade de expressão"
 · Responder · 
1
 · 4 h
Buana Eurico
Buana Eurico forca nuvunga fala sem medo nos presizms d homens corajosos cm o senher
 · Responder · 
2
 · 7 h
Refinaldo Mavume
Refinaldo Mavume Bom isso queremos saber
 · Responder · 
1
 · 4 h
Marisa Tavira
 · Responder · 15 h
Luis Edson
Luis Edson Está envolvido.
 · Responder · 7 h
Cyzer Arijuane
Cyzer Arijuane Bem visto
 · Responder · 15 h
Adi Edu Massingue
Adi Edu Massingue Ai vem outr prblm
 · Responder · 7 h
João Nhanengue
João Nhanengue Ele têm uma nódua sim no caso das dívidas ocúltas.
 · Responder · 5 h
Rogerio Limas
Rogerio Limas Com muita razao.

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.