sexta-feira, 14 de abril de 2017

Rogério Uthui homenageado como o “reitor dos reitores”


Rogério Uthui homenageado pela evolução da Universidade Pedagógica
“Nenhum outro reitor moçambicano esteve tão presente no nosso país, como o reitor Rogério Uthui, por isso, ele converteu-se de forma natural no reitor dos reitores”. Estas foram as palavras usadas por Jorge Ferrão para descrever o papel desempenhado pelo antigo reitor da Universidade Pedagógica (UP), durante a cerimónia organizada para o homenagear.
O actual reitor da UP e sucessor de Rogério Uthui, Jorge Ferrão, acrescentou ainda que a irreverência do antigo reitor transformou a Universidade Pedagógica num verdadeiro embondeiro. Para Ferrão, não faltam dados descritivos da contribuição do seu antecessor no crescimento daquela instituição de ensino superior. Números que falam por si: as duas centenas de doutorados e mais de 800 mestrados formados nos últimos dez anos, período em que Uthui esteve na liderança da universidade, são exemplos destes feitos.
Ferrão disse ainda que “existem outros 500 mestrandos e 90 doutorandos no país e no estrangeiro… E o mais importante, temos mais de 150 obras e 35 autores que publicaram seus livros nos últimos cinco anos. O sistema nacional de educação tem sido o maior beneficiário.
A cerimónia de quatro horas, marcada por vários momentos culturais e, até mesmo, uma longa entrega de presentes, também contou com intervenção de alguns directores e professores da universidade que trabalharam por muitos anos, sob direcção de Rogério Uthui.
Bento Rupia foi um dos intervenientes. E num discurso marcado por várias lembranças que geraram gargalhadas ao público, o director do Departamento de Informática da Universidade Pedagógica disse que as portas da instituição continuam abertas para que Uthui deixe habitar os seus caminhos.
Acompanhado da esposa e dos filhos, o homem que dirigiu a Universidade Pedagógica de Moçambique durante 10 anos, não abandonou o seu jeito cómico, quando convidado a tecer algumas palavras. Agradeceu a presença de académicos e artistas que se juntaram para o homenagear, e quase falando em parábolas, num dos momentos mais aplaudidos da cerimónia, afirmou que: “os palácios são feitos de pedras e cimento; o cimento também é pedra. Portanto, os edifícios são mesmo pedra, ou seja, a UP são vocês (equipa que trabalhou com ele durante os 10 anos). Esta homenagem, mais do que para mim, é para vocês”, concluiu, querendo clarificar que não poderia ter feito coisa alguma, sem a colaboração das equipas com quem trabalhou durante 10 anos, como reitor daquela instituição de ensino superior.
Rogério Uthui disse ainda acreditar que a Universidade Pedagógica continuará a crescer e a crescer com qualidade, esclarecendo que as bases para o sucesso da instituição já foram criadas.
A homenagem a Uthui foi feita no mesmo dia em que a UP lançou as celebrações dos 10 anos desde a introdução dos cursos de pós-graduação.

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.