sexta-feira, 14 de abril de 2017

Presos, torturados, mortos: a perseguição em massa dos gays tchetchenos


Uma reportagem num jornal russo denunciou aquilo que testemunhos e informações recolhidas por organizações de defesa dos direitos já indicavam: as autoridades tchetchenas estão a deter ilegalmente centenas de homens em toda a república. De que são culpados? Da sua orientação sexual.
A Chechénia continua a contar com uma forte presença militar russa desde as duas guerras que opuseram Moscovo aos separatistas do Cáucaso.
Foto
A Chechénia continua a contar com uma forte presença militar russa desde as duas guerras que opuseram Moscovo aos separatistas do Cáucaso. VICTOR DRACHEV

Atraídos para emboscadas, presos ilegalmente pela polícia, torturados durante dias, quando não assassinados. Obrigados a denunciar amigos e conhecidos, chantageados pelas autoridades, ameaçados pelas próprias famílias. Há vários anos que associações de defesa dos direitos humanos, como a Human Rights Watch, ou a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (ILGA), vêm alertando para a violenta discriminação de que são alvo os gays tchetchenos. Aquilo que denuncia uma reportagem publicada recentemente no diário russo Nóvaya Gazeta mostra que discriminação é expressão insuficiente para descrever o que se passa na pequena república do Cáucaso, integrante da Federação Russa.

A União Europeia e o Departamento de Estado dos Estados Unidos exortaram a Rússia a investigar o caso. “É indispensável levar a cabo investigações eficazes e exaustivas sobre as informações de sequestros e assassinatos de homossexuais na república da Tchetchénia no Cáucaso”, defendeu em comunicado Federica Mogherini, alta representante para a política externa da União Europeia. A Rússia, cujo Governo se tem mostrado particularmente activo internamente na supressão dos direitos dos homossexuais, negou ter conhecimento de quaisquer perseguições.Segundo o artigo, está neste momento a ser levada a cabo uma verdadeira purga da comunidade gay da república, com a polícia a deter centenas de homens em centros prisionais onde são mantidos em condições desumanas e torturados para denunciar aqueles, entre os seus conhecidos, que tenham a mesma orientação sexual. Apesar de não haver confirmação do denunciado pelo Nóvaya Gazeta por parte de fontes independentes, a Human Rights Watch russa já confirmou que o relatado coincide com informações e testemunhos que a associação recolheu no terreno. Segundo o diário, há três mortes confirmadas, mas suspeita-se que o número possa ser muito superior, tendo em conta a impossibilidade de recolher dados, quer junto às autoridades, quer junto das vítimas de perseguição que evitam contactar entre si devido ao controlo apertado que o estado tchetcheno faz a todo o tipo de comunicações.
A reportagem do Nóvaya Gazeta foi elaborada com recurso a fontes internas das autoridades tchetchenas e ao depoimento de homens presos em várias cidades que, após a detenção pelas autoridades, conseguiram escapar da república. Na Tchetchénia, região de maioria muçulmana, extremamente conservadora e onde a homofobia é a norma, os gays vivem numa quase total invisibilidade. Além de lidar com a hostilidade das autoridades, têm muitas vezes contra si a própria família. Na Tchetchénia, ter um familiar homossexual é considerado pela maioria da população como uma desonra para toda a família e o chamado crime de honra surge como a forma de limpar o seu bom nome. Daí a maioria dos gays tchetchenos serem obrigados a viver vidas duplas, casados de forma tradicional e escondendo de toda a família a sua orientação sexual. Daí que as autoridades tchetchenas, república liderada por Ramzan Kadyrov, tenham negado qualquer tipo de perseguição. Para o regime, tal é, muito simplesmente, uma impossibilidade. “Não se pode deter e perseguir pessoas que, muito simplesmente, não existem na república”, declarou o porta-voz de Kadyrov à agência noticiosa Interfax, acrescentando que, “se houvesse pessoas assim na Tchetchénia, os órgãos responsáveis pelo cumprimento da lei não precisariam de fazer nada, porque os seus familiares iriam enviá-las para um sítio de onde não é possível regressar”.
Uma reportagem do Guardian publicada esta quinta-feira recolhe depoimentos de duas vítimas da perseguição em curso na Tchetchénia. Um dos homens que acederam falar sob anonimato com o jornal britânico conta como foi atraído para uma cilada por um amigo chantageado pela polícia. Quando chegou ao local onde combinara o encontro, esperavam-no seis pessoas, algumas em uniforme. Levado para um centro de detenção, passou dez dias a ser espancado e torturado pela polícia com choques eléctricos. Por vezes, eram levados à sua presença outros prisioneiros, que os guardas, anunciando-lhes que estavam na presença de um gay, incitavam a agredi-lo.
Outro detido entrevistado pelo Guardian conta como foi obrigado a fazer pagamentos regulares à polícia, que o chantageava com a ameaça de divulgar na Internet e junto da sua família a sua orientação sexual. Quando aquilo que está a ser descrito como uma perseguição em massa teve início, encontrava-se fora da Tchetchénia. Recebeu um telefonema da família, que estava acompanhada pela polícia tchetchena. Esta exigia-lhe que regressasse, caso contrário, manteriam refém um membro da sua família. Entre insultos, um dos familiares exigiu-lhe que regressasse imediatamente. Prometeu que o faria, mas não o fez. No dia seguinte, estava a caminho de Moscovo. “Não tenho a mínima dúvida que os meus próprios familiares planeavam matar-me. Era o convite para uma execução”, diz. Apesar de todo o historial de homofobia e da perspectiva de atravessar a vida reprimido, confessa aos repórteres que nunca imaginou ver-se nesta situação: “Só queria fazer a minha mãe feliz e orgulhosa. Estava preparado para me casar. Teria levado todos estes problemas comigo para a sepultura. Nunca imaginei nos meus piores pesadelos que estaria aqui em frente a um jornalista a dizer: ‘Sou tchetcheno e sou gay’”
  1. Hendrik
      
    Os mesmos que se indignam com a suposta (bem provável, por se tratar de uma república islâmica) perseguição aos homossexuais e com os insultos à homossexualidade, empregam epítetos bem piores contra os comunistas e chegaram mesmo a sugerir em comentários anteriores a proibição de actividades comunistas. É evidente que a sociedade capitalista avançada chegou a um ponto que tolera tudo, além de comercializar tudo, menos a discussão da propriedade. Se compreendermos que os direitos humanos formais se prendem essencialmente com a propriedade e com a liberdade de expressão, além do básico direito à vida, e que a expressão é sobretudo a da liberdade dos grandes detentores da propriedade (tem que se estar bem caladinho no emprego e seguir as linhas gerais no ensino), é nesta que está o ponto.
    1. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      A propriedade privada é o alfa e o ómega da civilização. Quem põe em causa a propriedade privada põe em causa a civilização. No que respeita aos comunistas, são um problema, tal como os fascistas são um problema. Se houvesse panaceia universal para esse problema, seria um a menos. Infelizmente também há a panaceia russa, sofrimento e miséria sem fim até que o corpo fique vacinado. Comunismo e fascismo nunca mais!
    2. julio
        
      Bem me queria parecer que nós não passávamos de apêndices... da civilização...
    3. Sousa da Ponte
        
      Só existe propriedade privada porque existe um sistema político que a sustenta. Muitos põem o ónus na desigualdade económica da sociedade liberal (Duplamente liberal aliás. Porque junta liberalismo político e económico) mas omitem a muito pior desigualdade política gerada pelo socialismo onde quem detém o poder político é por isso dono da propriedade. Aos outros não resta rigorosamente nada.
  2. Manuel Caetano
      
    A ser tudo verdade o que aqui é dito (e não é, à partida, inverosímil que o seja), além de estarmos perante uma manifestação extremada de homofobia atávica, violenta e inaceitável, também, como estratégia de contenção do estado islâmico (e de outros islamitas radicais), não me parece minimamente justificável, na medida em que reproduz práticas repressivas amplamente utilizadas por esses grupos radicais que se querem combater (deveria ser exactamente o inverso). Vejo como positivas todas as pressões (internas e externas) que contribuam para reverter esta situação.
  3. Paulo Teixeira
      
    A Religião da Paz ™ espalha o seu amor pelos mais necessitados.
    1. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Deve ler a "Bíblia Sagrada" e estudar História para saber que há outras Religiões da Paz.
    2. Paulo Teixeira
        
      Argumento falacioso típico de um apologista, o do Liberal, que tenta justificar o barbarismo presente de uns com o barbarismo passado de outros. O Cristianismo evoluiu, o Islão não. Ponto final.
    3. Enganador
        
      Religiões da Paz são todas...
    4. Incompetente
        
      Na verdade muito poucas religiões são "da paz". Basta folhear um pouco os livros sagrados para se ver que muito é sangue, morte e castigo divino. Isto é em texto, na prática o Islão moderno não ensina a paz.
    5. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Algum cristianismo evoluiu à paulada, e o Islão também evolui. Com o que este clube do Paulo Teixeira não se conforma é com a Tunísia, a Tunísia deixa-os a trepar pelas paredes! Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, Tunísia, ah ah ah ah...
    6. Paulo Teixeira
        
      Na Tunísia, país muçulmano "moderado", a homossexualidade é crime, punível com pena de prisão até 3 anos. Por favor, não se enterre mais. O simples facto de ter sustentado a sua argumentação num único exemplo - um único país em todo o Mundo Muçulmano - basta para provar a mais elementar estupidez do seu pensamento.
    7. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Coitado, já está a trepar pelas paredes!
    8. Paulo Teixeira
        
      É isso tudo.
    9. Sousa da Ponte
        
      " O Cristianismo evoluiu, o Islão não. Ponto final." O cristianismo adaptou-se a uma sociedade que mudou. Já a sociedade islâmica nada mudou nos últimos treze séculos. A Tunísia está certo. Mas uma andorinha faz a primavera?
  4. Beep Beep
      
    Os pró-ditaduras apoiaram que a Tchechénia fosse bombardeada, porque senao os fundamentalistas islamicos iam dominá-la. Sao capazes de me explicar exactamente qual é a diferenca para o estado actual?
    1. Manuel Caetano
        
      Beep não se sinto directamente interpelado pelo seu comentário mas, contudo, gostava de dar a minha opinião: a fazer fé nestes relatos, penso que a diferença está no grau da violência e na escala da repressão - no "universo" estado islâmico não escapa um homossexual com vida e as formas de extermínio vão da degolação, do afogamento e da asfixia ao esmagamento (empurrados do alto dos prédios, atados a cadeiras ou não).
  5. vinha2100
      
    Ninguém, nenhum ser humano deveria ser descriminado assim. A Rússia é uma vergonha para Europa. Desejo aos russos que façam a própria revolução semelhante ao nosso 25 de Abril, e que criem um regime civilizado. A atenção dos militares, que derrubem o regime clepto-fascista de Putin e dos seus bandidos, e entreguem o poder democrático aos civis.
    1. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      São muitos votos num só comentário! Ah, a Rússia! A permanente dança entre a selvajaria ancestral e o Ocidente que a seduz... Pedro tentou, Catarina tentou, e a dança continua!
    2. joane hou
        
      Pedro foi um líder fenomenal em vários aspectos e sublinho aqui o mais importante, era refinado e ao mesmo tempo misturava-se com o povo (disfarçado por norma), aprendia com o mesmo. Mas não esquecer que para construir São Petersburgo foi preciso muito suor e sofrimento. Catarina, grande líder sem dúvida, mas apoiada por generais, limpou o idiota pró-Prússia marido, e quando chegava à altura h, optava sempre por um certo conservadorismo; Voltaire por exemplo (de quem não sou grande fã) escreveu sobre isso, desiludido com os devaneios conservadores e repressão da amiga. O Liberal para falar desses nomes, precisa de algum estudo sério, e longe de especulações malucas Youtube ou patranhas dos EUA e UE! Embora possa encontrar uma coisita ou outra de jeito...
    3. vinha2100
        
      Tudo se condensa numa palavra: democracia! Pedro e Catarina falharam, onde também falharam os bolcheviques, porque a sociedade não entrava nas contas deles como factor de decisão. Uns como monarcas mais ou menos iluminados, os outros como idealistas mais ou menos selvagens.
    4. Sousa da Ponte
        
      Pedro e Catarina puseram a Rússia a caminho da Europa. Foi com os comunistas que a Rússia se afastou da Europa e da Liberdade e escolheu a Ásia e a Servidão.
    5. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Não sou nem me quero fazer passar por especialista em História, joane hou, e logo russa... Limito-me a repetir algo que ouvi muitos russos referir, o amor/ódio do seu país ao Ocidente, ora querendo imitá-lo (Ieltsin), ora regressando a uma tradição que data de Ivan ou de antes ainda (Putin). Faz sentido, e eles são russos, devem saber mais do que eu!
  6. Darktin, anti comunistas da extrema-direita
      
    Como é que a Rússia diz que está a combater o fundamentalismo islâmico na Síria e deixa que esta atrocidade aconteça dentro da sua fronteira? Ou agora para os pró-ditaduras a Tchethcénia já não pertence mais a Federação Russa?
    1. Incompetente
        
      Porque este fundamentalismo islâmico é conveniente para manter o norte do Cáucaso de crista baixa perante o Kremlin.
  7. ana cristina
      
    a homossexualidade é mal aceite no mundo muçulmano como é mal aceite no mundo cristão. há comunidades intolerantes e comunidades mais abertas em ambas as religiões. em todos os casos, a intolerância, violenta ou não violenta, e a discriminação são questões de direitos humanos. se as ações são do estado, o estado checheno que devia ser sancionado pela comunidade internacional.
    1. Beep Beep
        
      Se a Rússia nao bloquear resolucoes, quem sabe....
    2. Incompetente
        
      Mal aceite =/= perseguição religiosa. Não vejo ninguém no mundo cristão a ser perseguido, encarcerado, condenado a levar mil vergastadas e na maior parte dos casos, morto. Branquear o que se passa no Islão moderno é compactuar com o problema.
  8. joao
      
    Fiquei sem perceber a foto. São soldados russos gays? São os tais chechenos gays? Ou ainda não assumiram que são gays? Lembrei agora de ter lido que daqui a poucos anos (2020? 2040?) o exército russo será maioritariamente muçulmano...
    1. joane hou
        
      Claramente uma foto soviética, dos anos 70 ou 80 apostaria. O que os média ocidentais pregam neste momento é que a Chechénia estaria muito melhor nas mãos dos mercenários estrangeiros apoiados pelos EUA e UE, Golfo, Paquistão que por lá andaram a apoiar o Estado Islâmico (Daesh my ass, passar a mão no pêlo dos wabbitas é o que é, por isso usam hoje Daesh), provocando caos, terror da pior espécie, torturas, execuções sumárias...
    2. Darktin, anti comunistas da extrema-direita
      Para a hipocrisia e demagogia do costume. A Tchetchénia é um país independente da Rússia?
    3. vinha2100
        
      Que hipocrisia!
    4. Beep Beep
        
      "caos, terror da pior espécie, torturas, execuções sumárias.." - Pensei que isso já acontecia.
  9. Boris Vian
      
    No site da organização Avaaz está a decorrer uma petição precisamente para fechar este (e outros) campo de tortura para gays e que tem como destinatários Putin e outras autoridades russas.
  10. Liberal - último apoiante de Jeroen
      
    Denunciei também os comentários homofóbicos que a Margarida Paredes, bem, apontou. Quem sabe se daqui a uma semana eles são apagados...
    1. Cláudia Vicente
        
      Ação correta, Liberal. E destinando-me ao utilizador Pelayo, se não fosse a brigada dos 'politicamente corretos' nunca teriamos ganho a 2ª Guerra Mundial nem o 25 de Abril.
    2. Sousa da Ponte
        
      A brigada dos filó-comunas encapotados esteve ao lado do Hitler contra as democracias até este desencadear a Operação Barbarossa. Por eles Hitler e Estaline tinham partilhado o mundo e a democracia não seria hoje mais que uma lembrança.
  11. Pelayo
      
    Ao contrário do que certos comentadores ignorantes aqui escreveram, isto não é "nazismo", "extrema-direita" ou "putinismo". É tão simplesmente Islão. Sim, o mesmo Islão que reprime os homossexuais, em maior ou menor grau, em todos os países muçulmanos. Mas isto já não é politicamente correcto lembrar, pois não? Islão é a religião predominante na Chechénia (95% da população) e algumas das mais retrógradas tradições muçulmanos têm vindo a ser impostas pelo governo checheno pró-russo: imposição de vestuário islâmico a todas as mulheres, defesa dos "crimes de honra", e outras formas de opressão das mulheres.
    1. joao
        
      Mais uma vez concordo em absoluto com o caro Pelayo. É a faceta extremista do Islão que está há anos a dominar todo o Islão, desde Bruxelas ao Mali, desde a Chechenia às Filipinas, passando ou partindo da Arábia Saudita.
    2. Incompetente
        
      Então mas e o Putin?!?!?!?!?!
    3. Darktin, anti comunistas da extrema-direita
      Hummm...A Federação Russa é de orientação islâmica fundamentalista? Se a Rússia aceita perseguição humana dentro da sua federação, Putin é o responsável. Se Putin não sabe tomar conta da sua casa, que se ponha fora governo. JG, a tua concordância é hipócrita. Queres ver Putin agir? Se fossem independentistas chechénos a ditarem a ditadura humana, como achas que o teu amado Putin reagiria?
    4. Boris Vian
        
      Para o João e outros, Putin é um ícone sagrado, Intocável!
    5. Beep Beep
        
      Lol. O inimigo dos "direitotes" a concordar com a extrema-direitota.
  12. Cláudia Vicente
      
    Como é que o público aceita comentários deste calibre? São capazes de aceitar comentários que afirmem que a homossexualidade é uma praga? O jornalismo deveria de estar na frente da modernidade e na evolução. E deixam comentários destes passar? Incompetência. Segundo os critérios de correção diz "São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos; São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, (...), género, preferências sexuais...."
    1. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Eu moderador garanto-lhe que não aprovo comentários homofóbicos, ou que sejam expressão de outras patolologias mentais todas modernaças, como a islamofobia. A maioria dos moderadores cumpre o seu papel neste espaço, mas infelizmente alguns deles chegam a defender e a praticar o "aprova-se tudo". Como muito bem aponta a Cláudia Vicente, é o Púbico o responsável por este estado de coisas, logo para começar porque o mecanismo da denúncia não funciona em tempo útil, isso quando funciona. Ainda há dias denunciei uma resposta perfeitamente inqualificável à comentador mulher e mãe, em que um tal de António a acusava de não ser mulher nem mãe, e ainda lá está tal escarro. Assim não dá, Público!
    2. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Eu moderador garanto-lhe que não aprovo comentários homofóbicos, ou que sejam expressão de outras patolologias mentais todas modernaças, como a islamofobia. A maioria dos moderadores cumpre o seu papel neste espaço, mas infelizmente alguns deles chegam a defender e a praticar o "aprova-se tudo". Como muito bem aponta a Cláudia Vicente, é o Púbico o responsável por este estado de coisas, logo para começar porque o mecanismo da denúncia não funciona em tempo útil, isso quando funciona. Ainda há dias denunciei uma resposta perfeitamente inqualificável à comentador mulher e mãe, em que um tal de António a acusava de não ser mulher nem mãe, e ainda lá está tal escarro. Assim não dá, Público!
    3. Sousa da Ponte
        
      Interessante. Por algum motivo (nada)liberal (diz que) sabe que "mulher e mãe" é mesmo mulher e mãe. Que considerações fará liberal sobre "Sousa da Ponte" se este disser que de liberal Liberal nada tem?
    4. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Talvez que Sousa da Ponte me esteja a espicaçar, mas claro, o mestre nisso já por aqui anda e até é forcado da Moita... Oh Sousa da Ponte, a competição é rude! Já agora, não é a mesma coisa dizer-me que eu não sou liberal, qualidade incorpórea de afiliação espiritual numa tradição ideológica, do que dizer a alguém que escolheu como alcunha mulher e mãe que ela não o é - aí tratam-se de factos objectivos, e o António apontou falsas razões para negar à mulher e mãe o ser mulher e o ser mãe. É insultuoso e é difamatório. Já dizer-me o Sousa da Ponte que não sou liberal é uma opinião, discordo, mas tem direito a ela. Nem é particularmente original, de "esquerdalho" a "fascista" já percorri todo o espectro, consoante as conveniências do meu interlocutor. Comunista ainda não me chamaram...
    5. Sousa da Ponte
        
      Um nick nada diz sobre que o usa e tem tanta validade dizer que "mulher e mãe" é mulher e mãe como dizer que o não é.
    6. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Olhe que não, olhe que não! E porquê? Porque ao contrário do nome que os nossos pais nos deram, ao contrário das alcunhas que os nossos colegas e familiares nos deram, o 'nickname' é um nome que somos nós, e só nós, que escolhemos - mulher e mãe diz alguma coisa sobre a comentadora, e sobre aquilo que ela valoriza.
  13. Cláudia Vicente
      
    Isto é uma total atrocidade, não sei como nenhuma organização é capaz de fazer nada para parar isto. É uma vergonha em pleno sec XXI isto ainda existir, parte-me o coração.
    1. Boris Vian
        
      O Bloco Esquerda, Catarina Martins, vem hoje a público exigir uma forte condenação internacional pela utilização da MOAB“, acrescentando que aquele acto é uma ameaça aos direitos humanos no mundo. Arre, o artigo até nem é extenso podia também ter-se "lembrado" deste assunto, por que não?
  14. MARIA PINTO
      
    escrever que Putin é da extra-direita é surreal! A violação das liberdades de expressão e outros tipos de liberdade também acontece na Rússa...talvez se cale por esse motivo com o que acontece na Chechénia. Não sou a favor do que acontece na Chechénia ...mas se existem lá assim tantos homosexuais talvez estejam a combater de forma incorreta a praga existente---não é normal tantos gays existirem só num pequeno espaço...pode ter virado moda!
    1. Cláudia Vicente
        
      A praga? moda? Deveria ter vergonha de pensar assim, pessoas homossexuais devem de ter os mesmos direitos que o resto. Para a sua doença existe um nome, homofobia.
    2. Margarida Paredes
        
      Denunciei ao Público o comentário de Maria Pinto por homofobia.
    3. Pelayo
        
      Não concordo com a opinião de Maria Pinto. Mas nunca a censuraria. A brigada do politicamente correcto são os modernos puritanos...
    4. joao
        
      Também não concordo com o comentário, mas acho que sermos todos da mesma opinião é dizermos todos as mesmas coisas era uma grande chatice. Ainda bem que há mulheres bonitas, gays, homens feios, lésbicas, mulheres de bigode e homens com batom, LBT e outros assim, senão isto era um marasmo.
    5. Beep Beep
        
      Discordar de opiniao é dizer "Prefiro carros verdes a azuis". Chamar homossexuais de "praga" ultrapassa qualquer fronteira do aceitável
  15. Francisco Cabrita
      
    A/O ILGA Estão a fazer publicidade ao que afirmam e mais a frente está escrito (Apesar de não haver confirmação do denunciado pelo Nóvaya Gazeta por parte de fontes independentes. Será que essa peste quer propagar-se mais para que mais doenças sejam propagadas?
    1. Margarida Paredes
        
      Denunciei ao Público o comentário de Francisco Cabrita por homofobia.
    2. Mário Leão
        
      Podia denunciar e estar calada. Para quê tanta publicidade?
    3. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Não concordo com o Mário Leão, no caso de nos sentirmos chocados com textos que aqui encontramos devemos publicitar a denúncia. Agradeço à Margarida Paredes, uma das nossas próximas moderadoras segundo espero, por não comer e calar. Lá isso de comer e calar não combina com a nossa Margarida ;-)
  16. Darktin, anti comunistas da extrema-direita
      
    Isto não é mais uma atrocidade. Não há relativismo possível. Isto é Nazismo. É a extrema-direita. É de todas as formas condenável. É próprio de um país atrasado e com uma sociedade atrasada. É bárbaro. É primitivo. É ignorante. É cruel. Pessoas humilhadas, perseguidas, torturadas, assassinadas, destruídas por um regime que honra Hitler. A Rússia ao permitir esta atrocidade dentro do seu país, está a colar-se a Hitler. E não há censura e nem paninhos quentes. Se Putin está a promover esta perseguição inumana devido a orientação sexual de um ser Humano...é um Hitler do século XXI.
    1. Cláudia Vicente
        
      Toda de acordo!
    2. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Caro Darktin, a Rússia está colada a Hitler desde que o Hitler em pessoa pisava este mundo. Chegaram até a disputar a paternidade do massacre de oficiais polacos em Katin - até enfim se ter sabido que tinham sido os soviéticos.
  17. Enganador
      
    Mais uma atrocidade Putiniana para juntar ao rol...
    1. Incompetente
        
      *atrocidade cometida por um governo islâmico liderado por Ramzan Kadyrov e consentido por Putin para manter os islâmicos da Tchetchénia felizes e calados.
    2. Pelayo
        
      Enganador, uma vez mais, a espraiar a sua ignorância (como o "Incompetente" demonstrou)
    3. Enganador
        
      "consentido por Putin". Obrigado por me dar razão.
    4. Incompetente
        
      Não, não lhe dou razão. As atrocidades que neste momento acontecem são culpa do fundamentalismo religioso islâmico que se vive na Tchethcénia, patrocinado por um governo local também de cariz islâmico fundamentalista que só é consentido por Putin (mal na minha opinião) para manter os separatistas do Cáucaso distraídos e obedientes. Se você acha que esta lamentável situação é mais uma orquestração malvada do Kremlin isso é ignorância sua.
    5. ana cristina
        
      o kremlin manda no kadirov e também faz campanha contra as orientações sexuais que não agradam ao putin.
    6. Darktin, anti comunistas da extrema-direita
      Incompetente, na sua opinião as leis homofóbicas criadas na Rússia de Putin não contribuem em nada para esta perseguição? Por outro lado o que é a Tchethcénia para a Rússia?
    7. Liberal - último apoiante de Jeroen
        
      Há uma fantasia muito errada de que o fascista ou aspirante a fascista europeu se dá mal com os fundamentalistas islâmicos. Como George W. Bush disse, muito acertadamente, o fundamentalista islâmico é o islamo-fascista. Depois ficam muito surpreendidos por o FN francês ter ligações inconvenientes e que tentam disfarçar aos extremistas islâmicos...
    8. Incompetente
        
      Os fascistas andam todos de mãos dadas e neste caso é a simbiose perfeita. Os fascistas islâmicos do Cáucaso vivem o lá para o sul o seu paraíso islâmico devorador de liberdades dando tréguas aos fascistas do Kremlin que também têm especial gosto em perseguir quem não se enquadre nos padrões de masculinidade definidos pela figura Putin.
As autoridades tchetchenas estão a deter ilegalmente centenas de homens em toda a república. O crime? A orientação sexual.
Uma reportagem num jornal russo denunciou aquilo que testemunhos e informações recolhidas por organizações de defesa dos direitos já indicavam.
PUBLICO.PT
Comentários
Hugo Santos A foto homoerotica não ajuda nem a linguagem (não é "dos gays" mas "aos gays"), a considerar este problema um serio atentado a direitos humanos fundamentais
GostoResponder302 hEditado
Jose Dias Onde estao os da LGBT, as celebres feministas , etc? 
Caladinhos que nem ratazanas...
GostoResponder2 h
Gabriel Patrick Moura Jose Dias o que são "os da LGBT" ?
GostoResponder32 h
Gabriel Patrick Moura e quem são as "celebres feministas" ?
GostoResponder32 h
Gabriel Patrick Moura parece que estás a falar como se isto fosse um grande coletivo.
GostoResponder22 h
Jose Dias Gabriel Patrick Moura - nao me diga que nao dabe o que sao os LGBT, a celebre liga das lesbicas, gays, transgenero e quejandos... tudo que nao seja muito normal, se encaixa nessa extraordinarua liga.
E ate sera um grande colectivo.
GostoResponder2 hEditado
Gabriel Patrick Moura Jose Dias lol amiga, a sigla existe para descrever pessoas com orientações sexuais e identidades de género não-hetero ... não significa que seja um coletivo . . . ou que seja uma comunidade, porque está longe de ser uma comunidade.
GostoResponder32 h
Pedro Frederico "nao me diga que nao dabe o que sao os LGBT, a celebre liga das lesbicas, gays, transgenero e quejandos... tudo que nao seja muito normal"

Temos-te a ti para exemplificar bem que com o lixo que temos em casa que o problema não passa necessariamente pelo islamismo.
GostoResponder32 h
Gabriel Patrick Moura *não-cishetero.
GostoResponder2 h
Gabriel Patrick Moura "tudo o que não seja muito normal" *vomitei*
GostoResponder12 h
Gabriel Patrick Moura e pela tua lógica pessoas lgbt estão caladas sobre este assunto ! então quer dizer que só os cishetero estão a falar sobre isto ? LOL que piada
GostoResponder12 h
Hugo Santos Pessoal, não deem muita conversa sobretudo a fakes; estão-se a expor desnecessariamente (sem uma contraposicao do outro lado visto serem fakes que na verdade são gajos het**** velhos frustrados com a vida); denunciem simplesmente. Parece claro que esses gajos são mobilizados ideologicamente para incitar o conflito. Deixemo-los falar sozinhos, apanhados na própria estrategia
GostoResponder82 hEditado
Bóris Au Au O ser humano é o único animal que quando não tem motivo para matar, inventa. Vai de mal a pior.
GostoResponder483 h
Rui Tavares Tenho pena. Pois era um país que eu e o meu namorado, que trabalha na reposição do Intermarché, gostaríamos de conhecer. Mas assim, esquece. Vou até ao Gerês....
GostoResponder353 h
Jose Dias Acho que faz muito bem, muito mais seguro e sossegado.
GostoResponder12 h
Luis Salles Campos na Chechénia, execuções de homossexuais na maioria dos países islâmicos, (no Irão são mais tolerantes, é-se-lhe dado escolher entre ser executados ou mudar de sexo, o Estado paga), lapidações por adultério...escravatura, (na Líbia está de maravilha o empreendedorismo!), poligamia, pedofilia institucionalizada, mutilação genital ou amputação de membros no código penal...
Enfim, o que vale é que, quando forem maioria na Europa, nada disto se reproduzirá...agora expliquem-me as alterações climáticas e a observação dos factores causa/efeito para ver se eu percebo...!
GostoResponder248 min
Luis Salles Vá lá, vá lá...! Eu sei que estou a exagerar, não é necessário que cheguem a ser maioria, todos nós, (excepto os islamófobos, claro), sabemos que não se trata da maioria dos muçulmanos...basta uma minoria residual e nada representativa para que nações inteiras se submetam à sharia....
Luis Salles Sharia essa que não tem nada a ver com o Islão, claro! É uma coincidência....
João Santos A Tchetchênia está em dois lados , entre o lado do radicalismo islâmico e até mesmo de um islamismo moderado é quase unânime a condenação da orientação sexual diferente, como do outro lado temos conservadorismo e até o radicalismos que está em plena ascensão na Rússia de Putin que é o da igreja ortodoxa que também condena as diferente orientações sexuais . Portanto congregam-se dois lados que estavam "separados" por guerras , nada de novo na Rússia......
GostoResponder352 minEditado
Ana Molinari Isto td acabava facilmente... Basta exporem os encontros gay desses pulhas, mas querem afugentar as atenções e são contra gays???????! Enganam muitas, a mim n lamento!!!
GostoResponder22 h
Sérgio Sousa Não se esperava outra coisa de um governo de inspiração islâmica, cheio de criminosos e ainda por cima pró-russo...
GostoResponder103 hEditado
Rui Dias Gomes É verdade! Eu acho que os EUA têm de pôr mão nisso e bombardear a Tchetchénia...para eles aprenderem!
GostoResponder33 h
Rui Dias Gomes Rui a culpa é do Estado Islâmico...
GostoResponder3 h
Katya Marques a culpa é de jesus cristo.
GostoResponder23 h
António Morais Rodrigues Ora vês e o putin e o isis são unha e carne.....lolllll
GostoResponder2 h
Miguel Oliveira Lopes População de maioria muçulmana. Mas ninguém liga o óbvio
GostoResponder193 h
Hugo Freitas Muitos russos ortodoxos apoiariam semelhante coisa.
GostoResponder43 h
Miguel Oliveira Lopes Duvido. Mas naquela zona a religião predominante é o Islão. Que é muito compreensivo e pacifico com os homossexuais como sabes. Aliás, nos países muçulmanos ser gay até nem é crime.
GostoResponder43 h
Katya Marques ao contrário da igreja católica, que bem se sabe ama gays. mas ama ainda mais miúdos.
GostoResponder72 h
Hugo Freitas Não duvide. A igreja ortodoxa, como diz o nome, é bastante fundamentalista.
GostoResponder22 h
Pedro Frederico Não foram muçulmanos que marcharam em 2010 na Av. da Liberdade contra os direitos a pessoas numa relação do mesmo sexo se poderem casar... just sayin'

É que a religião desses não fica a dever muito à daqueles que acusas.
GostoResponder22 h

Isabel Margarida Duarte Não se pode impor sanções a estes atrasados mentais para travar semelhante horror?
GostoResponder73 h
Louise DE Prusse Inquisicao do seculo 21
GostoResponder103 h
Cristina Croft Já vieram aqui os do PNR dizer que acham muito bem, que era meter os gays todos num campo reservado para o efeito cá também? E, depois noutra notícia, fazem-se de preocupados com os gays? Não se deve gastar muito tempo a encontrar retardados desse género por aí, dos tais nacionalistas que se acham melhores do que outros conterrâneos.
GostoResponder63 h
Fátima Costa Gente que pensa assim é q devia desaparecer, para bem de todos nós. Felizmente pouca importância se dá a PNRs
GostoResponder33 h
Cristina Croft Verdade, Fátima Costa. Mas, infelizmente, estão a arrecadar cada vez mais seguidores pelos piores motivos. Andam a crescer essas ondas e modas de ódio por aí de forma perigosa. E muita gente que anda descontente vai atrás deste tipo de políticas como se fossem resolver alguma coisa.
GostoResponder52 h
António Morais Rodrigues Ainda se vai colar o Putin e radicalismo islâmico num só....com.calma vai se lá....
GostoResponder22 h
MGraça Pereira Mundo louco...
GostoResponder33 h
Vitor Silva É uma vergonha e ng faz nada...
GostoResponder53 h
Fábio Viegas Fazem isso por nao ter a sua sexualidade muito definida. Eu nao tenho problema nenhum com gays. Para mim é me igual.
GostoResponder11 h
Ana Molinari Há PCs bichas que comentam de outros só pq se recusaram a dormir c eles...!!!! Típico mas n enganam mais...
GostoResponder2 h
Salomé Eiras Terroristas 
GostoResponder43 hEditado
Alvaro Hunter-Araujo Os defensores da moirama fanática andam caladinhos...
GostoResponder63 h
Hugo Freitas A Chéchenia é uma das repúblicas da Federação Russa e o seu presidente foi escolhido por Putin.
GostoResponder33 h
Katya Marques os católicos também. entre o cabrito e o peru, por eles, atiravam mais um gay à fogueira.
GostoResponder23 hEditado
André Nogueira Só os Cristãos EUA em 1945 espetaram duas bombas nucleares no Japão matando muitos milhares de civis. Já para não falar dos Nazis e Comunistas que todos sabemos era muçulmanos! 😄espero que as pessoas se apercebam a tempo onde estão os verdadeiros terroristas.
GostoResponder39 minEditado
Alvaro Hunter-Araujo Katya Marques, o que se vê mais hoje é católicos a grelhar gays por todo o lado. És tolinha de nascença ou a ganza do avante estava azeda?
GostoResponder5 min
Hilmar Santos e essa foto? alguém me explica...
GostoResponder42 h
Carlos Lopes É altura dos nossos bravos da "LGBT" atacarem os tchechenos .
Filipe Silva Simplesmente vergonhoso...
GostoResponder22 h
Paula Fracinete Crime? 🤔
GostoResponder13 h
Luis Azevedo Quer dizer o quê?
GostoResponder3 h
Paula Fracinete Onde está o crime? Crime de quê? Quem comete um crime é um marginal...alguém que vive a margem da sociedade! Assim sendo, como todos esses cidadãos vieram a ser considerados criminosos? Qual o ato infracional? Amar?
GostoResponder3 hEditado
Isabel Tomé Épa a nossa raça não presta nem vive nem deixa os outros viverem
GostoResponder13 h
Amelia Santos O que é isto ?
GostoResponder23 h
Francisco Brandão Homofóbicos FDP!!!
GostoResponder12 h
António Oliveira Mais uma da religião da "paz". O islão.
António Costa religião no seu pior.
GostoResponder11 h
Dulce Presilha Retorno civilizacional???...Que é barbárie, é!!!
GostoResponder22 h
Pedro Carvalho Espetacular!! Assim haja mais países.

Sem comentários: