quinta-feira, 13 de abril de 2017

Os arrazoados do ministro Adriano Maleiane!


Levei um tempo para escrever este post. Estava a amadurecer as ideias. E juro que tentei, mas não entendi muito bem o alcance das palavras do ministro da Economia e Finanças. Adriano Maleiane, como podem ver no post, disse que filhos não são riqueza.
Discordo dele. Para mim, não há riqueza maior para os pais do que os filhos. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua casa. Os filhos são uma riqueza pela qual não nos devemos cansar de dar graças a Deus. Pode acontecer que, por vezes, nos dêem preocupações e nos façam verter lágrimas, mas que é isso comparado com a bem-aventurança de ter filhos?
Devemos recebê-los de Deus como uma herança valiosa na qual devemos investir trabalho, amor e vida. Só assim essa herança poderá estar preparada para receber toda a bênção do céu e reflecti-la com fulgor.
A minha vida de pai torna-se mais rica ao lado dos meus filhos. É por eles que invisto amor, trabalho e abnegação. Filhos são a maior riqueza, eles nos fazem acreditar no amor, a compreender esta palavra, tão pequena, ao mesmo tempo imensa.
Eles nos mostram que a vida é além do que possamos imaginar, e que ser pai ou mãe é algo inexplicável. Filhos são uma recompensa de Deus. É um pagamento generoso, que mostra que os filhos são bens activos, e não dívidas.
Acho que o ministro Maleiane queria dizer outra coisa. Conheço-o bem e tenho um profundo respeito por ele, mas desta vez me desapontou. Há sempre regras para fazer pronunciamentos públicos e não falar só por falar. Isto parece que até já virou moda dos governantes moçambicanos. Cada um diz o que lhe der na veneta.
A ideia central, julgo eu, quando se chamou Adriano Maleiane ao Governo, era para fazer valer o seu “know how”, sobretudo nestes tempos aborrecidos em que o país anda à deriva economicamente. Ele tem gasto tempo a falar de planeamento familiar, ao invés de justificar o seu pão mostrando trabalho. Saiu mal na fotografia.
Outros falam de batata-doce e mandioca, uns falam de Tseke (não sei a quantas anda este assunto) e tantos outros falam de planeamento familiar. Isto está mal e vê-se na própria resposta governamental. Os ministros gastam tempo com assuntos triviais não com o que lhes compete. Não bastava o Governo ter aparecido com essa tentativa de querer ser dietista do povo, agora temos um ministro da Economia e Finanças a dar aulas de planeamento familiar ao povo moçambicano?
A cada dia que um governante da Frelimo abre a boca em público diz asneiras. Fala do que lhe não compete. E fala muito mal.
Continuo a respeitar o ministro Maleiane, todavia desapontou-me muito!
Nini Satar
Mostrar mais reações
Comentários
Entendo a sua opinião.
Mas não é este o papel do Ministro.
GostoResponder255 minEditado
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Munapeia Nordino Munapeia Sinceras desculpas Ilustre, talvez não devia me intrometer, mas o sentido não foi percebido, não restam dúvidas que a família é a maior riqueza que um ser humano pode ter, mas aqui vem a tona outra vez a questão de riqueza, não estava a SExcia a falar no sentido sentimental, moral ou Espiritual, Não, não foi nesse sentido que ele estava a referir se. Ele falava sim da racionalidade no que diz respeito a colocar pessoas no mundo, quem é Moçambicano bem sabe que antigamente os nossos pais, dentre outros motivos faziam filhos como sinónimo de riqueza, os que estudaram um pouco mais de história devem o saber explicar melhor. Filhos na altura eram sinónimos de riqueza, a pessoa queria ter mais filhos para, continuidade, para poderem crescer e ajudar em casa, esperavam que fossem a África do Sul e por esta via fazer algumas transferências mensais, quer dizer era um seguro de vida a velhice. Vários factores sustentavam esta posição e assim não havia racionalidade no número de crianças a por no mundo.
GostoResponder102 h
Caetano Luis Antonio O que o ministro quis dizer foi : O pais esta em crise porque temos filhos demais e o país não tem comida suficiente para os alimentar, por isso aparecem sugerindo que comamos mandioca no lugar de pão. tseke por ai.
GostoResponder11 h
Edson Agostinho Sangue Sangue Quando ele disse pelo facto de pessoas qua sao relativamente pobres fazem filhos sem pensar em como os sustentar. Uma familia que tem uma renda de 10 mil vai ter 5 a 7 filhos. Sera que havera condiçoes pra educar as crianças ai??? Com essa renda mesmo estudando em escolas e universidades publicas nao ha milagre possivel. 

Eu entendo a revolta das pessoas. 
Acontece que do jeito que a informação chegou ate nos foi como se ele estivesse a dizer somente que filhos nao sao riqueza enquanto nao e bem assim o que ele quis dizer. 
Todos nos sabemos que nos pobres gostamos de fazer muitos filhos na esperança deles cuidarem de nos quando forem crescido e esquecemos que pra isso acontecer precisamos dar boa educaçao e com a renda pobre isso nao e facil...
GostoResponder104 h
Aly Issa Vc ta dizer oque socio?
GostoResponder12 h
Jorge Benjamim @Edson Agostinho Sangue Sangue és um único que neste poste fez uma análise bastante cuidado.
GostoResponder12 h
Edson Agostinho Sangue Sangue Aly Issa. estou a querer dizer que as pessoas so leram a parte de "filhos nao sao riqueza" e começaram a julgar o sr maleiane sem procurar perceber qual era a essencia das suas palavras.
GostoResponder2 hEditado
Papinto Antony Pap Mas porquê apareceria hoje a falar desse assunto?Os que fazem muitos filhos ja vinham sofrendo há anos, o que veio piorar a situação da pobreza deles que já era normal é a dita crise,Será que a tal dívida foi feito com intuito de ajudar famílias com um agragado numeroso,ou cometeram-na para os seus próprios bolsos, o problema irmãos não de se fazer muitos filhos mas sim é de responsabilizar as pessoas que cometeram essas dívidas independentemente da finalidade dessa dívida, mas ela não foi analizada para se cometer
GostoResponder130 min
Victor Malombe Na minha opinião os filhos são uma riqueza pra o nosso amanhã, exemplo de nós k hoje cuidamos dos nossos pais.
GostoResponder44 h
Jorge Benjamim Se tem filhos aumente o número deles e veja o que acontece com seu global de seus rendimentos e veja também o que acontece com a disponibilidade que a pessoa que cuida deles tem.
A questão do fundo não é se os filhos são bênção ou não. O que se está a analisar é a relação entre o número de filhos e a capacidade de gerar riqueza
GostoResponder2 h
Filipe Zivane Meu caro Assife. O dividendo demografico de Mocambique e as projecoes para 2050 segundo um estudo encomendado pelo PNUD e que ira muito brevemente ser lancado, reporta que em 2050 Mocambique tera 51.000.000 de habitantes. 1000000 entram no sistema de educacao todos os anos. 5.2 e a media de filhos por mulher em idade fertil em Mocambique. Nas condicoes economicas e sociais do Pais atualmente, nao acha que o Ministro Maleiane alguem que faz projecoes economicas, estaria a mostrar o quao preocupado esta! Como podes imaginar os custos com a saude materno infantil, educacao e seguranca social para 99% da populacao sao da responsabilidade do estado. E entao ? Vamos partir para a " burrice" ou vamos pensar um pouco?
GostoResponder1 h
Abel Nort Os filhos são uma riqueza sim, mas neste preciso momento eles não são prioridade para o desenvolvimento do nosso país
Djicaze Dzovo Dzovo Na nossa tradição africana os filhos sao considerados riqueza, mas isso nao quer dizer que devem ser feitos a torto e a direito. Deve haver planeamento sim senhor. Temos que nascer filhos que vamos poder lhes oferecer condiçoes de vida condignas. Nao acho que o assunto do planeamento familiar seja trivial principalmente num país pobre como o nosso.
GostoResponder44 h
Marcia Muaves sabias palavras as tuas nini essa gente está desgovernada o dinheiro lhes diminuiu a capacidade de raciocínio mentecaptos desgraçados que só humilham o pobre e honesto trabalhador
GostoResponder13 h
Élvio Foloco Só quero saber qual era a riqueza dos pais dos nossos governantes.
GostoResponder2 h
Claudio Lombene A corrupcao,mas policas,nepotismo,burocratismo sao as raizes da pobreza.O crescimento demografico e apenas um dos factores contribuintes.E como aquele pai que aufere 25000,00 mts e deixa de fazer provisao para a familia de 4 filhos e quando se ve a nora opta por expulsa-los de casa.Esquece que gastou o dinheiro com coisas superfluas,bebidas,amantes,etc,e agora culpa a pobreza nos 4 filhos.Haja raciocinio.
GostoResponder1 h
Caetano Luis Antonio Faltou o que o Presidente da república disse na sua visita ao norte, Que o Moçambicano gosta de vida fácil, eu me pergunto quem gosta da vida fácil?? Nós ou eles, pelo menos eu vivo do suor do meu trabalho em relação a eles que vivem do suor do povo (nossos impostos).
GostoResponder1 h
Hilario Dos Santos Mwalo Nao sei se ele tem filhos ou seja talvez, esqueceu-se de que e' pai... Que pena Sr. Ministro! O papel que o senhor elucidou (se e' verdade), e' o da Nazira Abdul (MISAU). Ela e' que tem o direito de falar acerca do 'planeamento familiar'... Desejo-lhe uma fabulosa semana Santa.
GostoResponder1 h
Doutor Maximo Maximo Parbens Nini,por seres este homem bem atencioso,por acaso nao acompanhei essa passagem pela TV nesse tal dia,mas concordo plebamente cnsgo ao dizer que os nossos dirigentes ao envez de tratarem de assuntos mais graves em que o pais se encotra,dedicam o seu tempo a falar babaquisses que nao nos interressam.Pais do pandza mesmo!!!....
GostoResponder2 h
Curriculo Ensino Sentí os vossos comentarios, mas o Nini tem certa razao. O macaco quando ñ sabe dancar diz que....... Senhores dirigentes organizem as vossas mentiras antes de aparecem ao publico. Qual a educacao que referem? Escolar? Pior que de antes, por isso tem esses comentarios mortos.
GostoResponder1 h
Golden Boy Diamond Acredito q deve ser da idade.antes ele era lúcido
GostoResponder2 h
Jorge Benjamim Estas bastante equivocado
GostoResponder2 h
Majeed Rasheid Seu piralho!!
GostoResponder1 h
Eden Iranha Esse assunto já passou faz tempo
GostoResponder1 h
Jorge Benjamim Até certo ponto o pronunciamento do Ministro confunde se com os postulados 1 e 2 de Malthus. Há uma coisa que pode não ter ficado clara, muitos pessoas acreditam que há uma relação de causalidade entre o produto e o número de pessoas, tal opinião leva a um aumento do número de filhos em certas famílias. 
Mas se analisarmos com o devido cuidado irá-se notar que o aumento de filhos é associado a redução das horas de trabalho e se o rendimento é associado às horas de trabalho naturalmente que o rendimento tenderá a subir. 
A segunda questão é a relação entre a Produção Agregada e a População, a população cresce mais rápido que a produção naturalmente que o padrão de vida tenderá a reduzi. 
Contudo concordo com o Ministro Maleiane. É evidente que a minha opinião nunca fará sentido se for analisada através do prisma relegioso pois diz a Bíblia que devemos nos multiplicar.
GostoResponder12 h
GostoResponder14 h
Elsa Conceicao Hoje em dia ter muitos filhos e sinônimo de pobreza, os custos são outros quem e a mulher q quer por fralda de pano se o q está a dar e descartaveis, com tantos filhos corres o risco d não dar boa qualidade de vida aos seus filhos tudo ta caro por acaso vi quando ele se pronunciou na TV falou corretamente, e é errado trazer filhos ao mundo p depois cobrar deles no futuro
GostoResponder1 h
Claudio Lombene Dosear a producao de filhos nao e ma ideia,mas o fundo da questao e:
GostoResponder1 h
Araújo João Muchare Filhos são rikeza sim snhor.est govrno pah!isto èk se diz castigar o povo pk falaram politíca d batata e mandioca uma vez k tá mais cara k o pão:falaram política d tseke eles nem conheçem o sabor d tal tseke:e hoje falam d filhos,façam senso aos camarada pra ver 1 camarada quantas mulher tm e quantos filhos?a rikeza k os fikeza k os filhos tem e ond trabalham?pr favr STOP
GostoResponder13 h
Igledys Edmelson Saranga Do jeito que as coisas estão neste pais, o governo so se preocupa com tseke, Planeamento Familiar, Mandioca etc... Fodas pah..
GostoResponder1 h
Wilson Mondlane O Ministro Maleiane invocou a Teoria de Mathus para justificar o elevado custo de vida.
GostoResponder2 h
Francisco de Assis Nini Sarar tenho visto os seus "post's" ,sou seu seguidor à bastante tempo e nunca antes havia comentado. A verdade seja dita, isto está "out of control" , estamos a caminho de algo k nem quero aqui mencionar para não ser mal falado. Obrigado por tudo, Deus é quem sabe!... Saudações
Eugenio Silva Mazive Ishe esse governo dos camarasdas pah, a cada dia k passa caga nas nossas maos
GostoResponder3 h
Joaquim Mavone Está velho Malaiane ,já deu uque podia dar
GostoResponder3 h
Majeed Rasheid Cala-te e vai comer
GostoResponder1 h
Joaquim Mavone Tenho direito de dar minha opinião houviu seu Filho da puta.
GostoResponder11 h
Aly Issa Por isso mandam doenças pra nos diminuir???
GostoResponder2 h
Kavick Macamo Junior Apha..... Kkkkk
GostoResponder2 h
Miguel Alberto Caetano Sim senhor reeeeeeeeeeeeennnnndo
GostoResponder4 h
Tomás Jorge Tivane Esse governo só fala merda atrás de merda.
GostoResponder2 h
Hilario Dos Santos Mwalo Ulululululuuuuuuuu!
GostoResponder4 h
Quito Micas ESSE NAO SABE UK DIZ
GostoResponder3 h
Luis Neves a vida dum pobre é um misterio...

Sem comentários: