sexta-feira, 14 de abril de 2017

Chefe de Estado quer responsáveis pelas decisões que prejudicam o país

Filipe Nyusi diz que Ministério dos Transportes e Comunicações  está a tornar-se campeão em projectos que mal terminam
Durante a vista ao MTC, o PR passou pelo Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER) e pelo Porto de Maputo, antes de dirigir o Conselho Consultivo no INCM. Aqui, Filipe Nyusi dispensou a apresentação do relatório de Carlos Mesquita e pediu que alguns dirigentes falassem dos desafios nas respectivas áreas. Alguns passaram no teste oral e outros gaguejaram, com destaque para a chefe do Departamento dos Recursos Humanos do Ministério. Depois de ouvir e anotar, o Chefe de Estado resumiu as suas conclusões da seguinte maneira: “No Ministério, há muito pouca clareza sobre as funções e tarefas que estão a exercer. E, nas empresas, há défice de uma visão empresarial”. Depois das conclusões, as críticas: disse que o MTC está a tornar-se campeão em projectos que mal terminam. “Temos muitas embarcações no país que não estão a funcionar, que foram compradas com muito dinheiro. Agora, temos que pagar dívidas de coisas que não funcionam”, desabafou.  

Mas não parou por aí. Desafiou os dirigentes a verificarem quem foram as pessoas que fizeram parte dessas equipas que tomaram más decisões. “Queremos conhecer esses medíocres que estão a hipotecar a economia do país”. Ladeado pelo ministro e pela vice-ministra, Nyusi deplorou a qualidade dos funcionários e defendeu que o MTC não pode ser um “armazém de quadros que não funcionam em outros sítios”. “A forma como a responsável dos recursos humanos respondeu às minhas questões mostra claramente que não estão a fazer a gestão do pessoal”. O PR chamou atenção para a necessidade de se apostar em dirigentes qualificados para cada área de especialidade. Para Nyusi, não faz sentido um director não dominar a linguagem da instituição que dirige.

Ainda nas críticas, Nyusi revoltou-se com a falta de um plano de poupança de fundos no MTC: “Devem estar a telefonar de qualquer maneira, a gastar muito combustível e a fazer deslocações prolongadas para as províncias”.

Sobre a segurança rodoviária, disse que não é preciso uma espécie de “Operação Tronco” para reduzir os acidentes de viação. “As pessoas estão a morrer nas estradas. Se há gente responsável pela segurança, a pergunta que faço é: qual é a acção de impacto que fizeram para reduzir os acidentes de viação?”.

E porque a data da visita ao MTC coincidia com o Dia Mundial da Imprensa, o Chefe de Estado saudou os jornalistas moçambicanos e disse que sente orgulho de dirigir um país onde há liberdade de imprensa. “Eu viajo com jornalistas e em alguns países não são permitidos fazer cobertura. Mas, aqui, acompanharam esta reunião onde discutimos assuntos da nação. Isso é uma demonstração de que em Moçambique a informação está ao vosso dispor”.
Está aí o governante dos nossos tempos: sincrético e cirúrgico. A visita de Filipe Nyusi ao ministerio dos transportes e comunicações contornou mais uma vez as minas retardadas do tardo-romantismo. Esteve sereno mas assertivo, preocupado mas consciente, consequente e inspirador. As instituições visitadas e seus respectivos dirigentes receberam orientações mais do que claras para reorganizar a sua agenda e plano de actividades para o alcance não das metas mas das aspirações do povo.
Algo assombroso que ressalta desta visita é a constatação por parte do Presidente de que aquele ministério é desorganizado: os papéis não estão claros. Em resumo "sahape up or shit out" Ou seja, ajustem-se ou saiam.
Falta agora seguir as acções consequentes. Aos espertos e malandros, estaremos aqui para os fulminar.
Gosto
Comentários
Osvaldo Mainde Gostei de ver o nosso presidente da república, assim ele está a ver as coisas de pertos.

Não justifica neste país o estado que está a nossa LAM.
Gosto313 h
Juma Aiuba Esse Nyusi que vi hoje é o mesmo que disse que era nosso empregado. Esse é tb é best. Esteve melhor do que no ministério da juventude e desportos. Esteve melhor que nas obras públicas. Aqui ele foi muito claro, só não entendeu quem não quis.
Gosto1113 h
Dioclécio Ricardo David Creio que mais do que fazer "hossanas", bom e inspirador para o Empregado do Povo, importa reafirmar que este tipo de governação não interessa muito ao sistema de governo que muitos auguram: pesos e contra-pesos entre os órgãos de soberania. Creio ser, salvo devido respeito, despiciendo repristinar a forma de governação do Samora. O Presidente com o Governo gorduroso e apinhado que tem não se lhe impunha as andanças e visitas que está a fazer. Outra pessoa poderia o fazer e com maior assertividade técnica e de acompanhamento do cumprimento das instruções.
Gosto413 hEditado
Egidio Vaz Dioclesio, ouça a Rádio Moçambique. A qualquer altura. O Presidente fala por trinta minutos. Perceba o seu ponto para fazer melhor juízo. E depois ache onde está o grilhão
Gosto113 h
Dioclécio Ricardo David O Dr. Egidio está a promover esta forma de actuação. Creio que é muito bom. Temos de apoiar, sempre que necessário. Todavia, creio que não podemos esquecer que ele faz estas andanças e aparições por causa do sistema de governo que temos. Ele quase tem de fazer tudo. Creio que não deveríamos perder de vista que o PR em Moçambique deveria ser despojado de certos poderes constitucionais.
Gosto113 hEditado
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba kndo nao faz reclama, kndo faz reclama eipa, melhor se situar ne. pk o presidente foi o mais visado nx ultimos tmpos e ele como chefe do estado devia tomar uma posicao para o executivo cmexar a "jobar" a serio
Gosto11 h
Jasmin Rodrigues Dioclécio Ricardo David bem certo!!! Para isso e que ele nomeou a equipe dele directa!! Nao faz sentido ter um PR hoje a auscultar assuntos e coisas que nao andam bem ha Anos!!!!?!?? Isto e pior que novela mexicana..:
Gosto23 h
Dioclécio Ricardo David Jasmin, esse é o ponto! Tocaste melhor na ferida que eu.
Gosto2 h
Ismael Chutumia Well done Mr. President. Start by dismiss the Minister!Ver Tradução
Gosto413 h
Imtiaz Vala Urge galgar novos patamares de gestao e sempre recomendei perestroika e glasnot para as LAM!
Gosto13 h
Suizane Rafael Quero ver nova companhia aerea a voar em 1 mes cruzando Mz. Fora disso mentira. 3 contra 93 avioes kkkk. Gostei
Gosto13 h
Carlos Augusto Carlos Carlos Faz me recordar a Ofensiva Organizacional efectuada pelo já falecido Samora Machel
Gosto13 h
Haje Pedreiro O que me frustra é que de todos ministério visitados e orientações deixadas ainda não vi mudanças palpáveis, principalmente no que toca ao MInisterio das Obras Publicas onde foi dada orientação para desbloqueio da ligação Circular de Maputo / N4 pois não podemos ser sacrificados no interesse público por negócios privados...mas 😩😩😩😩
Gosto413 h
Jose Eduardo Aqui reside o ponto. Visita em si é nada e gastos (tempo e dinheiro) desnecessarios se depois dela tudo continua como dantes.
Gosto29 h
Paula Maria Realmente o nosso presidente disse e falou tudo para os quadros dos transportes e comunicações....cabem a eles mudarem o cenário p servir melhor o povo em todos os sectores que ele visitou.
Gosto113 h
Eliha Bukeni That's a huge task Mr IC, the minister is a big fellow friend!Ver Tradução
Gosto13 h
Tomás Queface Repetiu muito bem as críticas feitas pelos cidadãos.. mas não é disso que as pessoas esperam. As pessoas esperam por mudanças concretas e medidas urgentes mas isso não aconteceu. O PR foi lá 'para o inglês ver' que estamos preocupados com a situação. Nyusi também falou coisas bonitas ao longo da Campanha. Mas como Presidente a missão dele é outra.

A ideia de shape up ou shit out devia vir em forma de exemplo, começando do topo.. do Ministro dos Transportes e Comunicação que reune todos os requisitos para ser afastado, mas não..
Gosto1413 hEditado
Alberto Pawandiwa Parece que vamos.ter.um.espaço aéreo verdadeiramente aberto.
Gosto12 h
Suharto Mangulle Pos dedo na ferida,e preciso fazer isso,espero que nao seja campanha p o congreso,obrigado pela determinaçao e empenho e coragem p o povo k lhe elegeo
Gosto12 h
Jah Warrowarro De todas as visitas que fez aos Ministérios, qual deles mudou? Nao conheço ainda nenhum. Se lhe oiço dizer não gostei isso não está bom, .... papo furado... queremos acções
Gosto812 h
Manganhe J. Vicente sincrético e cirúrgico....aqui há cizungu.
Gosto12 h
Mahamad Hanif Mussa Com que cara dizer algo assim como "Quem está hipotecar economia da empresa, faz maus investimentos (e tal) ...temos que detectar estes...", quando o próprio PR está envolvido, é citado nas dívidas escondidas?
Gosto112 h
Bertino Doho Senhor deixa o nosso presidente trabalhar. Ser citado nao quer dizer que participou. Você é uma daquelas pessoas que fala sem primeiro analizar. 
Suponha que você seja um dos directores duma certa empresa e o seu superior manda assinar um documento da 
sua area para aprovação de um investimento você vai negar? Vais desobedecer ás ordens superiores? Ou simplesmente vais o ebedecer. Tens que saber na politica nao ha muito nao okkkk?
Gosto9 hEditado
Mahamad Hanif Mussa Fique na sua que eu fico na minha. Ok?
Gosto3 h
José Henriques Diz-se k um bom líder critica em privado e elogia em público...
Gosto112 h
Francey Zeúte O PR podia até não ter dito qualquer palavra, o semblante do chefe do estado comunicou tudo. Este é o PR que fez o discurso de investidura no dia 15 de Janeiro. Vamos ver o que segue.
Gosto312 h
Ester Checha Falou bonito quero ver fazer
Gosto112 h
Filipe Primeiro A visita dele è conversa para o boi dormir
Gosto812 h
Jeck Alcolete Esta de parabéns o PR. Mas o resultados são para ontem. Por isso aguardamos mudanças estruturais para hoje. De soslaio ele tocou no assunto juventude e disse ter ouvido jovens a falar coisas boas. MUDANÇAS JÁ
Gosto12 h
Carlos Jossia O mais grave foi " descobrir " que nesses sectores há muita gente para trocar uma unica lâmpada!
Gosto412 h
Antonio Serra Depois deste discurso nada vai ser igual. Espero que apartir de amanhã os "visados" desocupem as cadeiras
Gosto12 h
Benedito Mussoco ...não adianta fazer visitas, pior vé os males
e não há consequências,pra mim é simples passeio turístico com guide😎
Gosto512 h
Nelson Badaga Badaga Juma AiubaOsvaldo Mainde Eu estava na igreja, oqui aconteceu???
Gosto12 h
Manuel Da Conceicao Saide Pelo menos já sabemos onde ha podridão e quem são os que fomentam agora queremos ver se o ministro terá a mesma coragem pra fazer a restruturação da máquina.
Gosto112 h
Delfim João E a essas alturas, onde está o ministro do pelouro?
Gosto12 h
Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue Eu espero anciosamente em querer ver as acções concretas 
De que tudo está mal já é do conhecimento de todos.
Mãos a obra.
Gosto112 h
Emilio Nhamposse Herculano O ministério dos projectos que nunca andam ou seja que não acontece nada hahaha ali só se faz bolada .
Parabéns camarada presidente.
Gosto411 h
Isaias Jaime Massango A pergunta que me faço que é possível um autocarro ficar imobilizado tanto tempo por causa de um pneu de uma bateria ou por causa de negligência de uma direcção habituada ao lambibotismo e deixa andar ?
Gosto11 h
Simon Cossa Sao 30 autocarros parados por falta de bateria
Gosto2 h
Edwin Hounnou A LAM e os transportes rodoviários são a face da desorganiza0 do Governo de Moçambique.
Gosto511 h
Marcello Fernandes Quando O País ter como prioridade o bem fazer com qualidade e eficiência, vamos começar a ser uma nação próspera e a combater a pobreza absoluta
Gosto311 h
Salomao Jaime O presibente da Republica nao faz apelos toma decisoes radicais contra os improdutivos porque o povo nao vive de ouvir o chefe de Estado a criticar os gestores pubilcos. Ha' tantos quadros neste pais que so' querem oportunidades para brilhar em beneficio do povo. Para mim a nomeacao do Min de Transportes e Telecomunicacoes ja' configurava um erro craco devido a conflito de interesse que poderiam existir e infelizmente provou-se que o meu cepticismo tinha razao de ser com a adjudicacao directa da INGC.
Gosto1011 h
Gervasio de Jesus Não basta levantar problemas, mas sim ataca-los. E preciso agir com firmeza para se corrigir situações anoma-las. Os problemas são quase comuns em todos os ministérios e que se arrastam há anos. A inquietação do Chefe do Estado e legítima perante a gigantesca anarquia no funcionamento das instituições do Estado, mas e preciso agir imediatamente e não protelar situações medíocres.
Gosto611 h
Ussene Aboo A quinta sinfonia de Beethoven). O Pr parec que e trabalhador deste Ministerio a Muito tempo. Egidio Vaz
Gosto210 h
Octávio Mangalo Hehehehehe...
Sahape up or shit out... 
Ver Tradução
Gosto10 h
Gosto110 h
Tomo Valeriano Espero que não sejam apenas passeatas do PR com vista a nos distrair. Deve sim estar a fazer o seu trabalho e decidir para o bem do povo. Nada de surpreendente foi eleito para trabalhar e se a agenda for assa avante boss
Gosto110 hEditado
Mebanze Joao Estou preocupado com os resultados/consequências dessas visitas
Gosto12 h
Tomo Valeriano De facto! Isto tem um misto de populismo. Resultados precisam se de facto.
Gosto2 h
Ducilio Manhique Será este o papel do PR? Então o que farão os ministros, os vice-ministros e etc?
Gosto110 h
Abdul Karim Afinal teaser de ontem era pra marketizar o pr trabalhador, OK, esta interessante, a imagem deste pr 'e menos negativa que a do anterior, so nao sei Egidio Vaz consegue ser o cirurgiao de comunicacao presidencial que opera milagres. Convenhamos que Egidio tem muito trabalho pela frente nao 'e Milton Machel ?
Gosto49 hEditado
Milton Machel Arrepiar caminho para o Congresso só!
Gosto34 h
Douglas Harris kkkkkkkkkkkk
Gosto2 h
Egidio Vaz Se pudesse podia. Não sou o cirurgião. Ainda preciso de mais tempo. Não fiz a viagem a Chicago ainda Milton Machel. Aquele meu curandeiro precisa apertar-me a mão. Mas estou a caminho.
Gosto155 min
Egidio Vaz Você vai sentir a mão do teu Mbuya...Quando o tempo chegar. Vai sentir Milton Machel
Gosto144 minEditado
Milton Machel Egidio Vaz eu sei, meu mbuya (se nao te conhecesse desde os tempos da blogosfera e nao tivessemos sido parceiros do melhor brainstorming de todos tempos, segundo o nosso sempre amado Joao Luis Nobre Vaz)...eu sei e vou me divertir muito...vao te conhecer esses manambwas e malandros...vao te conhecer bem mesmo!!! kkkk
Abdul Karim Por outro lado Egidio Vaz, marketizar o pr trabalhador numa altura que foram divulgados documentos da proindicus e a porta da legalizacacao das dividas no parlamento pode por em causa o seu bom oficio de comunicador presidencialista, e fait divers frequentemente usados podem ter efeitos de queima de credibilidade do comunicador presidencialista.
Gosto79 h
Jasmin Rodrigues Ditto caro Abdul!!
Gosto3 h
Ajm Selemane O semblante tava carregado. Porquê? Pena ter escolhido seu amigo/colega para direccão do ministerio. Vai ter que exonerá- lo. O constatado revela k coisa publica(empresas publicas) so existe para engordar os dirigentes. Antes trd k nunca, pois o grito do povo ja tem barbas!
Gosto7 h
Lucas Sixpene Presidente da República esta cansado de tapar furus de balde plastico. Fez com que o ministro reconhec os erros.
Gosto4 h
Jose Chirruco Esperemos os resultados. Das duas, exoneração ou melhoria
Gosto3 h
Elisio Chicuve Tenho minhas dúvidas se esta visita trará mudanças. 
Nossas instituições são como aqueles pais que nos falam mal em público mas em seguida passam nos a mão na cabeça em surdina. Do tipo " falei filho mas não precisa executar nada daquilo"
Gosto3 h
Luis Ines Ngive É uma desorganização organizada!
Gosto2 h
Salomao Jaime Apelos smos no's o povo que fazemos para que as coisas acontecam como no's almejamos e nos foi prometido na campanha, mas o PR nao deve perder tempo a fazer apelos porque isso nao funciona, pois ha' um cancro de comodismo nas nossas instituicoes de topo a base. O pais foi crescendo demograficamente e infelizmente as pessoas continuaram acomodadas onde estavam sem crescer tambem para fazer face as exigencias de cada momento, e como resultado os problemas foram-se acumulando com a mesma gente bem acomodada e o povo ca' fora a reclamar, em algum momento as pessoas devem sentir que nao produzem cedem lugar aos outros. O erro de muitos dirigentes e' nomear as pessoas apenas por simpatias ou pela cor partida'ria que ostetam e com isso acabam convivendo com muitos abutres na sua governacao. Isso deve mudar porque Estado e' uma coisa muito se'ria. Isso e' oque faz com que muitos paises africanos sejam misera'veis mesmo que Deus tenha lhes abencoado dando-lhes riquezas naturais.
Gosto2 h
Julinho Taimo Eu que não sou muito de elogiar, até purque não tive motivos suficientes para tal, mais ontem o presitente foi possuido pelos "ESPIRITO SAMORÍSTICO" foi concreto.
Gosto2 h
José Mambo PR foi claro é preciso organizarem o trabalho p o bem d todos mãos na massa senhores derigentes d instituições visitadas
Gosto2 h
Silvestre Baessa Filipe Quando a equipa é desorganizada, joga mal, não marca golos e não ganha, o problema não é apenas dos jogadores, é também e sobretudo do coach, que não consegue transmitir correctamente a sua visão de jogo, que insiste no mesmo onze e o máximo que faz, são pequenas mudanças tácticas cosméticas. Os adeptos podem até celebrar a cara feia do coach- mais não é isso que vai evitar a despromoção...próxima paragem:ministério da agricultura e (in)segurança alimentar.
Gosto22 hEditado
Egidio Vaz Business as usual. Tell me something I don't know.Ver Tradução
Gosto156 minEditado
Denilsio Hilario Pena que nada acontece! Tudo continua na mesma. Dos ministérios já visitados, não houve nada de mudança. Neste também, tenho a máxima certeza que a caravana vai seguir. O regime é o mesmo. As visitas do PR servem muito bem para alimentar a imprensa, e contornar o povo. O PR está todas 3f com os seus respectivos ministros, não precisa aparecer na rádio, tv e/ou jornal p dizer que o ministério tal está mal. Eu pelo menos não gosto de ser feito de parvo. O PR deve parar com essas visitinhas, e trabalhar. Pk muita coisa no seu governo está mal. Quem não sabe da ma gestão na LAM, TPM, etc. Eu pelo menos não cai e né vou cair nessa!
Gosto1 h
Felix Chiruca Queremos SINCERIDADE, RESPEITO e MUITA SERIEDADE nos dossiers que dizem respeito a MOCAMBIQUE! Ha muita coisa que esta incrivelmente vergonhosa! Estamos a afundar este lugar do mundo que Deus providenciou! EDUCACAO, SAUDE, TRANSPORTE, SEGURANCA em ORDEM! Os que andam a mafiar e atrapalhar a governacao, STOP PLEASE!
Gosto1 h
Xavier Antonio 100 autocarros para resolverem o problema de 12 rodas
Moçambique é maningue nice
Gosto1 h
Estevao Simoes A ENSAIAR Amente dos distraídos para as eleições d 2019
Gosto1 h
Abilio Manel aqui o problema é do regime todo.todo tecido governativo ta podre nao serve as inspiraçoes do povo.
Gosto11 h
Ernesto Nhaule Se todos nos mudassemos a intencao do voto...alguma coisa ia melhorar, acredito!
Gosto150 min
Adriano Victorino Quando a equipa de um clube nao traz bons resultados a culpa ė do treinados para dizer que todas as coisas negativas que acontecem nas instituicoes do estado a culpa tem sido dos dirigentes maximos deste pais porque escolhe pessoas por afinidade e nao pelo profissionalismo é isso o que estamos a ver hoje. Eles agora estao a sentir-se apertados pelos erros que eles proprios cometem depois atirao as culpas para as pessoas que eles mesmos escolherao é todo um sistema falido
Nelson Junior Caros meus, e caro amigo Sr.Egidio: sem vos perder respeito e sem vos magoar, mas a vossa ingenuidade levanta tantas interrogacoes:...ate a data, o Nyusi visitou certos ministerios e afirmou que nao estava "contente"....porem, porem nao tomou nenhuma accao concreta em "exonerar" alguem....se, ministros, directores, etc etc nao "produzem" ou nao desempenham positivamente as suas funcoes, deveriao ser substituidos...visitas e discursos nao melhoram nada.....

Sem comentários: