terça-feira, 4 de abril de 2017

Casos para estudo


Hoje estou a pensar no significado do vocábulo "ataque". E isto ocorre na sequência de uma receita que ofereci ao meu amigo, Homer Wolf (HW), para ele se livrar do ódio que lhe faz sofrer, embora ele recuse aceitar que nutre esse ódio pela Frelimo. Eu até sabia que ele não iria assumir que nutre um ódio visceral pela Frelimo, desde que Joaquim Chissano deixou de a presidir. Sim, HW não gostou da mudança de liderança na Frelimo. E a razão dele é que Joaquim Chissano sabia acarinhar Afonso Dhlakama e os seus sucessores não. Isto indicia que o meu amigo (HW) só ama a Frelimo na medida em que esta permitir que se acarinhem bandidos e corruptos. Por assim eu pensar, creio também que ele (HW) não vai gostar da mudança de liderança na Renamo, que se anuncia para breve.
Eu dizia que estou a pensar no significado de "ataque", porque algumas pessoas confundiram a receita contra o ódio que ofereci ao meu amigo (HW) com um ataque meu contra ele. Grande engano dessas pessoas! Eu não ataquei HW. Apenas lhe ofereci uma receita contra o ódio, nada mais. E, tal como eu disse, a receita serve igualmente para qualquer outra pessoa que nutra ódio por algo, eu incluso. Livrar-se do ódio é fácil: é só deixar de pensar mal das coisas, situações ou pessoas. Isto é diferente de deixar de pensar nos actos das pessoas, que algo que se não deve fazer.
Com efeito, desde pequenos aprendemos que na vida há coisas boas e más; há coisas bonitas e feias; há coisas limpas e sujas; há práticas recomendáveis e outras não recomendáveis. Também desde pequenos aprendemos que para viver bem temos que praticar o que é bom e evitar o que é mau. São as suas práticas que distinguem as pessoas em boas e más. As boas práticas decorrem do bom pensamento; as más práticas decorrem do mau pensamento. O pensamento é que governa as atitudes do ser humano. Quem pensa bem, faz sempre bem; quem pensa mal, faz sempre mal. Nunca uma boa obra pode resultar do mau pensamento e nunca uma má obra pode resultar do bom pensamento. O ditado de que há um bem que vem por mal não se refere às obras que resultam do pensamento; quiçá do instinto. Das más práticas das pessoas, das más atitudes, não devemos (se bem que podemos) deixar de pensar e agir. Eu me tenho insurgido contra as más práticas das pessoas, não contra as pessoas em si.
As pessoas que entenderam a minha receita contra o ódio como um ataque contra a pessoa do HW estão, pois, erradas. O seu erro decorre da ignorância sobre a origem das atitudes do ser humano. O ser humano não é governado só pelo instinto. O instinto só serve o propósito da sobrevivência; não serve o propósito da viabilidade. O propósito da viabilidade é servido pelo pensamento. Quem quiser entender melhor o que quero dizer com isto, ponha-se a pensar no facto de que é o ser humano que cria parques de conservação da Natureza, e mais nenhum outro ser vivo conhecido no planeta Terra.
Eu não ataquei a pessoa HW na minha receita contra o ódio. Eu ofereci-lhe a receita. E acredito que ele já a está a aplicar. E ele só ficará bem aplicando a receita que lhe ofereci contra o ódio. O ódio destrói a quem o tem mais do que à situação, ao indivíduo ou objecto por que se tem. E o ódio por algo decorre de pensar mal desse algo. Enfim, o ódio não é instintivo; é elaborado.
Quem não sabe disto sobre o ódio fica caso para estudo. São também casos para estudo as pessoas que confundem discutir pessoas com referência às pessoas. Por exemplo, quando eu digo que Afonso Dhlakama é um bandido, não estou a mentir; estou a mencionar um facto, ainda que desconforte alguém. Quando eu digo a ideia de fundar a Renamo não fundada por moçambicanos, também não estou a mentir; estou a referir-me a um facto. Também não estou a mentir quando eu digo que Joaquim Chissano permitiu que se convivesse com a Renamo armando, e fazendo isso ele violou a Constituição da República de Moçambique, que jurar respeitar e fazer respeitar; estou a mencionar um facto. O mesmo podia dizer do Armando Guebuza, que também permitiu o convívio com a Renamo armada, com uma diferença: ele iniciou o processo de desmilitarização da Renamo, e só não o concluiu por ter sido sabotado por falsos apóstolos da paz, que na realidade são apóstolos da desgraça. Sim, todos aqueles que defendem uma Renamo armada, e condenam as acções das instituições de direito para desarmar esta Renamo, são apóstolos da desgraça. São casos para estudo.
Nos comentadores das minhas reflexões identifiquei alguns casos para estudo, como são os casos de El Patriota, Rafael Ricardo Dias Machalela, Raúl Salomão Jamisse, Cleto Goncalves, Sergio Buque, Chande Puna, Momed Selimane, Elecas António, Hermes Sueia, Olivia Mondlane, David Nhassengo, Mahiriri Ossuka, Mouzinho Zacarias, entre outros. Estes indivíduos furtam-se de prestar atenção aos assuntos que proponho para conversa/debate e reiteradamente confundem as minhas alusões a certas pessoas como ataques contra essas pessoas. Chamar as práticas de alguém pelos seus próprios nomes e qualificar o próprio praticante desses actos pelo adjectivo apropriado, não configura ataque contra esse alguém. Um ataque à pessoa consiste em relacionar essa pessoa com algo que com que não está relacionado, com intenção da causar dano. Nunca fiz isto nas minhas intervenções. Nalgumas intervenções minhas, eu falo das práticas de certas pessoas, veiculando a minha opinião sobre essas práticas. Infelizmente, os implicados nessas práticas, e os seus acólitos, têm interpretado a minha interpelação como um acto de maldade. Estes também são casos para estudo.
Enfim, vamos parar de impedir que as pessoas exerçam a cidadania activa. Estar contra o que alguém fez ou faz, quando não nos parece razoável, não estar contra a pessoa. E tal não significa que a nossa opinião este isenta de falhas ou desvios. Ela (a nossa opinião) também pode não ser razoável, e tem que ser objecto de crítica. Ninguém é dono da verdade excepto sobre os eventos que ocorrem em si ou consigo. Sobre os eventos que envolvem outrem, a nossa opinião é falível, mesmo quando suportada por um bom argumento. Aliás, mesmo sobre nós mesmos podemos (embora não devamos) dizer mentiras. Fazendo isso, viramos casos para estudo. Alguém que acha que outrem faz mal por interpelar pessoas que praticam actos errados, actos que atentam contra a vida de outrem, actos que atentam contra a paz e o amor, actos que atentam contra a unidade, actos que impedem as pessoas de serem reciprocamente solidárias na prática do que é bom para todos; alguém que sente prazer vendo outrem sofrendo, esse alguém é caso para estudo. Há sempre uma razão contrária ao bem associada com as más práticas das pessoas. Desvendar essa razão é o objecto de estudo.
Pio Cassicasse, Lyndo A. Mondlane, Lenine Daniel and 27 others like this.
Comments
David Nhassengo
David Nhassengo Mas Prof...!
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf OUTRA VEZ????
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane O quê, Homer Wolf?!...
Remove
David Nhassengo
David Nhassengo Outro ataque "visceral" a HW
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh... deixa-me ler o artigo todo
Remove
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi vo cece eh pesado meu amigo HW!!! ja estas quase a tingingir o nivel de popularidade de DHL.. hehehehehe
Remove
Eugenio Mabunda
Eugenio Mabunda Surgiu nas redes uma figura mais papista que o Papa.

By Marcelo Mosse.
Remove
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Hhehehe
Remove
Nathaniel Mucavele
Nathaniel Mucavele
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Hahahahahah
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Li o artigo todo. Acho que por hoje, não volto ao Facebook, embora a tentação...
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Senhor, não fuja com o rabo á seringa, Ficar aqui!... eh eh eh =D
Remove
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu De novo?? Homer estou com inveja de ti.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf calma Cleo... tens de ler o post completo
Remove
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu Kakakakakakak nao tinha lindo o post. Eish...gastar dedos para te paquerar. tsc
Remove
Lúcio Langaa
Lúcio Langaa imprimindo quero ler n papel pa n me cansar a vista kikikikikikikikik....
Remove
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Interessante. Estou ficando famosa ao aparecer nas abordagens do Prof e ainda concorrendo para um estudo de caso. Gosto. Obrigada Homer Wolf por fazer parte da lista dos seus amigos aqui no facebook.
Remove
Momed Selimane
Momed Selimane Senhor Julião João Cumbane, por favor pode me dizer quando e em que post seu, eu disse que estavas atacando alguem?
Obrigado
Remove
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga O Homer soma e segue. Ou melhor, o prof. não para de lhe "chamboquear". Heheheheh
Remove
Moyasse Osorio Muianga
Moyasse Osorio Muianga Chambocos carregados de um "amor visceral", diga-se....
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Julião João Cumbane, não é ódio a pressão que se faz pela Frelimo, não, este partido têm o dever de satisfazer as expectativas da população. É a Frelimo que governa o Estado, cabe este partido garantir e manter a paz como elemento essencial para o desenvolvimento do País.
Remove
Antolinho André
Antolinho André É a que preço deve fazer isso?"
Remove
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Para mim Afonso deve ser combatido e não acarinhado, porque a experiencia ja mostrou que acarinha-lo não valeu a pena, 21 anos depois a perdiz voltou a mostrar sua parte selvagem.
Remove
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Estava procurando onde escrevi que o Prof esta atacando o Homer Wolf, infelizmente nao acho, se calhar o facebook apagou.
Remove
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Creio no riso e nas lagrimas como antidotos contra o odio e o terror. Charles Chaplin
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Riso e lágrimas resultam da mudança de pensamento, Olivia Mondlane! O Charles Chaplin esqueceu-se disso!
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Graças a Deus, ESTE "xarope" não é particularmente dirigido ao Homer Wolf... eh eh eh

Afinal há muitos companheiros que precisam da famosa "receita contra o ódio" do profe.

Só vos posso dar moral, camaradas: aceitem. Já dizia a minha avó; "cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem" =D...

PS: Profe, se quiser até posso lhe indicar mais nomes de "amigos" que estão a precisar de tomar remedio...
Remove
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Deve ser o remedio da panelinha de certeza!!
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Vamos a isso, Homer Wolf; chama esses amigos para participarem desta "ceia"!
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Sicqueê, não quer tomar "remédio contra ódio"? ^_^
Remove
Ariel Sonto
Ariel Sonto Estao a te chamar aqui, Sic Spirou
Remove
Chande Puna
Chande Puna Sic Spirou, vem la, eu faco te companhia
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh... ele já me respondeu há bué. E foi ríspido!...:-)
Remove
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Tornamo -nos odiados tanto fazento o bem como fazendo o mal. Nicolau Maquiavel.
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Nesse caso, Estevao Pangueia, então que se deixe o Governo solicitar a intervenção das forças de defesa e segurança para retirar as armas das mãos não autorizadas. Porquê bradais aos céus contra o desarmamento coercivo da Renamo? O cumprimento da lei não é para ser negociado!
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf O esclarecimento - ou melhor a "aula" - do Antº Muchanga, sobre este assunto, ontem no Resenha Semanal, não lhe convenceu?...
Remove
Momed Selimane
Momed Selimane Senhor Julião João Cumbane, a mim nao pode me responder?
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane «Quais sao os sintomas d odio? Ou a pessoa com odio como se comporta? O odio mata mesmo?» (sic). Estas perguntas são tuas, Momed Selimane! Pois, estas perguntas tornam-te um caso para estudo...
Remove
Momed Selimane
Momed Selimane Sim sao minhas perguntas.
Por fazer estas perguntas, sou um caso de estudo!!!!!!
Esta certo o que estas a querer fazer comigo? Sou um caso de estudo mesmo?

Obrigado senhor juliao e eu tentarei tomar um remedio meu, para nao ser mais estudado para esses fins.
Remove
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Tal como os assaltantes a mao armada e tantos outros bandidos que andam a solta a policia deve continuar a fazer seu trabalho, se alguns querem ser tratados como politicos que façam politica nao a guerra, por isso força FDS pelo vosso trabalho.
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Eu sei que o Profe está nem aí para mim. Por isso não sinto "ódio visceral" pelo senhor. Pelo contrário. Até já Profe... PS: Eu sempre quis estudar o pensamento político do Profe. Afinal quem deve ser objecto de estudo sou eu? Kakakaka
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Não Julião João Cumbane, a cada dia acompanhamos a palavra DIÁLOGO, sabe porquê? Porque o povo moçambicano reconhece a legitimidade dos dois beligerantes. Aliás, o Governo reconhece que a Renamo é um partido armado, porque deixou esta organização assim evoluir? Eu chamo isso de cumplicidade.
Remove
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Se o governou deixou algum tempo então agora ja está a tirar as armas, dialogo o Afonsinho nao quer o chefe de estado nao pode se ajoelhar.
Remove
Romao Kumenya Kumenya
Romao Kumenya Kumenya Professor está a "democratizar" o seu ódio. Puro refresh. Daqui a pouco vai aparecer a bombardear e "rena" e o "rider"
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane A Renamo já esta a ser bombardeada no seu covil lá em Gorongosa, ó Romao Kumenya! A seguir serão os outros "ninhos" a serem destruídos!
Remove
Romao Kumenya Kumenya
Romao Kumenya Kumenya Armagedom
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf A Renamo está a ser bombardeada em Gorogonsa???
Remove
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Pelo menos foi isso que o Muchanga porta voz da Renamo falou na Televisão Miramar para justificar a nao governaçao das seis Provincias.
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Não sabias, Homer Wolf?!...
Remove
Homer Wolf
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Afinal em que País voce está?
Remove
Romao Kumenya Kumenya
Romao Kumenya Kumenya
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Amigo Marcos Cipriano Maulate, Afonsinho acho que não é o nome do cidadão Afonso Dhlakama, respeitemos as pessoas. É possível tornar esta interação produtiva.
Remove
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Amigo Estevao Pangueia lembre-se que há um ditado popular que diz que se voce quer ser respeitado, repeite-se primeiro a si mesmo e depois respeite os outros para que esses te respeitem, o respeito é algo que se conquista com actos. Por isso esse dai nao merece respeito de ninguem.
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Podemos fazer a nossa parte, nada de ódio. Veja que no fim de tudo, o mesmo Governo concede ao Dhlakama o estatuto de Conselheiro de Estado.
Remove
Marcos Cipriano Maulate
Marcos Cipriano Maulate Estevao Pangueia, foi para o ingles ver esse nao vale nada esses titulos que andam lhe a dar.
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Então não ha responsabilidade amigo Marcos Cipriano Maulate
Remove
Raúl Salomão Jamisse
Raúl Salomão Jamisse Mathlari Hasi! Eu até aprendo neste mural mas não posso concordar com o radicalismo com que defende suas convicções, isto é, as ideias do Cumbane não são passíveis de censura.
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane «as ideias do Cumbane não são passíveis de censura» (sic). Isto tu é que dizes, Raúl Salomão Jamisse. Eu nunca disse isto. O que não aceito é tu não saberes negar o que digo, mas me negares o direito de expor o meu pensamento de forma livre. Quando eu exponho o que penso, tu és livre de concordar ou discorda com isso, mas não de interferires com o meu direito à liberdade de expressão.
Remove
Raúl Salomão Jamisse
Raúl Salomão Jamisse A maneira como os homens "entendem" as coisas é que cria conflitos nos mesmos. Vi a publicação de MM sobre o profe e nem comentei porque julguei não saber de nada. Quando respondeu ao MM comentei apelando à continuidade da vossa "amizade " pois os ângulos em que vêem as coisas são diferentes. Ora, quando me deparei com outro post seu falando do Homer Wolf pensei que fosse um modus operandi aqui na social e comentei naqueles moldes porque parecia ataque ao HW..posto isto peço desculpas e entenda que foi uma maneira de ver ou entender o alcance do post e não um ataque à si pois, não tenho motivo nenhum quando muito aprendo.
Remove
Chengui Jaime
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Homer Wolf, a estratégia das forças de defesa e segurança no cumprimento da sua missão de manter a ordem e garantir a liberdade de circulação de pessoas e bens, passou para a fase de reacção para a de prevenção: atacar o atacante no seu reduto antes que ele volte a atacar! Isso começou no Primeiro de Abril...!
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf E quais são os resultados no terreno? Como se diz em gíria desportiva: "tempo e resultado?"
Remove
Chande Puna
Chande Puna Nao ha, esqueceram se do relatador, por isso so teremos que engolir o que nos disserem. Mais uma vitoria retumbante
Remove
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Julião João Cumbane, pergunte se porque o povo moçambicano exige diálogo entre a Renamo e o Governo.
Remove
Sergio Buque
Sergio Buque Jogo amistoso . Não passo de um mero espectador .
Remove
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu Aguardo a receita para o amor.
Remove
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Misseis para homer wolf. O autor tambem precisa deste remedio.
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Cléo Morgan Mafu, a amor não é doença, logo não tem receita; o ódio uma enfermidade, por isso precisa de receita!
Remove
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu Tem gente q morre e mata por amor. Isso chama-se amor doentio. :-)
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Cléo, não existe "morrer e matar por amor", isso é uma falácia que conduz as pessoas à morte precoce. Não te fies nessa. A responsabilidade de preservar a tua vida está na primeira linha, depois os teus filhos, depois os teus progenitores, a seguir os irmãos, primos, amigos, e o resto do mundo. Nunca coloques a tua vida em risco por "amor", porque isso não é amor! Quem ama não deseja morrer nem deseja a morte dos seus amados. Tu só podes ser útil para o teus amados se estiveres viva. Logo, não se morre por amor; quem morre por amor não ama!
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Que belo "consultor sentimental" nos saiu, profe... ;-)
Remove
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu
Remove
Chande Puna
Chande Puna O odio tambem mata. O seu pela Renamo e o do Lobo (como o sr diz) pela Frelimo
Remove
Cléo Marley Mafu
Cléo Marley Mafu Kakakakakakakakakakak q discurso.
Remove
Ariel Sonto
Ariel Sonto Homer, estas a virar famoso, pa.
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Eu gosto de ser amigo do Profe. Faz-me sentir importante e famoso
Remove
El Patriota
El Patriota E prepara-te pra seres exposto nos próximos dias. A sorte é que es ainda novato e não há muito por se dizer sobre ti...
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Ai é, El? Novato né?... Ahh, fia-te na virgem e não corras!

O profe, se quiser, pode desencantar sabe-se lá onde, uns tantos "Panama Papers", e encetar um raide contra o bom do nosso "garoto-maravilha" da comunicação social... :-D
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela "garoto-maravilha" é malta António Tiua da SOICO. Nós somos invisíveis eh eh eh
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Who is it? (de qual programa?)
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela O do Jornal da Noite ou Tarde. O dos semi-directos...
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Vou prestar atenção... eh eh eh
Espero não dar de caras com "mais um" Macamo (o da Miramar)... :-D
Remove
El Patriota
El Patriota Não chores Rafael. O tempo é mestre. E vai nos trazer quem é quem de facto. Continue a ser bom nos bastidores.
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Estou feliz por cá no anonimato, Patriota. Mas não $atisfeito. O facto é que ainda há muito feijão por comer...
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Acho que nessa profissão, acima de tudo, vinga-se usando a regra dos 3 P's: paixão, profissionalismo e paciência.
O re$to, so por milagre ou jogadas sujas... Mas para isso é melhor dedicar-se a outras coisas :-)
Remove
El Patriota
El Patriota Sim, eu fiquei maning ai no anonimato e valeu a pena. O estrelato das TVs traí. Traz-te o complexo de superioridade, quando és tigre de papel.... Dá gás ai bro e no final verás a recompensa. E tens uma vantagem: há muito amadorismo com armalhice a mistura, mas pouca competência, pouca humildade.
Remove
David Nhassengo
David Nhassengo Nem mais El Patriota
Remove
Sergio Buque
Sergio Buque O famoso é o " TCHUQUELA " da Miramar .
Remove
El Patriota
El Patriota Já é jornalista?
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Quem é o Tchuquela?
Remove
El Patriota
El Patriota Era nosso tradutor nos tempos febris do @verdade. Consta que o David idolatrava-o.
Remove
Sergio Buque
Sergio Buque É o jovem Machangana , repórter e apresentador do fala Moçambique .
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh... mobilidade social
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela mobilidade social :D
Remove
David Nhassengo
David Nhassengo Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh. El Patriota, lixa-te. Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Eras fã de Tchuquela, ntsem.... kkk

E isso não é mal nenhum. Afinal todos nós temos "um Tchuquela" de estimação... =D
Remove
Sergio Buque
Sergio Buque Mas precisas conhecer o famoso Tchuquela oh HW , é uma figura .
Remove
Ariel Sonto
Ariel Sonto Heheheheheh... 'panama papers' sobre o Rafa.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf O "Dominguez da comunicação social"... eh eh eh
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Os "Dominguez" são os tipos da SOICO. Nós somos apenas eternos aprendizes.
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Quando por lá passei, so haviam os self- tittled galáticos (todos bazaram: um para a presidencia, outro para a pública e o terceiro para o MDM). Havia também o "Papa Bento XVI da Comunicação Social", que tb se mudou para um canal mais modesto... eh eh eh... é a roda da vida.
Vc é o Dominguês ntsem...
Remove
Ariel Sonto
Ariel Sonto Esse papa eh qual ja?
Remove
El Patriota
El Patriota Buakakakakaakak. Homer. O Naiene????
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf Bruxo!... eh eh eh
Remove
Aderito Helton Taminho
Aderito Helton Taminho Adorei sua retorica sr juliao cuambe
Remove
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh...
1 · 6 hrs
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehehehhe
Remove
Mussá Roots
Mussá Roots Eh eh eh eh eh eh...
Remove
Mussá Roots
Mussá Roots "Não vai gostar da mudança de liderança na Renamo, que se anuncia para breve"

Profe, como adivinho é um autêntico charlatão... "Cadei" a mudança para breve?
1 · 5 hrs
Remove
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane breve é atemporal.. é como futuro melhor... Mussá Roots... outra coisa é se o prof. tivesse posto datas...kkk da mesma forma que a frelimo nao poe datas..so diz futuro melhor, e sempre estara certo..kkkkkkkkkkkkkkk
1 · 5 hrs
Remove
Chande Puna
Chande Puna He he he he he he he .........
1 · 5 hrs
Remove
Mussá Roots
Mussá Roots Kkkkk, ok, Lyndo A. Mondlane, já faz um ano este post...mas aguardemos com serenidade, pelo "Breve"
1 · 5 hrs
Remove
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane igual q aguardas com serenidade o futuro melhor desde 1994
1 · 5 hrs
Remove
Mussá Roots
Mussá Roots Pelo menos o "Futuro Melhor" já pariu o "a força da Mudança" e outros combates a pobreza absoluta por aí...e vamos variando no prato...kkkkkk...
1 · 5 hrs
Remove
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane variando pratos e com tendencia a piorar..nao sei nao..kkkkkkkkkkkk
1 · 5 hrs
Remove
Sergio Buque
Sergio Buque Agora governa-se com coração .
Remove
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane imagina un cartaz grande que diz proximamente..kakakak, ou em breve... pode estar ai seculos, nao estara desactualizado, incluso se enferruja.....
1 · 5 hrs
Remove
Chande Puna
Chande Puna Nao tem prazo
1 · 5 hrs
Remove
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane isso
1 · 5 hrs
Remove
Mussá Roots
Mussá Roots
Remove
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Mussá, o tempo é um grande mestre...
2 · 5 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane "Breve" para ser hoje, amanhã, próxima semana, próximo mês, próximo ano, próximo quinquénio, próxima década, próximo século, próximo milénio. Tudo depende da natureza do que se estiver à espera. Entendeste agora, ó Mussá Roots? Nunca mais me compares com charlatães!

Sem comentários: