quinta-feira, 13 de abril de 2017

Maputo vai ter 300 autocarros até Setembro deste ano


Crise de transportes na capital será minimizada com chegada dos autocarros
O governo da cidade de Maputo anunciou, ontem, que vai adquirir, até Setembro, 300 autocarros destinados ao serviço público de transporte de passageiros. A informação foi avançada pelo director dos Transportes da capital, Levy Marrengula, durante uma conferência de imprensa que tinha como objectivo analisar a situação dos transportes na capital.
Os autocarros serão adquiridos no âmbito de uma parceria público-privada. A fonte não avançou o valor da compra, garantindo apenas que a manutenção dos autocarros está assegurada. “Até Setembro, virão 300 autocarros para a cidade de Maputo. A frota visa minimizar a actual crise de transportes na capital”, disse Marrengula.
Segundo a fonte, os autocarros serão colocados nas rotas Baixa-Albasine, Museu-Albasine, assim como na ligação entre Maputo e Matola.
Actualmente, circulam 75 autocarros da transportadora pública e 1 200 de privados, na cidade de Maputo. 
O director dos Transportes garantiu, igualmente, que, até Junho, estarão em Maputo os 80 autocarros doados pela China no ano passado. 
Ainda na conferência de imprensa, Marrengula anunciou que o executivo da capital está em negociações com as associações dos transportadores de passageiros, com vista a fixar uma nova tarifa. “Temos que arranjar a melhor tarifa sustentável ao bolso do cidadão. Por isso, já estamos a negociar com as associações de transportadores”, disse.
A decisão de rever a tarifa surge depois do anúncio da subida dos preços de combustíveis em Moçambique, tornando, deste modo, a actividade dos transportadores insustentável. A actual tarifa por passageiro varia entre sete e nove meticais, nas cidades de Maputo e Matola. As associações propõem uma subida da tarifa dos transportes em cerca de 50 por cento, ou seja, que os passageiros passem a pagar entre 10 e 15 meticais por viagem nas cidades de Maputo e Matola. 
Governo ajustou os preços de combustíveis, tendo a gasolina passado de 50,02 meticais para 56,06 meticais o litro, e o gasóleo de 45,83 meticais para 51,89 meticais o litro. O petróleo de iluminação subiu de 33,06 para 41,61 meticais o litro, enquanto o gás doméstico (GPL) passou de 58,54 para 61,08 meticais o quilograma.

O País
1 h ·


Crise de transportes na capital será minimizada com chegada de 300 autocarros até Setembro. Ver mais em: goo.gl/bLlQe8


Maputo vai ter 300 autocarros até Setembro deste ano
Os temas que fazem a actualidade Moçambicana e Internacional em várias áreas de interesse. Os destaques do dia.
OPAIS.SAPO.MZ




14 comentários
16 partilhas




7979
Comentários Principais

GostoMostrar mais reaçõesComentar
Partilhar

Comentários


Escreve um comentário...





Matin Sabin Ha homens que sabem babar os maputekos, juro. Entao, so em Setembro, a um passo das eleições. :)
Gosto · Responder · Agora mesmo


Ruy Sochanghane Ka Ferreira Vou fazer uma analogia e trocadilho: Quando a sola do seu sapato sai a meio d caminho, voce compra outro par ou leva ao sapateiro para consertar? O problema ds transportes em Maputo quiça em Mocambique esta na gestao dessas Empresas-saco Azul, PCA de um empresinha (convenhamos é um empresinha) gere o que? Uma empresa que tem mais carros parados que a andarem, que gestao é essa? Podem vir esses 300, vao avariar e assim o ciclo fica vicioso. Nao me espanta nada daqui a nada a EMTPM vai reclamar de falta de espaço para parquear os avariados. Gente adulta, quase idosa pseudo gestores e tecnicos "formados" porem incompetentes. Agora digam me se a (mà)qualidade ensino é so de hoje??
Gosto · Responder · 3 · 52 min


Moises Lucas Jafu Maputo sempre xegam autocarros + a crise d transporte prevalece ak em niassa so keremos xtrada asfaltada pra andarmos a pe...
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Ernesto Nuvunga Quando chegar Setembro vao dizer Dezembro...dai ate proximo ano.
Gosto · Responder · 1 h


Ernesto Nhaule Promessas acima de promessas e o povo a sofrer...onde está o metro? E o BRT? Tsc...
Gosto · Responder · 8 min


Helder Botelho Botelho Estamos mal com estes gatunos não sabem o q encomendam e depois so vemos os cemitérios a crescerem
Gosto · Responder · 1 h


Lourenco Cumbe Não basta ter muitos autocarros sem capacidade de Gestão e saber gerir avarias e criar um ambiente saudável com os trbalhadores
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Jojo Mucute Mentirosos fu tseke.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Half Half Esses 300 n são pra maputo só nem?
Gosto · Responder · 52 min


Sanito Maria Olga Jorge Utopia.
Gosto · Responder · 29 min


Miguel Abel Mate Mate ...utopia e sonho...
Gosto · Responder · 1 h


Helder Botelho Botelho Cemitérios automóveis
Gosto · Responder · 1 h


Helder Botelho Botelho Tpm tpb etc
Gosto · Responder · 1 h


Jaime Malhango Ja nao sao 80 setembro e muito longem pelomenos julho.
Gosto · Responder · 1 h

Sem comentários: