sábado, 15 de abril de 2017

Amurane diz que vai continuar mesmo sem MDM


 Breaking News

Amurane diz que vai continuar mesmo sem MDM
abril 15
00:372017
O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, diz que vai continuar na política ao serviço dos seus compatriotas, mesmo sem o apoio do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM).Segundo conta VOA
Amurane torna assim claro que poderá concorrer nas próximas eleições municipais como independente.
O seu relacionamento com os membros do partido MDM está cada vez mais azedo. 
Amurane não revelou se vai ou não participar do encontro, sabendo-se que não compareceu à reunião de preparação do Congresso na sua própria autarquia.

Mahamudo Amurane desvaloriza MDM


Edil de Nampula defende que o país não pode ser refém de um grupo de pessoas
O Presidente do Município de Nampula mostra-se disponível para estar na política por mais 50 anos, mesmo sem o Movimento Democrático de Moçambique (MDM). E a intervenção do político não ficou nisso. Mahamudo Amurane refere que o país não pode ser refém de um grupo de pessoas.
Na primeira sessão do ano da Assembleia Municipal, o edil de Nampula disse ainda estar saudável para política, mostrando-se despreocupado com o facto de ter perdido apoio naquele órgão em que o MDM representa a maioria.

Mahamudo Amurane não deixou claro sobre o seu futuro político, apenas manifestou o interesse de continuar na política por muitos anos.

Refira-se que na última sessão ficou praticamente claro o divórcio entre Mahamudo Amurane e o MDM.

Nampula conta com novos Vereadores e Chefes de Posto

Mahamudo Amurane espera melhores resultados dos novos vereadores e chefes do posto

O Município de Nampula conta com dois novos vereadores e dois Chefes de Postos Administrativos. Trata se de vereadores dos pelouros de Salubridade e Transportes e Chefes de Postos de Muhala e Napipine.
A menos de um ano e meio do fim do seu mandato, o Presidente do Município, Mahamudo Amurane, disse esperar que os empossados possam trazer melhores resultados do que os alcançados até ao momento. Na ocasião, o Edil de Nampula reconheceu ser este um ano complicado olhando para os desafios eleitorais.

Os empossados, Ramadane Rachide, Vereador Transporte, e Ali Alberto, Vereador de Salubridadeque prestaram juramento, mostraram-se cientes da missão que lhes é incumbida.
Amurane num labirinto e Daviz Simango entre a espada e a parede
O labirinto não é tão intricado. É como o de Teichland. Basta virar para o lado certo à entrada. No caso de Amurane. o mais complicado também não é o puzzle. O problema, o único problema, é saber qual das três saídas lhe garante o futuro político que ele escolheu para si: 1- Ou permanece no MDM (para isso Daviz Simango te-lo-á de engolir mas Amurane deverá lutar para impor seus ideias no Congresso de Nampula, em Dezembro, contra uma maquina que lhe é completamente hostil); 2. Ou avança com uma candidatura independente em 2018, mobilizando apoios junto da sociedade civil e do sector privado e o futuro depois se verá (com o fardo de enfrentar nas eleições três partidos com estrutura consolidada, nomeadamente a Frelimo, a Renamo e o próprio MDM); 3-Ou se deixa levar pela Frelimo (para quem uma aliança com Amurane poder ser mais frutuosa que uma candidatura presidencial própria para Nampula, criando assim bases para a recuperação da edilidade nortenha).
Ontem falei com Amurane. Ele rechaça qualquer possibilidade de abordagem do seu futuro. O momento, diz ele, é o de gerir o atual diferendo, e isso passa pela opinião pública perceber os detalhes que fizeram o caldo entornar-se. Mas a veemência com que Amurane afrontou Daviz Simango em público não deixa margem para dúvidas: ele não é daqueles que verga; seus princípios falam mais alto. Ainda não lançou sinais de ruptura com o partido mas mostrou que tem consciência da capacidade para caminhar sozinho. Amurane é um sapo que Daviz Simango terá de engolir. O MDM sabe que não pode descartá-lo. A estratégia de gestão da crise passa por não se falar da crise. Parece que o partido não vai alimentar parangonas. Pelo menos até ontem nada apontava para a indicação de uma sessão extraordinária da Comissão Política, um órgão com 13 membros, nenhum eleito, todos nomeados por Daviz Simango (os membros mais recentes são Amurane e o destacado deputado na AR Venâncio Mondlane).
Daviz Simango está entre a espada e a parede porque a atual crise resulta também da forma centralista como gere o partido. Ele é o grande “mandão”. Nomeia os membros da Comissão Política e nomeia o Secretário Geral. O atual é um antigo renamista, Luís Boavida, que anda desaparecido da praça pública há meses. Muitos no partido não lhe reconhecem capacidades para ser um executivo que faça mais que Simango pelo partido. Há também uma insatisfação pelo facto de o Porta Voz, Sande Carmona, estar baseado na Beira e acumular esse cargo com o de deputado na AR e presidente da Liga da Juventude, ele que já tem mais de 40 anos. Mas Sande é um “menino” de Daviz. O Congresso de Dezembro será fundamental para ver até que ponto Simango está disposto a democratizar os órgãos do partido. Isso envolverá mudança de estatutos, coisa que Amurane defende aguerridamente. Mas Simango reage mal contra quem dá opiniões progressistas. No rescaldo das eleições 2014, o edil de Quelimane Manuel Araújo Sugeriu que Chefe da Bancada do MDM na AR fosse oriundo do circulo eleitoral que mais deputados havia feito eleger. Mas Daviz torceu o nariz e nomeou seu irmão Lutero.
A atual crise é um resquício do centralismo de Daviz Simango que, nas vésperas das eleições de 2014, alterou à mão a lista de candidatos do MDM à AR eleitos democraticamente nas províncias, introduzindo seus apaniguadas nos lugares cimeiros (o cabeça de lista da Zambézia acabou sendo um seu antigo comandante da Polícia Municipal na Beira). Mesmo na gestão das autarquias locais controladas pelo partido, há uma interferência de cima. A indicação da chefia das bancadas nas assembleias municipais é da responsabilidade da comissão política. E a máquina partidária com seus elementos ociosos nas províncias condiciona a atuação do edis, pressionando-os, a coberto da aprovação tutelar de Daviz, para negociatas que beneficiem os membros e o partido. Foi contra e isto e outros negociatas de membros do MDM que Amurane se bateu na mesa esta semana. Resta saber se Daviz está preparado para democratizar o MDM e atrair forasteiros que emprestem seu capital político para o partido ir conquistando mais espaço no poder local e a na AR. O Congresso de Dezembro vai ditar o futuro.

Amurane é uma batata quente nas mãos de Daviz Simango
A primeira leitura à volta da ruptura entre Mahamudo Amurane e Daviz Simango remete para um desafio. O desafio da sobrevivência do MDM enquanto partido que almeja uma implantação nacional. Se o MDM está destinado a confinar-se apenas na região à volta de Sofala ou se ele tem pernas para se afirmar muito mais à norte (e também à sul e oeste), rompendo cortinas de base étnica e regional, como parece ser o caso, essa é a grande questão.
Até hoje, o partido se vai expandindo com uma marca indelével: uma restrita clientela de Simango, originária da Beira, dominando o seu processo decisório e estendo a mão à mordomias com origem no poder local. Veja-se o perfil hierárquico da sua bancária parlamentar na AR; e veja-se também a marginalização de que está sendo alvo o edil de Quelimane, Manuel de Araújo. A implantação do MDM em Nampula deveu-se a uma máquina montada por elementos oriundos da Beira ou muito próximos dos Simango (as suas redes clientelares) com expectativas naturais de acesso a recursos e benefícios resultantes de se estar no poder.
Amurane tem rechaçado esses apetites (sobretudo aqueles de natureza corruptiva) em prol de uma certa eficiência e transparência. E agora, na falta de apoio político de Simango, que atirou para Amurane o ónus da prova (e este interpretou a oferta de apoio em assistência legal por parte de Daviz como um vexame), é crível que ele queira dar o salto. Qual salto? O provável salto para uma candidatura independente no próximo ano. Isso é possível. Aconteceu o mesmo com o próprio Daviz. Quando Dhlakama lhe retirou o tapete em 2008 na Beira, ele avançou como independente e ganhou. O MDM só viria a nascer em 2009.
Daviz ganhou porque já tinha conquistada na Beira não necessariamente a base militante da Renamo mas a base eleitoral da autarquia. O que deve ser o caso de Amurane. Sua gestão parece ter a aprovação da maioria dos nampulenses, um município macua, sua etnia (uma fonte de provável clivagem são as origens étnicas distintas entre Amurane e Simango).
Por isso, a batata quente está nas mãos de Simango. Ostracizar Amurane nas hostes do partido (afastando-o dos órgaos cimeiros) como fez com Araújo é ir cavando a sepultura do MDM enquanto formação que almeja ter relevancia à escala nacional. Mas sua natureza quase clânica também não ajuda. Se o MDM não se revitalizar para representar o arco-íris da moçambicanidade ele pode ir perdendo espaço. A gestão do caso Amurane vai ser crucial. A Frelimo e a Renamo estão à espreita...
Comentários


Álvaro Xerinda Um aspeto positivo que vejo é a coragem de dizer que esses indícios de corrupção vem de dentro do partido
Gosto · Responder · 16 · 7/2 às 21:21


Carlos E. Nazareth Ribeiro Afinal, só a Frelimo é que se apresenta sólida e unida? Só a Frelimo é imune às clivagens internas, às alas contestatárias? Fico triste, muito triste por me ter enganado ao votar MDM, Deviz e Venâncio. O único partido que me pareceu sério, firme, e capaz de derrubar a Frelimo, saíu, afinal, uma MANTA DE RETALHOS!!!
Gosto · Responder · 9 · 7/2 às 21:24


Abdul Magide Sidi Hassam Todos is partidos entre nos sao mantas de retalho. So que, umas mantas sao maiores que as outras
Gosto · Responder · 2 · 8/2 às 2:39


Naine Mondlane Bem dito!!
Gosto · Responder · 1 · 7/2 às 21:25


Titos Cau Os Simangos estao a ter muitas dificuldades para solidificar a sua estrategia politica. Por um lado percebe-se a tentacao de centralizar o poder no cla sofalense, como forma de minimizar o efeito das infiltracoes do "inimigo" e facilitar o processo de tomada de decisao (
Gosto · Responder · 3 · 7/2 às 21:26


Titos Cau A propria Frelimo viveu com esta conotacao de poder machangana & maconde no centro do poder durante algum tempo. No entanto, a lideranca do MDM frusta as expectativas daqueles que a apoiam na esperanca de verem nela refletidos os valores duma governacao progressista e inclusiva. Nao e facil.
Gosto · Responder · 8 · 7/2 às 21:28


Sergio Baloi Sergio Bom relógio isso sim
Gosto · Responder · 7/2 às 21:31


Dercio Celso Celso Na minha modesta opiniao o partido MDM precisa de crescer como partido,ai ha falta de gestao de pexoal
Gosto · Responder · 2 · 7/2 às 21:35


Sergio Baloi Sergio Amurane é uma bomba Relógio ao MDM
Gosto · Responder · 7/2 às 21:36


Jossias Ramos Mais uma graande analise, Marcelo Mosse.
Gosto · Responder · 5 · 7/2 às 21:42


Spirou Maltese ...espanta me é a falta de gestão do assunto dentro do partido ( ou tentaram e Amurane decidiu botar a boca no trombone ) e até o Daviz se mostrou "surpreendido" com a notícia. Mas o Amurane parece fazer nos crer que ele está sendo describilizado em d...Ver mais
Gosto · Responder · 12 · 7/2 às 21:49 · Editado


Francey Zeúte Espanta -me também que o homem venha pedir microfones para um assunto internamente devia merecer atenção.
Gosto · Responder · 4 · 7/2 às 22:21


Jaime Guambe Pois... por isso, da minha parte não merece nenhum crédito até que prove que esgotou todos meios internos para a resolução pacifica do problema. De contrário não passa de um Donald Trump!
Gosto · Responder · 4 · 7/2 às 23:30


Magacebe Majacunene .....esta prestabelidade é um convite ao ajuziamento do tempo.O trem do circulo vicioso da política pode ou não parar na carruagem de sempre.Cenario viscoso para os que estão por fora e certezas dos protagonistas.Nao esqueca de vender o que as pessoas querem comprar e evite vender o que voce quer comercializar.
Gosto · Responder · 2 · 7/2 às 21:50


Olivia Mondlane Vamos aguardar....
Gosto · Responder · 1 · 7/2 às 21:51


Gulumba D. Mutemba Na frelimo não há coesao ,não há união que lá existe é uma cumplicidade .
Gosto · Responder · 1 · 7/2 às 21:52


Titos Cau Entao voce nao conhece a Frelimo. Nenhuma organizacao sobrevive e alcanca tanto em tantas decadas se nao houvesse coesao. Sao opinioes, temos de respeita-las, mas a tua parece comandada por odio contra a Frelimo.
Gosto · Responder · 5 · 7/2 às 21:56


Lenon Arnaldo Titos Cau nem mais. Alguma dúvida.
Gosto · Responder · 7/2 às 22:17


Gilberto De Jesus Nguenha Falou Titos Cau
Gosto · Responder · 7/2 às 22:59


Edmundo Galiza Matos Conheço muitos descontes da Frelimo que nunca deixaram de ser da Frelimo. Não será o teu caso? Reflicta lá sobre isso.
Gosto · Responder · 6 · 7/2 às 23:52


Reinier Cedeno Quando num partido ha crivagens mostra que de facto é um partido que tem pernas pra andar. É positivo quando as pessoas não receiam em expôr as suas posições na total liberdade, isso amadurece e fortifica mais a união. Claro so pra mentes visionárias. Na frelimo as coisas são diferentes, os membros so murmuram, ninguem ousa abrir a boca... e o resultado é aquilo que vemos hoje, alguém que sempre foi considerado o sabe-tudo, o Deus dos Moçambicanos, deixou-nos na penúria. O Daviz na qualidade de Presidente tem q saber que não é Deus do MDM, deve aprender a acatar e respeitar os princípios individuais de cada membro, deve promover boas práticas que ajudam a solidificar o partido e merecer confiança do eleitorado. Se quer que o Moçambique seja pra todos, então que o demonstre na prática. Bem haja Amurane pela sua postura e integridade, bem haja o MDM por permitir que dentro do seu partido haja esse tipo de crivagem, pois nem toda briga leva a roptura. Pra mim o MDM continua sendo a alternativa certa.
Gosto · Responder · 5 · 7/2 às 21:55


Lenon Arnaldo Até hoje confunde indisciplinada com disciplina partidária.
Gosto · Responder · 7/2 às 22:19


David Abilio As intervenções públicas de figuras de proa antes da eleição de Nyusi como candidato, e as subsequentes passaram despercebidos. Jorge Rebelo, Graça Machel Óscar Monteiro. Sérgio Vieira, Teodacto Hunguana, Tomás Salomao e muitos outros , são de que partido? Veja lá, nem são capazes de analisar com objectividade o post do MM sem trazer a Frelimo na baila? Não será isto que faz enfraquecer os outros partidos? Falta de foco ou preguiça mental? Eu acho que o MM trouxe aqui uma contribuição série que vale apenas reflectirmos um pouco mais sem cairmos na armadilha de comparar o incomparável.
Gosto · Responder · 11 · 7/2 às 22:37


Edmilson Neves O certo é que o futuro do #MDM está incerto, com os escândalos que vêem sucedendo. Ehhhta #A_CURRUPÇÃO.
Gosto · Responder · 2 · 7/2 às 21:55


Gulumba D. Mutemba Nampula fica com a Renamo desta vez.
Essa porah da política é uma confusão,qual é cena do Simango agora?
está a ser o que não quer que os frelos seja?
Dhlakama o mandou passear dentro da sua razão.
Gosto · Responder · 2 · 7/2 às 21:56


Titos Cau Frelimo vai retomar Nampula sem duvida.
Gosto · Responder · 7/2 às 21:58


Faquir Fernandes Vamos agauardar o desenrolar da situação a verdade é que os próximos tempos são cruciais para o MDM
Gosto · Responder · 1 · 7/2 às 22:10


Delmar Maia Gonçalves A oposição Moçambicana é "especialista" em dar tiros no próprio pé!Uma tristeza!!!
Gosto · Responder · 5 · 7/2 às 22:04


Lenon Arnaldo Nem mais
Gosto · Responder · 7/2 às 22:20


Jose Baloi Viva Amurane quer dirigir o municipio sem interferencias partidarios o que muitos dos nossos dirigentes nao conseguem prejudicando deste modo o povo
Gosto · Responder · 3 · 7/2 às 22:10


Tomo Valeriano Assunto cabeludo este! A frontalidade do Amurane eh muito TPC para os Simangos. Algo não vai bem dentro deste ensaio.
Gosto · Responder · 7/2 às 22:24


Dion Soares

Gosto · Responder · 7/2 às 22:24


Estevão Wa Ka Nhabanga Mas esse Amurane nao tem maturidade politica, como e que o assunto que era suposto buscar a solucao dentro do partido a todos niveis ele vem tratar nos midias?! Tsc! Fica a dica para Deviz refletir "politica e para os politicos" ntsem!
Gosto · Responder · 2 · 7/2 às 23:13 · Editado


Gilberto De Jesus Nguenha O tipo de gestao do MDM sempre foi suspeito, do meu ponto de vista, os meus amigos começarão a dar-me razão
Gosto · Responder · 7/2 às 23:03


Lenon Arnaldo O MDM está registado como partido político, mas ele funciona como métodos artesanais.

O nepotismo, o tribalismo e a ausência de transparência nos processos é que mina o crescimento deste promissor projecto.

O computador em Quelimane, é disso exemplo. Ou seja, passaram ao MA uma certidão de incompetência.

E está questão de gestão do partido não é novo. Recordo-me que em tempos, essa situação foi denunciada pelo então membro fundador Dr. Ismael Mussa, e pelos vistos, ninguém deu cavacas ao homem.

E ontem, foi MA que foi relegado aos arrabaldes do partido por conta da sua ambição desmedida. E hoje é Mahomudo Amurane que de forma astuta, e aproveitando-se do time político decidiu colocar a dinastia Simango em saia justa.

E porque eles não são ingênuos, fizeram em tempos os ajustes e equilíbrios necessários para calarem a oposição interna((onde pontifica MA que questiona os métodos dinástico de funcionamento da organização e quiçá, sugerir a eleição dos membros de todos órgãos do partido, incluindo o presidente e a CP),), dai que foram levar o Luis Boa-vida na Zambézia e o homem do momento em Nampula, e foram colocadas na estruturas do partido mesmo se sabendo que eles não passam de meros corta fitas, máxime, aplaudir tudo e nada.

E agora são elas. Tem dois problemas bicudos, e com eleições à vista: i ) resolvem numa sentada a situação do MA e do Amurane ou, perdem-nos a favor da Renamo ou Frelimo para o caso do Amurane; ii) ou, tem de iniciar já com o processo de escolhas de candidatos à sucessão dos actuais edis. Tem de serem candidatos com perfil e credibilidade para suplantar a popularidade e capital político que os actuais edis levam consigo, fruto da experiência governativa nessas autarquias.

Da decisão a ser tomada pelo órgão de decisão - CP, no caso Amurane, vir a dar lugar a expulsão deste "intriguista" cenário mais provável, ou diferente que não agrade o visado (humilhante) será o princípio do fim do projecto MDM - por suicídio político.

Deixar passar incólume uma denúncia tão grave como este ( associa-se o MDM em actos de corrupção) será um precedente perigoso, que pode colocar em xeque os interesses, sobrevivência e manutenção da dinastia Simango.
Gosto · Responder · 5 · 8/2 às 6:51 · Editado


Ach Chauque Da proxima faz um resuminho, ta!
(so para podermos ter paciencia de ler e perceber o teu comentario!)
Gosto · Responder · 7/2 às 23:40


Lenon Arnaldo Ach Chauque sem comentários. Aliás, como o texto e longo, faça o seu resumo. Ou, saltas e interpretas os comentes representados por bonecos de costume 😜😂👀🙈🙊
Gosto · Responder · 3 · 7/2 às 23:50


Manuel Maleve quem denunciou actos de corrupção foi o então secretario geral do MDM, DR Ismael Mussa
Gosto · Responder · 8/2 às 4:26


Gercio Pedro Interessante
Gosto · Responder · 8/2 às 6:48


Lenon Arnaldo Manuel Maleve no comente acima não recordo-me ter-me refirido nestes termos a que tenta atribuir.

Disse e repito: os métodos de gestão dinástica do partido pelo clã Simango, foram postas em causa, pelo menos de forma pública, pelo então secretário-geral Dr. Ismael Mussa, que exigia transparência e cultura de prestação de contas
Gosto · Responder · 8/2 às 6:59


Jossias Ramos Nos comentarios/respostas sobre este comentario do mano Lenon, vejo mais um preguicoso na leitura. Deve ser um tipo licenciado. Triste.
Gosto · Responder · 8/2 às 8:13 · Editado


Ach Chauque Jossias Ramos,
saber nao ofender os outros e' uma virtude sabias?

Basta ter mente aberta para perceber que aquele comentario foi so' uma brincadeirinha para desanuviar! Acredito que nem o dono do comentario respondido se importou tanto, sem contar que um 'resuminho' e' uma sugestao valida. Por que' tu?

Por favor nao saias do foco! Comente o que interessa a pessoas que ca estao!
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 9:58 · Editado


Jossias Ramos Thanks, Ach Chauque!Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 10:00


Escreve uma resposta...





Eliha Bukeni Na verdade o potencial de desvastação desta instabilidade não se circunscreve apenas a Quelimane e Nampula, a própria "toca do lobo" não pode dar como garantida a maioria na Assembleia Municipal da Beira, se a Renamo concorrer. É muito provável que tenhamos o Daviz a governar tendo que fazer aliança a direita (Renamo) que é bastante improvável ou a esquerda (Frelimo)!
Gosto · Responder · 2 · 7/2 às 23:27


Lenon Arnaldo Assim sendo, os julgavam que 2018 e 2019 seriam favas contados pela oposição moçambicana, não se fiem pois podem acabar na frigideira.

Caso para dizer que: a procissão vai no adro
Gosto · Responder · 7/2 às 23:45

Escreve uma resposta...



Josue Mucauro Já disse no outro post... MDM precisa de um congresso urgente... Que seja um congresso longe da beira, de quelimane, de nampula... O maior problema do MDM é muita libertinagem... Um partido que gere 4 municípios, tem membros de assembleia municipal em quase todos os municípios até hoje ainda não afirmou se como um partido com objetivos de lutar com outros dois
Gosto · Responder · 3 · 8/2 às 1:16


Sergio Baloi Sergio Quando um filho sai de casa sem despedir papa da nisto
Gosto · Responder · 8/2 às 1:32


Inacio Arnaldo Mazive Peço para não envolverem a Frelimo neste assunto
Gosto · Responder · 2 · 8/2 às 3:03


Manerioo Raul Domingos Será melhor ler de Novo para perceber*
Gosto · Responder · 8/2 às 11:23

Escreve uma resposta...



Heleno Bombe Sem dúvidas que a gestão do Amurane no município de nampula é de fazer inveja, cidade limpa, saneamento do meio eficaz asfalto das vias mas está lá a velha questão dos seus pares pedidos de favorecimento para atribuição de terrenos e corrupção em nome da camaradagem então o homem teve que decidir se pactua com esses actos ou distância
Gosto · Responder · 8/2 às 5:08


Jose Baloi Preferiu distanciar-se mas, por termos habituado dirigentes que levam partido nas costas para questoes publicas, tamos ai a procurar culpados ou ate a tentarmos desestabilizar em vez de aplaudirmos e incentivarmos os outros a tomar atitudes identicas porque nos o povo que precisamos destes dirigentes e que sairemos a ganhar
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 6:03


Antonio Raul Mora Ele disse provou o recibo de arrendamento da casa casa que está em Portugal onde vivê os seus filhos ainda mais diss teve a casa antes de estar no poder pós ele era comerciante,, Ainda a escrever..
Gosto · Responder · 8/2 às 6:43


Nordito Pente Araújo e Amurane não eram do MDM até tornarem-se candidatos do mesmo. Tendo sido eleitos, tudo indica que se esperava vassalagem dos visados diante do Deviz. Entretanto, o MDM esqueceu que ganhou Quelimane e Nampula mais pelos candidatos do que pelo partido. O Araújo sempre foi da RENAMO e o Amurane da FRELIMO. O MDM que se comporte. ..
Gosto · Responder · 5 · 8/2 às 7:09


El Patriota Exacto!
Gosto · Responder · 8/2 às 15:02

Escreve uma resposta...



Jose Eduardo A intervencao do Daviz Simango nos outros municipios sera sempre controversa, pois mesmo o fazendo como presidente do MDM, é ele tambem presidente de um municipio e, é facil perguntar-se quem monitorara casos de desvio de conduta, corrupcao, lixo e outros maus casos que por ventura ocorram na Beira.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 7:20


Milton Machel Tenho pesadelos por ter escrito e tentado teorizar A OBAMANIZAÇÄO DE DAVIZ SIMANGO. Nao sei qual a maior fraude: o Daviz ou eu, por ter acreditado na ideia de um Daviz sangue bom...pra purificar a PUlítica nacional.
Gosto · Responder · 5 · 8/2 às 7:28


José Luís Grande ponto de vista, enquanto a estrutura política do MDM for privilegiar figuras oriundas da Beira, em todos anos iremos assistir essas crises...Amurane e Araújo conquistaram seus espacos nas autarquias onde governam... os orgãos do MDM devem procurar ultrapassar estas clivagens étnicas antes do calendário eleitoral, será crucial.
Gosto · Responder · 5 · 8/2 às 8:00 · Editado


Anselmo Titos Cachuada CERTO!
Gosto · Responder · 8/2 às 8:05


Juvencio Herminio Se o Devis Simango ter a péssima ideia de "desinstalar" Mahamudo AmuraneAmurane, o MDM já era em NAMPULA, experimente.....MUHIRE N'KOLENLENI VO!!!!!
Gosto · Responder · 3 · 8/2 às 8:28


João Carlos A questão da etnicidade é um risco e uma ameaça iminente a sobrevivência das organizações políticas em África. Amiúde apelos a origens étnicas são a estratégia para afirmação e gestão dessas organizações e, no sentido oposto, a raiz da desintegração e falhanço dessas mesmas organizações. As organizações políticas, diga- se partidos políticos, que conseguem superar esta variável tendem a aumentar as suas chances de conquistar e conservar o poder
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 8:30


Andre Mahanzule Afinal é fantochada! Q pena!
Gosto · Responder · 8/2 às 8:34


Peco Jora À vista um Partido ou concorrência independente do edil Mahamudo Amurane!
Gosto · Responder · 8/2 às 8:43


Bento Naiene SE KEREM DERRUBAR A FRELIMO QUE SE UNAO RENAMO E MDM, DEIXEM DE GUERINHAS.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 9:00


Manerioo Raul Domingos Não percebeu ainda*. Volta a ler
Gosto · Responder · 8/2 às 11:26

Escreve uma resposta...



Delvecchio ErnestoHomo se ele avança para candidatura independente ganha a democracia e ganham os respectivos munícipes. por isso, vejo bem esta cisão eminente!!!
Gosto · Responder · 8/2 às 9:04


Dable Langa Deviss não teve sorte as pessoas k ele escolheu não estão preparados para política. Amurane não precisava de fazer esse teatro todo.
Gosto · Responder · 3 · 8/2 às 9:11


Abdurremane Andarusse Andarusse E o senhor acha que foi só Amurane único a fazer espetáculo?
Gosto · Responder · 8/2 às 22:23

Escreve uma resposta...



Benjamim Muaprato Temos que compreender e recordar que o MDM nao ganhou em nenhum municio, ganhou sim a revolta popular, senao vejamos: Foi Daviz Simango quem ganhou em protesto da má decisao tomada pela Renamo em substituir o Daviz por Manuel Pereira; O MDM nao ganhou em Quelimane, foi Manuel de Araujo quem ganhou em protesto da má decisão tomada pela Frelimo em substituir o Pio Matos; O MDM nao ganhou em Nampula, ganhou sim o Mamudo Amurane pela revolta popular pelo erro cometido do partido Frelimo em candidatar alguem contestado na cidade em detrimento de Mario Cololo.
Gosto · Responder · 9 · 8/2 às 9:20 · Editado


Brado Africano Guerra dos compadres e das comadres revelando a pequenez desta formaçäo política de base consaguínea.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 9:48


José Luís 😂 pequenez, essa gostei.
Gosto · Responder · 8/2 às 10:30

Escreve uma resposta...



David Jorge Ouana O município deve ser governado por locais, qual é a razão de trazer quadros da Beira para Nampula , em npl temos quadros suficientemente formados para dar conta do município
Gosto · Responder · 2 · 8/2 às 9:51


Maximo Bonifacio Bonifacio Ismael Mussa e Joao C.
Colasso, intectuais de verdade preveram esse cenario.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 9:58


De King Massikine Para quem acomapnhou e sabe a História do MDM sabe dizer que o Deviz não tem nada de santo e quando o MDM ganhou em Nampula ele queria que os vereadores das pastas chaves e alguns chefinhos fossem da Beira e foi algo que aconteceu mas depois houve uma reviravolta. Eu como um Macua de Raça prefiro continua continuar a acreditar em Mahamudo Amurane como membro do MDM ou candidato independente porque ele já mostrou com A+B que ele sim pode e é capaz de melhorar Nampula. Então se arranhem, mordam se matem o meu voto será mas uma vez para Amurane.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 10:07


Brado Africano Axinene arivava!!!!
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 10:09


Alexandre Vaz Chana Isso e o que as pessoas "mal intencionadas" querem fraccionar os movimentos civicos ,partidarios.Alice Mabota que o diga apesar de lutar pir este povo.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 6:32


Vasconcelos Henriques

Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 8:57


De King Massikine Senhor Alexandre, eu estou pouco me lixando com assuntos étnicos culturais e linguísticos, porque quê agente vai aqui estar a se mentir de Unidade Nacional ou seila o que em quanto na verdade não existe nada disso e é algo visível eu já passei por muitas coisas similiares de descriminação por ser Macua o que vocês dizem Chingondos. Então senhor calma ai, melhor parar ai mesmo porque meu voto é para Amurane em quanto ele continuar a trabalhar como tem trabalhado. Passar
Gosto · Responder · 9/2 às 9:56

Escreve uma resposta...



Maximo Bonifacio Bonifacio Nao sei se nao teremos canditaturas independentes de M. Araujo em Qlimane e de Amurane em Nampula.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 10:19


Jaime Tembe Estravasou os limites da Democracia Interna.... Obviamente que eh acabado como politico do MDM, eu acho!
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 10:46


Selso Abilio Chivavel Tanto na Frel como na Perdiz e agora no "esperancoso" MDM quem se demontra integro, transparente e honesto, ostrarizam-no!
Gosto · Responder · 8/2 às 10:58


Tongay Moyo Ninguém na Frelimo pode sair ao público e apontar dedo pois logo é accionado o SISE e és morto. a Frelimo Mata senhores.
Gosto · Responder · 3 · 8/2 às 11:13


Filipe Nhalungo Simango deve ser inteligente na gestão deste caso, pois, caso contrario corre risco de perder quadros quanto a mim influentes. Estou fala do Araujo em Q´mane e agora oAmurane em Nampula.
Gosto · Responder · 8/2 às 11:27


Alberto Cumaio Isso é verdade se por acaso ele n for forte vao surgir mais 2 partidos no MDM e logo MDM vai existir apenas em sofala sob risco d tbm perder as eleiçoes pois acredito k o mandato do simango xta no fim
Gosto · Responder · 9/2 às 9:14

Escreve uma resposta...



Joao Joaquim Joao Parece que anaise que fazem nao e tao correta a situacao em alusao nao tem haver com etnicidade, na verdade deve ter um em direcao da organizacao olhemos a frelimo quem e nhusy e de onde e o scretario geral quem governou este pais durante quase 5 decada vamos considerar que estes todos foram machangane dai que chamariamos etinia do sul? Eu penso que a democracia esta a valer neste partido que ate ao publico se fala dos problemas sem represalias se fosse frelimo assim seria renuncia ou entao desaparecimento acredito que nao e falta de comunicacao interna porque amurane e membro da comissao politica tem facilidade e acesso ao contacto, uma coisa nao tem haver com a outra nihum membro do MDM e marginalizado todos sao valido por isso e mocambique para todos quer araujo e amorane sao quadros do partido dai que podemos chegar a esta conclusao que estamo diante de uma democracia efectiva,livrr aberta transpatente, agora o povo deve aceitar esta nova realidsde assim como outros partidos porque para MDM ja nao e novidade e estao abituado nisto e emplo araujo pedia a chefia da bancada fosse de zambezia. Na era digital e tecnologica vamos enquadrar as coisas de forma transparente, e nao se esconde nada por isso mais uma vez abram_ se o MDM ja esta la
Gosto · Responder · 8/2 às 12:06


Abdurremane Andarusse Andarusse Será?
Gosto · Responder · 8/2 às 22:30

Escreve uma resposta...



Juvêncio Abilio Comé É um negócio de família esse MDM.
Gosto · Responder · 2 · 8/2 às 14:18


Kweto Kwambone Assino por baixo!

Clara evidente...........
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 17:08


Alexandre Vaz Chana E um "negocio de familia" que assusta os grandes negociantes que com o seu dinheiro procuram desestabilizar peixe pequeno por isso vao com os seus tentaculos mexet todos osvcordelinhos. Assim e o mundo apesar de varias teorias apregoadas.
Gosto · Responder · 9/2 às 6:25

Escreve uma resposta...



El Patriota Marcelo Mosse é o cara! Grande texto... É o que eu andei a dizer desde ontem, em papos, mas não de forma bonita e magistral assim!
Gosto · Responder · 8/2 às 14:44 · Editado


Abdurremane Andarusse Andarusse Plena mente de acordo .
Gosto · Responder · 8/2 às 22:31

Escreve uma resposta...



Maximo Bonifacio Bonifacio Cientistas politicos, sera k a institucao "Partdo politico" nao entrou em crise???
Gosto · Responder · 8/2 às 14:53


Hermenegildo Constantino Esse Amurane! Mas nao disse...
Gosto · Responder · 8/2 às 15:05


Muzila Wagner Nhatsave Imaturidade politica, egocentrismo e tribalismo estao a destruir o MDM. O Daviz enquanto quiser manter os Ndaus a mandar e a afastar toda gente com brilho no MDM a coisa nao vai andar. Ele tem memoria curta e se esquece co o chegou onde esta. Nos outros agradecemos essas falhas e naio duvides que vamos aproveitar e bem.-
Gosto · Responder · 2 · 8/2 às 17:07


Emmanuel De Oliveira Cortês Não sei os contornos dos alegados casos de corrupção, mas uma coisa é certa, o MDM - Movimento Democrático de Moçambique e seu(s) líder(es) está(o) enveredando pelo caminho perverso que a Resistência Nacional Moçambicana e seu ÚNICO líder caminharam: colocar a autoridade moral de seus fundadores em detrimento da eficiência da máquina político-eleitoral. Pelo que Marcelo Mosse escreve, Mahamudo Amurane almeja a liderança do partido, e neste combate interno tem-se tentando lançar a "casca de banana"sobre o autarca de Nampula.

Dentro desta dinâmica, prevejo que se os resultados eleitorais de 2019 não forem favoráveis a Daviz Simango ele deve colocar o cargo à disposição, porque se tal facto não ocorrer, será sem dúvida a reedição da Renamo pós-2008. E estas lutas internas, típicas de partidos da oposição em sistemas políticos de partido dominantes, entre militantes da velha-guarda e novos-recrutas, acabam dando no mesmo resultado: os partidos dominantes permanecem no poder por algum tempo, ainda que o eleitorado desgoste dele.
Gosto · Responder · 8/2 às 17:35


Tiago Tendai Chingore De facto muita tinta vai correr
Gosto · Responder · 8/2 às 17:44


Jorge Matola Bem dito
Gosto · Responder · 2 · 8/2 às 17:48


Francisco Moiane Keria ouvir o meu amigo Armando Cuna Estas clivagens me parecem o ex libris dos partidos mocambcanos. Os noveis partidos ca da terra sempre reeditando os cenaros de Dar Es Sallam do anos 68/69! Parece k aquela crise fez escola, chuta dai 2ACuna
Gosto · Responder · 8/2 às 18:13


Rodrigues Jacinto Bras Se o Movimento Democratico de Mocambique(MDM), continuar com esse nome, so vai terminar como um simples movimento popular e nada mais...Se quiquer transformar-se em Partido politico para jogar taco-a-taco com o colosso(Frel) e o osso(Ren), vai ter de revitalizar-se.Mais nao disse!
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 18:54


Jaconias Massango Ainda nao evoluímos muito na forma de pensar e agir longe do reinado,e da ortodoxia. Eu sou eu!
Gosto · Responder · 8/2 às 19:28


Agostinho Raimundo Os feitos de Amurane e que lhe estão a crucificar ele não está obedecendo a velocidade
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 19:29


Jaime Cumbana Na minha opiniao, Marcelo Mosse, o MDM precisa se afirmar como um partido político que almeja conquistar o poder no municipios com base na meritocracia e nao alinhamentos regionais ou familiareas como está a acontecer. Esta forma de agir de Daviz Simango, seus familiares, amigos e vizinhos mostra que sao um grupo havido em conquistar o poder autarquico para satisfazer necessidades do estomago.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 20:14


Elisio Sande Quando Manuel de Araujo disse q na sua opniao o chefe da bancada do MDM devia sair da Zambezia porque foi o ciclo eleitoral em que o MDM teve mais depotados EU concordei, mas isso nao aconteceu e nao percebi o porque da manutencao do actual chefe da bancada do MDM.
Que se diga a verdade esta e uma excelente oportunidade do MDM mostrar nas proximas eleicoes que e um partido diferente e que respeita a liberdade de expressao dos seus membros
Gosto · Responder · 8/2 às 21:00


Celestino Mateus Anakadula Esta e a verdadeira democracia dentro do partido
Gosto · Responder · 8/2 às 21:11


Armenio Naene Cartão amarelo ao Mdm, afinal trazem o que foi erradicado. Tribalismo e regionalismo. Isto arrepia a nossa Moçambicanidade. Abaixo a anarquia política!
Gosto · Responder · 8/2 às 22:37


Alexandre Vaz Chana Os partidos nascem primeiro de circulos de amigos,depois de pensamentos aproximados e posteriormente do pensamento da nacao.A integridade dos membros devia ser a base da coesao entre os seus membros.Em qualquer dos partidos existe interesseiros mas para colmtar estes " interesses" existem estatutos e programas do partido.Quando dizem que Manuel de Ataujo queria que o chefe da bancada do Mdm devia ser da zambezia por ter sido a provincia que colocou mais deputados esta realmente estatuido?Na Frelimo e Renamo quantos deputados terao sido coloocados pela zambezia e olhem so para originalidade dos seus respectivos chefes das bancadas.Gostei da explanacao que faz o Mm de quem considero melhor e mais arrojado jornalista deste pais mas nao concordo com a analise que faz.Aluta interna e saudavel como aprendi nos tempos de socialismo cientifico recordam se da lei das contrarias ou da negacao da negacao?
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 6:02


Jaconias Massango Concordo com sua opinião, deve observar os estatutos, ou devem alterar os estatutos. A ideia de ser Daviz a eleger os membros que devem estar em frente do partido, não tinha sido má, neste fase embrionária do partido, para evitar infiltração do inimigo e provocar implosão. Porém, pode estar a cometer exageros de não querer ouvir a opinião de outros ou estar a lhe ser difícil gerir fofocas. Noutros partidos estas situações são geridas com dinheiro: a pessoa perde o cargo mas mantém as mordomias.
Gosto · Responder · 11/2 às 8:40

Escreve uma resposta...



Dino Francisco Santos A situaçao xt mal pra mdm no geral
Gosto · Responder · 9/2 às 8:54


Nelito Joaquim Leviatã de Maquiavel
Gosto · Responder · 9/2 às 10:19


Armando Cuna Atencioso, o Deus em quem eu acredito me avisou que: "Em mim te nhais paz; no mundo tereis aflicoes, tende bom animo; venci o mundo". Joao 16:33. Francisco Moiane consegue perceber isto de certeza. Eh um momento de aflicao do partido do meu coracao para o qual todos os membros e simpatizantes do MDM somos chamados a ter um bom animo. Deus, o unico Ser que venceu o mundo, vai-nos dar sabedoria para darmos volta aos problemas que sufocam. Em algum momento (no momento de Deus), ele vai carregar este nosso fardo pesado e nos vai dar o seu jugo suave e o seu fardo leve. Mateus 11:28-30.. A minha oracao: Que Deus encha de amor e de sabedoria os coracoes de Daviz Simango e Mahamudo Amurane para que conduzam o barco a bom porto. Amen
Gosto · Responder · 9/2 às 13:44


A Carlos Garcia Amém
Gosto · Responder · 10/2 às 13:04

Escreve uma resposta...



Ju Almeida E' apenas uma crise k vai ser ultrapassada a breve trecho. De facto separar -se de Amurane e Araujo pode criar constrangimentos ao partido tendo em conta k sao pessoas muito influentes nos seus munincipios.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 19:37


Inácio Maicolo Na verdade temos (membros, simpatizantes e amigos) do MDM sermos serenos unidos em torno do Presidente Daviz para ultrapassar-se esta fase até os outros matam depois apregoa que são os melhores para governar. O que nós moçambicanos queremos, sermos livres ou oprimidos? O que aconteceu é fruto da democracia no MDM. Só pode ser.
Gosto · Responder · 9/2 às 19:49


Nindzy Whatsy Através dos discursos do presidente Daviz ouve se claramente o atiçar do tribalismo, é uma pena parecia uma luz no fundo do túnel...
Gosto · Responder · 9/2 às 20:21


Vassili Vassiliev Coisas de familias polticas....a ver vamos, sr. AMURANE!
Gosto · Responder · 11/2 às 18:52


Uventude Nida Temos acompanhado atentamente o desenrolar estoria do pateta do Amurane. Caro leitor, o Amurane esta traduzir um problema pessoal para o partido. A titulo de exemplo nos ca no município da Beira ha tolerância zero a corrupção, se vocês forem a investigar no nosso município tem mais pessoas expulsa por corrupção e vários outros com processos na procuradoria, mas o presidente Daviz Simango não anda por ai a cantar.
O Presidente Simango ao propor arranjar advogado para o Amurane simplesmente mostrar que Ele esta sempre presente e próximo do seus membro( valorização, não abandona os seus membros nos momentos de
turbulência). E por fim não esquença que Amurane pertence a uma Dinastia pertencente a FRELIMO. Amurane é ambicioso e ganancioso.
Quanto a concentração do poder do presidente no MDM, ele próprio o Daviz Simango fez a proposta de descentralização e os membros foram quem chumbamos a sua proposta por achar que uma vez que o partido é novo e evitaria infiltrações. Forca MDM a juventude esta convosco.
38 comentários
Comentários


Spirou Maltese "Vou txi falar cara : politica é bosta!"
Gosto · Responder · 12 · 9/2 às 8:29


Jose Eduardo Gostei da forma lirica de falar da merda. Kkk
Gosto · Responder · 9/2 às 8:51


Spirou Maltese ...é que a ideia de Amurane casar com outro partido só pra manter o seu lugar me parece absurda mas claro, na política aceita se isso! Ora se os da MDM acusaram a Frelimo de ter e ser corrupta e não fazia nada pelas terra dos macuas, hoje pode alinhar com eles?
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 10:42 · Editado


Jose Eduardo Por essas e outras que quando crescer nao quero ser politico.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 10:39


Escreve uma resposta...





Jose Eduardo Meu receio é que a falta de analise ponderada da hegimonia beirense na gestao do partido pelos eleitores oriente o voto para que os municipios da Beira seja dos beirenses, de Nampula dos nampulenses e Quelimane dos quelimanenses, independentemente de os actuais edis continuarem ou nao no MDM.
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 10:46 · Editado


Luís Loforte Desde que haja trabalho, não vejo problema. Dirijam os municípios, mas a terra é de mocambicanos, isso é que é o mais importante!
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 19:45


Escreve uma resposta...





Milton Boane Just waiting to see...
Mas que é bicudo, isso, é!
Gosto · Responder · 9/2 às 8:47


Helio Maximiliano Robiesperre De facto é paradoxal, um Partido que se auto intitula defensor da democracia, não democratizar a eleição dos seus próprios órgãos. Isto alimenta o receio de uma transferência deste modelo "tribal" de gestão politica, para o nível nacional em caso de uma hipotética vitória nos próximos pleitos eleitorais. Mas este é um vicio recorrente da nossa oposição. Note-se que a RENAMO, também padece do mesmo síndroma, embora não numa versão baseada em laços de consanguinidade mas sim em outros tipos de promiscuidade. No fim das contas, quem sai a perder não é nem Daviz Simango, nem Mahamud Amurane, mas sim os eleitores que são a sua base de apoio. Mas como onde há derrota existe vitória, com tudo isto sairá a ganhar a FRELIMO.
Gosto · Responder · 7 · 9/2 às 8:52


Joao Mazivila Antonio Isto faz parte dos desfios duma organizaçao,quando tem ambiciosos e gananciosos,mas o Fundador desta e lider,deve sempre consultar a Deus para que suas decizões estejam de encontro a forma como esta organização aparece.Amurane é um empresario,que sonha ser superior a quem lhe projectou politicamente,mas nao vai longe
Gosto · Responder · 9/2 às 9:11

Ocultar 18 respostas



Miro Guarda O que Deus tem a ver com este debate?
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 9:15


Spirou Maltese Kkkkk quando as coisas terrenas não responde aos nossos anseios, vamos ter com esse tal de Deus
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 9:19


Joao Mazivila Antonio Deus é o dono de todo pensamento dos seus filhos escolhidos,sera deficil entender para quem ainda nao conhece a Deus.Deviz é um escolhido para uma missao de Deus em Moz,ele desde pequeno foi grande porque Deus é com ele,a sua grandeza é geracional,sua alma é especial e só a Deus pertence
Gosto · Responder · 9/2 às 9:22


Jossias Ramos Entao, 'Deviz eh um escolhido para uma missao de Deus em Moz' quanto o Mugabe no Zimbabwe, eh isso, mano Joao Mazivila Antonio?
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 9:34


Spirou Maltese

Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 9:37


Spirou Maltese Mistura religião /política /ciência = bomba atómica. Ehehehehehehsh
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 9:37


Jossias Ramos De facto.
Gosto · Responder · 9/2 às 9:38


Jose Eduardo Isto vai tornar o debate impossivel porque as tantas o argumento sera: "porque Deus quiz".
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 10:50


Spirou Maltese ..e acaba aí pois com Deus não se discute. Eheeh
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 10:54


Armistício Mulande Meu Deus, Deus é grande, etc. Isso é coisa de quem não tem argumentos nem soluções para os problemas que enfrenta. Não é por acaso que as igrejas estão cheias de gente em desespero...
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 10:56 · Editado


Tavares Augusto Pensei que ao expor Deus fe-lo num sentido figurado. Mas o argumento que apresenta me desiludiu. Talvez fosse altura de analisar a relacao existente entre o tipo de Lideranca do Davis e o estagio de crescimento do MDM. Nao me parece que o MDM esteja num estagio que se possa considerar 100% Democratico.
Gosto · Responder · 10/2 às 18:58


Joao Mazivila Antonio Eu sabia que muitos nao iam perceber,porque tem vista,mas estao cegos,tem ouvidos,mas nao ouvem,nao conhecem a Deus,dono de todas as coisas,aos escolhidos cabe apenas permaneçer na fé,para quem pensa que alcança o sucesso por sua esperteza,ou inteligencia,conhecimento,esta limitado a nao alcançar a sabedoria
Gosto · Responder · 10/2 às 19:45


Joao Mazivila Antonio Pisquizem bem a historia da criação dos Estados,recomendo 8 e 9 classes,vao perceber o que é politica
Gosto · Responder · 10/2 às 19:48


Jossias Ramos Enfermidade (Orretta- em Emakhuwa), Joao Mazivila Antonio.
Gosto · Responder · 10/2 às 20:16


Joao Mazivila Antonio Como nao percebo Macua,nda poço dizer
Gosto · Responder · 1 · 10/2 às 20:47


Jossias Ramos Enfermidade?
Gosto · Responder · 1 · 10/2 às 20:53


Moniz S. Walunga Joao Mazivila Antonio , kikikiki, simplesmente ridiculas essas tuas explicacoes! Puxa!
Gosto · Responder · 1 · 11/2 às 8:32


Joao Mazivila Antonio Respeito sua openiao,és muito inocente,pensas da face p fora,os que pensam da alma,espirito,coração e depois com a cabeça,sao os que atingem a percepção doque estou a dizer,nao é para grandes pequenos a minha linguagem é sim para os pequenos grandes.
Gosto · Responder · 11/2 às 8:42


Escreve uma resposta...





Inacio Arnaldo Mazive A Frelimo irá recuperar o município de Nampula.
Gosto · Responder · 5 · 9/2 às 9:14


Joao Mazivila Antonio Só a campanha pode dizer isso
Gosto · Responder · 9/2 às 9:24


Inacio Arnaldo Mazive Este barulho já é suficiente para a Vitória da Frelimo e depois vão dizer que houve fraude.
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 9:32


Carlos Jossia vem aí as eleições autárquicas, então .....
Gosto · Responder · 9/2 às 9:38


Inacio Arnaldo Mazive O regresso da renamo á vida política irá dar cabo ao MDM porque estes dois partidos usam o mesmo eleitorado.
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 9:43


Moniz S. Walunga Sabes, os irmaos Simangos nao sabem fazer politica verdadeiramente eficaz! Na verdade fico com impressao que o MDM e' um pequeno prolongamento da Frelimo e seus responsaveis MATAM todos os quadros importantes que poderiam dar uma grande visibilidade e contributo a este Partido e ser forte! Mas nao! Simango, um tribalista pre-historico, e seu irmao ambiciosove wue nao se importa em comer ossada do diabo so' para aparecer, sao eles sozinhos que decidem em tudo no partido! Na Renamo ainda ouves a Ivone, o Muchanga, etc, etc, activos e nao so' Dlhakama dozinho! Quer dizer, ha' mais democracia na Renamo e Opressao no partido dos arcaicos Simangos! Um Partido que tem um senhor como Manuel de Araujo, Amurane, Venancio Mondlane, Geraldo Carvalho, etc, etc, gente de grande poder mobilizador seria este partido muito expressivo no Pais e nao so' na Beira! Vejo o MDM a desaparecer como foi o PCN (partido outrora fundado por eles). Os Simangos sao seres de pensamento pequeno!
Gosto · Responder · 11/2 às 8:46


Escreve uma resposta...





Abel Zico É preciso ter cuidado com as análises... Uma coisa é dizer que há membros do MDM que tentam denegri-lo e outra coisa é dizer que o Presidente tenta denegri-lo. Em nenhum momento percebi essa ultima parte. Parece que se está a tentar fazer aproveitamentos errados desse cenário todo. Amurane se defendeu dos que o acusaram de ter casa em Portugal e de gerir mal os fundos do Municipio, aqueles mesmo que a semanas apareceram na TV quando os seus enti-queridos foram presos por fazer parte de redes de corrupção. Alias, nem foram tantos, mas apenas uma membro. A única coisa que percebo no discurso de Amurane é que o Presidente se mostrou disponivel a oferecer assessória juridica, o que não vejo nada demais, mas parece que a ideia não foi bem vinda. Eu olho esse cenário com muito mais profundidade, com manipulações que até podem estar a vir de fora do partido, e infelizmente o Amurane está a tratar de forma emotiva e sem assessória. Lidar com comunicação social é dificil e perigoso, e os dirigentes devem ter muito cuidado para nao se encuralar. Não digo que os problemas não existem, em qualquer organização problemas dessa natureza ate mais cabeludos existem, mesmo os cinquentenários, mas é preciso saber tratar deles para não denegri toda uma organização por causa de meia duzia de membros....
Gosto · Responder · 15 · 9/2 às 9:44


Cee Maquiti 100%
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 10:05


Euclides Flavio Bem visto.
Vejo que há muitos comentários proféticos.
Gosto · Responder · 9/2 às 10:37


Gilberto De Jesus Nguenha Há um vídeo da conferência de imprensa, assista com um bloco de notas por perto
Gosto · Responder · 9/2 às 13:50


Abel Zico Gilberto De Jesus Nguenha estou a argumentar com base nesse video mesmo, eu tenho ele todinho. Portanto, há pessoas aqui que só perceberam o que lhes é conveniente.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 13:55


Gilberto De Jesus Nguenha É a vantagem da pluralidade de pensamento e ideias, kkkkkkkk
Gosto · Responder · 9/2 às 13:56


Arnaldo Soares Mendes O que faltou, foi o partido intervir, logo que houve aquelas acusações contra o Amurane
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 20:27


Daniel Costa Bem observado!
Gosto · Responder · 10/2 às 0:04


Escreve uma resposta...





Inacio Arnaldo Mazive Leia o "País"edição de 07.02.18
Gosto · Responder · 9/2 às 9:50


Ismael C. Gocaldas Escrev......................
Gosto · Responder · 9/2 às 10:14


Constantino Chonze Abel Zico, vai o meu apoio!
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 10:26


Kleber Alberto Nao vi nada que pudesse chocar um partido serio. Este homem apenas lancou um duro golpe a corupcao, comecando por dentro, coisa que na FRELIMO, em 40 anos nunca se viu igual, e defensor da transparencia, e corajoso, este homem merece um apoio publico. Nas opcoes que o MM lhe da, eu vejo uma 4a, que e perder o Amurane para a RENAMO, ai sim, provincia de nampula seria uma fortaleza do reduto nortenho. O tribalismo de que se fala foi criado e alimentado pela FRELIMO, agora aguenta.
Gosto · Responder · 9/2 às 10:30


Inacio Arnaldo Mazive Aonde é que a Frelimo entra?
Gosto · Responder · 9/2 às 11:18


Kleber Alberto A escolha e sua.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 12:03


Majuba Safo Muabsa Resolvam problemas no vosso Partido e deixem a Frelimo com os seus.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 13:11


Jose Eduardo Inacio Arnaldo Mazive foi primeiro a convidar a Frelimo dizendo;
"Este barulho já é suficiente para a Vitória da Frelimo e depois vão dizer que houve fraude". Onde entra a Frelimo nesmo?
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 17:22


Inacio Arnaldo Mazive Olhe deixem a Frelimo em PAZ o barulho é vosso.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 17:25


Antonio A. S. Kawaria Inacio tu te achas esperto. Tu metes a tua Frelimo e logo que alguém fala dela de forma contrária já não permites? Tu alguma vez criticaste o ATUM? Seja democrático.
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 23:43


Kleber Alberto O pais regrediu 50 anos gracas a FRELIMO, a semente de dirigismo corupto que o Amurane combate, e da FRELIMO, ainda pergunta aonde entra? Se nao houvesse impunidade, nao teriamos o pais miseravel que e, sinta vergonha de defender gatunos.
Gosto · Responder · 10/2 às 8:30


Escreve uma resposta...





El Patriota Nesse caso Amurane tem razão. Qualquer cidadão mediano não engoliria um partido que pauta pelo tribalismo e nepotismo. Daviz tem de fazer um exame de consciência e mudar de comportamento, porque pode ser o fim. Tarde ou cedo ouviremos sobre as frustrações de Venâncio em Maputo.
Gosto · Responder · 6 · 9/2 às 10:37 · Editado


Moniz S. Walunga Bem mesmo. Comecou por Ismael Mussa!
Gosto · Responder · 1 · 11/2 às 8:50


Escreve uma resposta...





Manuel Preso Os partidos gostam de quem lhes beneficia, custe o que custar. Foi por isso mesmo que o Eneias Comiche, que combatia todo tipo de corrupçao no municipio de Maputo foi afastado. A frelimo nao viu com bons olhos o comportamento de Comiche e, quando todo municipe de Maputo, imaginava que comiche iria continuar........Foi afastado.
Gosto · Responder · 9/2 às 10:54


Jaconias Massango Somos tão ingénuos! Quem está limpo naquela casa?
Gosto · Responder · 9/2 às 19:46


Escreve uma resposta...





Donaldo Chongo O desafio do MDM é mesmo esse. O de gerir os forasteiros com super-egos turbinados que o partido foi deixando entrar para ganhar batalhas eleitorais.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 11:02


Majuba Safo Muabsa O MDM não tem nenhum oriundo. Todos são dissidentes de outros Partidos. Procure saber a origem do próprio presidente, do Secretário Geral, do próprio Amurane(irmão e educado por Adelaide).
Gosto · Responder · 9/2 às 13:20


Escreve uma resposta...





Silvestre Baessa Filipe A Big picture do caso Mahamudo Amurane, é muito mais relevante e interessante de debater que propriamente os julgamentos, previsões e ou conclusões a que temos estado a chegar...a Big picture questiona o nosso compromisso enquanto povo em relação ao uso de fundos públicos para financiamento não público ou corrupção...seríamos hipócritas se condenarmos Amurane por denunciar algo que todos eventualmente consideramos o cancro da nossa sociedade. Finalmente o MDM, tem nesta polémica a oportunidade para repensar na sua ideologia, que quanto sei pretende ser alternativa a Frelimo e a Renamo, usando para o efeito o discurso da Boa governação, transparência, prestação de contas...
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 12:22 · Editado


Carlos E. Nazareth Ribeiro Subscrevo, sobretudo o último período.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 17:51


Escreve uma resposta...





Imtiaz Vala Poucos partidos politicos pos-independencia possuem estruturas fortes, funcionais e dentro dos pressupostos de gestao organizacional!MDM continua a ser uma organizacao de cariz familiar,personalizada,falta de maturidade politica e falaciosa!Dificilmente o MDM vai transformar-se numa organizacao politica com pressupostos de gestao profissionais!Amurane desmontou o MDM trazendo para a praca publica toda realidade e ate vergonhosa e grave da gestao quotidiana do MDM!Sinceramente forcar um Edil a praticar corrupcao,clientelismo por que vai garantir bons advogados para o defenderem foi a pior coisa que o proprietario do MDM fez!A nossa jovem Democracia, Multipartidarismo precisam de partidos politicos estabilizados e maduros!Os cidadaos que saem a ganhar!
Gosto · Responder · 5 · 9/2 às 12:25 · Editado


Alexandre Vaz Chana Julgava o um analista isento mas acabei percebendo que deixa mtas lacunas.Nunca ouvi dizer algo sobre as pisicoes publicas de sergio vieira ,jorge Rebelo eTeodato Hunguana que sao recomendacoes de fora para dentro do partidao.Nao acho que com a experiencia que existe das desercoes do Ismael mussa e Colaco coofundadores do Mdm estes assuntos sejam vistos de animo leve.Ainda nao estamos habituados a gerir sem emocoes os varios fracassos que temos tido pelo pais fora.Acredito na capacidade destes jovens tomarem uma atitude proactiva para resolucao deste imbroglio se e que e.Quantos anos por exemplo tem um pcp em portugal mas faz se ouvir.O nosso mal e olhar mal para as crises.Pensem nas oportunidades que dai podem advir.
Gosto · Responder · 10/2 às 11:01


Imtiaz Vala Apresentei minha opiniao sobre o post!Se houver posts dos assuntos de outros partidos darei a minha opiniao!
Gosto · Responder · 10/2 às 11:05


Alexandre Vaz Chana Como foi quando das intercalares que conduziu o senhor MA a. edil de Quelimane?O que o senhor Pio Matos foi obrigado a dizer?Sao coisas que acontecem nas nossas instituicoes.
Gosto · Responder · 10/2 às 11:07


Escreve uma resposta...





Gilberto Correia Marcelo Mosse a Renamo não deve ficar fora dessa equação das alternativas do Edil de Nampula. Não há nenhuma razão para que fique. Se Amurane se juntasse à Renamo teria garantias de voto popular para manter o seu cargo actual. Com a Frelimo ou MDM já não é tão liquido. Eu não excluiria essa hipótese 4.
Gosto · Responder · 8 · 9/2 às 13:49


Marcelo Mosse Pois...a questao é que nao sei a Renamo ja está a namorar o Amurane. A Frelimo tem mais hipotese de conquistar o Amurane tendo em conta as suas ligacoes familares.... E como diz o Silvestre Baessa Filipe o MDM tem aqui uma oportunidade de refundar os seus chavoes de bandeira, encostando-se ao discurso do da luta contra a transparencia e boa governaçao. Isso iimplicava um maior espaço para Amurane no partido e uma mudança profunda do seu modus operandis...
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 14:03


Gilberto Correia Marcelo Mosse as ligações familiares dele levariam-no para a Frelimo, mas as chances de ganhar seriam menores. Os bons políticos costumam ser tacticamente perspicazes. Dai a hipótese Renamo não dever ficar de fora.
Gosto · Responder · 4 · 9/2 às 15:06


Silvestre Baessa Filipe Acho muito forçado pensar se numa ruptura entre o MDM e Amurane, na base destas revelações...não se pode minimizar a gravidade das mesmas, mas é contornavel sobretudo se opção de saída para crise for o diálogo...
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 16:00


Gilberto Correia Silvestre Baessa Filipe não é forçosa a ruptura. Mas há elevada probabilidade. Só se chega a aquele nivel de denúncia é discussão publica quando as coisas estão realmente mal.
Gosto · Responder · 4 · 9/2 às 16:18


Marcelo Mosse Gilberto Correia Pois a veemencia do Amurane é mesmo indicador de um ponto de ruptura. Depende do Daviz engolir o sapo....
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 16:21


Jose Eduardo Por outro lado os criterios de indicacao de candidatos na Frelimo obedecem logicas que podem deixar Amurane de fora, pois acredita-se mais na força do partido do que nas do candidato.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 17:28 · Editado


Escreve uma resposta...





Benjamim Muaprato Nas próximas eleições, vote sabendo no mínimo que: ao votar no MDM, estas a votar no partido de Daviz Simango; se votas na RENAMO, estas a votar no partido de Afonso Dhaka\ma, se votares no PIMO, votas no Yacub Sybind... eles jamais se abdicarão de tomar decisões que acharem convenientes; eles são soberanos nos seus partidos. Pra já, resta uma e unica: AGUENTAR.
SE QUERES ME CONTRARIAR, FORME SEU PARTIDO E GANHE UM DOS MUNICÍPIOS
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 14:25


Eugenio Mabunda E não irás falar nada da FRELIMO...? Não me digas que é um Partido de Santinhos.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 20:20


Benjamim Muaprato Eugenio Mabunda, sobre a Frelimo fale voce! De santo, nao conheco nenhum ser humano.
Gosto · Responder · 1 · 10/2 às 6:07


Escreve uma resposta...





Rivelino Mandlate O partido acabou tendo três líderes do mesmo tarimba e não houve disciplina verbal entre os mesmo nem sequer uma autoridade principal dentre os três.
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 14:48


Ambrosio Olga Micaias MM; vem aí Renamo. fim do mdm
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 15:28


Buene Boaventura Paulo Aqui não se trata de imaturidade ou défice organizacional no MDM, trata - se de acção desestabilizadora muito comum em todos os partidos. Quero aceitar que quando as divergências ocorreram na então Frente de Libertação de Moçambique era este cenário que assistimos hoje. Guenjeres e companhia agiram da mesma forma como age Amurane. Quem está dentro quando fala para fora, tudo o que diz tem certo eco, mas nem sempre é dono da razão. Os último acontecimentos políticos de Moçambique cria um certo empate no que seria o partido que sai em vantagem nos próximos peitos eleitorais, senão vejamos: 1. Frelimo, com uma governação caracterizada por crise económica e contra - parte na crise político - militar, escândalo financeiro cujo desfecho ainda não ocorreu.; 2 - Renamo: protagonista de uma rebeldia militar cujo desfecho é no mínimo bizarro (se bem que todos não queremos a guerra), deixando muita interrogação sobre qual a necessidade daquilo tudo; um saldo bem grande de militantes assassinados sem uma contrapartida prática no objecto que se reevindica. Os próximos tempos serão cruciais para a sobrevivência da Renamo e isso passa por conseguir um pontinho do que ando ando a reevindicar porque senão é o descalabro; 3 - MDM: O desfecho do despoletado por Amurane ainda pode colocar o partido nos carris ou cair no descrédito. Aqui vejo que o problema nos "big 3" está em como cada um vai afinar a à sua máquina para enfrentar os eleitores
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 16:02


Estevao Pangueia Um teste a maturidade política do MDM, mas atenção, há lições a tirar aqui!
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 16:12


Carlos E. Nazareth Ribeiro Gostei da análise do Marcelo Mosse e das vertentes que podem vir a ser seguidas pelos Membros do MDM. Apenas me interrogo se não será preferível ser-se Centralizador-Pensador-Decisor (como Deviz) a ser-se Comprador-de-Votos e, at the end, agir como ditador... O problema, em qualquer das hipóteses, é que se agarram ao Poder e alteram leis para justificar a dominação!
Gosto · Responder · 2 · 9/2 às 17:49


Henrique Miranda E o Poder corrompe...
Gosto · Responder · 1 · 10/2 às 10:59 · Editado


Escreve uma resposta...





Raul Novinte Bem, não é todas vezes que uma adversidade simboliza o fracasso, mas as vezes pode ser vista como uma janela de oportunidade. Quer dizer, com este conflito interno o MDM pode diagnosticar as causas, apurar os problemas e resolve-los..... O Perdão é a chave para o plantio de Amor....
Gosto · Responder · 4 · 9/2 às 19:04 · Editado


Buene Boaventura Paulo Esta é a ciência do funcionamento das organizações que muitos não sabem. Parabéns pela breve e fortíssima contribuição. Muitos olham para Frelimo como mar de rosas e pumba a criticar grandes e pequenas crises nos outros partidos; se soubessem que a dias comemoramos um aniversário de um herói morto numa praia, mas que diz - se por aí que foi no escritório, haveriam de perceber em quanto se amadurece uma organização
Gosto · Responder · 4 · 9/2 às 21:06


Escreve uma resposta...





Jaconias Massango Talvez Daviz Simango devera aceitar que partido ja crescer, se é isso, está em condiçoes de controlar inflitrados, deve democratiza-lo. Ou é tal de defecar no prato onde comeu!
Gosto · Responder · 1 · 9/2 às 19:31


Moniz S. Walunga Sim esta' a defecar no prato que comeu!
Gosto · Responder · 11/2 às 8:58


Escreve uma resposta...





Luís Loforte E alguém acredita que haja ingénuos, dentro e fora do MDM, neste imbróglio? Eu não acredito, nem tão pouco. E Marcelo Mosse também não, certamente. A única provável diferença está em que, desta feita, as "deserções" pré-eleitorais podem ter começado bem mais cedo.
Gosto · Responder · 3 · 9/2 às 19:41 · Editado


Deo Paúa O MDM é um partido promissor. O que falta é apenas fazer jus ao seu nome e tornar - se democrático. Os líderes precisam de perceber que por vezes, como referia Obama, a democracia machuca. Além do gesto de Amurane ser um acto democrático, demonstra - se urgente autonomizar os municípios e as decisões de seus presidentes, claro respeitando as politicas do partido. O congresso dirá...
Gosto · Responder · 10/2 às 7:02


Kleber Chavez Isto se chama intriga e especulação Sr. Marcelo Mosse. Esta fazer um excelente trabalho para os seus k ambas de Nachingweia. Deixe os assuntos do MDM com o MDM. A briga de Amarane e com alguns membros indisciplinados e não com o partido. Vá aconselhar os seus camaradas para devolverem a nossa mola e o nosso prestígio. Não se meta aonde não é chamado. Quanto lhe pagaram por isso?
Gosto · Responder · 10/2 às 8:47


Dracke Nolasco Daviz está a cometer os mesmos erros cometidos pelo seu antigo presiente, até ao ponto de se fundar o MDM, fragilizando as fileiras da REnamo,hoje colocando o MDN no mesmo risco, o que só permitirá fragiizar o MDN e o provável partido a ser criado em Nampula, porque se o MDN observar deserções será o seu fim... o palco político de Moz ainda é monopolizado pela Renamo e Frelimo; pequeno deslize que o Daviz cometer vai ter o fim de Raúl Domingos e os Máximo Dias, ele tem que gerir esta batata e não dispensar o Amurane, é uma peça indsipensável para o fortalecimento e crescimento do partido. Domingos Manga
Gosto · Responder · 10/2 às 10:09 · Editado


Domingos Manga Sim sim, se o Daviz comete o deslize de rescindir relações do partido com o Amurane, será o provável fim do MDN, O Amurane ao candidatar-se independente pode vir a criar uma ruptura muito grande no partidão, está claro que este sairá do partido com muitos seguidores e simpantizantes, isso só fragiliza o MDN que está em via de crescimento, este parttido ainda precisa consolidar-se. A Renamo perdeu muitos membros e seguidores para este partido, o que fragilizou em certa forma o Cota Dlakama, é preciso que o Daviz tire lições a partir dos erros cometidos pelo seu tio para não cair no mesmo erro. E mais, se esta ruptura acontece, poderá ser o fim do MDN na arena política, o MDN precisa deste Amurane, que já conquistou um carisma no seio de Nampula, afastá-lo será o maior erro e provável perca de Nampula, sem se esquecer que se a Renamo entra desta vez para as Autarquias, pode ser o fim do MDN... não é altura de dispensar membros fortes, deve mantê-los pelo contrário.
Gosto · Responder · 1 · 11/2 às 13:50


Escreve uma resposta...





Davio David A Frelimo divorciou Raul Domingos de Dhlakama igualsinho.So nao ve quem nao quer
Gosto · Responder · 1 · 10/2 às 13:58


Mário Castro Abel Zico vai ai o meu apoio, mas a nossa cidade anda muito limpa e ordenada, passeios limpos, Parabens MA, Viva MDM.
Gosto · Responder · 10/2 às 16:47


Jose Pedro Damiao A ver vamos, o futuro te uma palavra a dizer
Gosto · Responder · 11/2 às 20:49


Tiago Tendai Chingore A política de garfo e faca. O futuro dirá quem viver verá.
Gosto · Responder · 13/2 às 6:34


Uventude Nida Temos acompanhado atentamente o desenrolar estoria do pateta do Amurane. Caro leitor, o Amurane esta traduzir um problema pessoal para o partido. A titulo de exemplo nos ca no município da Beira ha tolerância zero a corrupção, se vocês forem a investigar no nosso município tem mais pessoas expulsa por corrupção e vários outros com processos na procuradoria, mas o presidente Daviz Simango não anda por ai a cantar.
O Presidente Simango ao propor arranjar advogado para o Amurane simplesmente mostrar que Ele esta sempre presente e próximo do seus membro( valorização, não abandona os seus membros nos momentos de
turbulência). E por fim não esquença que Amurane pertence a uma Dinastia pertencente a FRELIMO. Amurane é ambicioso e ganancioso.
Quanto a concentração do poder do presidente no MDM, ele próprio o Daviz Simango fez a proposta de descentralização e os membros foram quem chumbamos a sua proposta por achar que uma vez que o partido é novo e evitaria infiltrações. Forca MDM a juventude esta convosco.
Gosto · Responder · 23/2 às 0:28


Matin Sabin Também foi assim com Simango. O Savana tem uma capa com titulo "Nao devo nada a Dhlakama". Palavras do Simango, o da Beira.


Gosto · Responder · 3 · 5 h










Mauro Alverino Limpo Casos diferentes, copetencias diferentes, influesncias diferentes, educacao diferente, postura diferente, maneira de encarar o problema diferente, visao diferente, nivel de humeldade diferente, isso nao tem condicao de igualdade


Gosto · Responder · 4 h










Matin Sabin Entre Simango e Amurane, de tudo o que escreveu, todos os valores bons vao para Amurane: competente, educado, homem com postura, gestor transparente, humilde, nao tribalista mas sobretudo nao é corrupto. Nao se pode dizer o mesmo sobre Simango. A causa da fraqueza do MDM esta no Simango que fez do Partido um banco familiar. Se Amurane criar um partido, aqueles Macuas vao aderir em massa. Apenas estavam/e aında estao a espera de um lider


Gosto · Responder · 4 h










Felizardo Mucussete Matin Sabin, ai você se engana...

Macua analfabeto político, vai aderir sim o tal partido sem nome!
Mas macua formado e informado não vai aderir algo sem futuro com um lider que não sabe solucionar os seus problemas internos. Um lider que esquece donde foi acolhido para ser lider, um lider que não valoriza o papel da sua esposa que quando quer criticar esta esposa vem ao público e diz esta mulher não presta, um líder que não aceita ser criticado, um líder que não sabe que em todas organizações ha conflitos internos, um lider que ao resolver seus problemas exalta-se e ameaça seus subordinados em pontapea-los.

Só um macua parvo pode seguir seu movimento sem nome...


Gosto · Responder · 3 h










Aurélio Julião Julião SABIM TA CERTO ...


Gosto · Responder · 2 h











Escreve uma resposta...



















Belino Nhalungo Pode ser início de sucesso para M. Amurane. Daviz Simango também foi rejeitado pela Renamo, mas conseguiu ganhar as eleições na condição de independente.


Não gosto · Responder · 1 · 2 h










Mauro Alverino Limpo Ignorancia, intolerancia, irresponsabilidade, imaturidade polica, falta de nocao, falta de visao, orgulho baixo, ambicao fora do controle, emocao excessiva, tudo isso destroi o homem e a sua credibilidade! Politica eh osso duro para cahoro!!!!


Gosto · Responder · 3 · 5 h · Editado











Ocultar 16 respostas










Nuria De Melo Qual é seu problema pha?


Não gosto · Responder · 2 · 4 h










Mauro Alverino Limpo kkkkkkk lamento Nuria


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo Ao invés de agorar pra que não consiga devias torcer a favor do homem Mauro Independente do partido o que importa é mostrar trabalho.


Não gosto · Responder · 3 · 4 h










Mauro Alverino Limpo yeah Nuria, mas essa coisa dele nao saber gerir emocao perante a mida lhe descredibiliza, como sendo ambicioso traidor e isso terah o seu prexo, pode crer


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo Ambição tu tens. Eu tenho etc ...quem nao tem


Não gosto · Responder · 2 · 4 h










Nuria De Melo Se Guebusa chegou a presidencia gracas ao voto popular também e ainda vendeu esta mer... e Samora tinha avisado ninguém quis ouvir.


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Mauro Alverino Limpo minha ambicao esta no control, dentro de padroes normais, e sigo as vias socialmente aceites para atingir os meus objectivos que ira sustentar as minhas ambicoes, isso eh, por merito e conquista propria sem defamar a ninguem e nem lavar roupa suja ao publico, entao sou educado tenho postura, e controlo as minhas emocoes!


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo Se realmente é essa tua postura Parabéns. Agora a dele quero la saber eu cá so quero job


Gosto · Responder · 2 · 4 h










Mauro Alverino Limpo kkkkkkkk ah Nuria De Melo


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo A proposito vives em Nampula?


Gosto · Responder · 4 h · Editado










Nuria De Melo Nas calmas so quero saber se realmente conhes o trabalho que o Amurane fez na cidade


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Mineses Viranegues Obrigada Nuria e chega de gastar o seu tempo por um hipocrita cmo o tal poupaste mas ñ reconhece, se calhar deve ser um dos familiares do Simango impedido por Emurane na ocupação daqueles referidos cargos. Feliz pascoa a todos...


Gosto · Responder · 1 · 3 h










Célio Mouco Mouco "Mineses" a coversa deles tava muito boa ate tu entrares cm palavras ofecivas, n desça do nivel.


Gosto · Responder · 1 · 3 h










Aurélio Julião Julião Kkkkkkk, Núria tem muita capacidade de expor as suas ideias


Não gosto · Responder · 3 · 2 h










Nuria De Melo 😅😅😅😅😅 Aurélio Julião Julião


Gosto · Responder · 1 · 1 h










Nuria De Melo Mineses Viranegues não tem de que; o tempo é meu, e como dizes a familia também, se puderes vai estudar um pouco, organizar as ideias depois lê o que eu comentei e escreve outra vez. Feliz Páscoa pra ti também.


Gosto · Responder · 1 · 1 h











Escreve uma resposta...



















Assane Lourenço Segundo fofocas dizem q o president d Partido manda familiares pra ocupar grands cargos onde mdm ganhou munícpios e Amuran rejeitou, aí está a razão...


Gosto · Responder · 2 · 4 h










Raimundo Pitagoras Lauma Em nenhum momento Amurane ja disse isso em conferência de imprensa.


Gosto · Responder · 1 · 3 h










Aurélio Julião Julião É verdade, os primeiros vereadores eram da baira , em Nampula assim como quelimane, mas foram corridos a maioria poe isso ha problema


Não gosto · Responder · 2 · 2 h










Colaço Colaço Kkkkkk. Lelo, è verdade isso? Sera k o familia do Davis é tao grande e todos estudaram para um dia se ganharem eleiçoes gerais se tornarem ministers, deputados, governadores?


Gosto · Responder · 2 h










Aurélio Julião Julião Colaço eu vivo CA ,há muitas reclamações o Gaja manda primos ,sobrinhos todos malucos da etnia do gajo pra aki, ate vizinhos, kkkkk


Não gosto · Responder · 2 · 2 h










Aurélio Julião Julião Por isso anda fobado com de Araújo e amurane kkkkk


Gosto · Responder · 2 h










Colaço Colaço Quer ter controlo do partido e dos Edis. O grande problems do homem é este de achar que deve controlar os outros.


Não gosto · Responder · 1 · 2 h










Aurélio Julião Julião É esse o problema dos nossos políticos , agora o gajo encontrou confusos tão lhe xtressar


Não gosto · Responder · 1 · 2 h











Escreve uma resposta...



















Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue Disso quase todo mundo.
Nós queremos uma solução justa desse entrave que apoquenta a sociedade.
E esperamos isso de vós políticos.


Gosto · Responder · 3 h










Rubens Magaia Amurane controle as emoções isto é Moçambique. Se não vai cair para sempre. Respeite o teu superior


Gosto · Responder · 22 min










Nelson Tinga Tinga Esse homem não passa dum demente,homem que é homem não conquista uma mulher defamando o outro talvez por saber que também esteja a fim da mesma,é só fazer a tua parte e deixar o outro também fazer a dele.faz se de homem anti-corrupção e muito dedicado ao trabalho só para aldrabar o cego


Gosto · Responder · 3 h










Sammy Gabriel Dos Santos Ja ouvimos falar muito disso sr Amurane vce nao sera o primeiro nem o ultimo autor dessas palavras!


Gosto · Responder · 3 h










Dito Meneses Isso mostra se longo uma cisma


Gosto · Responder · 5 h










Norda Uelemo Assim vai criar seu próprio partido como Simango


Gosto · Responder · 1 · 5 h










Mauro Alverino Limpo Nao vai conseguir, pos ele eh muito pu2 na politica!


Gosto · Responder · 5 h










Nuria De Melo Consegue sim mesmo independente


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Mauro Alverino Limpo pronto vamos ver, ele ta disputar com ele mesmo, os outros soh olham, ainda existem grandes partidos nesse pai eh importante recordar a Frelimo quer recoperar e a Renamo quer tambem provar a conquista


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo Nao me importo com a luta interna dele so me importo com o trabalho e pelo menos não so rouba como os outros


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo Nem partidos nem inteiros nunca ligaram pra Nampula Ele sim é o cara. Desde que resolva os problemas da minha cidade e se nao resolver também vai cair fora


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Mauro Alverino Limpo yeah, soh k lhe falta um pouco de postura intelctual


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Mauro Alverino Limpo jah viste que somente ele sozinho eh quem aparece a fazer "vuco-vuco" os madodas soh lhe olham kkkk ta sendo muito baixo!!!


Gosto · Responder · 1 · 4 h










Nuria De Melo Problema dele eu cá so quero job


Gosto · Responder · 2 · 4 h










Mineses Viranegues O fulano ñ define o destino de nimguém so o próprio poderá definir o destino do programação do Edil da cidade de Npl.


Gosto · Responder · 3 h










Colaço Colaço Julguem o trabalho do homem, nao os defeitos dele. Se é arrogante ou nao o que devemos nos preocupar é se ele esta a fazer o trabalho para o qual foi eleito. Defeitos todos temos. Amurane é alergico a corruptos, dirigentes inaptos e improdutivos e ele é serious e de poucas palavras.


Gosto · Responder · 1 · 2 h











Escreve uma resposta...



















Narcisio Moises Kkkkkk os galos a. Lutarem


Gosto · Responder · 37 min










Sonia Dembele Ele sabe
Muito bem k sem o MDM ele ninca chegaria a onde esta hje


Gosto · Responder · 4 h











1 resposta










Sonia Dembele Esse é um louco ignorante e mal agradecido


Gosto · Responder · 4 h










Anselmo José Mário Qual essa criança que pretende partir osso sem dentes?


Gosto · Responder · 29 min










Elcidio Sunde OS INGRATOS SE COMPORTAM ASSIM após alcançar a conquista


Gosto · Responder · 2 · 5 h










Ver 1 resposta









Escreve uma resposta...



















Mucauro Alberto Mas também vimos o Ismail Mussa como terminou


Gosto · Responder · 1 h










Paulo Vilanculo Está mal isso


Gosto · Responder · 5 h










Tivane Pedro Tivane Ñ si cospe no prato em que si comeu um dia.


Gosto · Responder · 5 h










Cesar Mawai estupedz alto esta a te fazer homem baixo irmao!
GostoResponder3 h
Gabriel Manhique Manhique EPA ESSES EDIS PA ,, MAS ELE PROPRIO PENCA NUQI DIZ NO PODEMOS PENCAR KKKKKKK SO EDIL E ASSIM MESMO NO FALA D PAIS FALA D ZONAS Q JA SAO D GRUPOS ,E ASSIM Q SE VIVE NO MUNDO

Homer Wolf
15/4 às 21:07 ·



NAMPULA 2067

Se “Mah-hamud” Amurane se julga preparado para governar Nampula pelos próximos 50 anos (sem ajuda de ninguém), porque é que precisamos de recorrer a(os exemplos de) Mugabe e Obiang, para falar de líderes vitalícios?...

I am sorry, mas cá para mim, este convencido e mal agredecido, além de ter uma “ganda lata”, não passa de um plagiador: essa lenga-lenga de “cá estarei por mais 50 anos” copiou de Chipande, o Gen. 1st. shot, ntsém!…


PS: ... E os "frelos" (como diz a outra) toca a esfregar as mãos de contentes - vá lá saber-se porquê!... eh eh eh




GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

7474
1 partilha
Comentários


Crespim Mabuluko No próximo congresso da RENAMO e do MDM os membros vão abandonar a sala pelo facto de terem líderes com tendências mugabistas...
Gosto · 1 · 15/4 às 22:16


Josue Mucauro Exacto... Se o dá Beira for de novo candidato, não haverá dúvida que o espirito do mugabe ou mugabivicio está patente na oposição
Gosto · 1 · 15/4 às 22:29


Zulficar Mahomed Ao menos nestes partidos "pode-se" abandonar a sala. Já no outro só se batem palmas e soltam-se ANAListas pelos canais de informação publicos.
Gosto · 2 · 15/4 às 23:25


Josue Mucauro Zulficar Mahomed que partido estás a referir? O verdadeiro partido democrático? Onde já ouveram várias eleições dos presidentes? Onde o SG não é apontado por dedo?
Gosto · 1 · 15/4 às 23:33


Zulficar Mahomed Sim, nesse. Onde quando abriu-se a possibilidade dos Vaquina, Pacheco, Mulembwe e outros concorrerem para "elegiveis", desfilaram malas com dinheiro, acotovelavam se junto ao ATM, para a compra de votos.
Nesse mesmo. No protagonista de um dos maiores rombos financeiros do mundo.
Bandidos.
Gosto · 1 · 15/4 às 23:39 · Editado


Josue Mucauro Se "compraram" votos ou não nas eleições internas não posso lhe confirmar a não ser que podes me confirmar as tais "malas"... Mais de uma ou de outra forma ouveram eleições e esses que citas te não ganharam, isso mostra que há democracia interna... Enquanto outros têm um e único, vitalícios candidatos... Voltando a Amurane ele irá vencer com ou sem MDM...
Gosto · 1 · 15/4 às 23:47


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Ish. Que explicacao clara e muito agressiva! Se calhar, o dedo é apontado a distancia, mas que um e outro a diferenca é igual. Reagindo ao post, penso que o Amurane ja deve estar proximo do batuque. Nao é tao facil plagiar o 1st short. Seja bem vindo camarada, por ca temos uma de(s)mocracia bem ou mal feita, mas muito falada. Só o sodotor JJ é que vem a estragar, fazendo um "mal menor"
Gosto · 1 · 15/4 às 23:49


Zulficar Mahomed Foram afirmações do Sérgio Vieira.
Gosto · 1 · 15/4 às 23:49


Adilson Mahomed Tajú Josue Mucauro "ou de outra forma HOUVE eleições..." e não "ou de outra forma OUVERAM/HOUVERAM".....👍
Gosto · 2 · Ontem às 9:07


Josue Mucauro Adilson Mahomed Tajú obrigado
Gosto · 1 · 20 h


Láilo Machava Vai acabar que nem Malta Raul Domingos e companhia.
Gosto · 3 · 15/4 às 22:18


Costa Mondlane ESH POLITICA È UMA DOR DE CABEÇA
Gosto · 15/4 às 22:20


Jorge Mabango Corre o risco de desaparecer do panorama político Moçambicano. Há muito exemplos, Ismael Mussa, Raul Domingos entre outros. Como dizia líder MDM "política não é para "criança"...
Gosto · 5 · 15/4 às 22:20


Josue Mucauro Será? Qualquer nampulenses ou residentes lá, que falo com eles dizem que MA com ou sem MDM irá ganhar com maioria esmagadora...
Gosto · 1 · 15/4 às 22:24


Homer Wolf Emoção só... tsc
Na hora do vamos ver, um boné, uma capulana, uma camsite (e/ou uma pequena fraude) viram o jogo do avesso...
Gosto · 4 · 15/4 às 23:16


Francey Zeúte Aventureiro e convencido o Mahamudo. Que pode acabar no esquecimento não lhe ocorre.
Gosto · 5 · 15/4 às 22:22


Láilo Machava Está se sentindo um Daviz Simango.

O que ele se esquece, é que este foi Inteligente.
Gosto · 2 · 15/4 às 22:24


Francey Zeúte O problema é boca.
Gosto · 3 · 15/4 às 22:26


Agostinho Augusto Está confundir a fama k tem.
Gosto · 1 · Ontem às 7:15


Agostinho Augusto O tipo é mesmo precipitado.
Gosto · 2 · 15/4 às 22:22


Jorge Mabango Muita imaturidade... aquém diga que é problema dos macua e sua forma de estar na política...?!
Gosto · 3 · 15/4 às 22:25 · Editado


Homer Wolf E qual é essa "sua forma" de estar na política?
Gosto · 1 · 15/4 às 23:17


Alirio Anthony Esta no momento(politico) dele... ate daqui a 50 anos....rsrsrs
Gosto · Ontem às 1:42


Josue Mucauro O dá Beira já preparou no seu partido um "Atanásio"? Ou mugabitomania fará parte dele? O de Nampula é o edil do momento no que tange "job", mais até lá e sem bancada na AM, será histórico?
Gosto · 15/4 às 22:22


Crespim Mabuluko Não sei não família, esperemos para ver. Eu acredito que Hamurane tem capital político para caminhar só em Nampula...
Gosto · 1 · 15/4 às 22:23


Crespim Mabuluko Ademais o MDM é hoje uma agremiação política com capital político em banho Maria
Gosto · 15/4 às 22:24


Francey Zeúte Como Raul Domingos tinha quando decidiu largar a saia do Rider.
Gosto · 2 · 15/4 às 22:24 · Editado


Edio Matola Raul foi expulso, e em contextos completamente diferentes! Nao ha similaridade possivel! E quanto a se Amurane, ser capaz de andar ou nao sem o MDM, é possivel, basta que tenha uma outra bancada a seu favor! Quem te garante que nao haja alguma aliança secreta com a Renamo ou mesmo com a Frelimo?
Gosto · 1 · 15/4 às 22:37 · Editado


Francey Zeúte Não há garantias nenhumas. Eu não sei como vejo, tu também não.
Gosto · 15/4 às 22:41


Edio Matola Mas o facto é que para ganhar em Nampula, ele não precisa do MDM! Agora pra governar o assunto, é outro!!!
Gosto · 15/4 às 22:43


Francey Zeúte Facto?
Gosto · 15/4 às 22:46


Edio Matola facto! Tal qual era claro que o Daviz fosse ganhar na Beira, após ser expulso da Renamo! Tens alguma duvida? Não existe ninguem neste Pais, actualmente, capaz de derrotar Amurane em Nampula!
Gosto · 15/4 às 23:00


Francey Zeúte Eu não apostava todas as minhas cartas nele. Lembrar que o Amurane só chegou ao "estralato" político por braço do MDM.
Gosto · 15/4 às 23:03


Edio Matola E donde é que veio o estrelato do Simango? Tu podes promover alguém, mas nada te garante que poderas controla-lo, ele ja la no topo! É o que aconteceu com Simango, e que agora esta a acontecer com Amurane! Contudo, não concordo contigo, Amurane chegou ao poder não por causa do MDM, mas talvez pela negligencia do STAE, que fizeram com que as Municipais de Nampula fossem repetidas, e acontecessem isoladamente em Nampula, o que permitiu que não houvessem fraudes! Nenhum candidato da Frelimo, ganha em Nampula, num jogo limpo, e numa situação em que concorra o MDM só, i.é, sem que a Renamo concorra, ou vice-versa, alias, a gazeta da Renamo, foi a segunda principal causa para a ascensão de Amurane!
Gosto · 15/4 às 23:51 · Editado


Josue Mucauro Edio Matola estás correcto é certo
Gosto · 1 · 15/4 às 23:41 · Editado


Antonio A. S. Kawaria Edio Matola antes e muito cuidado com tal afirmacão. Isso não ajuda a ele. Disposto para conversar. Isto isto só pode destruir a ambos - Amurane e MDM. Cuidado.
Gosto · 2 · 11 h


Edio Matola Completamente de acordo contigo, Antonio. Entenda, que os argumentos que eu trouxe acima, visavam, contrargumentar, as comparacoes que estavam a fazer entre o Amurane e o Raul Domingos, assim como as razões da sua ascenção. Agora, se me perguntassem, o que era melhor para Amurane, e se ele sai mais forte ou enfraquecido desta confusao, a minha resposta, é muito clara, quanto mais unidos estivermos, melhor, e que o Amurane esta mais enfraquecido, assim como o MDM, dai que pra mim, são todos infantis, e que correm risco de perderem todos, dai que estou plenamente de acordo contigo. Veje que até insinuei, que ele tenha um pré-acordo, ou com a Renamo ou mesmo a Frelimo, visto que não vejo, como é que ele pensa, em governar, sem uma bancada a seu favor, e é ai onde aparece a sua grande diferenca com o Deviz Simango. Este último pude criar, um partido, o que me parece impossivel para o caso do Amurane, embora tenha de salientar que no mandato, após a expulsão da Renamo, o Deviz trabalhou sem bancada, contudo a longo prazo isso não parece sustentavel.
Gosto · 1 · 1 h


Carlos Da Fonseca Eu votaria em Amurane.
Gosto · 1 · 15/4 às 22:24


Antonio A. S. Kawaria O teu voto chegaria? Uma vez, em 2011 falei alertei a dois doutores juntos para terem atencão. Não aceitaram o meu conselho. O mesmo alerto ao MDM que acho que se tivesse cuidado em certas coisas, até aqui podia ter tido pelo menos uns 30 deputados na Assembleia da República.
Gosto · 11 h


Ariel Sonto Não sei se ouvi ou entendi mal, mas Amura(bi)ne disse que estaria na política por 50 anos, independentemente da força política em que estiver militando, e não que iria governar o municipio por 50 anos...
Gosto · 12 · 15/4 às 22:25


Homer Wolf Se era isso que queria "transmitir", nem precisava de falar...
Qualquer politico (tal como qualquer professor) quando entra para a politica em princípio é para ficar "ate que a morte lhes separe".
Novidade digna de anunciar, é quando a pessoa decide retirar-se...
Gosto · 3 · 15/4 às 23:23 · Editado


Ariel Sonto Ok, mas ele não disse q queria governar NPL por 50 anos.
Gosto · 15/4 às 23:46


Homer Wolf E "aonde" eu disse que ele "disse"?
Gosto · 2 · 15/4 às 23:47


Ariel Sonto Tsc... vai lá dormir masé.
Gosto · 3 · 15/4 às 23:49


Homer Wolf Não estou com son(t)o eu, ntsém
Gosto · 1 · Ontem às 7:21 · Editado


Ariel Sonto Fica.
Gosto · 1 · 15/4 às 23:52


Ericino de Salema "Lenga-Lenga", "Zaiko Langa Langa"...a procissão saindo da igreja hehehe...
Gosto · 4 · 15/4 às 22:25


Catman Mandlazi Zaico Langa langa kkkk
Gosto · 15/4 às 23:43


Constantino Joao Amurane para além de demonstrar ingratidão, está a mostrar que é anti social.
Gosto · 3 · 15/4 às 22:29


Josue Mucauro Adivinha ele aprendeu com quem a ser ingrato?
Gosto · 1 · 15/4 às 22:38


Homer Wolf Com o pai dele?...

Gosto · 1 · 15/4 às 23:24


Josue Mucauro

Gosto · 15/4 às 23:33


Josue Mucauro Pai dele da política, pois o pai pendurou o avô, aquele que lhe viu descalço em inhambane
Gosto · 15/4 às 23:35


Inacio Ernesto Mazive Este senhor é igual a uma criança mal educada. Não sabe agradecer a quem lhe dá pão e pensa que já tem asas para voar sozinho.A história da política Moçambicana diz o contrário: são poucos os políticos que abandonam os seus partidos e continuam a singrarem onde estiverem. Agora ele movimenta massas graças ao "Eme de eme" mas sozinho...a vermos vamos.
Gosto · 6 · 15/4 às 22:34


Josue Mucauro DS também não soube agradecer ao "rider"... Essa é a prova viva da frase... "quem com ferro fere, com ferro será ferido"
Gosto · 1 · 15/4 às 22:37


Homer Wolf Já percebi que o José é um Amuranista militante,,, eh eh eh
Gosto · 2 · 15/4 às 23:25


Josue Mucauro Nada... Eu sou do tipo que quem com ferro fere, com ferro será ferido... Até Pk só residente na beira, não tenho como ser amuranista
Gosto · 15/4 às 23:29


Raúl Nhagumbe Mas pelo que entendi não falou de governar Nampula por 50 anos, ele disse que fará se politico pelos proximos 50 anos.
Gosto · 1 · 14 h


Homer Wolf E o que diz o post?
Gosto · 14 h


Raúl Nhagumbe O post não é Amurane.
Gosto · 14 h


Homer Wolf Pois não. Eu é que pensei que o Raul estava a comentar o post....
Gosto · 14 h


Raúl Nhagumbe Concordo quando alguem diz que a oposição tem medo de governar. No lugar de se aglutinar para algançar o poder estão a promover um teatro barato. Culpado aqui, culpado acolá, ingrato aqui,, ingrato acolá.
Gosto · 1 · 14 h


Antonio A. S. Kawaria O Josue Mucauro está a enganar ao Amurane como outros enganam à lideranca do MDM. Muito cuidado nisto aqui.
Gosto · 11 h · Editado


Antonio A. S. Kawaria Raúl Nhagumbe concordo contigo mano.
Gosto · 11 h


Salvado Novela É o fim político deste senhor, é o mesmo que dizer:" o jogo acabou", essa cena de 50 anos vai fazer em casa dele com os netos, ou aqui no Facebook... Prontos falei.
Gosto · 3 · 15/4 às 22:38


Euclides Da Flora os Edis do MDM antes de pertencerem ao Movimento Democrático já tinham capital político, económico e social apenas usaram o partido para projectar sua carreira política e suas ideias.
Gosto · 1 · 15/4 às 22:40


Ismael Chutumia Discordo, Amurane não tinha capital nenhum
Gosto · 4 · 15/4 às 22:57


Euclides Da Flora respeito....
Gosto · 15/4 às 23:20


Homer Wolf Se tinha tudo isso porque não se candidatou como independente à priori?
Gosto · 6 · 15/4 às 23:26


Cheu Domingos Janeiro de Gurue tinha que capital político? Amurane mesmo com MDM não tem capital político como se pensa. Ismael Mussa também pensou que tivesse e concorreu a capital, teve menos de 3%d votantes.
Gosto · 2 · 22 h


Cheu Domingos Sr. Euclides, onde ouviu falar de Amurane antes de ser edil?
Gosto · 3 · 22 h


Ismael Chutumia Está possuido!
Gosto · 1 · 15/4 às 22:57


M-du Dulomite O 50tenário edil de Nampula hula la la...
Gosto · 15/4 às 23:29


Crespim Mabuluko Estão com medo deixem Hamurane ficou pequeno para Domingo... Afinal ele não é líder do Movimento Democrático de Moçambique? Faz parte do processo democrático deixar Hamurane caminhar só
Gosto · 1 · 15/4 às 23:31


Homer Wolf Náo leva "agá"... eh eh eh
Gosto · 1 · 15/4 às 23:32


Neves Nhavene Ķkkkkkkkkkk....
Gosto · Ontem às 5:21


Homer Wolf O que eu acho é que o senhor Mah-hamud pode candidatar-se à vontade, como independente, agora ou em 2050, sem contudo precisar de andar a mandar bocas para o MDM, partido que lhe catapultou....

Gosto · 6 · 15/4 às 23:32


Neldo Langa Kkkkkkkkkk Kkkkkkkkkk
Gosto · 15/4 às 23:32


Catman Mandlazi Certo
Gosto · 15/4 às 23:41


Ariel Sonto Ntsem
Gosto · 15/4 às 23:48


Cheu Domingos A quatro semanas, por ironia do destino, encontrei-me com um dos seus assossores numa das clínicas da capital nortenha, trocamos um pouco de papo, eles têm muita fé que vão renovar o mandato. Estava lá um medico cubano, o qual acompanhou o nosso papo, no fim d conversa chamou o jovem de "maluco" e disse q não conhece a política moçambicana. Foi interessante, aquele velhote conhece a nossa política doméstica, arrolou argumentos e convencentes. Para ele, Amurane foi precipitado, devia esperar e criar esse vuku vuku no seu segundo mandato.
Gosto · 22 h


Ismael C. Gocaldas Amurane é ingrato,não tem pernas para andar,como político é um falhado.
Gosto · 4 · 15/4 às 23:38


Neves Nhavene De acordo
Gosto · 1 · Ontem às 5:18


Clovis Macave o poder quando cai nas maos de um sem nocao da neste desnorte...A sorte de davis simango nao bafejara' ao seu favor seu imaturo.
Gosto · 2 · 15/4 às 23:58 · Editado


M-du Dulomite 😃😃😃😃😃😃😃😃😃, com o comment respaldado da imagem dum fulano cuspindo no prato em que comeu, o sr Wolf quis fazer uma insinuação em relação ao edil Amurane?
Gosto · 1 · Ontem às 0:09


Homer Wolf Não!... Quis insinuar que "vamos comer tseke, se vc não quer futseke"...eh eh eh
Gosto · 3 · Ontem às 0:15 · Editado


M-du Dulomite Tseke tambem ja subiu no mercado dumbanengue. Um molho esta 7mt agora.
Gosto · Ontem às 0:18


Álvaro Xerinda As eleições autárquicas já estão marcadas. Vamos esperar
Gosto · Ontem às 0:57


El Patriota Quando é que o aspirante o pequeno tirano disse isso?
Gosto · 2 · Ontem às 1:11


Manuel Maleve Sera ainda tem 50 anos de vida?
Gosto · 1 · Ontem às 6:47


Homer Wolf Às tantas ressuscitará, tal qual Cristo...
Gosto · Ontem às 6:50


Manuel Maleve kkkkk, sera o segundo depois do cristo
Gosto · 1 · Ontem às 6:52


Emilio Francisco Chauque

Gosto · Ontem às 7:40


Euclides Flavio Deixem o líder a vontade. Não vamos invetar palavras. Não vejo algo factual no post.
Gosto · 1 · Ontem às 7:47


Homer Wolf Deixa lá de "especializar". O que queres dizer concretamente?
Gosto · 22 h


Jose Chirruco Esse edil ,fala muito e me parece ingrato. Queremos ver esses 50 anos ele ativo na política.
Gosto · 1 · Ontem às 8:01


Jose Eduardo Plagiador ou ja fala a mesma linguagem ?????!!!!!????hummmm????!!!???
Gosto · Ontem às 8:48


Homer Wolf Que seja. Original é que não foi...
Gosto · 22 h


Américo Matavele Quem fala é Mahramud Amurane, e a culpa é dos frelos. Tsc...
Gosto · 4 · Ontem às 11:51


Homer Wolf Vcs estão todos contentes com a situaçáo, ntsém!

Gosto · 22 h


Heleno Bombe Tudo está em aberto e só os munícipes da cidade de Nampula é que vão decidir nas urnas no da votação se apostam no Mahamudo Amurane como independente, como filiado a um outro partido!
Gosto · 20 h


Euclides Flavio Vocês podem falar muito aqui em Maputo, pois, gostam de criar barrulho mas os munícipes de Nampula eque vão votar o seu Edil. Ainda bem que a consciência política do pessoal da capital do norte é diferente da vossa. Deixem o edil sonhar. Se estão encomodados mudem de residência para fazerem a justiça em 2018. Hehehehh
Gosto · 20 h


Homer Wolf Afinal alguem aqui lhe "pegou" ou exigiu a sua prisão?... Ele que sonhe à vontade. Mas isso náo pode impedir-nos de comentar a respeito...
Gosto · 1 · 19 h


Miller A. Matine Ganda lata lkkkkk
Gosto · 2 · 19 h


Vassili Vassiliev Cavalo de Troia da FRELIMO.
Gosto · 1 · 16 h


Antonio A. S. Kawaria kakakakakakakakaka
Gosto · 1 · 11 h

Sem comentários: