“Os Abusos” da Senhora Amélia Nakare
A máscara caiu.
Caros Colegas,
A falta de noção sobre como gerir a AT vai mais longe….
Somos funcionários da AT no activo e não somos anónimos. Desde que a instituição mais corrupta segundo relatam vários relatórios passou a contar com nova gestão, somos brindados com uma luta sem tréguas contra a corrupção a partir de dentro, e os resultados apareceram. Durante vários anos, muitos de nós fomos marginalizados quando questionavamos sobre as praticas corruptas e como resultado éramos transferidos e vaiados para postos simplificados.
Os anitigos dirigentes viraram empresários de sucesso, donos de academias, hotéis, resorts, frota de helicópteros, avionetas, fornecedores de bens e serviços a própria AT num claro conflito de interesses, outros ainda tem matadores industriais. Esses senhores tinham montados esquemas em todas unidades, amantisando e trazendo a família para trabalhar na AT, principalmente a partir do sector de logística. Forjaram contratos milionários para drenarem os fundos do Estado.
AT paga mais de 37 milhões de Mts a privados para digitar documentos A AT conta com mais de 4000 funcionários, mas sabiam que com esse número de funcionários, os Senhores da AT celebraram contratos com as empresas Brithol Michicoma e MD Consultores apenas para digitar documentos, repetimos, apenas para digitar documentos em um contrato avaliado em mais de 37 milhões, usando equipamentos da AT.
Foi a direcção da Amelia Nakare que apercebendo-se da situação, não renovou esses contratos milionários, cujos trabalhadores digitadores hoje planejam manifestar-se nas ruas contra a AT e não contra as empresas que os contratou.
António Muchanga na AT
Sabiam que os dirigentes que cessaram e outros no activo, mas sem espaço para esquemas, contrataram e prometeram a alguns Deputados pagamentos caso falassem mal da PAT na Assembleia da República? A título de exemplo, um dos Deputados é o ilustre António Muchanga que para satisfazer os apetites desses corruptos pediu audiência com o Ministro das Finanças, supostamente para alertar o Ministro sobre a suposta má gestão da PAT.
Nisso, o Deputado Muchanga diz ter sido recomendado pelo Ministro a contactar o Primeiro-Ministro, uma vez que ele (o Ministro) diz também estar cansado da Senhora. Alem disso, o Deputado Muchanga diz que os generais não estão satisfeitas com a gestão da Senhora. Depois do encontro, este começou a contactar alguns funcionários das Alfandegas para lhe enviarem informações sobre ela, que pudessem por em causa a sua imagem. Sabiam que a actual PAT herdou mais dívidas resultantes de esquemas dos dirigentes e funcionários seniores cessantes? Bancos usados para roubar ao Estado Sabiam que a receita depositada nos bancos comerciais gera juros milionários e nunca é canalizada aos cofres do Estado, em favor de alguns gestores seniores, os mesmos que hoje lutam para evitar o avanço tecnológico da AT, pautando por registos manuais?
Sempre escrevem no anonimato, fazendo referência a má gestão. Que má gestão se referem? Porque nunca mencionaram um único caso de corrupção, envolvendo a mesma PAT? Combater práticas corruptas é má gestão? Nós funcionários de facto da AT, que vivemos de salário estamos cansados de sermos usados. Já não conseguem pagar salários dos vossos empregados, alimentar as vossas amantes, sustentar as casas 2, 3 e 4 e querem continuar a usar inocentes para lograr vossos intentos?
Dirigentes das Alfandegas facilitam contrabando Sabemos que a PAT ainda precisa fazer muito, porque ainda temos dirigentes de topo que lhe combatem, como é o caso da Direcção máxima das Alfandegas. Esses Senhores que dirigem as Alfandegas não conseguem acompanhar o passo da Senhora, por estarem viciados de hábitos dos antigos chefes, como é o caso de envelopes semanais contendo valores monetários dos seus subalternos que lhes prestam vassalagem e facilitam seus esquemas de entrada de contentores, a título de exemplo da empresa MBS, a partir do Porto de Maputo e a fronteira de Ressano Garcia sem pagar os devidos encargos fiscais.
Para além dos envelopes, esses dirigentes das Alfandegas usam e abusam sexualmente de algumas mulheres afectas a Direcção Geral das Alfandegas em troca de lugares estratégicos. O mestre desta prática é o Senhor Paulino Azize Dala, um dos Directores Gerais Adjuntos das Alfandegas. Este Senhor é viciado em envelopes e mulheres. Quando era Director Regional Centro até construiu a esquina dele nas bandas de Inchope, onde dormia com colegas supostamente em missão de serviço.
Outros construíram hotéis próprios apenas para lazer. Já ouviram falar de Pole Hotel? Que salário pode ter antigo Director Geral Adjunto das alfândegas para construir hotel próprio de quatro estrelas? Sabiam que a AT não tem casa nem se quer para acomodar a PAT? Perguntem ao Palate onde foram as casas que a AT herdou da APIE e da ADENA. Por causa do boom de casas, o Senhor teve que casar quatro mulheres, das quais duas são irmãs, virando Sobusa de Moçambique. Que salário um funcionário público pode ter para comprar avião próprio? Vejam o
património dos gestores da MCnet. A LAM está sem aviões para transportar o povo Moçambicano, mas nós temos um ilustre antigo funcionário das alfândegas com avião próprio.
Que salário pode ter um funcionário publico reformado para justificar a construção de uma academia e colocar a disposição de alunos mais de 100 autocarros, quando a maior e mais antiga Universidade não tem nem 05 “TENYES”? Combater práticas corruptas é má gestão? Como se explica que todos antigos directores gerais das alfandegas tem empresas e prestam serviços ao Estado, através do Ministério das Finanças? Já ouviram falar da Intertek? Perguntem ao Pedro Bule. E perguntem mais, quanto é que ele ganha e quanto o Estado ganha.
Voltaremos com a lista de todos os funcionários usados e a lista do seu património. Em relação aos supostos pára-quedistas, porque é que não questionam a gestão dos RH que é no caso vertente o Director Geral dos Serviços Comuns (DGSC)? Sabiam que as Finanças, a Logística, o Pessoal estão sob tutela da DGSC e é nesta direcção onde são celebrados e fabricados os contratos?
Voltaremos em breve com mais detalhes….
Assinatura: Funcionários da AT.
- Via UC WhatsApp
Sem comentários:
Enviar um comentário