segunda-feira, 17 de abril de 2017

10kg de corno de rinoceronte apreendidos no Aeroporto de Maputo


Proprietário da mala apreendida com cornos de rinoceronte encontra-se foragido
A Polícia da República de Moçambique apreendeu, sábado último, cerca de 10 quilogramas de pontas de corno de rinoceronte no Aeroporto Internacional de Maputo.
“Foi apreendida uma mala, contendo 10.5kg de pontas de corno de rinoceronte. Esta mala estava prestes a embarcar com destino à Quatar”, revelou Orlando Mudumane, porta-voz do comando da PRM a nível da cidade de Maputo.
O proprietário da mercadoria encontra-se foragido e a Polícia diz estar a trabalhar para o localizar e responsabilizar. “O proprietário da mala não foi identificado. Quando se apercebeu que a sua mala havia sido apreendida, pôs-se em fuga. Neste momento decorem diligências no sentido de identificar o proprietário e ser responsabilizado por este crime de tráfico de recursos faunísticos”, acrescentou Mudumane.
Importa ressalvar que durante a semana passada, foram apreendidos 18 cornos de rinoceronte no Aeroporto de Kuala Lumpur na Malásia avaliados em quase 3 milhões de dólares, proveniente de Moçambique com passagem por Quatar.
Também neste período, dois cidadãos foram presos pela polícia sul-africana na posse de dois cornos escondidos no capô da sua viatura próximo à fronteira com Moçambique.
Outro caso identificado na semana passada, está relacionado com consumo e tráfico de drogas. Neste período, Polícia desmantelou uma quadrilha de 10 indivíduos no bairro da Mafalala, na cidade de Maputo.
“Na posse destes indivíduos foram apreendidos quatro quilogramas de cocaína, 100 gramas de crack, três quilogramas de cannabis sativa e oito telemóveis”, finalizou o porta-voz.

Sem comentários: