sábado, 7 de setembro de 2019

O tombar de um leão que perdeu o rumo! Hoje o mundo despertou com a notícia da morte de Robert Mugabe. Ele já estava em idade avançada e bastante doente. Foi descansar. Que a terra lhe seja leve!

O tombar de um leão que perdeu o rumo!
Hoje o mundo despertou com a notícia da morte de Robert Mugabe. Ele já estava em idade avançada e bastante doente. Foi descansar. Que a terra lhe seja leve!

Mugabe foi um grande homem, lutou pelo seu país, tomou decisões certas e erradas. Mas depois perdeu-se e saiu pela porta pequena.
Depois da independência celebrada em 1980, o país teve melhor perfomance sócio-económico da da SADC. A derrocada começou em 1991, com as ideias de restruturação económica, que contava com o apoio do ocidente e por causa da decisão de enviar tropas à RDC, foram afrouxando os desembolsos até que nunca mais aconteceram.
Os niveis de pobreza começaram a subir. A economia estava em desaceleração. A situação piora quando se decide alocar 5 biliões de dólares para "indenmizar" os veteranos de guerra, segundo muitos estudiosos. Mas mesmo com tanta crise no Zimbabwe, o FMI, com as suas mãos sujas, pressionava a liberalização da economia,o que tornava difícil às relações entre o governo zimbabweano e as instituições do bretton woods.
Mas, o fim da picada foi quando quando, pelo fracasso do primeiro programa de reforma de terra, foi introduzido o segundo programa, que previa a expropriação compulsiva da terra. Diga-se, o primeiro programa foi muito sabotado, os farmeiros se mobilizaram para não entregar as terras, já que devia ocorrer de boa fé. Até ao início do segundo programa, só 91mil herctates de 161 mil haviam sido entregues.
Mugabe fez bem querer reaver a terra e devolver ao povo, nem que fosse a força. O que ele chamava de "terceira chumurenga. E sofreu as consequências dessa decisão de expropriar. O problema foi a falta de uma reforma agrária para garantir que a terra continuasse a ser produtiva e não apenas um activo, grande parte da terra ficou nas mãos dos veteranos de guerra. Depois vieram as sanções declaradas.
O problema é que Mugabe ficou tão inebriado pelo poder que esqueceu que havia pessoas, que precisam de comer, de saúde, de água, enfim... de sobreviver.
Quando há fome em casa, todos ralham. Se o chefe da família decide, ao invés de engajar a todos na busca de soluções para matar a fome, separar os mais resmungões dos menos resmungões e castigar os que "gritam mais alto", essa família entra em colapso. Foi o que aconteceu com Mugabe. No lugar de responder como deve ser às preocupações dos cidadãos, muitos dos quais chegaram a abandor o país para sobreviverem, começou a perseguir o seu povo, a maltratar o povo para o qual jurou servir.
Apesar de vários estudiosos do caso do Zimbabwe concluirem que o «conflito da terra no Zimbabwe deve ser entendido primeiro que tudo como um legado do colonialismo
e da emergência de relações neocoloniais entre o Zimbabwe e uma coligação de paí-
ses ricos e de instituições internacionais por eles dominadas, há que lembrar que a maldição daquele país foi ter tido Mugabe a liderar uma elite que depois perdeu o foco da sua luta, começou a achar que o país, a terra, as riquezas e consciência das pessoas lhes pertenciam, por causa disso quem agisse contrariamente, era severamente sancionado.

Por isso, Mugabe, o "rei leão" saiu pela porta pequena e a sua morte não choca tanto como chocaria até antes das perseguições infundadas às pessoas, antes de impor sacrifício egoístas ao seu povo.
O pior e que é tragicômico é facto de ele ter estado a ser tratado na Tailândia. Esse é o legado dele: um país sem sistema de saúde adequado para o seu povo e ele que podia, ia para Tailândia.
Eu o admirava até ao ano 2004. Eu mantenho a minha vênia por ele se ter destacado entre os seus pares por dizer o que pensava e sem floreios. Pena que os seus actos...
Any way, Rest in Peace Robert Mugabe. Tentaremos lembrar-nos só daquela tua luta justa.
Sobre este site
bbc.com
Mr Mugabe was both an icon of independence and a political strongman…
Comentários
  • Angela Maria Serras Pires Aconselho te a estudares melhor o problema de Africa em geral , falta de liderança , disciplina e rigor , cleptocracia e incompetência e uma grande dose de tribalismo e supersticao
    1
  • Angela Maria Serras Pires Nunca te enganes Fatima Mimbire , qual a desculpa que vão dar quando a Africa do Sul ficar miserável ?
  • Angela Maria Serras Pires Que desculpa tens para Mocambique ser miserável ?
    Escreve uma resposta...

  • Sergio Cumbana Rest in piace R.Mugabe
  • Carlos Obafemi Negritude Of course miss Mimbire!
  • Dinis Malemia Lourenco Mugabe é amado pelo seu Povo,,,! Espera pra ver ai...!
  • Angelo Constantino Malache RIP.

    Todos os lideres africanos sao combatentes da fortuna razao pela qual nada fazem pelas suas ovelhas. Mugabe nao vai de maos vazias. Leva consigo a fome, a nudez e o sangue dos Zimbabwianos nas suas maos. Que Deus lhe perdoe.
    1
  • Marcio Correia Que descanse em paz, Exmo Sr. Robert Mugabe .
    No caso de Moçambique, que os responsáveis das dividas ocultas acompanhem o Exmo Sr Robert Mugabe .
    1
  • Thomas Sankara Isidore Sim, só daquela luta justa mesmo.
  • Guida Nhate Paz a sua alma
  • Cesário Ngoenha Disse tudo Fátima...certeira!Teu post me recorda a obra de Robert Edgerton intitulada "Africa`s armies:From honor to infamy,a history from 1971 to the present"...Este historiador foi profundo em descrever as elites politicas das sociedades Africanas,admiradas pelos seus povos por terem dado sua energia,suor e inventaram utopias profundas k mobilizaram o ideal colectivo pela luta pra independências...Más dpois das independências eles mesmos tornaram se lobos maus,começaram a oprimir seus povos,tornaram se ditadores,corruptos,intolerantes.Noentanto o sonho pela liberdade tornou se uma miragem,trouxe outros pesadelos e sofrimento aos povos e consequentemente vieram as guerras civis,doenças,etc k dezimaram os povos...Alguns teóricos chamaram a isto de Afropessimism,pois de herois k esses lideres eram passaram a ser vistos como colonos eles mesmos!Mugabe e o Zimbabwe não escaparam ao escrutínio de Edgerton pelas crises socioeconômicas,violência política a k Mugabe submeteu o país,desobediência às ordens do supreme court e tortura a seus opositores.Kem não se lembra de milhares de Zimbabweanos k rodaram o mundo e o nosso pais fazendo negócios,prostituindo_se,etc.Muitos deles e das k se prostituiam em Chimoio,Nampula,etc tinham sido altas funcionárias publicas no seu país más k perderam sistematicamente seus empregos e ganha pão pelas crises e sanções sobre o Zimbabwe...Eu particularmente admirava este Homem pork quase à estatura de Kwame nkrumah,de Kadaf,etc,ele sozinho tinha idéias próprias e uma voz mais sonante do k a própria UA!Mr Mugabe,peace un to your soul!!!"We are not gays"!!!
    2
  • Hilario Mahoho Certo "...Tentaremos lembrar-nos so' daquela tua luta justa."
  • Almirante Sitoe RIP...a tua luta justa sim que seja um legado...mas ha que entender o problema dos humanos, especiamente lideres africanos que nao conseguem lidar com as diferencas e advesidades depois de muito tempo no poder...como se depois de algum tempo nao aceitassem mais nenhum tipo de aprendizagem...e muito triste e rediculo mesmo...mas pelo seu lado bom enquanto foi bom merece ser vangloriado mesmo tendo saido pela porta pequena!
    1
  • Da Cruz Menos um...
  • Óscar Cardoso O DITADOR, já a muito havia saido pela porta pequena.
    RIP
  • Felix Moniz Moniz Sem duvidas Mugabe, foi defensor NATO dos africanos, relativamente as reformas por si implementadas podem não ter tido os resultados esperados devido ao isolamento das potencias colonias, mas se tivessem tido resultados positivos naturalmente que a observação seria outra, quanto a sua saída pela porta pequena lembro me da Fátima, ter o dito num dos programas televisivo, que o pecado do Mugabe, deveu se ao facto de trazer para o cenário uma figura que era considerada "outsider" pela elite politica do partido no poder no zimbabwe.
  • Fatima Guazene Neste texto aprendi muito. Obrigada chara
  • Adelino Mugadui Paz a sua alma, independentemente de tudo!
  • Bp Stera *Chimurenga*
  • Silvino Alberto Nhantumbo KKKKKKKK JÁ FEZ PARTE DELE MANA MIMBIRI QUE DIZER DOS NOSSOS QUE AINDA RESISTEM, PIOR AGORA NEM KOMATIPORT PODEM IR? Eish
  • Fernando Franco De libertador a tirano. RIP
    1
    • Zenda Manuel Marata Fernando Franco pois é.
      Cá em casa é assim, ninguém pode reclamar que vira inimigo, esquecem que eles são os primeiros a virarem gananciosos e confundem o país inteiro com suas casas.
    Escreve uma resposta...

  • Joaquim Tesoura Os lideres africanos são hipocritas. Exceptos raras e honrosas sotiacoes .
  • Egidio Vaz Toda a morte choca e a perda de um ser humano é momento triste. Normalmente, neste momento recordamos os feitos e não defeitos. A morte é em si o preço do pecado e para alguém já morto, está tudo justificado.
  • Nanthula Nanthula Hs Quanto a mim, Mugabe não alavancou economia nenhuma do seu Pais. O sucesso econômico k zimb vivia, provinha de uma especie de continuidade de políticas traçadas plo antigo regime da Rodésia. A verdade é dura mas tem k ser dita. Mugabe chegou e suas politicas econômicas foram um fiasco. Este, consumiu o que outros deixaram e no fim tudo ruiu ate ao dia em k seus correligionários o correram do poder.

    Zimbavwe e os zimbabweanos estao na tanga por culpa do mugabe e da zanu -pf
    • Jeremy Timbe Nanthula Nanthula Hs vai ler o "The Lancaster Agreement" para a independência do Zimbabwe e SE eduque sobre Mugabe. Se entender bem o QUE houve penso que vai rever o seu comentario
    Escreve uma resposta...

  • Geraldo Manjate Ditador durante 37 anos, um tirano que governou Zimbabwe com mão de ferro e deixou o país na miséria e numa extrema crise económica. Foi tarde demais.
    1
  • Manuel Ubisse Grandes homem
  • Ivo Muianga Nesse caso vao se os dedos e os anéis.
  • Kota Ualla Fátima Mimbire quem tu pensas que és para banalizar a imagem do malogrado Robert Gabriel mugabe?
  • Jeremy Timbe A queda do Zimbabwe e do Robert Mugabe não teve nada a ver com reformas que ele bem fez; tem a ver com o "the Lancaster Agreement" para independência do Zimbabwe. Literalmente os Britânicos trariam o Mugabe violando o acordo de Lancaster. Informem se e eduquem se. SE não tivessem o brancos violado o acordo Muito provavelmente, o Mugabe não teria ficado quase 40 anos no poder
  • Zarina Francisco RIP, um dos grandes filhos de África que Deus lhe perdoe seus pecados e que tire o povo Zimbabweano da miséria. "Come que os filhos pagam pelos dos pais" mas melhores dias virão porque Deus é misericordioso, Amen
  • Zarina Francisco Digo pelos erros dos pais
  • José Paulo Foi se um lider e ficaram seus legados... Os cientistas politicos rezam que, mais de 50% dos lideres(africanos), viram traidores do seu proprio povo sem se aperceberem, tudo por conta dos favores à seus proximos e aliados. Mugabe não foi excepção.

Sem comentários: