quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Agora, a tragedia de ontem vem mais uma vez revelar a desproporcionalidade em que concorrem os candidatos a presidencia (e os seus respectivos partidos). O candidato da Frelimo estah a ter tratamento de Estado nos seus comicios privados.

O candidato presidencial da Frelimo eh o actual Chefe de Estado. Por causa disso, em todo e qualquer evento publico tem de ser sempre o ultimo a entrar e o primeiro a sair. Eh uma questao de seguranca. Protocolo de seguranca. Acontece em todo o mundo. Dizem que foi o que aconteceu no comicio de ontem, em Nampula, onde dezenas de pessoas morreram e ha centenas de feridos, entre graves e ligeiros. Toda a minha solidariedade para as vitimas.
Agora, a tragedia de ontem vem mais uma vez revelar a desproporcionalidade em que concorrem os candidatos a presidencia (e os seus respectivos partidos). O candidato da Frelimo estah a ter tratamento de Estado nos seus comicios privados. Mobilizam multidoes voluntaria e coercivamente para os seus eventos (que nao podem e nem devem estar vazios, sob nenhuma circunstancia), enfiam-lhes em recintos com deficiente ou inexistente sistema de evacuacao em caso de emergencias e adoptam sistemas rigidos de seguranca para que ninguem entre ou ninguem saia antes do Chefe de Estado. Mesmo quando ja nao lhes apeteca continuar la dentro, por qualquer razao e a qualquer momento.
Isso nao estah certo.
Comentários
  • Luciano Mapanga É muito triste o que aconteceu.
    1
  • Cabeça de Joaquim Sive é a sacrificada pela tragédia de Nampula
    MOZ24H.CO.MZ
    Cabeça de Joaquim Sive é a sacrificada pela tragédia de Nampula
    Cabeça de Joaquim Sive é a sacrificada pela tragédia de Nampula
    1
  • Naine Mondlane Triste Situação.
    Meus Sentimentos de Pesar As Famílias das Vítimas Enlutadas. 😭 😭
  • Marcelo Machava Mas aquele coitados queriam o que? Capulanas e camisetes?
  • Jossias Ramos Não exactamente. O que aconteceu: 'Atuaram os artistas e saíram. Quando chegou a vez do candidato da Frelimo, muitos já estavam a abandonar o local, não queriam escutar nada dele. Já tinham ouvido o que lhes interessava, mas de repente veio uma ordem (ATUALMENTE QUEM MANDA NESTAS COISAS DE SEGURANÇA É O SISE) para barrar-se as pessoas. O aglomerado permaneceu no Portão até a hora de saída. Então, na hora de saída 'geral' ninguém PRECAVIU-SE -da parte da Segurança- viu-se o que se viu. Até o Governador da Província saíu CARREGADO PELAS COSTAS DO COMANDANTE SIVE'. São relatos de quem esteve lá, mano Edgar Barroso.
    5
    • Edgar Barroso Jossias Ramos yeah, eu estava a explicar a questao do protocolo de seguranca (nos eventos em que o Chefe do Estado participa). Claramente que foi essa a "filosofia" por tras do barramento das saidas. A livre entrada (e consequente livre saida) nesses comicios eleitorais estah a ser politizada, por questoes de seguranca de Estado e simultaneo aproveitamento politico. As pessoas sairiam e entrariam a qualquer momento se o comicio fosse do Simango, do homem do AMUSI (ainda nem tenho de cor o nome) ou do Momade.
      1
    • Octávio De Jesus Domingos ''São relatos de quem esteve lá...'' Ok . Mas também vi na TV ainda a pouco,um relato de quem ESTAVA AINDA lá na hora da entrevista, um relato em NADA, parecido com esse Jossias Ramos... mas como sempre, QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO...(...)
      1
    • Jossias Ramos São pessoas 'ENCOMENDADAS'. Perdeu a vida, lá mesmo, irmã duma cunhada minha. Outrossim, o relato que acompanhaste na TV diz como foi que o Governador Victor Borges saíu saí do local?
    Escreve uma resposta...

  • Da Cruz Este é o problema de se confundir candidato com PR. aqui eu acho um grave abuso de meios de estado. Nao nao nao nao..
    3
  • Nhanisse Jah Yahwah Isto é aproveitamento político de uma tristeza. Manda condolências as vítimas, e depois fale dessa desproporcionalidade. Não façamos aproveitamento político, porque ninguém quis que aquilo acontecesse.
    • Edgar Barroso Nhanisse Jah Yahwah se tivesses lido e devidamente entendido o meu post (antes de correres logo para apagar o mau servico prestado por ti e pelos teus colegas da seguranca do candidato Nyusi), terias reparado que ha nele dois grandes paragrafos. Um deles termina com as minhas condolencias (o que pedes aqui nesse teu comentario). O que nao percebo eh a legitimidade a que te outorgas de vir estabelecer na minha opiniao as tuas proprias ordens de precedencias. Ni humute.
      6
    • Nhanisse Jah Yahwah Tu tratas dois temas aqui. Condolências e o facto de o candidato da FRELIMO ser tratado com deferência de Chefe de Estado. Separe as águas.
    • Nhanisse Jah Yahwah E não fale de mim, mas das minhas ideias, makulukuane.😁
      1
    Escreve uma resposta...

  • Francisco Saimone Difícil.
  • Álvaro Xerinda Me sentindo
    1
  • Francisco Manguana É muito triste!!!
  • José Luis Sousa Tem certeza do que escreve no seu último parágrafo?
    Escreve uma resposta...

  • Marcelo Machava Triste. Chagam informacoes de k muita gente Foi obrigada a participar incluído uma profesora k perdeu a vida

Sem comentários: