segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Seria interessante saber dos candidatos presidenciais o que eh que vamos fazer concretamente com o dinheiro do gas, por exemplo.

Estao a estranhar o meu "estranho silencio" desde que a campanha eleitoral comecou, entao decidi vir contribuir para o debate com a minha primeira ideia. Seria interessante saber dos candidatos presidenciais o que eh que vamos fazer concretamente com o dinheiro do gas, por exemplo. Vamos com ele pagar as dividas ocultas que serviram para que alguns membros sonantes da nossa elite politica comprassem carros, vivendas e derivados para si mesmos e para os seus amigos? Ou vamos distribuir os bilioes de dolares que vao entrar no pais por cada mocambicano, em partes iguais e uma vez por mes?
Sei que ha quem pode nao acreditar nisso, mas a opcao de distribuir o dinheiro do gas por cada mocambicano de forma regular eh possivel sim. Existem estudos robustos feitos sobre isso e que dizem que essa eh a melhor forma de tirar da pobreza extrema povos como o nosso. Um desses estudos (de Todd Moss et al, 2015, "Oil to Cash - Fighting the Resource Curse through Cash Transfers") diz que o usufruto da riqueza vinda de recursos minerais (como o gas, mas nao so) pertence a todos os cidadaos e nao apenas as nossas elites politicas, como tem sido a experiencia mocambicana ate agora. Diz o estudo que deixar a gestao dessa riqueza no poder discriccionario das nossas elites politicas so nos vai trazer ainda mais pobreza, corrupcao e conflitos violentos nos proximos anos.
Como melhor solucao, pode-se criar com o dinheiro do gas (e de outros recursos naturais ja em exploracao) um fundo especial, atraves de um mandato constitucional, detido pelo povo mocambicano e com regras de gestao bem rigidas (fora do controlo patrimonial e clientelista dos "donos do pais"). Toda a mola do gas (e de outros recursos naturais) poderia ser depositado nesse fundo, administrado de forma independente e transparente (aberto ao escrutinio de todos, nao em total secretismo como tem acontecido em Mocambique em cenas do genero). De la poderia ser retirado dinheiro para as despesas publicas do Estado, para investimento em negocios rentaveis no pais e no estrangeiro e, muito mais importante, para as contas bancarias tituladas de todo e cada cidadao mocambicano devidamente registado (e acima dos 18 anos).
O que aconteceria? Todos teriamos dinheiro, todos os meses. Isso reduziria a pobreza e a desigualdade na redistribuicao de riqueza. A qualidade de vida de todos melhoraria substancialmente. Todos teriamos dinheiro para comer mais e comer melhor. Teriamos todos dinheiro para pagar os nossos estudos e os nossos cuidados de saude. Com o dinheiro regular nas nossas contas, poderiamos poupar mais e investir nos nossos proprios negocios (outras fontes de rendimento). Tambem poderiamos controlar mais e melhor os gastos do Governo, sabendo muito bem para onde e quanto eh que estaria a ser gasto aonde (nos servicos publicos). Se o taco fosse desviado ou mal gasto, poderiamos exigir mais facilmente a devida prestacao de contas e a responsabilizacao directa dos culpados.
Qual dos candidatos a presidente da republica estah a pensar assim? Ou algo melhor do que isso? Qual deles estah a prometer "continuidade" na forma pouco transparente e partidarizada em que estao a ser geridos esses dossiers? Qual deles merece confianca? No meu ponto de vista, o candidato que prometesse nao so nao pagar as dividas ocultas dos seus amigos e familiares com o nosso dinheiro, como tambem que garantisse distribuir directa e mensalmente (em partes iguais) o dinheiro do gas a todo e qualquer cidadao mocambicano maior e capaz teria o meu incondicional voto.
Sao essas coisas que a malta deve estar a debater, nesta campanha. Nao deviamos estar apenas a cantar e a dancar "escolhas certas" que nao sabemos bem quais sao. ☻
Comentários
  • Euclídio Mouzinho Nhantumbo Muito bem visto meu caro
  • Nairo Mabote Isso de distribuir dinheiro do gás tipo mesada não faz sentido. O que deve ser feito é criar políticas públicas pra que todos usufruam em forma de serviços sociais. Isso é dar o peixe e não ensinar a pescar
    • Edgar Barroso Nairo Mabote bom, acho que primeiro terias de estar por dentro do conceito para perceberes o argumento. Vou fazer um resumo para ti, wait.
      2
    • Reginaldo Mangue E porque nao faz sentido?
    • Crm Crm Muammar Kadafi fez isso na Libia, porquê que não pode ser feito aqui?
      5
    • Moucast Monice Yuuuu!!!Mas é assim mesmo?? "Não faz sentido" e ponto !! No Qatar onde isso acontece???
    • Nairo Mabote Moucast Monice já foi esclarecido 👌🏿
    • Álvaro Xerinda Essa seria umas das políticas públicas e social dar dinheiro às pessoas. Há países que até dar dinheiro às pessoas que não trabalham (Subsídio de desemprego) Nairo Mabote. Isso só é possível basta ter governo que se identifica com as causas do povo. Tenta dividir 2.2 biliões de dólares das dívidas ocultas pela população de Moçambique (28 milhões).
      Isso não significaria usar toda receita do gás, é claro que haverá critérios que permitirão guardar um fundo soberano. Repito tem que haver vontade
    • Abilio Mutambe Pode ser feito sim e como faz sentido!
    Escreve uma resposta...

  • Dercio Arlindo Manhica Aqui as escolhas é por afeições !!
  • Edgar Barroso Nairo Mabote, a ideia de distribuir dinheiro pelo povo directamente nao exclui tambem a sua alocacao para a implementacao de politicas publicas. O primeiro passo eh o da criacao desse fundo (onde todo o dinheiro da exploracao de todas as riquezas naturais entraria). A aplicacao do dinheiro desse fundo teria 3 saidas: uma parte para os servicos publicos, uma parte para o investimento em negocios para rentabilizar o taco do fundo (via negocios internos e externos), uma parte para as contas bancarias de cidadaos maiores e capazes. Ate aqui estah claro isso.
    2
  • Silvy Ustá Na verdade nenhum candidato apresentou um manifesto com pé e cabeça em relação ao gás já está sendo explorado secretamente eu lembro-me num dos informes do presidente Guebuza ter dito que o gás começava a sair em 2018 hoje estamos em 2019 dizem que o gás só sairá em 2022 ou 23 estes anos todos para onde vai o gás olha isto é uma tristeza e ima vergonha vê que política em Moçambique é só para encher os bolsos que triste
    1
    Escreve uma resposta...

  • Edgar Barroso Nairo Mabote, agora vou entrar em detalhe.

    Sobre o argumento da concentracao total desse fundo exclusivamente nas politicas publicas (estradas, hospitais, energia, transporte, etc), nao tem efeitos directos no melhoramento da vida das pessoas. Estamos a falar de combater a pobreza extrema aqui (seguranca alimentar, sobretudo). Sem comida nao ha vida. Sem comida nao ha saude. As pessoas teem de ter dinheiro para comida. O Estado estah sempre a reabilitar ou construir estradas e pontes (hum?), gastando balurdios de dolares nisso; infraestruturas cuja sustentabilidade tem deixado muito a desejar, para alem do sector das obras publicas ser o mais afectado pela corrupcao e por criterios de prioridade duvidosa. Saco azul para corruptos, via comissoes e desvios de aplicacao, encherem os seus bolsos. Ha muitos elefantes brancos que surgem por causa desse tipo de aplicacao de fundos. O impacto economico contraproducente desse tipo de apostas politicas, em paises como o nosso, nao tem tirado a ninguem da pobreza. So tem multiplicado os ja ricos e os seus associados...
    6
    Escreve uma resposta...

  • Fernando Costa Querem inventar a roda? Os modelos de sucesso ja foram todos implementados. Pesquisem o modelo norueguês onde saúde, educação até mestrado, transportes e justiça, são quase gratuitos graças ao petróleo..
    4
    • Edgar Barroso Fernando Costa o Governo do Alaska tambem. Os newcomers como Mocambique nao teem defice de melhores praticas. Alias, teem excesso de maus exemplos e estamos a caminhar estupidamente para la. O meu ponto eh precisamente esse, no conteudo programatico dos presidenciaveis para as eleicoes gerais. Quem quiser continuar para o abismo nao merece confianca (e voto). Quem usar pragmatismo e assertividade suficiente para romper com a "maldicao" seria a verdadeira "escolha certa". As pessoas teem de ter oportunidade nao so de saber dessas opcoes como a de escrutinar, antes das eleicoes, quem as souber maximizar. ☻
      4
    Escreve uma resposta...

  • Nhanisse Jah Yahwah Escolha certa é FRELIMO e seu candidato. Você bem sabe.
    1
    Escreve uma resposta...

  • Zito África Se tivesse candidatado já teria o meu voto. Se cada um tem cartão de eleitore e Nuit então simples é criar base de dados para efectivar essa real política de combate directo da pobreza..(Quer ser absoluta, quer seja psíquica)..
    1
    Escreve uma resposta...

  • Helder Waka Moiane Dar dinheiro tipo os 7milhoes no tempo de mano guebas??
    1
    • Edgar Barroso Helder Waka Moiane nao. Aquilo foi feito de forma extremamente politizada e num sistema burocratico assente em leadades e aliancas partidarias. O que eu estava a publicitar eh um sistema directo, tipo salarios mesmo. Tu com 18 anos completos e mentalmente sao serias elegivel a receber uma quantia monetaria fixa na tua conta bancaria. So terias de estar devidamente registado, tipo quando vais tratar o teu BI/NUIT.
      2
    • Helder Waka Moiane Hehehehehe 2 anos fora de mocambique esse senhor ja esta a comecar a pensar como um turco....
      O nosso estado dar salario alguem do nada??? Hehehehehehe
      Por mais que seja 2000 mensal ....
      É que mesmo os que trabalham gamham mal...agora imagina so do nada.....
    Escreve uma resposta...

  • Silvy Ustá O mano Guebas até tentou fazer coisas visíveis manchou a sua governação com as dívidas neste momento o país parou no tempo é no espaço
    Escreve uma resposta...

  • Romana Aércia Sitoe Edgar Barroso estou a ver que o gas preocupa muito. 😉
    • Edgar Barroso Romana Aércia Sitoe deveria nao so preocupar como tambem ser motivo de escrutinacao publica todo o dossier do gas (das reservas, dos acordos de concessao, dos dividendos da exploracao). Todo o cidadao deve saber o que se estah a passar com o nosso gas, do passado ao futuro. No ambiente secretista, desinformado ou ignorante em que se estah, o unico prejudicado serah apenas ele.
    Escreve uma resposta...

  • Eddy Prínce Xisiwana Edgar Barroso você é mesmo cientista mano ou mesmo um filho q a pátria precisa para o avanço d milhares dos nossos compatriotas estagnados, mas infelizmente aqui na pérola as boas ideias n têm espaço para acontecerem. Infelizmente as gangs controlam tudo até a sombra d xixii, em afrika continuaremos escravos por culpa dos nossos irmãos q foram confiados para darem rumo a todo um povo, algo que não conseguem devido altura da ambição q emraizou-se ns seus póbres corações. Alleluiah
  • Alex Paulo Dos Anjos Concordo mas sem cordas para amarrar essas ideias e sugestões.
  • Hércio Chuquela Mera UTOPIA 🥺🥺🥺🥺

Sem comentários: