quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A SUSPENSÃO DO SÓ COMANDANTE EM NAMPULA!

Não é segredo, sou simpatizante da Frelimo mas antes sou moçambicano, amo as pessoas de Moçambique e amo esta pátria e tenho orgulho imenso de ser apenas daqui.
Como moçambicano e como simpatizante da FRELIMO lamento imenso e gostaria, se pudesse, abraçar as famílias dos que perderam a vida na saída de showmício em Nampula e aos sobreviventes o desejo de rápidas melhoras.
Surpreendentemente contra o habitual, a Stv noticiou que o Ministro do Interior suspendeu o Comandante Provincial e anunciou a formação de uma comissão de inquérito para investigar o assunto.
Para além da anormalidade, a decisão me soa um tanto quanto exagerada. A não ser que o mesmo tenha escolhido o local para fazer o showmício ou que pelo menos tenha sido atribuída a responsabilidade de garantir ordem e primeiros socorros no local.
Há um artigo do Gito Katawala falando sobre que tipo de medidas foram tomadas noutros cantos do mundo para evitar que tais tipos tragédias ocorrossem. Mais informações poderão acompanhar e se calhar lá debater.
O ponto é que estou céptico em relação à decisão de suspender o Comandante.
Nada foi dito em relação ao que terá sustentado a decisão. Julgo que o peso desta decisão tende a desviar o foco sobre o que deve ser corrigido em eventos dessa natureza ou envergadura porque de contrário, ficarão muitas questões por responder e muita gente por ser suspensa como são os casos do:
- Responsável pelo corpo de Bombeiros;
- Responsável da campanha na Província pelo Partido Frelimo;
- Agentes da Polícia que estavam no local;
- Pessoal da Saúde destacado para o sítio;
- Comandante da Polícia Municipal de Nampula;
- Agentes da Polícia Municipal destacados para o local;
- Membros e Organizadores do evento que trataram das questões logísticas;
- Gestores do Estádio 25 de Junho;
- Equipa de Segurança do Estádio;
- Entre outros!
Eu nem quero lembrar quem estava no Local para chamar atenção à gravidade e falha de Segurança que houve.
Como Gito disse e muito bem no seu mural, temos que pensar nestas coisas.
Eu se calhar recordaria um evento recente ocorrido com a Lizha Só Festas e desta vez a Stv só não nos brinda com aquelas peças espalhafatosas por não ter ocorrido a concorrência.
E não me lembro de ter ouvido algo ministro Basílio Monteiro ou um agente suspenso. Duas ou três mortes continuam a ser mortes. Não há 10 famílias mais importantes que 3 famílias. Todas elas são igualmente importantes para nós e para Estado se é que me percebem.
Recordo-me de na altura, ter dito que o tema não era apenas dos organizadores da Lizha Só Festas era como ou que coordenação existia entre os organizadores, quem autoriza, o proprietário, participantes, a polícia, bombeiros e outros... e neste evento, é um pouco por aí mas, eu só falo para os meus botões e nada mais.
E eu não posso ficar feliz por estarem a usar como bode expiatório um agente da Polícia, uma carreira por coisas que recusamo-nos a pensar sobre elas!
Aliás quem não imaginou ou quem não previu que aquilo poderia acontecer?
E pode acontecer num evento desportivo, pode acontecer num evento desportivo escolar etc etc...
Enfim é culpa do só comandante, ele não viu que agora estamos em campanha?
Ntlahhh
Comentários
  • Constantino Pedro Marrengula Interessante, também estou com dificuldades de entender porque motivo nem se tornou necessário esperar o relatório da comissão de inquérito e porque motivo o comandante carrega culpa da tragédia. Suspeito que neste ambiente de euforia, nem se deixa espaço para ouvir um não ou um posicionamento contrário ao que os oficiais de nível mais alto no Partido consideram certo. Na falta de informação só da para pensar que o comandante Sive esteve num local errado, numa posição errada e num dia errado.
    2
    • Dereck Mulatinho Constantino Pedro Marrengula
      Pois, azares de misturar assuntos e confundir decisões do partido e decisões para o Estado.
    • Dereck Mulatinho Uma decisão menos boa a meu ver, não custava nada esperar e comunicar uma decisão sustentada.
    • Nelson Junior Ps!.....ha uns atras, o mesmo aconteceu no Estadio de Liverpool...levou anos, mas o comandante da policia foi condenado....Tambem o mesmo aconteceu num Estadio da Belgica( ha anos atras) , la tambem o comandante foi expulso da coorporacao...claro que a culpa nao recai so e so no Comandante da Policia, mas cabe a ele a seguranca da cidade de Nampula- incluindo os Estadios de Futebol....este comandante de Nampula tem sorte,que Nampula esteja numa Republica das Bananas... caso contrario, ele mesmo correria o risco de ser preso....
      1
    • Nelson Junior Correcao:...leia -se: ha uns anos atras...sorry
    • Dereck Mulatinho Nelson Junior diga-me uma coisa só, na Inglaterra e na Bélgica é comum organizarem eventos destes sem chamar uma equipa dos Bombeiros, Saúde para primeiros socorros?
      É comum ter estádios com apenas uma saída ou organizar coisas em estádios assim?
    • Nelson Junior Dereck Mulatinho , algo falhou na organizacao- evidentemente sendo um comicio da frelimo( poderia ser da renamo ou do mdm), era condicao suficiente e necessaria que o Partido tambem ele se responsabizasse na seguranca do Estadio...todos falharam!...tristemente houve mortes ...A frelimo tem o dever de ajudar as familias que perderam os seus queridos.....
      1
    • Nelson Junior Correcao: se responsabilizasse -sorry
      1
    Escreve uma resposta...

  • Constantino Pedro Marrengula Dizia que não sei se no nosso caso o comandante provincial tem poderes suficientes para definir os termos em que tem que ocorrer um evento do Partido, em plena campanha. É neste tipo de situações que o debate sobre Partidarização reaparece com muita força
    1
    Escreve uma resposta...

  • Alexandre Fernando Só olho!
    Escreve uma resposta...

  • Mwenemutapa Fernando Agente da  externa!

Sem comentários: