quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) alertou hoje que Moçambique se tornou num corredor de grandes volumes de substâncias ilícitas, principalmente, heroína, defendendo uma maior cooperação internacional para a prevenção desse mal.

Revista de Imprensa | Mz (De: "Lusa/Sapo")
ONU DIZ QUE MOÇAMBIQUE É CORREDOR
DE GRANDES VOLUMES DE DROGA
.
------- >> O Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) alertou hoje que Moçambique se tornou num corredor de grandes volumes de substâncias ilícitas, principalmente, heroína, defendendo uma maior cooperação internacional para a prevenção desse mal.
.
.
.
De: Lusa | iN: Sapo Notícias | Com foto
.
Beira (Magazine CRV) -- "Após melhoria das capacidades de aplicação da lei marítima pela vizinha Tanzânia e no Quénia, apreensões recentes sugerem que um grande volume de produtos ilícitos está a ser agora traficado por Moçambique", declarou César Guedes, representante do UNODC no país.
César Guedes manifestou preocupação com o tráfico de substâncias ilícitas em Moçambique, quando falava durante o "Seminário sobre formulação de um plano estratégico contra o crime organizado transnacional, droga e terrorismo".
A costa moçambicana, prosseguiu, é cada vez mais usada como um corredor importante para a heroína proveniente do Afeganistão e em trânsito para outras regiões do mundo.
"O transito da heroína pelo país é identificado como um grande desafio e tem potencial para promover o mercado local", frisou César Guedes.
Para estancar a utilização do território moçambicano como corredor de produtos ilícitos, o país deve apostar na intensificação da cooperação regional e internacional.
Nesse sentido, o representante da UNODC elogiou a parceria recentemente firmada entre Moçambique, Tanzânia e África do Sul para o combate ao tráfico de drogas como um passo em frente.
César Guedes manifestou a disponibilidade da sua organização no formação, assistência técnica e aconselhamento para a formulação de políticas de combate à criminalidade transnacional organizada.
O "Plano estratégico contra o crime organizado transnacional, droga e terrorismo", que vai sair do seminário que se iniciou hoje em Maputo, vai permitir a Moçambique mobilizar apoio internacional para o combate àqueles delitos.
O encontro vai durar três dias e reúne representantes do Governo moçambicano e peritos da UNODC.
(Redacção, extraído daqui: https://noticias.sapo.mz/…/onu-diz-que-mocambique-e-corredo…)

Sem comentários: