segunda-feira, 23 de setembro de 2019

LEM desconhece queda de laje em edifício estruturante da marginal de Maputo

LEM desconhece queda de laje em edifício estruturante da marginal de Maputo
O Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM), entidade que deve zelar pela certificação da qualidade das obras de construção civil, ainda não tinha conhecimento, até hoje, da queda de uma laje maciça em construção num prédio misto de habitação e comércio, que está a ser erguido na zona nobre da marginal de Maputo. O incidente deu-se na manhã de ontem. Mas hoje, o Director do LEM, Américo Dimande, ainda não sabia do ocorrido.
Isto significa que nenhuma comissão de inquérito foi aberta para averiguar as causas de um incidente numa obra de construção civil que vai albergar dezenas de moradias, algumas já vendidas. As entidades relevantes, em caso de incidente do género, são a Inspecção de Obras Públicas (Ministério das Obras Públicas e Habitação) e a vereação relevante da autarquia de Maputo (Construção e Urbanização), que aprovou o projecto.
“Carta” estabeleceu que nenhuma dessas entidades tinha começado, até hoje, a averiguar o caso. E a Ordem dos Engenheiros, de acordo com o seu bastonário, Ibrahimo Remane, ainda não foi notificada para participar num eventual inquérito, como tem sido regra. Mais detalhes sobre este assunto, na “Carta” de amanhã. (Carta)
CARTAMZ.COM
O Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM), entidade que deve zelar pela certificação da qualidade das obras de construção civil, ainda não tinha conhecimento, até hoje, da queda de uma laje maciça em construção num prédio misto de habitação e comércio, que está a ser erguido na...
Comentários
  • Arsenio Nhiuane Jose Isto só acontece em Moçambique.e mesmo surreal
  • Carlos Jossia Com a campanha , não está a dar certo velar por outros assuntos do país ... ..!
  • Marcelo Junior Lamentável.
  • Abdul Magide Sidi Hassam A autarquia de Maputo é a primeira entidade fiscuzadira das obras em execução dentro do seu território. Não cabera ao LEM nem a Inspecção do MOPHRH tal responsabilidade. Estes podem ser chamados para a peritagem técnica assim como a Ordem dos Engenheiros.
    2
    • Nurdine Abdul Tamane Correto. Um apelo ao MM, para assuntos fora da sua alçado nunca é demais consultar que entendo do assunto, para não incorrer em erros, como é o caso em alusão. Saudades
  • Waki Joel Acho que o LEM não é obrigado a conhecer todas as obras, talvez todas as obras é que deveriam conhecer o LEM.
    E agora?
    Agora os fiscais chamam o LEM para peritagem e aplicam as penalizações de acordo com o relatório.

    Bom! Acho né! 🤔🤔
    4
    Escreve uma resposta...

  • Manuel Njirazafa Njirazafa a pessoas kando escreve nao penssa primeiro seraki eziste um professor k nao conhece seus aluno dentro da sala? sr waki jol kkkkkkk
    • Bento Caetano Manuel Njirazafa Njirazafa LEM significa laboratório de engenharia de Moçambique, o papel do LEM ñ é fiscalizar mas sim certificar a qualidade dos matérias para uso na obra, portanto todas as obras sim devem conhecer a LEM, através das exigências que deve ser feitas pelas entidades fiscalizadoras, dono da Obra e outros intervenientes na obra, o Município do Maputo é um deles assim assim como a inspeção do MOBHRH.
    Escreve uma resposta...

  • Lucas Arnaldo Mazive E lamentavel
  • Nurdine Abdul Tamane Penso que estas equivocado meu caro MM o LEM não certifica obra nenhuma. E uma instituicao acreditada para realizacao de diversos ensaios de peritagem quando solicitada quer seja pelo dono da obra ou pelo empreiteiro.
Escreve um comentário...
Defesa de Boustani não quer portuguesa Helena Susano como testemunha sobre legislação moçambicana
LEIA HOJE NA CARTAMZ.COM
A defesa prossegue: “Existem várias escolas de direito em Moçambique, uma Ordem dos Advogados activa, com advogados capazes e que se envolvem com o direito penal moçambicano diariamente e um quadro de juristas aposentados. De fato, teria sido fácil para o Governo contratar um procurador atual ou um ex-procurador da Procuradoria Geral de Moçambique e, no entanto, o Governo optou por manter a juíza Susano. Qualquer que seja o motivo dessa decisão, a indicação pelo Governo de um ex-juiz europeu que nunca julgou, processou ou defendeu um caso em Moçambique, é um base insuficiente para se prosseguir com a acusação de que o Sr. Boustani se envolveu numa conspiração de lavagem de dinheiro para promover ou ocultar o produto de uma violação da legislação anticorrupção de Moçambique”.
LEIA HOJE NA CARTAMZ.COM
Comentários
Escreve um comentário...
Teófilo Nhangumele já estava a colaborar com o FBI em Janeiro
LEIA HOJE NA CARTAMZ.COM
Afinal, em Janeiro deste ano, o arguido das “dívidas ocultas”
começou a colaborar com agentes do FBI (a policia federal de investigação dos Estados Unidos da América, EUA), numa pretensa iniciativa de “plea bargaining” (delação premiada) e isso explica porque é que ele se passava, nas redes sociais, por um inocente vitimizado. (...)
Nhangumele foi interrogado em Maputo, no dia 29 de Janeiro, por Fanell A. Binder (FBI Assistant Legal Attache) e por Matthew Musselwhite (DEA Deputy Country Attache), funcionários da embaixada americana. (...)
LEIA HOJE NA CARTAMZ.COM
Comentários
Escreve um comentário...

Ladroagem ultrajante
O Macuablogs está renitente. Continua a publicar o trabalho da "Carta". Que depois é reproduzido na OperaNews referindo como fonte o Macuablogs. Ao lado, há textos do Savana ou do "País", devidamente referenciados. Este conluio do Fernando Gil com os donos da OperaNews é revoltante, uma ladroagem ultrajante, sanguessugas de meia tijela.
Comentários
  • Jr Chauque Triste
  • Roberto Saviano Mas onde podes ir queixar?!! Caro Marcelo Mosse? Até podem aparecer aqui ADVOGADOS para prestar esse serviço Grátis. Acho que devias accionar os mecanismos para esse efeito.
  • Dionisio Dove Mestre Mosse... toma uma atitude... nao e a primeira vez k lamentas essa ladroagem. Esperamos ouvir algo diferente da proxima relacionada a esse tipo de episodio metralha!...
  • Carlos E. Nazareth Ribeiro Mas, não existe uma entidade que supervisiona as publicações noticiosas? Ou essa entidade está distraída?...
    1
  • Mário César Bamdeira Por onde anda o órgão Regulador? .... GABINF.
  • Fernando Gil Caro Marcelo Mosse: Eu não estou a roubar nada a ninguém pois a autoria é sempre colocada e ultimamente com o link ao vosso post. Não tenho contrato com a OperaNews, ou com qualquer outra agência. e como sabe nunca me escondi em pseudónimos ou anonimatos. Além do mais mantenho o arquivo desde há quinze anos e se for ver os primeiros posts, em que só coloquei o link, muitos já nada dizem pois todos esses sítios desapareceram. Sendo assim e para que o meu arquivo(e talvez o vosso) permaneçam, há muito que decidi, sempre com indicação da origem, embora isso me dê mais trabalho, colocar igualmente os respectivos textos. Mas, se assim quiser, deixarei de ir à CARTA. Sugiro pois que se dirija à OperaNews. Repare que o MPT já por aqui anda, diariamente, há mais de 15 anos. Um abraço e as maiores venturas..
  • Antonio Chauque Marcelo Mosse é o número Um que deve agir devidamente, nesta situação, ninguém mais!
    Há regras de jogo nesse Negócio noticioso e se essas regras estiverem a ser ultrajadas aqui, convém que o MM pare de se lamentar publicamente e tome uma medida!
    Idei
    as: - Notifica-os para uma conversa Homem a Homem; - ou Queixa-se nos órgãos competentes para o assunto (do something)... Tanto que Eles até poderão pagar alto por isto!!!
    A iniciativa de agir deve ser tua MM, tu é que sentes o pé a doer!

    "Homens não choram, Homens agem!" - assim dizia uma avó.
    1
  • Pedro Comissario Gente sem princípios à solta!
  • Uarivano Barros Antonio Chauque veja o final do post em causa. Não há nenhuma ladroagem. É só ver, vem lá o nome do autor e o link...
    A imagem pode conter: texto
    6
  • Tomas Mario Caro Marcelo Mosse! Não é a primeira vez que falas disto!! Porque não intenta uma acção judicial, de uma vez? Ha perdas e danos resultantes de plágio, que é um crime! De que vale continuares a queixar-te? E já o disse: o Gabinfo e o CSCS aprnas poderão "condenarl" tal prática mas isso não te vai resssarcir dos danos!
    4
  • Emidio Rafael Se esta publicação pode contribuir para descredibilizar o contrafactor, a verdade é que não se revela eficaz para persuadir o mesmo a parar com a ofensa à propriedade intelectual da Carta. Sugiro, por isso, que intente contra o fulano uma acção judicial, meio através do qual, para além de pedir ao tribunal para obrigar o infractor a parar a publicação continuada de artigos da Carta, esta pode ainda pedir indemnização como forma de reparação dos danos causados.
    2
  • Fernando Gil Caros: Reparem que não vejo Marcelo Mosse contra o MPT. Apenas o OperaNews não citar como origem dos posts a CARTA: Aliás se Marcelo Mosse assim o quiser, deixarei de ir à CARTA como já antes foi escrito. Que o MPT deu a conhecer ao mundo. Mas isso ainda não foi dito. Abraço e nada de preconceitos.
    4
  • Luís Nhamizinga E melhor ir
  • Celso Tsungo Caro MM infelizmente não é somente a Macuablogs que faz plágio dos trabalhos da "Carta". Há tantos outros que ficam a espera das publicações da "Carta" e logo á seguir fazem copy & past.
    1
  • Lello Fijamo 🎙 Marcelo Mosse por favor haja paz. O Fernando Gil já se justificou. No fim o objectivo é único: INFORMAR! Eu por exemplo leio os textos da Carta no macuablog, ou seja, acedo mais ao macua que a Carta! Um abraço a fraternidade
    1
  • STV denuncia Fernando Gil por causa do seu Canal no Youtube -Leiam isso - Portal Moz News
    PORTALMOZNEWS.COM
    STV denuncia Fernando Gil por causa do seu Canal no Youtube -Leiam isso -…
    STV denuncia Fernando Gil por causa do seu Canal no Youtube -Leiam isso - Portal Moz News

Sem comentários: