segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Niassa e Nampula registam primeiros ataques armados


As provín­cias de Nampula e Niassa, no norte do país, registaram no princípio da noite da última sexta-feira (13) dois primeiros ataques ar­mados, sendo um de cada lado, os quais resultaram em mortes e feri­dos graves.
Do lado da mais populosa província do país, os ataques tiveram palco no dis­trito de Malema, concretamente em Thui, região de Nakata, posto adminis­trativo de Mutuali, e na província mais extensa e pobre do país, os eventos foram registados na região de Morus-so, distrito de Cuamba.
Fontes do Ikweli na região referiram que os ataques foram protagonizados contra uma viatura de transporte semi-colectivo de pessoas e bens e um camião. Os dois veículos saiam de Cuamba, um [a de passageiros com destino a Malema] e o outro não con­seguimos apurar o seu destino. Nessas comunidades, os nossos con­tactos informaram que o motorista da viatura de transporte de passageiros perdeu a vida no local, e um número não quantificado de pessoas ficou fe­rido.
Enquanto que o condutor do ca­mião não parou diante dos ataques. Também, há relatos que alguns passa­geiros do machimbombo foram catanados pelo grupo de malfeitores, cujo modus operandis assemelha-se ao dos insurgentes que desde 2017 têm vindo a semear terror no norte de Cabo Delgado.
As vítimas foram, a posterior, socorri­das para o Hospital Central de Nampula (HCN), onde recebem cuidados médicos, incluindo que alguns deles foram já submetidos a cirurgias. O director do HCN, Cachimo Mulina, confirmou a imprensa na cidade de Nampula que a unidade sanitária re­gistou a entrada de um corpo sem vi­da, em consequência de um ataque ar­mado registado numa região do dis­trito de Malema.
A Polícia da República de Moçambi­que (PRM), em Nampula, ainda não se pronunciou sobre a ocorrência. O Ikweli tentou colher algum posiciona­mento da corporação, mas o porta-voz do comando provincial remeteu o as­sunto para o habitual briefing semanal que se realiza nas segundas-feiras.
IKWELI - 16.09.2019

Sem comentários: