sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Mtumuke acredita em vitória contra os insurgentes


O ministro da Defesa, Atanásio Mtumuke, acredita que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, FADM, irão derrotar os insurgentes que semeiam terror em Cabo Delgado. Mtumuke que falava á margem das comemorações do 25 de Setembro, fez uma comparação com o colonialismo português que foi derrotado por via armada. Contudo, o optimismo do ministro da Defesa parece ser algo surreal, se levar- se em linha de conta as informações que chegam do terreno. A actuação dos insurgentes tem-se mostrado mais ousada a cada dia que passa. Nos últimos tempos, os insurgentes para além de atacarem alvos civis também estão a emboscar e atacar posições da FADM. Há informações que indicam a captura de armamento das FADM.
Na sua mais recente incursão, os insurgentes atacaram a sede do partido Frelimo na Mocímboa da Praia matando mais de uma dezena de pessoas. Apesar de ser um edíficio civil, o ataque não deixa de ser um sina claro da ousadia dos insurgentes. Aliás, alguns sectores de opinião começam a acreditar que as eleições agendadas para 15 de Outubro estão seriamente ameaçadas em algumas zonas da Província de Cabo Delgado.
No entanto, a opinião pública continua a espera que o governo moçambicano faça um pronunciamento claro sobre a presença de tropas russas em Cabo Delgado. Sobre o assunto o vice- ministro da Defesa, Patrício José, foi evasivo e nada esclarecedor. ( Redacção)

    Sem comentários: