quinta-feira, 12 de setembro de 2019

DEZ PESSOAS MORRERAM NUM "COMICIO" DE NYUSI EM NAMPULA

Confidencial

Um comício liderado pelo candidato da Frelimo a Presidente da República que também é PR em exercício, Filipe Nyusi, que teve lugar na noite desta quarta-feira (11.09), no Estádio 25 de Junho, na cidade de Nampula, terminou em tragédia, onde 10 pessoas perderam a vida 85 ficaram feridas, sendo 11 em estado grave.
O incidente trágico ocorreu no final do evento. "O Comitê Provincial do Partido Frelimo de Nampula comunica a todos os membros e simpatizantes do Partido que hoje, dia 11 de Setembro de 2019, no Campo 25 de Junho desta Cidade onde decorreu o show-micio do nosso glorioso Partido Frelimo, registou-se um incidente logo após o término do evento.
O mesmo ocorreu quando os nossos membros e simpatizantes tentavam sair do portão, ao que se gerou uma confusão na qual algumas pessoas tiveram queda e outras pisoteadas. Este incidente culminou com 10 óbitos dos quais 6 do sexo feminino e quatro masculinos", informou o secretário do comitê provincial da Frelimo em Nampula, Agostinho Trinta que acrescentou que a Frelimo já reportou a PRM para a devida perícia e procedimentos legais.
O partido no poder afirmou que constituiu uma comissão para o acompanhamento das famílias afectadas e dos feridos, bem como prestar todo o apoio e solidariedade necessários face à ocorrência.
Nas redes sociais circulam informações e imagens que dão que conta que horas antes do início do comício do Presidente da República, professores de algumas escolas da cidade de Nampula mobilizaram crianças para o evento e algumas delas perderam a vida no local. (Jornal Confidencial)

1 comentário:

Anónimo disse...

A respeito da morte de 16 pessoas em Nampula e o ferimento de 95 pessoas, o senhor Secretário Provincial da Frelimo pediu esclarecimento á polícia, inclusive o comandante provincial foi acusado de negligência.
Eu não sou membro de nenhum partido, não venho aproveitar este acidente para ganhar num interesse político, não é esse o meu propósito. O meu objectivo é apelar a consciência dos verdadeiros promotores do acidente.
O promotor deste acidente é o Senhor Presidente da República!
Se não vejamos:
A Frelimo levou 44 anos numa governação humilhante e imoral, praticamente todos os moçambicanos viraram-lhe as costas.
Agora quando a Frelimo pretende fazer comício, prega praticamente no deserto. Deixando a nu a sua impopularidade, e deixando claro que já perdeu as eleições.
O senhor presidente da República procurando ludibriar os eleitores, mobiliza grande quantidade de veículos, autocarros e camiões para transportar sob preção ou obrigação pessoas de diferentes distritos, incluindo distritos longincos, para estarem presentes nos seus comícios. Repetiu isto várias vezes.
Foi isto que aconteceu em Nampula, As pessoas foram recrutadas de manha e ficaram lá até 17 horas, na saída cada um receava perder transporte de regresso para a sua casa
Foi esse o motivo das morte e ferimentos.

Peço o favor de publicar.