domingo, 22 de setembro de 2019

A desonestidade nunca dá certo, não!

A desonestidade nunca dá certo, não!
Anda aí a dizer que já existe paz, que isso é o resultado de cinco anos durante os quais atravessou rios e galgou montanhas para falar com todos para encontrar a paz, e que conseguiu! Que isso mostra que com ele 'dá certo'. E que por isso agora pede mais tempo para completar outras coisas que não conseguiu fazer porque estava concentrado no assunto da paz.
Que não existe paz em Moçambique (mesmo no sentido limitado do calar de armas) os factos falam por si. O que deveria dizer aos moçambicanos é quantos ex-combatentes da Renamo já foram desarmados e desmobilizados, e quantos estão em processo de Reintegração Social. Pode dar esse informe? E também o plano que tem para o Governo recuperar a segurança em Cabo Delgado e outros lugares do país onde existem focos de violência armada que tende a escalar.
Que falou com todos, também existem provas do contrário. Deliberadamente ignorou muitos, falou com alguns secretamente (o vício das secretas, como se não bastassem as que se tornaram ilegais!...). Por isso chegou aonde tínhamos avisado que iria desaguar: na paz podre, falsa. Resultado de quererem continuar a jogar esperteza (tipo jogadores de batota) com assuntos de Estado e de interesse nacional. Com agravantes, pois no processo agiram para silenciar as vozes da razão, em conluio com uma parte da comunicação social cooptada aos seus desígnios, e instrumentalizaram os órgãos do Poder de Estado e exercício efectivo da democracia (como a Assembleia a da República).
É como aquela esfarrapada acerca do calote de 2.2 biliões de Dólares Americanos, em que diz que nunca passou cheques enquanto ministro, depois de ter dito que foi culpa deles (os da mão externa, claro!) que emprestaram dinheiro a um pobre sem se preocuparem em saber se ia poder pagar. Assim só quem consente ser tratado como imbecil pode acreditar na sua sinceridade enquanto não disser o que sabe, quando soube, qual foi o seu papel, e se beneficiou ou não dos dinheiros desviados nesse calote das outras secretas.
.
Pode repetir tanto que há paz em Moçambique, pode exigir e espernear por todos os elogios, mas esta não será daquelas mentiras que de tanto se repetir as pessoas acabem por acreditar nela, muito menos que ela se torne verdade.
Batota com a paz não só não esta certo, como não vai nunca dar certo. De facto, poder levar tempo, mas a esperteza e a desonestidade sempre dão mal.
Não! Contigo só com roubo de votos como fazem sempre, porque nunca deu certo e não vai dar jamais!
Comentários
  • Julio Lacitela Onde anda o relatorio da Kroll?
  • Santos F. Chitsungo Tão trapalhão que meteria dó, se não reservássemos o dó para as vítimas das suas trapalhices!
    Até o côro do seu séquito baixou de intensidade!
    2
  • Ascensao Chauchane Grande Roberto Julio TibanaParabéns ilustre por mais um aprendizado e bem como o abrir das nossas mentes.
    1
  • Nkulu Wa Munu Eu já perguntava: o que já deu certo aqui?
    2
  • Bilis Soda Feiticeiro você...
    2
  • Bruno Morais Bem dito, qual paz!?
  • Evaristo Cumbane As coisas sao dao certo quando os que assim afirmam falarem de coracao. O resto sao disfarces
  • Bone Waka Touche...cade os testa de ferro malta Julinho, Vagito e comparsas ? Venham aprender com os que nao tem problemas estomacais...RESPECT
  • Heras Heras Heras A velha mania de nos passar atestado de bobinhos continua, eu já tenho dito que esta administração não tem obra nenhuma estruturante para mudar o rumo dos acontecimentos, por isso se os seus correligionários o mantém são grandes cúmplices deste assassinato a Moçambique. Mentirosos, ladroes e assassinos
    1

Sem comentários: