segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Ossufo Momade a esperança de uma Renamo forte

Ossufo Momade a esperança de uma Renamo forte
1. Quando começou a história das dissidências do comandante Nhongo as razões se assentavam no facto de que o presidente Ossufo eliminava fisicamente os generais tais como Jossefa e outros. A realidade veio a desmentir.
2. A segunda razão do Nhongo era o facto do reconhecimento de Ossufo como presidente. A realidade desmente. O presidente Ossufo foi eleito democraticamente pela maioria no Congresso como rezam os estatutos. Portanto legítimo.
3. A terceira razão era o facto de que o presidente fosse arrogante. Também a realidade o desmente. O presidente Ossufo até agora considera Nhongo e os outros os seus como parte do partido convidando-os a contribuir de maneira construtiva.
4. O comandante Nhongo reclama a não integração DDR, o presidente Ossufo chamou-os a serem os primeiros pra integração.
5. Comandante Nhongo declara guerra a todos e os seus argumentos são insustentáveis quanto fracos. Não se basea nos estatutos do partido, não se basea no bom senso. Até aqui os seus argumentos são "vou matar Ossufo", "Ossufo não é presidente", "Ossufo é infiltrado", "queremos um outro DDR com governo".
6. Em todo este cenário com actor Nhongo com ameaças de guerra, morte ao presidente Ossufo, invalidacao dos acordos etc. o presidente Ossufo nunca se pronunciou de maneira belicista, mas encontra a via de dialogo e fraterna como meio de resolução de qualquer problema.
7. A grandeza de Ossufo está no grande sentido diplomático. Ossufo garante tranquilidade e equilíbrio no seio da Renamo órfã de Afonso Dhlakama.
Em tudo isso podemos concluir o seguinte que por detrás de Nhongo existem pessoas bem posicionada que se escondem. Nhongo representa a cara dos que tinham pretensões inconfessas depois da morte do Lider Afonso Dhlakama.
Tudo isso era de esperar. Depois da liderança de Afonso Dhlakama em 4 décadas. Mas o equilíbrio, a diplomacia e o bom senso de Ossufo dá esperança pra Renamo mais forte.
Comentários

Sem comentários: