segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Mentir acerca da saúde das crianças só para ganhar votos não está certo, não!

Mentir acerca da saúde das crianças só para ganhar votos não está certo, não!
No seu manifesto a Frelimo diz que durante o mandato que finda foi administrado tratamento contra a desnutrição aguda a 3,000,000 (três milhões) de crianças, anualmente, e que isso corresponde a uma taxa de cobertura de "acima de 85%" (veja parágrafos reproduzidos na imagem anexa a este post)
Factos: De acordo com o Censo de 2017, em todo o país existiam na altura do censo 9,170,644 crianças de 0 a 9 anos. Assim, pelo menos nesse ano as 3,000,000 crianças que supostamente receberam tratamento suplementar de Vitamina A correspondiam a 32.7.0% do total das crianças de 0-9 anos. Portanto, não pode ser verdade que a taxa de cobertura desta operação foi “acima de 85%”. Para isso, em 2017 teriam que ter sido tratadas mais de 7,795,047 crianças. Mesmo se considerássemos somente as crianças de 0-5 anos, a taxa de cobertura teria sido somente de 64.1% (não 85% como afirma o Manifesto da Frelimo).
Em resumo, no seu manifesto a Frelimo está a aumentar em mais de metade a cobertura desta operação particular em relação à saúde das crianças.
Oxalá os dados da população produzidos pelo INE acima mencionados não venham a necessitar de “correção”, como parece que estão para fazer com os números da população de Gaza,… para acomodar…!
Comentários
  • Cal Barroso Cálculos do STAE
    1
  • Toninho Tembe O Senso ja não é uma fonte credível para buscar dados, aliais o INE, como deram a entender os homens do STAE
    2
  • Evaristo Cumbane Dados de 2040?
    2
  • Orlando Luis Carlos Nhama's Política em Moçambique é feita de mentira e mais mentira e no fim querem que nós confiemos neles .
    1
  • M'Vikhiza Mutxope Paruque Na verdade esse é mais um estudo de Caso. Há que questionar ao Partido como efectivamente fizeram estes cálculos. 3.000.000 não correspondem a 85% de cobertura se termos em conta que o universo foi reportado pelo INE ronda nos 9.140.644 de crianças existentes em Moçambique dos 0 - 9 anos.
    A cobertura real é de 33%.
    2
  • M'Vikhiza Mutxope Paruque Os números falam portanto há que termos cuidado.
    1
  • Domus Oikos Por isso Rosário Fernandes por consciência e bom senso não quis compactuar com delinquentes.
    3
  • M'Vikhiza Mutxope Paruque Agora é aguardamos o contra ataque do G40 pra Argumentarem.
    1

Sem comentários: