sábado, 28 de setembro de 2019

A bolada de Francisco Mazoio!


A bolada de Francisco Mazoio!
Foram 12.000.000.00MT (doze milhões de meticais) que atiraram Francisco Mazoio à cela onde ele actualmente habita. Decididamente, muito pouco para quem ocupava o cargo de PCA do INSS. O prestígio que este cargo encerra e o salário mensal e as mordomias e a paz de espírito por estar a servir o Estado com rectidão.
Eis os factos, de forma resumida: Francisco Mazoio (PCA do INSS) e Baptista Machaieie (então director-geral do INSS) associaram-se a Emiliano Finnochi para burlar o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Foi assim que algures no ano de 2013, o trio concebeu um contrato de fachada de um pretenso projecto imobiliário em Nacala-a-Velha, província de Nampula. Tratava-se da construção de um complexo comercial e um complexo turístico. Na realidade nada disto existia. Era para sacar dinheiro ao banco do povo.
Emiliano Finnochi, em representação da empresa Índico Dourado, seria a pessoa que procuraria o INSS para apresentar os projectos arquitectónicos e de engenharia, bem como os respectivos estudos de viabilidade que fossem suficientemente convincentes. Ou seja, aos olhos de muitos no INSS não devia se notar que se tratava de um embuste.
Finnochi, porque sozinho não era capaz de elaborar tais projectos, recrutou um outro comparsa chamado Rui Manuel de Sousa Melo. Juntos elaboraram diversas versões de projectos em questão e mostraram directamente a Francisco Mazoio e Baptista Machaieie.
Quando os projectos já eram mais ou menos o que eles queriam para burlar o INSS, coube a Mazoio e Machaieie apresenta-los numa reunião do Conselho de Administração para a sua aprovação. Diversos membros deste órgão não foram a favor, mas Machaieie e Mazoio defenderam-nos e os projectos vieram a ser aprovados.
Contudo, para o pagamento do valor, 317.200.000.00MT (trezentos e dezassete milhões e duzentos mil meticais), tinha que haver o visto do Tribunal Administrativo. Esta instituição negou dar o visto por achar que o contrato estava viciado e devolveu-o para que a irregularidade fosse sanada. A dupla Francisco Mazoio e Baptista Machaieie não se fez de rogada. Falsificou a assinatura do juiz que iria dar o visto assim como o respectivo carimbo do Tribunal Administrativo.
Foi assim que no dia 8 de Agosto de 2014, o INSS transferiu para a conta da empresa Índico Dourado, Lda, o valor de 317.200.000.00MT. Desse valor, Emiliano Finnochi emitiu um cheque de oito milhões de meticais para Baptista Machaieie, a 11 de Agosto. Os doze milhões de Francisco Mazoio foram transferidos no dia 15 de Agosto. Rui Manuel de Sousa Melo, o que elaborou os projectos, também foi agraciado com doze milhões de meticais.
Lembre-se que este Emiliano Finnochi também está metido noutro processo que levou Paulo Zucula à cadeia. Pagou caução e fugiu do País deixando um prejuízo enorme aos cofres do Estado.
Há muito por dizer sobre este processo, cuja acusação provisória já foi exarada. Mas o destaque, pela negativa, vai para Francisco Mazoio. Tinha o dever de não errar, visto que foi parar ao INSS oriundo de uma organização sindical. A sua escolha para aquele cargo, tinha em vista dar um cunho moral ao INSS que havia se tornado num antro de ladrões. Ele também, surpreendentemente, foi roubar. E quanto? Qualquer coisa como 400 mil dólares ao câmbio dessa altura. Fome? Desespero? O que levou o Mazoio a ter que falsificar a assinatura de um juiz e o carimbo do Tribunal Administrativo? E a luta que ele dizia que travava em nome do espezinhado trabalhador moçambicano? Francisco Mazoio, definitivamente, foi um grande traidor. Ele merece uma pena severa. Ele é o exemplo clássico do que não se deve fazer. Não soube honrar a gravata que punha quando presidia as reuniões do Conselho de Administração. Se fosse nos tempos de chamboco…
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...
  • Simango Simango Pelo que somei dos valores agraciados pelo envolvimento do desfalque do INSS, quais totalizam 317.200.000.00MzN, se não me engano, são 30.000.000.00MzN. E o resto dos 287.200.000.00MzN onde foram parar?

    Há muito "gato" nisso. Há mais pessoas envolvidas.
    4
  • Simāo Filipe Razäo pela qual no INSS tem muita desorganização há casos em que um funcionário já contribuiu 309 meses declarados no sistema deles, mas apenas foram pagos 71 meses!! E restantes foram para onde mesmo! Isto está aconteçer com muitos funcionários. Quando alguém vai junto a uma delegaçao mais próxima a resposta é está se a trabalhar para informatizar no sistema deles. Existe uma grande diferença de dados que apareçe no sistema por via cell já cadastrados, Mas quando chega na delegação apareçem dados muito diferentes. A senhora ministra devia prestar muita atençao para acabar com isto que está aconteçer. Existem muitos casos pendentes que o tralhador perde a vida e quando a familia vai la dizem o falecido está dever tantos anos não atingiu o necessário que são 240 meses. A familia perde todos direitos de subsidios, existem casos dessa natureza com evidencias. E lamentavel para os funcionários que estão a contribuir para aquele organismo.
  • Carlos Maulate Muita desonestidade...passamos noite e dia trabalhando, com um desconto mensal de 3%, para além de outros descontos do nosso salário...mas indivíduos como esses vêm e abusam do nosso dinheiro!
    Criam processo burocrático para pagamento de pensões e subsídios só para nós roubar!!! ISSO tem que acabar
  • Jose Acacio Mbondo nao vamos falar do iNss.o problema É do governo da frelimo,k ja nao tem capacidade de por em ordem est paÍs!
  • John Forna Muitos mais deveriam estar com ele, mas muitos mesmo.
    2
  • Guelito Miguel A mesma tactica das dividas ocultas. Estamos pobres de facto....
    1
  • Aiubaandinanesaide Andinane Esses nao tem sentimentos para o povo moçambicano
  • Venič Savić Salate Seja bem vindo a Moçambique, onde tudo que acontece é normal.
  • Tomas Machai Queremos de volta o nosso dinheiro por favor.
  • Augusto Stefan Junior Em riquicimento no INSs pelo sour do povo🙈 nao sao este so tem mais gatunos la
    1
  • John Samo Aqui se faz
  • Marcio Correia O meu comentário é o seguinte:
    Onde estão os "tubarőes" que delapidaram o país e o deixaram na miséria?
    Acho que é o que o povo moçambicano deseja ver esses "tubarőes" serem detidos .
    2
  • Delio Donato Kkkkk n soube honrar a gravata que Trazia mesmo era gravata de roubalharia... Mamparras...
  • Fidelio Antonio Manjate Ora viva, sera k o estado mocambicano nao tem meioa para mandr vir o Emiliano Finnochi?? Da italia ou seila onde o burlador xta....?????
  • Tomas Machai Queremos de volta o nosso dinheiro por favor.
  • Alberto Mussana Velho irresponsável!

Sem comentários: