terça-feira, 24 de setembro de 2019

AS ONGS E SOCIEDADE CIVIL NACIONAIS ESTÃO OU NÃO AO SERVIÇO DOS INTERESSES EXTERNOS?

AS ONGS E SOCIEDADE CIVIL NACIONAIS ESTÃO OU NÃO AO SERVIÇO DOS INTERESSES EXTERNOS? A resposta a esta pergunta é clara: estão sim, pelas seguintes razões.
Nos documentos de política externa dos países ocidentais bem como nas estratégias de assistência ao desenvolvimento está escrito que usarão a ajuda externa para avançar as suas agendas globais, expandir seus “valores” e promover seus interesses.
Ora, em abono da verdade, que se diga: a terceira vaga da democratização e principalmente em África resulta da derrocada do Socialismo. As guerras, golpes e contragolpes que a Africa assistiu nas décadas de 60-70 são igualmente resultado da guerra-fria que opunha os dois grandes blocos.
O enfoque desses estados hegemónicos em instituições não-estatais, vulgo sociedade civil tem um único objectivo: agitar mudanças de governos que eles julgam hostis. Sim, isso mesmo. O contrário se vê na Arabia Saudita e no Egito, onde os Estados são os maiores recetáculos da ajuda militar e de todo aparelho de repressão. Portanto, a sociedade civil tem sido fortalecida para ser usada como postos-avançados das agendas que só coincidem com a marginalidade do interesse nacional.
Posto isto, interessa perguntar: por que é que as tais organizações da sociedade civil se recusam cabalmente em aceitar esta realidade? A razão é simples: peso de consciência. Eles sabem que prestam contas aos governos estrangeiros, ou seja, a quem lhes dá dinheiro fácil e precisam encobertar o patrão assumindo elas próprias a causa. No limite, agem como o cavalo de troia para a destruição do sonho e interesse nacional.
Temos como evitar isso? Por agora não. A dependência económica fará com que até próxima década continuemos neste jogo de cintura. Todavia, à medida que o estado for capaz de resolver os problemas estruturantes da nação, dos cidadãos, do empresariado nacional e do desenvolvimento no geral, tais organizações se irão tornar cada vez irrelevantes. Nos meus cálculos, as coisas tenderão a melhorar a partir de 2030, altura que a economia do País começará a registar um crescimento económico de 2 dígitos e assim, o Estado agirá com celeridade e pujança no tecido social e na economia dos moçambicanos.
LEMBRE-SE
Os estados só financiam o que for do seu interesse e o que lhes confere vantagens.
Pensar o contrário é pura ingenuidade ou corrupção mental.
Apêndice: Prioridades da Assistência ao Desenvolvimento de algumas potências do Mundo
EUA: 4) Protect core US interests by advancing democracy and human rights and strengthening civil society: Strengthen effectiveness of diplomacy and development investments
Canada: 5) Inclusive governance
França: 4) Peace and stability
União Europeia: 4) Peace – peaceful and inclusive societies, democracy, effective and accountable institutions, rule of law, and human rights for all’, which includes a focus on humanitarian assistance.
Comentários
  • Mário Horácio Estupenda reflexão.
  • Zuneid Esmael I have no doubt.. They all are
  • Titos Cau Todas ONGs, desde a usaid, dfid, oxfam etc e toda panóplia de ONG do mundo ocidental são o braço civil dos exércitos dos respectivos países. Facto curioso, a China, que é um dos modelos de crescimento e desenvolvimento económico tem 1,5 biliões de habitantes e somente 60 ONG. Quantas nos temos por cá?
  • Salvador Mandlate Está certo, porém ignora um facto importantíssimo: os governos também adoptam e seguem agendas que não são do interesse do povo, copiam e aprovam leis que só prejudicam o cidadão comum. Sei q vai negar, vai exigir provas do óbvio.
    • Egidio Vaz Eu disse isso quando falei da terceira vaga da democratização. Pode ter-te passado despercebido
      2
    • Jonas Joaquim Egidio Vaz quem negar esta realidade, nao faz parte dos vivos já morreu.
  • Ricardo Santos Exemplo: Adriano Nuvunga perdeu emprego no CIP e criou outra organização da sociedade civil que também dirige. É um verdadeiro especialista em OSC's. Os financiadores externos SABEM que podem contar com um bom CIPaio.
  • Nelson Junior Caros Compatriotas, Sr. Egidio e Ricardo Santos: ..............esqueceram-se dos imensos trabalhos humanitarios da Sociedads Civil e as ONGS durante os ciclones Idai e Kenedy?....se esqueceram assim facilmente??...ingratos!....Nos proximos ciclones que virao ( e serao maiores) o governo nao peca a Sociedade civil e nem as ONGS que tomem parte na salvacao das vidas...eu sei que voces sao frelimistas e vos respeito, mas me permitam, como Mocambicano vos dizer de que, quem esta ao Servico dos Servicos dos Interesses externos eh a Frelimo e os governos da Frelimo:...onde vai a madeira dos Mocambicanos?...quem manda a energia de Cabora Bassa pra a Africa do Sul e depois a compramos?...Quem compre os carroes luxuosos pra dirigentes corruptos e ladroes?...Senhores, esta nao cola......A Sociedade Civil e a maioria dos ONGS fazem tudo pra tudo pra o bem do pobre Mocambicano.......
    5
    • Idrisse Max Caro Nelson, o Egídio sabe bem disso, só quer desviar a atenção dos distraídos. Sempre que uma organização se junta tanto para denunciar os desmandos governamentais, e/ou concorrer às eleições, os frelimista gritam que está a mando de interesses externos ou incofessos. Deus do céu, a frelimo não buscou ajuda de outros países para libertar o país? Porque que hoje é crime os outros que não estão à favor da frelimo buscarem apoios de quem quer que seja? Porquê o dinheiro que a frelimo deu cabeça (dívidas ilícitas) não foi usado ou guardado em Moçambique, mas em bancos estrangeiros? Tudo o que os descontentes da frelimo fazem, prontos, ganham o carimbo de "à serviço de interesses externos". CRESCAM E DESAPARECAM, pah.
      2
    • Nelson Junior Idrisse Max , tem razao!...o ilustre Egidio tem capacidade academica pra perceber de que realmente quem “ vendeu” Mocambique e os Mocambicanos eh o Partido Frelimo...ps!...ha tanta tanta corrupcao no mercado da pesca, que nem se imagina- barcos de pesca pertencentes a generais da Tailandia, China que estao associados aos tubaroes da Frelimo...mas, ninguem disto....
    • Idrisse Max Nelson Junior num país onde impera a justiça verdadeira, não sei se sobraria algum frelimista fora das celas.
      1
    • Dior Diop idrisse, ñ sobraria nem uma unha dum ladrão que seja frelimista, todos eles tem os mesmos problema
  • Franchelone Appollo Granz O governo está ao serviço de um punhado de gente
    1
  • Abdul Gafur Monteiro Tavares Neste contexto, afinal de contas, quem está ao serviço dos interesses dos moçambicanos? Porque o nosso governo, os partidos políticos e outros actores estão ao serviço dos seus próprios interesses!
  • Tavares Augusto "LEMBRE-SE
    Os estados só financiam o que for do seu interesse e o que lhes confere vantagens.


    Pensar o contrário é pura ingenuidade ou corrupção mental." (by Egidio Vaz)

    Obrigado pela reflexão. Vimo-lo a exaltar o anúncio recente do financiamento Chinês para África. Mas nessa altura não analisou a coisa nesta perspectiva.
    Na verdade pensar o contrário é ingenuidade. Então não vire os canos apenas para a sociedade civil. Vire o cano para todos (incluido o Estado) que recebem apoio de outros Estados (incluido a China, a Rússia) que o seu apoio e amizade se assentam nos seus interesses e naquilo que lhes é vantajoso.

    Essa análise revela quão lúcido o nosso subconsciente se encontra embora tentamos disfarçá-lo.
    1
  • Nelson Junior Ps!...eu nao queria mencionar isto, mas sou obrigado a debrucar-me sobre o assunto: sim, se sabe que dentro das ONGs internacionais ha agentes segredos camafulados em benfeitores...sim, se sabe de que certos elementos da Sociedade Civil estao nos bolsos de algumas secretas estrangeiras....Mas, mas limitar-se deste cenario eh enganar-se: eh preciso ver a situacao seriamente: Quem realmente esta ao servico dos interesses externos sao quadros oficiais do Estado nos bolsos dos servicos secretos americanos, ingleses, russos, cubanos....o verdadeiro perigo em Mocambique nao sao a sociedade civil e nem as ONGS mas, sim de tantos traidores ganinciosos.......
    • Alexandre Vaz Almeida Vaz (in)felismente de um moçambicano aprendi e declamei "Não basta que seja pura e justa a nossa causa é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nos. "Vezes sem conta nos debrucamos sobre assuntos que ontem defendemos o contrário só porque queremos obter ganhos ,encher bolsas com coisas sujas e inconfessáveis. Não usaremos coerência nos nossos pensamentos e na nossa postura.Ao Egídio Vaz como eu a sua condição de historiador se não estou em erro deve ajudar a libertação deste martirizado povo que é seu . Gostaria e mais não disse.
  • Stélio Américo António Egidio Vaz seguindo o seu raciocínio podemos concluir que o Estado/Governo também está a serviço das grandes potências pois não temos autossuficiência financeira dependendo de doações para viabilizar muito do plano de governação.
    1
  • Felix Vicente Objectivo deste post:
    Desviar a atenção do que aconteceu em Songo, Tete, como se a vida daquelas pessoas fosse insignificante.
    1
  • Vasconcelos Massingue A sociedade civil é muito importante para países emergentes da democracia onde o poder está nas mãos de um grupo "libertador". Ela serve realmente para disuadir o governo do dia, o maior interesse dos Países que financiam estás organizações é simplesmente à de ver todas as nações totalmente democraticas. 💪💪
  • André Cardoso Hehehehehhe... e 2030 quentando demora, anseio bastante esse estado forte economicamente, socialmente e politicamente ✊🏿! Haaaa... e ver a derrocada da SC será penoso☹️, faz tanto😅!
  • Nanthula Nanthula Hs A FRELIMO é hostil a quem?
  • Dior Diop quando bebes, dó pensa em expor a podridão dos seus bosses duma forma indirecta, no fia em que xegarem a cair ,o sr. será o primeiro ser crucificado , e saberás a que a frelimo ñ é amigo de ninguêm. o dinheiro q frelimo roubou está e moçambique? sr vamos falar do sangue ainda virgem do songo- tete e nada de fugir com seringa na bunda
  • Antonio Lagres Egidio Vaz, parte da lei eleitoral da oportunidade de financiar eleições via organizações da sociedade civil. Será que os partidos parlamentares não adiantaram?
  • Domingos Dique Este texto é muito bem vindo aos moçambicanos.

    Esta é uma pura verdade!!!!

    O jogo iniciou a bastante tempo. Foi após a descolonização em África.
    Infelizmente temos Moz pessoas que apoiam "O DERRUBAR" o q é erança dos seus "netos" ao serviço de ocidentais. Se esquece que na Europa não há atitude de género. Isto é, nenhum africano faz isso no Ocidente.

    Temos q ser muito fortes, pois, podemos ser recrutados ai serviço de terceiros sem nós apercebermos.
    1
  • Jeremy Timbe Mas a Igreja é uma espécie de ONG. Aliàs o Papa do Vaticano, o tal que esteve ha pouco cà em Moçambique chefeia a Mais poderosa das ONGs mas nessa plataforma ele foi elogiado. Agora porquê criticar as outras ONGs se Tudo isto Sao ONG's?

Sem comentários: