quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mulher argentina dá à luz em coma e acorda três meses depois

ARGENTINA


Depois de sofrer um acidente de carro, Amelia Bannan ficou com uma lesão cerebral que a deixou em coma aos seis meses de gravidez. O filho nasceu durante o coma e, três meses depois, a mãe acordou.
Amelia Bannan acordada e já com o filho nas mãos. Imagem de um vídeo do jornal El País
A argentina Amelia Bannan sofreu um acidente de carro que provocou uma grave lesão cerebral que a deixou em coma. Grávida de seis meses, a mãe de Santino terá permanecido em coma até ao nascimento do filho, na noite de Natal. Nessa quarta-feira, três meses e meio após dar à luz, acordou do coma em que se encontrava e conheceu o filho que não viu nascer.
Foi a 1 de novembro que Amelia sofreu o acidente de carro que a deixou em coma até abril. Na altura do acidente, encontrava-se grávida de Santino e, aos seis meses de gravidez, entrou num coma provocado por uma lesão cerebral que sofreu no momento do acidente. Desde esse dia, o bebé continuou a desenvolver-se sem problemas dentro da barriga da mãe que, na noite de Natal, entrou em trabalho de parto.
Na altura do nascimento, Amelia abriu os olhos, mexeu as mãos, mas não conseguiu comunicar. No entanto, começou a ter contrações. Sem dilatação, foi submetida a uma cesariana de urgência na noite de 24 de dezembro e, ao El País, o tio de Santino, César Bannan, confirmou que o bebé “nasceu e cresceu bem e não teve qualquer complicação”. Amelia não se terá apercebido do que se estava a passar e, poucos dias depois da cesariana, os sinais vitais baixaram e a mãe voltou a entrar em coma. O bebé esteve um mês nos cuidados neonatais .
Roberto Gisin, fisioterapeuta que está a acompanhar a reabilitação de Amelia, confirmou ao jornal espanhol que “primeiro dizia sim e não, agora já consegue fazer e responder a perguntas”. A mãe já consegue mexer-se, na cama, sozinha e mexer as quatro extremidades e não apresenta quaisquer contratempos no processo de recuperação. O fisioterapeuta esclarece que, mesmo assim, é uma paciente de risco e que é necessário avançar com cautela. Ainda não é possível prever se o acidente irá deixar sequelas em Amelia.

Sem comentários: