Morreu Graça Silva
A ctriz moçambicana do Mutumbela Gogo, Graça Machel, morreu nesta Páscoa.
Graça Silva perdeu a vida ontem à noite, eventualmente, vítima de um ataque cardíaco. A actriz começou a passar mal em casa. A fim de se ultrapassar a situação, foi levada ao hospital, mas não chegou a tempo.
A morte de Graça Silva deixa a família e o Mutumbela Godo em choque, mesmo porque não sabiam que a actriz sofria de quaisquer transtornos cardíacos.
A família, amigos e colegas de teatro afirmam que é uma perda irreparável. Alguns, contam que as últimas 24 horas da actriz foram tranquilas e que raça Silva não se queixou de qualquer problema. As pessoas próximas a Graça Silva dizem, inclusive, que a actriz estava alegre e que protagonizou um almoço aos amigos. De repente, por volta das 23h, queixou-se de mal-estar. Começou a passar e, quando chegou ao Hospital Central de Maputo, cedera à morte.
Com mais de três décadas de dedicação ao teatro, Graça Silva impôs-se como um dos principais rostos do teatro moçambicano. Foi uma das fundadoras da Companhia de Teatro Mutumbela Gogo, tendo participado em mais de 100 peças teatrais e uma dezena de filmes.
O seu talento, estendia-se à música, no entanto, não se deu tempo de dedicar a esta arte.
Graça Silva deixa três filhos, o mais velho com 25 e o mais novo com 13 anos de idade.
Notícia em desenvolvimento
Última Hora:
Morreu na madrugada deste domingo, supostamente vítima de acidente vascular cerebral, a actriz moçambicana da Companhia Mutumbela Gogo, Graça Silva, uma das mais aclamadas figuras do teatro e cinema em Moçambique.
Artistas e outros admiradores da actriz que já somava aproximadamente 34 anos de carreira, já começaram a manisfetar sentimentos de pesares nas redes sociais por este súbito desaparecimento físico de Graça Silva.
Em visita à conta do Facebook da actriz, a equipa da Xigubo constatou que a sua última publicação foi feita às 20h40 de ontem, deixando votos de uma noite abençoada aos seus “amigos”. Veja:
Discurso da Graça Silva em entrevista ao O País quando questionada sobre o que é a arte de representar:
“Nós os artistas somos a voz do povo. A arte é um dos pilares da sociedade, o povo não pode ir ao palco expressar suas preocupações, sentimentos, e nós somos mensageiros. Isso dá-me prazer, ir ao palco representar um mendigo, presidente, soldado, mulher de campo, etc., é uma coisa que me dá prazer”.
Rotina da actriz Graça Silva mudou na véspera da morte
De acordo com o ex-marido e pai dos três filhos, o comportamento de Graça Silva, nos últimos dias, já anunciava alguma coisa, pois tinha fugido da rotina. Penalva César conta que, na véspera da morte, a actriz teve um almoço especial com os filhos e manteve conversas com amigos. Parece que, na opinião de César, a actriz prenunciava alguma coisa, daí que quisesse estar cada vez mais perto das pessoas próximas, demonstrando-lhes o seu carinho e gozar o com eles o momento. Especulação ou não, a morte repentina chocou a todos: família, amigos, colegas e todos aqueles que apreciam o seu trabalho.
E, mesmo a propósito de trabalho, uma das pessoas com quem lidou com Graça Silva foi Manuela Soeiro, sua encenadora e mãe, de algum modo. Por isso, o desaparecimento físico da actriz para Soeiro foi chocante.
Manuela Soeiro lembra que Graça Silva nunca se queixou de qualquer tipo de doença. Muito pelo contrário, era uma pessoa cheia de energia. Daí que a morte de ontem tenha-lhes encontrado totalmente desprevenidos.
Já Joaquim Matavel, coordenador do Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI), entende que a perda é irreparável, pois Graça Silva é uma das poucas mulheres que fazia teatro no país com aquela graça que bem satisfazia aos amantes da arte. Por isso, para Matavel, Graça vai deixar um vazio mesmo para o Teatro de Inverno.
Sem comentários:
Enviar um comentário