sábado, 20 de maio de 2017

NAMPULA, UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA SEM RESULTADO:


Alfredo Matata, Fernando Bismarque e Arnaldo Chalaua, NOVO TRIUNVIRATO ou TRIO DE ATAQUE?
Por Euclides Flávio
Os pleitos eleitorais que se avizinham (Outubro 2018) poderão ser bastante renhidos na capital do norte, Cidade Nampula. Informações dos “corredores” dão conta que a Frelimo poderá apostar no actual administrador da cidade de Nampula, Alfredo Matata. Quanto ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM) poderá pelo que indica entrar no jogo apostando pelo antigo Jornalista, agora Deputado e porta-voz do galo, Fernando Bismarque. No que concerne a perdiz terá como seu candidato o antigo Deputado e porta-voz da Renamo, Arnaldo Chalaua.
Num quadro destes, podemos presumir que Amurane venha a concorrer como independente ou ainda, se as dinâmicas assim o permitirem, venha a ser representante de um dos maiores partidos de Moçambique. Esta última hipótese é produto da desestruturação das relações entre Amurane e os líderes do seu partido.
Todavia, o que é preciso constatar é que a politica é sempre um campo submerso sociologicamente de muitas contradições e incertezas. Por estas e outras razões podemos afirmar que as eleições nesta cidade serão um momento não só de tensão mas igualmente de redefinição das relações de poder seja no seio do campo político nacional e local bem como dentro dos partidos que estarão na disputa. 
Incertezas e nervosismo são marcas registadas no seio dos partidos que disputam a Autarquia da capital nortenha. Porém, de todas as incertezas previstas até ao momento, a maior imprecisão está na figura do Amurane. 
Alias, num passado recente, o actual edil de Nampula disse a imprensa que enquanto estiver vivo, a política pode contar com ele por mais 50 anos, algo que vai acontecer “independentemente do apoio ou não do MDM”.

As perguntas que não querem calar são estas: Como é que Amurane pode garantir a sua permanência dentro do campo político de Nampula e, extensivamente, do pais? Será que o actual edil de Nampula pretende abraçar outro partido político ou ira candidatar-se como independente? Responder a estas perguntas constitui por enquanto uma tarefa complicada pois os cenários ainda estão incertos e nada esta determinando.
Portanto, toda e qualquer tentativa de resposta fica ao nível da especulação ou hipóteses fracas. Alias, como dizia Marc Bloch “ a politica as vezes tem sido uma conversa de surdos e mudos”. Ora, toda opinião é livre, mas o facto é que Frelimo não quer perder por nada a Autarquia de Nampula nos próximos pleitos eleitorais, como qualquer um dos maiores partidos, pois, tem plena consciência da importância politica daquela parcela do norte para o desenho das suas estratégias politicas. 
Nestes termos, Nampula joga um papel duplo na contagem política pois, é maior círculo eleitoral enquanto província e uma Autarquia relevante na geopolítica interna. Desta modo, este partido preparado pode compactuar com todo tipo de jogo para recuperar esta parcela mas a oposição não esta de braços cruzados. Portanto, convido a todos para um mini jogo hipotético atinente aos próximos pleitos eleitorais em Nampula:

1. A Frelimo apesar de possuir a máquina, não dispõe de candidato com capital político suficiente para fazer face a Amurane, nos próximos pleitos eleitorais que poderá candidatar-se como independente, se os conflitos continuarem no seu partido;
2. Dado ao clima politico que se verifica entre Amurane e MDM, o Edil quer cantar o track da G-pro “o bom filho sempre volta a casa” rumando a sua candidatura para a Renamo, seu primeiro partido.
3. Amurane poderá concorrer como Independente.
Paralelamente a este cenário, alguns membros do galo como Job Mutembeze já denunciam cenários de “cornos políticos” protagonizados pelo actual Edil de Nampula.
Alias, Job Mutombene Mutomoz denuncia que os membros do MDM reclamam que o senhor Amurane colocou em cargos de direcção e chefia, funcionários do município que eram membros da Frelimo, e que, inclusive os assinantes das contas eram pessoas provenientes da Frelimo.
Por outro lado Chalaua, antigo deputado da Renamo já começou a ser apresentado a nível das bases da perdiz como futuro candidato. Ora, mesmo reconhecendo as qualidades políticas do antigo deputado é difícil de equacionar se ele vencera ou não. O mesmo pode se dizer do Matata que também carrega consigo a máquina partidária.
Portanto, fazendo as operações nestes moldes tendo em conta o capital politico e social de cada “candidato” e a história que cada um dos “aspirantes” carrega a nível da capital do norte, é caso para dizer que estamos numa situação de uma operação matemática sem resposta. Neste momento o que se pode dizer ao alto é que a vitória nesta autarquia será um das coisas dédalas olhando para os elementos que arrolamos mais acima. Os partidos políticos irão jogar um papel relevante para a robustez de qualquer candidato mesmo que isso não garanta à prioristicamente a vitoria dos candidatos apoiados pelos partidos.

Euclides Flávio, Jornalista e Historiador

Mostrar mais reações
32 comentários
Comentários
El Patriota Em condições normais, num país normal, Amurane, ganharia de longe aos três. Tem obra feita. Limpou Nampula. Devolveu o orgulho macua. Transformou o Conselho Municipal numa máquina de fazer dinheiro. Inaugurou a era da transparência, publicando para nós, as receitas diárias do Município. Puniu os corruptos. Criou uma frota de transporte municipal, que quase fez desaparecer os operadores privados. Nunca recebeu os fundos de Estrada de que tinha direito, mas ele abriu estradas e pontes para os bairros periféricos. Negociou com a Vale a construção de um viaduto de raiz que terminou em dois tempos. Em suma, o homem arrumou Nampula. Nos últimos dias, por razões não claras, desentendeu-se com o seu chefe no partido. Provavelmente isso o penalizará, só mesmo em Moçambique. Noutras latitudes, onde o povo é alfabetizado, onde o roubo de votos e enchimento de urnas, enfim onde a fraude eleitoral não existe, Amurane ganharia essas eleições com uma diferença abismal. Mostrou trabalho e é preciso premiar e encorajar os que trabalham para o bem comum. O resto é treta!

Mostrar mais reações


Homer Wolf Assim estás a campanhar a seu favor?!... tsc

Mostrar mais reações


El Patriota Nem o conheço. Só estou a reconhecer o job do gajo, para que outros Amuranes se revelem. Este país é órfão de gente que faz, gente que trabalha.

Mostrar mais reações


Cadu Moreira Subscrevo ó ilustre El Patriota

Mostrar mais reações


Homer Wolf ah, bom...

Mostrar mais reações


Sergio Baloi Sergio Subscrevo El

Mostrar mais reações


Job Mutombene Mutomoz O eleitor de hoje já não se deixa levar por coisas que não tem impacto directo na melhoria das condições das suas vidas.

Mostrar mais reações


Cesar Mawai Hamurane n passa como independent,nenq a RENAMO envista milhoes, nem q a FRELIMO envista bilhoes por hamurane, n vai ganhar apenas ira comprometer a Vitoria do galo na quela parcela do pais.

Mostrar mais reações


Ali Manuel Momade Bem haja dirigentes como Amurane, por mim nem q se candidata-se como independente, com A frelimo ou com A renamo ele merece ganhar pelos feitos dele, um Homem raro em Moz nos moldes da Política., Amurane eu estou consigo Wampula sempre ena vanguarda.

Mostrar mais reações



4
16 h

Luis Mola Tenho vindo a acompanhar ao de longe a tendência, repito tendência, naturalista e até tribalista a que o jogo político pretende levar o país, tendo como cavalo de batalha os municípios. Fico ainda mais aquilintado quando nessa situação enterbefónica há avales de indivíduos cônscios da nossa opinião pública. Sim, os municípios poderão ser essa gota para o entornar do caldo, guerra tribal em Moçambique. Quem pode me elucidar a partir de elementos explicativos, o porque de indicarmos indivíduos naturais como potenciais candidatos a presidente do munícipio? É de Lei? A lei, aponta para o facto de ser cidadão nacional residente no espaço da autarquia a pelo menos dois anos. Indo ao cenere da questão central, município de nampula: O que isso de que candidato fulano vai resgatar o orgulho macua, vai fortificar as raízes macua. Outro dia um ilustríssimo avança aqui nessa plataforma que estava na altura de Amurane criar um partido de base macua e com origens do norte...

Mostrar mais reações



1
14 h

Jossias Ramos Não percebi o seu comentário, mano Luis Mola.

Mostrar mais reações



1
12 h

Jessemusse Cacinda Artigo interessante. Acho que as eleicoes serao mais um momento de festa para a nossa democracia. Apenas um reparo, Amurane nunca esteve na Renamo (houve um equivoco aqui caro Euclides Flavio, ele vem das ONGs e do ramo empresarial farmaceutico e directo para a Politica). E tambem nao concordo quando diz que a Frelimo nao tem nenbhum candidato a altura de enfrentar Amurane. Olha o Amurane é um bom presidente sim, mas Nampula tem muitos e outros quadros e que alguns deles sao membros da Frelimo, os quais podem ser solicitados a assumir o desafio.

Mostrar mais reações


Eusébio A. P. Gwembe Eu ainda vou aguardar pela comunicaçao oficiosa do glorioso sobre quem sera o seu candidato porque acho que o perfil dos candidatos também vai contar. Há um tempinho fizemos um estudo que tentava identificar as variáveis do comportamento eleitoral em Nampula. O estudo mostrou que 42% tinha votado com os olhos fixos na pobreza, 28% no desemprego, 17% nos serviços (transporte, hospitais, escola, agua, energia) e 12% tinham o voto de fidelidade partidárias. Ainda que não tenhamos determinado em que medida o voto pode relacionar-se com cada uma das variáveis penso que, à partida, Amurane leva vantagem expressiva (parte dos 17% enquanto os outros partem dos 12%). Mas num pais em que o voto tem que ser vigiados, ele necessitará de ter um movimento de apoio para dele saírem os vigiadores.

Responder

Luis Mola Num pais em que os votos devem ser vigiados... Kikiki

Mostrar mais reações



1
14 h

Agostinho Augusto Pork vigiar votos?

Mostrar mais reações

Negro Africano Dos presumíveis candidatos à presidência do Município de Nampula, a Frelimo mesmo gozando da sua belíssima máquina partidária está claramente em desvantagem devido aos vários escândalos inesquecíveis protagonizados por um sector deste partido. E mais, normalmente os eleitores desta província tem direccionado o seu voto à oposição. Portanto, o próximo candidato, mesmo com as falcatruas recorrentes do partido no poder, seguramente que sairá da Oposição, mesmo sabendo-se que em Política nada é estático.

Mostrar mais reações


Job Mutombene Mutomoz Caro Euclides Flavio gostei muito do seu post, pois ele faz uma análise sobre as perspectivas do futuro cenário político que pode ser a eleição na autarquia de Nampula. Isso deve ajudar aos partidos a trabalharem com uma série de possibilidade.

Mostrar mais reações


Rose De Carpio Sousa Bravo Euclides Euclides Flavio. Para mim, você é dos poucos jovens lúcidos e acima de tudo inteligente e com uma visão extraordinária na análise dos factos. Hoje, neste artigo extravasaste a dimensão histórica e jornalística na sua descrição. Isto é um texto de verdade. Aqui vigora a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Eu pessoalmente, estou do seu lado NAMPULA, É UMA AUTARQUIA QUE SO O FUTURO DIRÁ ALGO. Parabéns pelo rico artigo, minhas felicitações pela lúcida análise. Espero não te entregares as assessorias pois, estragam pensamentos e pensadores. 

Sua forma de escrever mete inveja aos mais velhos. Podes crer.

Mostrar mais reações


Eusébio A. P. Gwembe Eu penso que o local para a batalha campal vaı ser Beira em virtude de a Renamo pretender humilhar o boss

Responder

Euclides Flavio Eusébio A. P. Gwembe, definitivamente voce nao esta bem mano. kkkkk. E" verdade que a Renamo pretende "vingar-se" mas nao sera tarefa facil uma vez que que ja ha raizes fortes criadas naquela autarquia. Ademais, repiso que Nampula sera o "barril de polvora pois, e" um ponto estrategico rumo as presidencias (2019). Na Beira reside o sentiment mas a razao esta em Nampula. hehehhe

Responder

Elias Langa Bate papo isso

Mostrar mais reações

Elias Langa Onde nos tamos a governar ainda vamos continuar a governar. Esse povo de Nampula não tem nada de burro. Foi um grande organização que pôs MDM e presidente de Nampula no poder.ate hoje Amurane Nampula faz parte do grande MDM

Moçambique para todos Moçambicanos

Mostrar mais reações


Dércio Tsandzana Interessantes colocações, estamos no campo da especulação, como bem referiste caro Flávio. Porém, é preciso notar que os partidos políticos podem estruturar a luta pelo poder, mas não são as únicas vias de lá chegar. Hoje em dia não é exclusivamente necessário pertencer a um partido para que se possa ser eleito (Macron que o diga aqui na França), se Amurane Nampula acha que tem capital político suficiente que avance, aliás, o facto dele ser hoje edil já o dá essa pequena vantagem inicial. Ademais, há dois pontos aqui problemáticos, embora hipotéticos: (1) A Frelimo apesar de possuir a máquina, não dispõe de candidato com capital político suficiente para fazer face a Amurane, nos próximos pleitos eleitorais que poderá candidatar-se como independente, se os conflitos continuarem no seu partido. - Será isso verdade? Como chega a essa conclusão?

2. Dado ao clima politico que se verifica entre Amurane e MDM, o Edil quer cantar o track da G-pro “o bom filho sempre volta a casa” rumando a sua candidatura para a Renamo, seu primeiro partido. - Como assim, Amurane Nampula era da Renamo?

Mostrar mais reações


Bitone Viage Ilustre Dércio, apreciei bastante a sua colocação, entretanto permita-me alerta-lo sobre presumíveis conclusões, o seu número 1 é bastante especulativo tu não tens dados suficientes, para afirmar que a Frelimo não tem um candidato com um capital Político para se candidatar a aquela autarquia. 


Aliás ilustre no lugar de falar de capital Político falaríamos do Social.

Responder

Bitone Viage Ilustre Dércio, apreciei bastante a sua colocação, entretanto permita-me alerta-lo sobre presumíveis conclusões, o seu número 1 é bastante especulativo tu não tens dados suficientes, para afirmar que a Frelimo não tem um candidato com um capital Político para se candidatar a aquela autarquia. 


Aliás ilustre no lugar de falar de capital Político falaríamos do Social.

Responder

Dércio Tsandzana E eu afirmei algo ou também coloquei uma questão, leste bem como termina o meu comentário no ponto número 1? Caro Bitone Viage.

Responder

Dércio Tsandzana E mais, quem colocou esse ponto não fui, foi o Euclides Flavio, eu estou a problematizar o que ele disse (tal como você, caro Viage), leia bem o texto dele, do início ao fim.

Responder

Bitone Viage Me desculpe agora percebi, pensei que tivesse sido você. Então que venhe nos explicar isso o Euclides

Responder

Euclides Flavio Compreendo a sua colocação caro Dercio. Tal como você próprio refiriu logo no primeiro paragrafo. São hipóteses apenas. Quanto a primeira hipótese, o meu posicionamento é este: primeiro é preciso recordar que Amurane ascende ao poder devido a fragiliza...Ver mais

Responder

Dércio Tsandzana Ainda sobre o primeiro ponto, embora no campo especulativo, é preciso recordar que uma das funções dos partidos políticos é essa a tal produção e escolha de ''figuras políticas'' para participar em eleições, então eu tenho dificuldades em dizer se a Fr...Ver mais

Responder

Homer Wolf Caro pra cá, caro pra acolá, ilustre pra cá, ilustre pra acolá... Mbora lá debater terra-a-terra: Bitone qual é a diferença entre o K político e o social (só para eu perceber)?

Responder

Dércio Tsandzana Homer Wolf, onde é que não estás a ver debate? Estás a comentar num espaço onde não existe debate?

Homer Wolf Eu disse "terra-a-.terra"... (I mean sem epípetos)

Dércio Tsandzana Sim, onde é que não existe tal debate?

Homer Wolf Se quiseres refaço o meu comment (que é uma dúvida apenas):

« Bitone qual é a diferença entre o K político e o social (só para eu perceber)?»

Dércio Tsandzana Nada disso Homer Wolf, eu percebi o teu ponto...deixa o Bitone Viage vir responder, eu já dei a minha opinião.

Homer Wolf Então aguardemos que o CARO ILUSTRE Bitone Viage venha responder, ILUSTRÍSSIMO CARO Dércio Tsandzana...

Responder

Homer Wolf Ahh, agora entendeste o meu ponto!

Homer Wolf Eu sempre que ouvi falar em "capital social" foi no concernente a empresas, nunca a individuos, daí a minha (legítima) dúvida...

Homer Wolf Profe Julião, diga de sua justiça, a respeito deste assunto p´se...

Mostrar mais reações


Julião João Cumbane Não estou interessado nesta cogitação, Homer Wolf!...

Responder

Homer Wolf ah, que pena!...😟

Julião João Cumbane Pena nenhuma, Homer!

Responder

Homer Wolf eh eh eh... julguei que o Profe viria dizer que a vitoria da Frel em Nampula eram favas contadas... Enganei-me redondamente

Responder

Tailor Ibraimo Taylor Alguns de voces se analizassem o assunto como gestores politico haveria de contribuir,mas alguns sao pessimistas,mas prontos. Fui

Mostrar mais reações

Bitone Viage Quando tu dizes venha a ser um dos representantes de um dos maiores partidos de Moçambique, não se esqueça que esse Partido pode ser também a Frelimo, e no início tu deixas claro o candidato pela Frelimo, logo seria bom se fizesse a menção ainda em cima, do que a baixo.

Mostrar mais reações


Euclides Flavio Estamos no quadro de presuncoes Bitone Viage. E" possivel que Matata caia em beneficio de Amurane concorendo pela Frelimo. Alias, deixei claro o posicionamento de Vera De Job em relacao a este ponto especifico. Ha um conjunto de factores que pode nos levar a concluir que esta quase que certo que Amurane podera concorrer pela Frelimo. Mas deixa de ser uma especulaxao. Nada foi concluido ainda.

Responder

Abinelto Bié A ser verdade o que dizes Euclides Flávio, realmente as eleições em Nampula serão deveras renhidas. Pelo que percebi, há alguns indícios de que Amurane pode, eventualmente, aliar-se à Frelimo e, a ser verdade, também isto, que se cuide a oposição porque Amurane é um indivíduo que goza de muita popularidade em Nampula e faz parte da elite tradicional local. Mas, em parte, caso este se alie à Frelimo pode sofrer algumas represálias no voto... Os escândalos da Frelimo, conforme disse Negro Africano, podem sujar a sua imagem como político. Dar-se-ia bem se concorresse como candidato independente.

Quanto ao Bismarque e ao Chalaua, sinceramente um desses só poderá ganhar se Amuarane for sancionado, se de facto optar por uma aliança política, tal como me referi.

Mostrar mais reações


Negro Africano Amurane Nampula já é uma marca consolidada quer queiramos quer não. O seu trabalho em Nampula é visível. Lamentavelmente desentendeu-se com o seu chefe partidário por razões pouco claras mas democracia é também isso mesmo. Se Amurane concorrer como independente pode correr o risco de não ganhar as eleições por causa da falta do pessoal que irá encarregar-se pela fiscalização das mesas de votação.

Responder

Euclides Flavio Pois, Negro Africano. A maquina partidaria sera muito determinante para os proximos pleitos. Sob risco de ele concorrer como independente e sofrer durante o seu mandato pois, terra uma assempleia enfraquecida ou quase inexistente.

Responder

Abinelto Bié Por esse lado podemos concluir que sim, a falta do pessoal para controlar as mesas pode ditar a derrota de Amurane. Mas também insisto que se Amurane optar por uma aliança política, neste caso aliar-se à Frelimo, corre o risco de perder. A Frelimo em Nampula é odeiada.


Mas política é política!

Responder

Negro Africano Não antevejo uma aliança Partido Frelimo vs Amurane Nampula, claramente seria derrotado porque a tendência do voto dos eleitores desta província normalmente tem sido para a oposição. Mas enfim, como muito bem dizes em política tudo é incerto.

Responder

De Waan Candido Penso k estamos perante uma guerrilha política, onde o povo tem k aprender k não basta o blá blá blá , cada partido e seu candidato devem mostrar credenciais... 


Se por acaso amurane concorrer de forma independente deixará pra trás a máquina que o suportou garantui confiança transmitiu e trouxe sorriso ao povo de Nampula ficando como um cidadão a ser experimentado novamente.
Amurane na frelimo seria um acidente, pois andaria em contramão pois julga - se combatente da corrupção desvios de fundos , mas em contrapartida deixando de pensar local... o povo moçambicano incluindo nampulenses vive melancolicamente agastado pelo k o país atravessa na sua economia e isso pode/vai afectar a candidatura da frelimo independentemente do candidato . O povo está atento.
Quanto à renamo penso k esse será o verdadeiro braço de ferro com mdm como nova era de nampula.

Mostrar mais reações


Cadu Moreira Meus caros, nestas todas hipóteses sobre o caminhar politicamente sozinho do MUHAMUDO AMURANE, não nos esqueçamos que qualquer candidato independente em todo o mundo, ou seja, particularmente para a nossa realidade de DEMOCRACIA OBSOLETA, não basta ele apenas ter a pujança publicamente reconhecida mas é necessário que também tenha uma forte BASE SOCIAL que poderá se predispõr a suporta-lo durante a fase da campanha eleitoral e controlar o voto no dia excurtineo, pois já é sabido por todos nós o que acontece na ausência dos fiscais dos partidos da oposição e mesmo quando estes estiverem presentes, sempre o partido no poder consegue...agora, com esta dispersão dos membros para este ou para aquele candidato, tenho as minhas dúvidas que o Dr AMURANE consiga renovar o mandato como independente. A FRELIMO, até pode não ter um bom candidato ou que não seja consensual mas não há dúvidas que tem uma BASE SOCIAL para fazer face a corrida eleitoral. Dércio Tsandzana Euclides Flavio

Mostrar mais reações


Ali Alberto Vahaly Entrei somente para esclarecer que: Mahamudo Amurane nunca foi da Renamo e dificilmente será de um dos partidos velhos.

Mostrar mais reações


Raimundo Pitagoras Lauma Dentre os analistas k desfilaram neste debate haverá pelo menos um k terá vivido o terreno antes e pós convulsões de Nampula para fazer jus com factos?

Mostrar mais reações

Eusébio A. P. Gwembe De que convulsoes fala?

Responder18 h

Fernando Nhaca Peça com algum interesse para os incautos...pena medíocre é na parte final nada diz sobre o candidato provável do MDM...logo, algo está escondendo...Nós ganhamos Nampula e sabemos como voltar a conquistar...SG.

Mostrar mais reações



2
18 h

Gote Rafa Segundo o Isaac Newton o que sabemos é uma gota, o que ignoramos e um oceano. Quem está está perto do poço tem sempre possibilidade beber água limpa e quem vivê longe sempre beber água suja. Na política se diz o poder conquista se não se arranca. A resposta final teremos no da contagem do último voto do dia das eleições. Não adianto com especulação porque o que está nas cabeças dos membros da FRELIMO é fraude e usar a FIR para intimidar ad pessoas para tenham sucesso de fraudar as eleições. A FRELIMO na verdade nunca ganhou as eleições livres e transparentes em Moçambique desde 1994. O MDM não fez uma boa escolha no candidato, Bismarck não é popular. As eleições for livres e iguais transparentes só pode disputar em pé de igualdade a Amurane e Chalaua, partido RENAMO é MDM.

Mostrar mais reações

Otilio Mangave Eu acho que qualquer um candidato que venha para o MDM pode vir ganhar as eleições, não obstante ter que concorrer com o actual edil, Amurane. Não nos esqueçamos que o Amurane teve visibilidade graças ao próprio partido que aliás tem sido um exemplo de governação a nível das autarquias por eles governados. Por mim, seria bom que ele fizesse as pazes se alinha se ao MDM.

Mostrar mais reações

Eusébio A. P. Gwembe A Frelimo pode voltar a reconquistar Nampula, se quiser. Todos indicativos ate aqui lhe sao favoraveis. Basta um pouco de concentraçao.

Mostrar mais reações



1
18 h

Negro Africano Quais indicativos meu caro. É da fraude que te referes?

Responder


1
17 h

André Cardoso Como assim? Que indicativos a favorecem? O autor do post trouxe aqui elementos que desfavorecem a FRELIMO. E eu acho que tem logica tais elementos por ele trazidos. Avance Eusébio A. P. Gwembe

Responder


1
8 h

Ismael C. Gocaldas As eleições em Nampula serão históricas.

Mostrar mais reações



1
17 h

Antonio A. S. Kawaria Já li quase, digo quase, todos os comentários. Gosto de ler cogitacões como esta de Euclides Flavio. Por enquanto não falo muito sobre os candidatos, mas as minhas reflexões até aqui têm sido:

- Como são as eleicões em Mocambique. 
- Porquê a Renamo que tinha quase 5 municípios perdeu todos nas eleicões de 2008?
- Como foi possível Daviz Simango ganhar como independente nas eleicões de 2008 e como ganhou ele em 2003 como candidato da Renamo?
- Como é que o MDM e seus candidatos ganharam Quelimane em 2011 e 2013, Nampula em 2013 e Gurué na repeticão em 2013?
- Será que o MDM teria ganho apenas as autarquias que hoje governa? O que faltou para certificar que em muitos outros municípios o MDM perdeu ou ganhou?
- Porquê Manuel dos Santos da Renamo em Renamo que se candidatara para a sua própria sucessão em Nacala-Porto, perdeu nas eleicões de 2008, sabendo que Nacala é bastião da Renamo? 
- O destino de Manuel dos Santos.
- A morte política de Álvaro Chale, um membro proeminente da Renamo em Angoche.
- Que tipo de pessoa a Frelimo aceita como seu candidato? Em 2011-2012, a Frelimo mandou cessar 4 edis. Como agiram depois esses adis?
- Que tipo de pessoa, a Renamo e muito em particular Afonso Dhlakama pode aceitar como seu candidato?

Mostrar mais reações



4
17 h

Ali Alberto Vahaly Boas e reflectivas perguntas.

Responder7 min

Luis Mola Tenho vindo a acompanhar ao de longe a tendência, repito tendência, naturalista e até tribalista a que o jogo político pretende levar o país, tendo como cavalo de batalha os municípios. Fico ainda mais aquilintado quando nessa situação enterbefónica há avales de indivíduos cônscios da nossa opinião pública. Sim, os municípios poderão ser essa gota para o entornar do caldo, guerra tribal em Moçambique. Quem pode me elucidar a partir de elementos explicativos, o porque de indicarmos indivíduos naturais como potenciais candidatos a presidente do munícipio? É de Lei? A lei, aponta para o facto de ser cidadão nacional residente no espaço da autarquia a pelo menos dois anos. Indo ao cenere da questão central, município de nampula: O que isso de que candidato fulano vai resgatar o orgulho macua, vai fortificar as raízes macua. Outro dia um ilustríssimo avança aqui nessa plataforma que estava na altura de Amurane criar um partido de base macua e com origens do norte...

Mostrar mais reações



2
14 h

Eusébio A. P. Gwembe As proprias eleiçoes orientam-se por um instrumento legal: A lei dos orgaos locais.

Responder


3
9 h

Tsemba Mahotse Os nampuleses já experimentaram a governação dos três partidos políticos e, na base disso, é suposto que saibam em quem votar, pois o que conta mais na esfera pública é o que acontece, aparece e não o palavreado requintado dos políticos. Se Amurane tem mostrado melhor governação em relação aos edis passados, é mais provavel que o povo vote nele, independentemente de estar inserido num partido ou não. O povo não tem interesse em saber dos partidos, mas sim em ver boas mudanças no seu habitat. A ùnica forma de Amurane perder, é ser roubado a autoria de todas as conquistas que ele teve.

Mostrar mais reações



2
11 h

José Albano Viva a descentralização.O meu ver e minha recomendação ao eleitor é:Eleger o cantando nativo que conhece bem a étnica, idioma assim como a história local

Porque este é que vai se preocupar em resolver assuntos da sua casa. Ver o exemplo de edil Nampula hoje.Há muitos projeto ai que foram colocados na direção central, mas foram reprovados por verem que não beneficiam o centralismo.Por isso volto a dizer que vamos visualizarmos na descentralização.

Mostrar mais reações



2
9 h

Lazaro Mabunda Interessante reflexão Euclides Flavio. Parabéns por ter provocado este debate com a sua reflexão. Olha, eu não irei entrar nos pontos problemáticos que colocas. Primeiro, acho que há muita gente com capital político em Nampula, desconhecemo-los porque nunca tiveram oportunidade para se mostrar. Seja a Frelimo, seja o MDM assim como a Renamo acredito têm pessoas com perfil para serem candidatos. Os candidatos que avança acho que são apenas potenciais candidatos e neste período teremos muitas especulações. Lembre-se que ninguém conhecia o capital político de Amurane antes de se tornar presidente do Municipio de Nampula. O MDM assim como a Renamo, não tanto a Frelimo, podem recorrer a figuras externas ao partido mas que julgam possuírem perfil para o efeito. O MDM fez isso como Manuel de Araujo, com Amurane, como Venâncio Mondlane, entre outros, e a Renamo fez isso para o parlamento com Yassine e outros. Segundo, eu vejo esta possível cisão no MDM como um teste para o MDM e a democracia moçambicana, muito particularmente de Nampula. Se o MDM apresentar candidato, tal como a Renamo e a Frelimo e Amurane ser candidato independente, a eleição de Nampula vai tornar-se mais interessante do que de qualquer outro ponto até aqui. Quem pode ganhar? Todos podem ganhar: Pode ser Frelimo, MDM, Renamo ou o próprio Amurane. Lembre-se, o grosso dos moçambicanos vota no partido do que no individuo. Ou seja, ainda assistimos um forte alinhamento partidário dos eleitores, ou seja, se sou do partido X vou votar no meu partido e não no manifesto eleitoral ou no perfil do candidato Y. Mas esta eleição iria testar se em Nampula, como como se verificou na Beira e Quelimane, há também desalinhamento partidário ou não, e se os eleitorais se orientam pela racionalidade no seu voto. Se se orientarem pela racionalidade, abandondando o alinhamento partidário, que parece que pode vir a contecer, Amurane pode ser o maior beneficiário. Duas ou três razoes:? 1. Ele está a fazer um trabalho louvável em Nampula, logo pode ter eleitores que votem nele pelo que ele fez e pode ainda fazer por Nampula, 2. A Renamo, MDM e Frelimo poderão dispersar votos, ou seja, os eleitores que mantem uma forte identificação partidária podem continuar a votar no partido. 3. Amurane pode capitalizar o voto dos desalinhados da Frelimo, Renamo e do MDM e ainda dos pequenos partidos além dos que não se identificam com nenhum dos partidos. Mais uma vez, parabens pela reflexão.

Mostrar mais reações



2
9 hEditado

Chacate Thinker Grande momento de inspiração Euclides Flavio!

Mostrar mais reações



1
6 h

Crespim Mabuluko Quando andamos a ver tudo a mistura no final do dia só podemos escrever assim, como senhores das ciências sócias. Chegaste até a ir buscar Nelson Traquina nas ciências da comunicação "A opinião é livre mas o facto é soberano".

Mostrar mais reações



1
5 h

Agostinho Augusto Uma reflexão acertada, na verdade as eleições de 2018 terão muito que se falar na cidade de Nampula.

Mostrar mais reações



1
5 h

William Malandeira a ser verdade,seria momento para o deputado bismark desistir,porque nao ira ganhar .

Mostrar mais reações



1
4 h

Sem comentários: