terça-feira, 23 de maio de 2017

Coisas feias em campanha eleitoral da CTA



O que se segue é uma transcrição das palavras de uma tal de Vanessa Cadir, ditas numa conversa telefónica, em que ela tenta convencer alguém para votar na lista do Quessanias Matsombe (Lista B), nas eleições da CTA, cuja campanha eleitoral termina hoje, 23 de Junho de 2017, às 23:59.
«Sim… Boa tarde!... Senhor Teodósio?... Como está?... Tudo bem?... Lembra-se de mim?... Aqui é a Vanessa!... Eu trabalhei na CTA, depois sai… Eu estou neste momento a trabalhar no gabinete de campanha do dr Quessanias Matsombe… Eu estou a ligar para o dr Teodósio porque eu gostaria de convidá-lo para uma reunião, amanhã, às 11 horas, ali no Hotel Radson... Sr Teodósio, eu sei que uma parte da FENAGRE está apoiar o candidato Vuma... Mas eu também sei que a outra parte está apoiar o candidato Quessanias… Eu estou a trabalhar no gabinete do dr Quessanias, porque…eu acho que é uma pessoa muito idónea, uma pessoa muito responsável, uma pessoa que…que tem um perfil exacto para ser o Presidente da CTA… Eu falo isso porquê?... Eu trabalhei na CTA… Eu conheço o Sr Rogério Manuel…, eu conheço o Sr Vuma…, Sr Teodósio! Não conheço eles de ontem!... E… se eu for lhe contar uma coisa pequena… Alguma vez a ARIPONE recebeu 100 MT da CTA?... Sr Teodósio, existiu um programa que nós desenhamos, para se distribuir dinheiro pelas associações, e nenhuma associação recebeu dinheiro!... É essa pessoa mesmo que vocês querem pôr ali na continuidade?... É essa pessoa mesmo, Sr Manjate, que vocês querem pôr ali na continuidade?... Alguém que nunca olhou pelas associações?... Sr Manjate, eu gostaria muito de conversar consigo. Então…quando disse que era para vir amanhã no Radson… Conhece o Silvestre Bila, né?... Sim, conhece, né?... Esse encontro de amanhã, era ele que queria conversar consigo, também…que era podermos conversar e chegar a um consenso… Porque…nós estamos a trabalhar seriamente com algumas figuras…o Presidente Chissano…, que o Sr sabe que é a pessoa que está a apoiar a candidatura do Sr Quessanias, através da Fundação Joaquim Chissano, com projecto pra…pra os agricultores… Eu sei que o Sr Vuma andou a mentir para os agricultores, a dizer que vai dar tractores, vai não o quê… Eh, Sr Manjante, [se] nem o Governo consegue dar tractor, quem é o Vuma para dar tractor a alguém?... Eles andam a ameaçar pessoas… Eles fazem-nos de andaimes… Vuma eu conheço bem, de humilde ele não tem nada… Escut[e] o que eu estou a dizer como alguém que trabalhou na CTA… Quessanias vai ganhar, Sr Manjate!... Não vai ficar bem [a sua associação] trabalhar com ele [no futuro] sem antes lhe ter ouvido… O medo do Rogério e do Vuma em sair [da presidência da CTA] é que o Quessanias venha a fazer eles pagar o dinheiro das associações [que eles roubaram]…»
Durante toda a conversa (que durou 27,5 minutos), o que a tal de Vanessa Cadir diz ao seu interlocutor é só blefo e mais blefo, coisa de gente vazia de ideias, vazia de argumentos válidos para conquistar o eleitorado da CTA para a causa que o seu candidato diz defender, nomeadamente a "descentralização da CTA". Que pobre maneira de fazer campanha!
Até a Frelimo foi metida no blefo. Eu considero relevante que o órgão competente da Frelimo sobre o seu alegado apoio ao candidato Quessania Matsombe, qual se alude na dita conversa telefónica de quase meia hora, que circula nas redes sociais, especilamente nos grupos de WhatsApp.
Ainda bem que hoje é o fim da campanha! Já basta de blefos!
GostoMostrar mais reações
Comentários
Ahlupale Próprio Amakhwapa então há muito dinheiro ali no CTA, Professor? ok, agora já entendo o porquê de tanto reboliço... que vença o melhor. bom dia.
GostoMostrar mais reações
2
4 h
Efraimo Neves Que feio também trazer conversas privadas para hasta pública. A propósito como é que se chegou a tal conversas? Essa campanha para denegrir o Quessanias Matsombe não é de hoje , e francamente para mim depois de acompanhar o manifesto dos dois se fosse membro da CTA votava na lista B. Porque o outro candidato não traz nada de novo se não 'choufar' o JT 7 dos nossos taxs
GostoMostrar mais reações
18
4 h
Julião João Cumbane Conversa de campanha eleitoral não deve ser privada, Efraimo Neves! Essa do JT7 soa à inveja. Ninguém proibiu Quessanias Matsombe de fazer o mesmo ou melhor.
GostoMostrar mais reações
1
3 h
Efraimo Neves Hahaha
GostoMostrar mais reações
3 h
Frank Mwanaluc O senhor Julião faz parte dessa desinformação por andar aqui a desfilar fofocas
GostoMostrar mais reações
1 h
Alfredo Fred Esta e' campanha da lista A
GostoMostrar mais reações
8
4 h
Amilton Neves Também Consegues ver ném !!
GostoMostrar mais reações
1
3 h
Alfredo Fred Claro
GostoMostrar mais reações
2
3 h
Julião João Cumbane Isto é denúncia do que não deve ser uma campanha; é indignação pela atitude da Vanessa Cadir!
GostoMostrar mais reações
3 hEditado
GostoMostrar mais reações
1
2 h
Frank Mwanaluc Isto é campanha baixa da lista A. O senhor Julião é mais um marionete burro desta campanha de desinformação. Pode ate me bloquear Sr Julião....já todos sabemos que essa é a sua única arma cobarde(bloquear que lhe afronta).

Ate uma criança de 5 anos percebe que esta aqui a denegrir um candidato. 


Att. Não apoio ninguém mas cammon nem.
GostoMostrar mais reações
1
1 h
Alfredo Fred Eu li atentamente o post dele e logo titei a conclusao , e nem percebo porque lhe chamam de Prof. um tipo tao baixo e especialista em denigrir o outro candidato eu nao apoio a ninguem mas poxa ! Nao aprovo a sua postura
GostoMostrar mais reações
55 min
Chandrek Niconela Constou me que o Quessanias, já foi do Conselho Fiscal do Rogério, portanto se bem que houve assuntos mal parados ele como órgão fiscal significa que não funcionou, por outra sendo verdade de que ele já foi do Conselho fiscal, significa que tanto Quessanias como Vuma os dois são Candidatos de casa, não vejo porque se vê apenas o Vuma como Candidato da continuidade.
GostoMostrar mais reações
1
4 h
Rodrigo F. Rocha Curioso: foi graças à intervenção do candidato Quessanias Matsombe que a decisão de Rogerio Manuel e Agostinho Vuma de oferecerem um Mercedes último modelo ao anterior chefe de Estado foi revogada. Agostinho Vuma e Rogério Manuel decidiram, sem consultar os demais membros da Direção da CTA adquirir uma viatura e, em atropelo e arrepio à lei, tentaram bajular o anterior chefe de Estado. O Conselho Fiscal da CTA, liderada por Quessanias Matsombe é que levantou a questão e forçou a uma ré-análise da situação.
GostoMostrar mais reações
18
4 h
Julião João Cumbane Isso dá ao gabinete de campanha do Quessanias Matsombe direito de jogar baixo nesta campanha eleitoral, ó Rodrigo F. Rocha?...
GostoMostrar mais reações
4 hEditado
Rodrigo F. Rocha Respondia em relação ao facto de dizerem que Quessanias Matsombe nao fez algo para parar com ilegalidades dentro da CTA. Quanto a esse aspecto, do jogo baixo, meu caro, isso vem de parte a parte. Vuma também tem jogo bastante sujo por baixo da capa de cordeiro. É algo que já se mostra normal em campanhas eleitorais em Moçambique: ninguém discute ideias nem conceitos... apenas pessoas.
GostoMostrar mais reações
1
4 h
Julião João Cumbane Peço exemplo de peça do jogo baixo de Vuma, Rodrigo F. Rocha... Podes dar?...
GostoMostrar mais reações
3 hEditado
Rodrigo F. Rocha Fazer-se acompanhar do actual Presidente da CTA em actos de campanha, obviamente é um acto baixo.
GostoMostrar mais reações
6
3 h
Hermes Sueia Esta campanha não dignifica a nossa classe dirigente empresarial..........Esta campanha revela que com este tipo de dirigentes não haverá nunca a coesão necessária na defesa dos interesses genuínos da maioria dos empresários do país......jogos de interesses, tráfico de influencias, jogadas debaixo da mesa.......vale tudo. AL CAPONES.
GostoMostrar mais reações
3
3 h
Hermes Sueia Eu gostaria de ver as milhares de pequenas e médias empresas do sector agrícola representadas com dignidade.........gostaria de ver empresários como o Dr. Carlos Henriques, o Dr. Patel, o Alfredo Ramos, o Calicas (Tete) e outros a candidatarem-se para tirar a CTA da lama em que está atolada. Um vergonha que traz ao de cima a razão do diálogo público-privado nunca ter produzido frutos......outra coisa não seria de esperar. Quem salva a CTA?
GostoMostrar mais reações
2
3 h
Hermes Sueia Já agora porque a Dr. Tatiana Mata não se candidata? Não haverá uma figura de consenso?
GostoMostrar mais reações
3 h
Julião João Cumbane Já é tarde para a Tatatiana, desta vez...
GostoMostrar mais reações
1
3 h
Hermes Sueia Não há condições para que haja eleições..........
GostoMostrar mais reações
3 h
Julião João Cumbane Também é tarde para considerar esta tua ideia, Hermes Sueia
GostoMostrar mais reações
1
3 h
Hermes Sueia É apenas um desabafo.................fingiram que tinham feito as pazes, apareceram aos beijos para a fotografia..........hipocrisia.
GostoMostrar mais reações
1
3 h
Julião João Cumbane Escuta o "Café da Manha", na emissão nacional da RM, às 07:30, hoje. Eles (os dois candidatos) estarão em antena...
GostoMostrar mais reações
1
3 h
Hermes Sueia Eu já não quero ouvir nada vindo deles........
GostoMostrar mais reações
3 h
Rodrigo F. Rocha Para ser sincero, eu cada vez mais acredito na total desnecessidade da CTA. A menos que venha aí uma grande mudança (e a continuidade não trará qualquer mudança), não vejo sequer uma razão de existência da CTA.
GostoMostrar mais reações
5
3 h
Hermes Sueia Concordo consigo, Dr. Rocha.............assim como está é que não está certo.
GostoMostrar mais reações
1
3 h
GostoMostrar mais reações
3 h
Zé Joel O grande problema da ma liderança nas instituições é precisamente esse dr Rocha as pessoas passam a não crer nas instituições por causa das pessoas não porque necessariamente as instituições não sejam úteis.
GostoMostrar mais reações
2 h
Rodrigo F. Rocha No silêncio ou falta do usual exercício de bem retorquir, devo entender que Julião João Cumbane aceita que o facto de um candidato se fazer acompanhar do actual Presidente da CTA é, como facilmente se pode concluir, jogo baixo. Agora resta uma outra parte deste silogismo: que provas temos que essas palavras foram, efectivamente, proferidas pela tal Sra. Vanessa?
GostoMostrar mais reações
1
1 h
Amilton Neves Me parece que o professor Julião Cumbane esta a favor do candidato da lista A, visto que esta a denegrir a imagem do Senhor Quessanias (da lista B).
Dizer que o professor Julião esta desempenhando um papel tal igual ao da senhora no dialogo postado por si mesmo. Obrigado
GostoMostrar mais reações
11
4 hEditado
Julião João Cumbane Em que é criticar jogo baixo, que denuncia falta de argumentos, se assemelha ao conteúdo da referida chamada. Só alguém da jaez da dita Vanessa Cadir pode fazer tal comparação absurda!
GostoMostrar mais reações
3 h
GostoMostrar mais reações
4 h
Bento Estevão Machaila Não é novidade que a lista B do senhor Quessanias Matsombe tem recorrido a métodos pouco convencionais para angariar o voto rumo à presidência da CTA. Há dinheiro que está a ser distribuído aos membros votantes porque de argumentos e programa para o sector privado esta lista não tem nada. O grande apelo neste último dia de campanha é de que os membros da CTA aceitem o dinheiro, pois ele pode ser útil hoje mas no dia 25 votem na lista A, do Agostinho Vuma.
GostoMostrar mais reações
5
4 h
Sónia Bila A Lista Certa
Do Candidato Certo 
Do Único que é pela Melhoria do Ambiente de Negócios
GostoMostrar mais reações
1 h
Rodrigo F. Rocha Porquê?
GostoMostrar mais reações
1 h
Magacebe Majacunene A mediocridade anda à solta!Cuidado ao abrir a porta.Verificar primeiro quem é.
GostoMostrar mais reações
3 h
Lúcio Langaa Provas? Houve escutas telefónicas né? De novo a justiça pode ser chamada aqui. 

Já começou o lixo que caracteriza esse tipo de eventos (eleições é essa pirralhada mesmo)
GostoMostrar mais reações
2
1 h
Lyndo A. Mondlane Quer dizer prof. A preocupaçao nao é saber se essa senhora mente ou nao, se hoive ou nao desvios, e tambem a filtraço (a nao ser q a concersa tenha sido filtrada por uma das partes ), o problema é q ela nao tem.ideias na cabeça q se lixe a verdade.. entendo porq o pais vai como vai...
GostoMostrar mais reações
1
1 h
Lenine Daniel É, cada um escolhe o que lhe importa na conversa. A senhora Vanessa é o de menos em minha opinião....como cidadãos de bem que deveríamos ser, a nossa preocupação deveria ser a trafulhice, enfim cada vez mais é difícil ter-se uma opinião isenta na pérola do Indico.
GostoMostrar mais reações
1 h
Lyndo A. Mondlane isso mesmo, se cada um que se queixa de algo lhe pedimos que apresente argumentos como barack obama ou samora machel, nem todos temos essa capacidade oratoria desses 2, entao deveria importar o que ela diz si, sem querer-mos ver o discurso de fernando pessoa ai.. pelos vistos nao é assim, se começa por atras, nao tem argumentos..prontos assunto arquivado..e se é verdade de que houve desvios de aplicaçoes e como nao discursou como deve ser......pois nada..o seguinteeeee.... em fim
GostoMostrar mais reações
1 hEditado
Elias Daniel Mutemba toda a gente minimamente formada, sabe que o candidato Vuma vai ganhas estas eleições, (não tenho nada contra ou a favor), mas que esta é uma campanha desigual, isso é!, sempre se soube que há muito dinheiro na CTA, mas nem nos melhores sonhos pude imaginar que uma campanha para eleger um presidente de uma associação pudesse parecer uma campanha presidencial (Estado), tantos aviões, tantos carros, tantos jantares e acima de tudo muito dinheiro)
GostoMostrar mais reações
1
1 h
Salomão Mambo Já escutei o audio. Aquilo foi feito para denegrir a imagem de um dos candidatos. Se o tal não estava a espera da chamada da "tal" significa que ele grava todas as chamadas. Ele é livre de fazer ou a "tal" é que fez a chamada e gravou a conversa para depois espalhar farpas.
GostoMostrar mais reações
4
1 h
GostoMostrar mais reações
1 h
Suzana Sitoe Coisa feia mesmo...coisa de pessoas incultas e com baixa auto-estima... Tens razão Salomão, é uma coisa premeditada. O que a gana ao poder faz às pessoas!!!
GostoMostrar mais reações
1
44 minEditado
Cidalia Betuel Bombe Jesus disse quem nunca pecou q seja primeiro atirar pedra p esta senhora, baixou a cabeca escrevendo no chao, desaparecerao um por um, pq q ja haviao practicado pecado. Levantou a cabeca, so estava c a senhora, perguntou Jesus onde eq forao os te julgavao? Ela nao sei,,, e disse p senhora!!! eu tambem n irei te julgar volta p sua familia nao faca mais pecado
GostoMostrar mais reações
1
1 h
El Tio Crush Com os meus 37 anos de idade, juro que nunca tinha ouvido falar da CTA...
GostoMostrar mais reações
2
1 h
Suzana Sitoe Esses tais "grampos" só captam o que a tal de Vanessa fala...e os seus interlocutores???
GostoMostrar mais reações
1
48 minEditado
Bento Estevão Machaila Você não sabe que os smartphones podem gravar todas as conversas que recebe ou emite? Desde que tenha instalado o respectivo aplicativo.
GostoMostrar mais reações
1
30 min
Belarmino A. Lovane A pergunta ainda prevalece ilustre Bento Estevão Machaila....."Esses tais "grampos" só captam o que a tal de Vanessa fala...e os seus interlocutores???"

Mesmo que seja o "smartphone" porque que não temos acesso a respostas da outra parte??
GostoMostrar mais reações
1
8 min
Bento Estevão Machaila Belarmino A. Lovane talvez tenha escutado um áudio diferente, pois no que eu escutei há interação dos dois interlocutores.
GostoMostrar mais reações
Agora mesmo

Sem comentários:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.